Jovens Santanenses estão entre os 9 finalistas do Prêmio LED Luz na Educação.
O Especial LED é um programa que vai reconhecer e valorizar ideias inovadoras que transformam realidades em diversas regiões do Brasil. Ao final da competição, 6 iniciativas vencedoras vão dividir o prêmio de R$1,2 milhão.
A iniciativa Células Motivadoras: Conectando-se com o Futuro surgiu em 2018 na EEMTI Adrião do Vale Nuvens através das jovens Alicy Neres, Lyliane e Joana nuvens, que diante de um cenário com elevados casos de evasão e de infrequência, notaram a necessidade de transformação. Assim, como agentes transformadoras, criaram uma série de intervenções para ajudar os alunos com a falta de perspectiva, projeto de vida e também a falta de motivação, sendo esse um fator marcante na educação pública brasileira.
Através do protagonismo das estudantes, houve a transformação nos índices da escola que apresentam uma melhora quando comparados aos anos de 2017, ano em que o projeto ainda não existia, 2018, quando o projeto foi implementado e os anos de 2019, 2020 e 2021, em que temos resultados bastantes convincentes, por ter como metodologia o cultivo da sensibilidade para o acolhimento de diversos alunos.
Tendo em vista o impacto do projeto, ele obteve grande destaque na realidade brasileira. E, com a inscrição no Movimento LED Luz na Educação , com o intuito de reconhecer e iluminar práticas inovadoras na educação brasileira-, se tornou um dos 3 SUPER FINALISTAS no prêmio LED. Assim, o projeto @_celulasmotivadoras será retratado no especial da TV que irá ao ar na TV Globo neste dia 26 de abril, após a novela das 21:00, que contará com diversas outras iniciativas e suas histórias durante o programa especial nos estúdios Globo.