Nesta segunda-feira (24) Benigna Cardoso da Silva foi beatificada pelo Vaticano durante uma missa solene presidida pelo arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner, assim se tornando primeira Beata Cearense
A missa para Beatificação de Benigna aconteceu no dia do seu martírio 24 de outubro, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante na cidade de Crato, Ceará e contou com a presença de pelo menos 50 mil fiéis.
Já na terça-feira (25), um dia após a sua Beatificação, aconteceu a 19ª Romaria de Benigna na cidade de Santana do Cariri, terra natal da jovem. Durante todo o dia mais de 30.000 fiéis se deslocam até o bairro Inhumas, local onde a jovem residia e foi brutalmente assassinada. Em Inhumas também está sendo sendo construído o complexo relegioso de Benigna Cardoso.
No final da tarde, os fiéis se concentraram na entrada da Sede de Santana do Cariri onde encontraram com a carreata vinda do Crato que trazia a imagem de Benigna e saíram todos em uma grande procissão até a Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana para a celebração da missa em ação de graças.
Benigna, jovem Santanense, Cearense e Brasileira virou simbolo contra o Feminicídio. O dia do seu martírio, 24 de outubro, passou a ser também o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
Nosso município está de portas abertas para receber todos os fiéis e devotos de Benigna.