Santana do Cariri, além de ser um município privilegiado geograficamente pela natureza, com belezas naturais, fontes, vegetação, solos férteis, trilhas...e outros atributos, suas riquezas paleontológicas extrapolam fronteiras, atraindo turistas e visitantes de vários estados e de muitos países. São professores, estudantes, universitários, paleontólogos e estudiosos do mundo inteiro, que buscam nos fósseis do Museu Paleontológico de Santana do Cariri, as respostas para todas as interrogações sobre a vida pretérita na terra, principalmente no que se refere ao período Cretáceo, cujas espécies encontradas no Município são únicas em diversidade e preservação, no campo científico. Este fato concedeu a Santana do Cariri, o título de "Capital Cearense da Paleontologia"; uma extensão do Geoparque Araripe.
Com o advento das romarias em torno da fama de santidade da Mártir Benigna de Inhumas, realizadas no dia 24 de outubro desde o ano de 2004; no que concerne ao turismo religioso, atualmente, Santana do Cariri recebe em média, o dobro do número de sua população, só nesta data. Romeiros, visitantes e curiosos se curvam genuflexos aos testemunhos de graças e ao exemplo de santidade de Benigna. Até a Santa Sé de Roma, conferiu seu reconhecimento: a primeira beata do Estado do Ceará é uma santanense: a venerável Benigna Cardoso da Silva.
A Casa Grande do Coronel Felinto Cruz guarda memórias de um período do século passado, no qual o coronelismo e o cangaço imperavam com muitas turbulências. Em meio a este cenário uma mulher santanense à frente do seu tempo, Generosa Amélia da Cruz, torna-se no ano de 1936, a primeira prefeita de Santana, do Ceará e a segunda do Brasil, fato que marca com letras douradas os anais da história política do país.
Estes três fatos já seriam suficientes para justificar a realização do Projeto "CONDUTORES TURÍSTICOS SANTANENSES", que visa a preparação de um receptivo juvenil, levando em consideração todos os aspectos, principalmente no conhecimento e repasse de todas estas informações aos que chegam à cidade. Sem falar que temos ainda, o majestoso Pontal da Santa Cruz - símbolo ancestral do nosso povo; o Museu da Memória Histórica Santanense, a Eurovile; a Matriz de Senhora Sant'Ana, com a Festa da Padroeira que é a terceira maior da Região do Cariri; a nossa rica e diversificada Cultura e o artesanato.
Santana do Cariri precisa preparar seus munícipes para receber bem e conduzir de forma adequada, todas as pessoas, que com certeza, vão continuar - de forma crescente -, visitando e fazendo turismo na cidade e em suas adjacências. O protagonismo e força dos estudantes adolescentes e jovens, faz desse público, a clientela adequada para esse fim.
A capacitação para Condutores Turísticos Santanenses abriu 30 vagas para estudantes entre 12 e 18 anos, matriculadas em escolas públicas e particulares. Destes, 15 serão selecionados para serem contemplados com uma bolsa, para atuação no Município.