A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, retomou nesta segunda-feira (14), as atividades presenciais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A retomada das atividades ocorreu na zona urbana e rural, de acordo com o planejamento elaborado pela equipe e de forma gradativa, obedecendo os protocolos sanitários de enfrentamento à COVID-19.
"A retomada das atividades presenciais do CRAS é marco importante rumo à consolidação da nossa Assistência Social, principalmente neste contexto de pós pandemia (que já se avizinha). Assegurar o acesso aos direitos básicos da política pública de Assistência Social é o nosso maior compromisso enquanto gestão", destacou o secretário municipal de Assistência Social, Adriano Casado.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). São exemplos de objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: prevenir situações de risco social, assegurar o direito à convivência familiar e comunitária, combater a segregação social, promover acessos a benefícios e serviços essenciais, entre outros.