Pontos Turísticos

Pontos Turísticos do Município.

SANTUÁRIO DA MENINA BENIGNA

Santuário da Menina Benigna Cardoso, foi uma jovem Santanense nascida no sítio oitis na cidade de Santana do Cariri no dia 15 de outubro de 1928, era uma jovem simples e humilde, sua simpatia e generosidade o tornava uma menina muito querida por seus familiares, amigos e conhecidos. Aos 13 anos. Benigna era assediada por um rapaz de nome Raul, o qual fazia insistentes propostas de namoro, a qual era rejeitada pela mesma, apos várias tentativas sem sucesso, sabendo que Benigna iria buscar água numa cacimba como era de praxe na época, Raul tentou violenta-lá ela resistiu e foi brutalmente assassinada. Desde então Benigna tornou-se um ícone contra o feminicídio, considerada "Heroína da Castidade" lutou para defender a sua honra, hoje é considerada Santa e estamos mais próximos da sua Beatificação. Visite o local do martírio de Benigna e conheça de perto a sua história.

 

Deixe seu comentário

OUTROS PONTOS TURISTICOS
#turismo

VALE DO BURITI

Vale do Buriti O Vale do Buriti fica a 9km da cidade, o nome se dá a abundância dessas árvores no ambiente. Lugar de clima agradável e beleza esplêndida, o Vale é repleto de fontes que abastecem a cidade de Santana do Cariri e dos moradores da chapada do Araripe com sua abundância de águas das suas nascentes. O vale do Buriti é um lugar de reserva particular, atualmente fechado para um plano de manejo e reflorestamento. Com a criação do RPPN's as áreas serão abertas para pesquisa cientifica, educação ambiental, e ordenação das visitas no local, com o objetivo de frear as ações degradadoras que ocorriam na área e fomentar o turismo controlado e consciente

#turismo

PONTAL SANTA CRUZ

Pontal da Santa Cruz Fica a 4 km da cidade e aproximadamente 800 m acima do nível do mar, e é possível ter uma visão panorâmica da cidade de Santana do Cariri e de toda chapada do Araripe. Aproximando-se é possível avistar o símbolo que caracteriza o local, a enorme Cruz fincada a alguns anos, segundo a lenda, é um ícone de proteção que afugenta os males e assombrações do Cancão Velho como é conhecido a localidade. Ao visitar o Pontal da Santa Cruz é obrigatória a parada para se deliciar dos pratos típicos do restaurante e provar o famoso e delicioso Baião Cremoso. Aproveite a bela vista, e o lindo por do sol que o lugar proporciona.

#turismo

PARQUE DOS PTEROSSAUROS

Apresenta grande valor cientifico-didático no território do Geopark Araripe, neste local são feitas escavações paleontológicas no membro Romualdo, em busca de concreções calcarias que geralmente possuem fosseis, conhecidas popularmente como ''pedra de peixe''.

#turismo

MUSEU DE PALEONTOLOGIA PLACIDO CIDADE NUVENS

Museu de Paleontologia O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens da Universidade Regional do Cariri (URCA) foi fundado em 1985 pela prefeitura municipal de Santana do Cariri, sendo o então prefeito o professor Dr. Plácido Cidade Nuvens. Em 1991, o Museu foi doado à URCA, passando a integrar a estrutura da universidade como núcleo de pesquisa e extensão. O Museu de Paleontologia mantém projetos de escavações permanentes de fósseis em toda a Bacia do Araripe, bem como coleta sistemática de fósseis nas frentes de escavações do calcário laminado, nos municípios de Nova Olinda e Santana do Cariri. Esse programa é a principal ferramenta contra a exploração clandestina e o tráfico de fósseis na região. O museu recebe, em média, 2.000 visitantes por mês, sendo um dos principais centros de visitação da região do Vale do Cariri. Seu atual acervo abriga vários grupos de fósseis, sendo que seus maiores representantes são: troncos petrificados (por silicificação), impressões de samambaias, pinheiros e plantas com frutos; moluscos, artrópodes (crustáceos, aranhas, escorpiões e insetos); peixes (tubarões, raias e diversos peixes ósseos), anfíbios e répteis (tartarugas, lagartos, crocodilianos, pterossauros e dinossauros). Todo esse material fossilífero é proveniente, principalmente, das Formações Missão Velha e Santana (membros Crato, Ipubi e Romualdo) da Bacia do Araripe.

#turismo

MINA DE CALCÁRIO LAMINADO

Área de extração de calcário laminado para a indústria de construção civil, apresenta também em meio a essas rochas fósseis de grande valor cientifico diversos e abundantes como: insetos, pterossauros, peixes e vegetais, os fosseis desta região são conhecidas em todo o mundo dado excepcional estado de conservação.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito