O Governo Municipal de Santana do Cariri e a Diocese do Crato, se reuniram na última quarta (22), para discutir o projeto do Museu de Benigna em Santana do Cariri. A reunião serviu para dar os primeiros passos para a construção desse importante centro que vai retratar a vida e morte de Benigna, além dos acontecimentos marcantes do seu pós-morte, através de imagens, documentos, dentre outras peças históricas.
A ideia é que o Museu componha o ciclo turístico do romeiro que visita Santana do Cariri, através da nossa futura Beata.
Estiveram presentes o o Prefeito Municipal Samuel Werton, o administrador Diocesano Padre José Vicente, Padre Francisco das Chagas da assessoria Jurídica da Diocese, o Pároco de Santana do Cariri, Pe. Paulo Lemos, o secretário de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix, secretário de Obras e Serviços Públicos, Sávio Werton, Dr. Júnior Bonfim e Tiago Fragoso da assessoria jurídica da Gestão municipal.
Há 18 anos, a venerável Benigna Cardoso, atrai mais de 30 mil visitantes por ano nas romarias que acontecem em Santana do Cariri.
A menina Benigna é considerada mártir e foi assassinada aos 13 anos por um adolescente que lhe assediava. Em 2019, o Papa Francisco autorizou sua beatificação, passando a ser a primeira beata cearense.