O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, vem a público, em face dos últimos acontecimentos divulgados em redes sociais, com acusações infundadas e com intuito de denigrir a imagem da gestão, esclarecer sobre o episódio envolvendo uma cidadã santanense e que é servidora municipal, quando não fora possível atendimento pré-agendado no Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha.
O município de Santana do Cariri, a exemplo de outros, não dispõe de atendimento para casos de alta complexidade, como é o caso da pessoa envolvida na publicação. Procedimentos dessa natureza são enviados para Fortaleza, onde é protocolado o processo para a marcação dos procedimentos cirúrgicos.
Neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu comunicado da Central de Marcação do Estado, informando que a paciente deveria estar no Hospital do Coração, em Barbalha, para o atendimento na data 01 de fevereiro de 2019.Vale ressaltar que quem marca a data e horário do atendimento é a macrorregional. O município é, apenas, intermediário entre o usuário e o Estado. Desta forma, a gestão informou à paciente acerca da data da consulta e providenciou TRANSPORTE para o DESLOCAMENTO da mesma até a unidade hospitalar, onde seria atendida.
Infelizmente, por algum motivo que não sabemos informar ainda, o médico não realizou o procedimento. Compete ainda dizer que, a própria Secretária de Saúde, Rosilene Bitu está empenhada em tomar conhecimento sobre quais os motivos do não atendimento, tendo contatado a direção do hospital para esclarecimento, devendo elucidar aos envolvidos no caso, o porquê do incidente.
Quanto à questão da incapacidade para o trabalho, levantada pela filha da paciente, também mostrada na publicação, a servidora NÃO SOLICITOU READAPTAÇÃO à gestão municipal, podendo assim fazê-lo de forma documental. O benefício que fora solicitado e prontamente concedido, no Instituto de Previdência - PREVISAN, fora o auxílio-doença, estando a mesma com o benefício garantido até o mês de março.
Ressaltamos que todos os benefícios são requeridos pelo próprio servidor, não sendo o município, parte competente para tal. Apenas, para conceder, através do Instituto supracitado.
Lamentamos que pessoas usem dessa prática para tentar manchar a imagem da gestão municipal que sempre está à disposição da população do município para ajudar da melhor maneira, sem distinção. Nosso desejo é oferecer uma saúde de qualidade para toda população e para isso adquirimos um veículo para incrementar a frota municipal e transportar com segurança nossos pacientes.
Sempre primando pela oferta de serviços de saúde a todos os santanenses de maneira igualitária, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.
Santana do Cariri- Ceará, 02 de fevereiro de 2019.
Rosilene Bitu
Secretária Municipal de Saúde
O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, vem a público, em face dos últimos acontecimentos divulgados em redes sociais, com acusações infundadas e com intuito de denigrir a imagem da gestão, esclarecer sobre o episódio envolvendo uma cidadã santanense e que é servidora municipal, quando não fora possível atendimento pré-agendado no Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha.
O município de Santana do Cariri, a exemplo de outros, não dispõe de atendimento para casos de alta complexidade, como é o caso da pessoa envolvida na publicação. Procedimentos dessa natureza são enviados para Fortaleza, onde é protocolado o processo para a marcação dos procedimentos cirúrgicos.
Neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu comunicado da Central de Marcação do Estado, informando que a paciente deveria estar no Hospital do Coração, em Barbalha, para o atendimento na data 01 de fevereiro de 2019.Vale ressaltar que quem marca a data e horário do atendimento é a macrorregional. O município é, apenas, intermediário entre o usuário e o Estado. Desta forma, a gestão informou à paciente acerca da data da consulta e providenciou TRANSPORTE para o DESLOCAMENTO da mesma até a unidade hospitalar, onde seria atendida.
Infelizmente, por algum motivo que não sabemos informar ainda, o médico não realizou o procedimento. Compete ainda dizer que, a própria Secretária de Saúde, Rosilene Bitu está empenhada em tomar conhecimento sobre quais os motivos do não atendimento, tendo contatado a direção do hospital para esclarecimento, devendo elucidar aos envolvidos no caso, o porquê do incidente.
Quanto à questão da incapacidade para o trabalho, levantada pela filha da paciente, também mostrada na publicação, a servidora NÃO SOLICITOU READAPTAÇÃO à gestão municipal, podendo assim fazê-lo de forma documental. O benefício que fora solicitado e prontamente concedido, no Instituto de Previdência - PREVISAN, fora o auxílio-doença, estando a mesma com o benefício garantido até o mês de março.
Ressaltamos que todos os benefícios são requeridos pelo próprio servidor, não sendo o município, parte competente para tal. Apenas, para conceder, através do Instituto supracitado.
Lamentamos que pessoas usem dessa prática para tentar manchar a imagem da gestão municipal que sempre está à disposição da população do município para ajudar da melhor maneira, sem distinção. Nosso desejo é oferecer uma saúde de qualidade para toda população e para isso adquirimos um veículo para incrementar a frota municipal e transportar com segurança nossos pacientes.
Sempre primando pela oferta de serviços de saúde a todos os santanenses de maneira igualitária, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.
Santana do Cariri- Ceará, 02 de fevereiro de 2019.
Rosilene Bitu
Secretária Municipal de Saúde