Nesta segunda-feira (31), o Prefeito Samuel Cidade Werton juntamente com os Secretários Municipais de Cultura e Meio Ambiente Ypsilon Felix e Paulo Henrique acompanharam de perto a visita dos avaliadores especialistas César Carlos Carvalho (Portugal) e César Goso (Uruguai) designados pela UNESCO para a missão de revalidação do Selo Verde UNESCO Global Geopark. A inspeção faz parte do cronograma de visitações aos Geossitios que compõem o Geopark Araripe-GA para a Missão de Revalidação Araripe UNESCO Global Geopark
-UGGp 2023.Em Santana do Cariri foram visitados o Geoss
ítio Parque dos Pterossauros, Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e a Trilha e Geossítio Pontal da Santa Cruz. Na ocasião também se fizeram presentes o Diretor do Museu, Allysson Pontes Pinheiro, o Diretor Executivo do GA, Eduardo Guimarães, a Secretária Executiva do GA, Pedrina França, o Geólogo Dr. Rafael Celestino da Comunicação do GA, Nivaldo Soares Membro do Conselho do GA, o Geólogo Idalecio de Freitas, o Geólogo Raimundo Ronsi e os Bolsistas de Geoconservação e da Comunicação do GA, Alessandro Ruan e Andreia Freitas.O Geopark Araripe passa neste momento pela sua quarta revalidação, um processo de avaliação de qualidade Geoparques Globais da UNESCO que acontece a cada quatro anos, tendo por finalidade avaliar o cumprimento de sua missão de preservação do patrimônio tangível e intangível nos limites de seu território, bem como promover o desenvolvimento local e interação com a comunidade. Essa avaliação permite que os geoparques sejam revalidados ao adquirir o Selo Verde para se manterem no Programa de Geoparques Globais da Unesco.
O Geopark Araripe situa-se no sul do Estado do Ceará, na região nordeste do Brasil e envolve os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O mesmo foi reconhecido em setembro de 2006, pela Rede Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO, como o primeiro Geoparque das Américas.
No mundo, a rede de geoparques mundiais da UNESCO conta com 195 Geoparques reconhecidos em 48 países. E atualmente, o Brasil possui cinco Geoparques Mundiais reconhecidos pela UNESCO e o Geopark Araripe é um deles.
Os avaliadores especialistas designados pela UNESCO para a missão de revalidação do Selo Verde UNESCO Global Geopark, puderam observar em Santana do Cariri a grande relevância que a cidade tem no cenário paleontológico, estimulando a pesquisa e o turismo científico na região, bem como a importância de preservar e valorizar o patrimônio cultural e científico do município, fortalecendo a identidade e o desenvolvimento sustentável da região.