Nessa ultima segunda-feira (06) aconteceu no polo de convivência, a 10º Conferencia Municipal de Saúde de Santana do Cariri.
O objetivo da conferência é debater e propor diretrizes para a melhoria da saúde em nosso município, por meio da participação de representantes da sociedade civil, profissionais da área da saúde e gestores públicos.
A pré-conferencia aconteceu na sede com os dois postos, distritos de Araporanga, Anjinhos, Brejo Grande, Dom Leme, Guritiba e Latão.
Foi apresentado para os presentes um panorama da saúde com os eixos "Brasil que temos" e "Brasil que queremos", onde foi analisado o aumento contingente de pessoas em situação de pobreza extrema, em situação de rua, fome, insegurança alimentar, da inflação dos preços dos alimentos, do desemprego e a falta de moradia e agravamento da desigualdade, do desfinanciamento da saúde política e do desmonte da atenção básica.
Ausência de estratégias para implementação da política nacional da vigilância.
E foi discutido soluções de como pode ser melhorados dentro do "Brasil que queremos", onde o Brasil necessita de um amplo processo de reconstrução nacional da perspectiva de construir um "amanhã" com a garantia de direitos, com o SUS fortalecido o respeito à vida e à democracia e a institucionalidade definida constitucionalmente.