O município de Santana do Cariri está avançando na melhoria da Atenção Primária à Saúde com a implantação da Equipe Multiprofissional (eMulti).
O município de Santana do Cariri está avançando na melhoria da Atenção Primária à Saúde com a implantação da Equipe Multiprofissional (eMulti).
Nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Atenção Primária à Saúde, ADS Crato e profissionais da saúde do município, reuniram-se para alinhar e planejar o trabalho da eMulti, que será implementada em nosso município.
A eMulti foi lançada pelo Ministério da Saúde através da Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023, que estabelece as diretrizes para custeio e implantação das equipes multiprofissionais, além de serem classificadas em 3 modalidades de acordo com a carga horária, vinculação e composição profissional. Que serão: Uma Equipe Multiprofissional Ampliada (300 horas semanais e 10 a 12 equipes vinculadas); Uma Equipe Multiprofissional Complementar (200 horas semanais e 5 a 9 equipes vinculadas) e uma Equipe Multiprofissional Estratégica (100 horas semanais e 1 a 4 equipes vinculadas).
Sem contar que os repasses mensais do Ministério da Saúde para custeio dessas equipes podem variar entre R$ 12 mil e R$ 36 mil de acordo com indicadores de desempenho de cada localidade.
Essa nova modalidade de atendimento substituirá o antigo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), criado em 2008.
Com a reformulação da estratégia e a criação da eMulti, esperamos fortalecer o cuidado multidisciplinar por meio da integração de profissionais de saúde de diversas áreas, visando aprimorar a cobertura e qualidade dos nossos serviços de saúde.