Outubro é um mês dedicado à vida e morte de Benigna Cardoso da Silva, em Santana do Cariri. No primeiro dia do mês, em reunião realizada na cidade de Crato, o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que no próximo dia 15 de outubro, data do natalício de Benigna Cardoso e abertura da 18ª romaria, será assinada, em Santana do Cariri, a ordem de serviço do Complexo Turístico Religioso da primeira beata do cearense.
O complexo, com uma área de 110.000m², contará com estátua da futura beata (cerca de 20 metros), salas de acolhimento aos romeiros, esplanada para celebrações, estacionamento (48 vagas para ônibus e 152 para carros), vias pavimentadas, jardins arborizados, construção de cenotáfio (no local do martírio) e trilha entre o santuário e o Sítio Oiti (denominada de Caminhos de Benigna). O investimento total desta obra está previsto em torno de R$ 16 milhões.
Estiveram presentes à reunião com o governador, Evandro Leitão (Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará), o Pe. José Vicente Pinto de Alencar (Administrador Diocesano), Pe. Paulo Lemos Pereira (Pároco de Santana do Cariri), ), Samuel Cidade Werton (Prefeito Municipal de Santana do Cariri), João Paulo Cabral (Vice-Prefeito Municipal de Santana do Cariri), Ypsilon Rodrigues Félix (Secretário de Cultura, Turismo e Romaria de Santana do Cariri), José Ailton Brasil (Prefeito Municipal do Crato, além de assessores das autoridades presentes.
A reunião discutiu também acerca dos preparativos para a cerimônia de beatificação de Benigna Cardoso, que aguarda confirmação de data pelo Vaticano, e sobre o projeto de construção de um museu dedicado à futura beata, em Santana do Cariri. O governador Camilo também se comprometeu com a infraestrutura da celebração da beatificação.
Entre os dias 15 e 24 de outubro deste ano, acontecerá a 18ª edição da romaria em honra da Heroína da Castidade', celebrando neste ano, a preparação para a beatificação e fazendo memória do octogésimo aniversário do martírio de Benigna Cardoso.