Prefeitura distribui kits de lanche para famílias do programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz|Foto Júnior Sultério.
A Prefeitura de Santana do Cariri, vem ampliando a rede de atendimento às famílias em vulnerabilidade social do município em meio à pandemia de Covid-19. Na terça-feira (14), através da Secretaria de Assistência Social, atendeu oitenta famílias na sede com visita peridomiciliar e entrega de kit de lanche.
As famílias atendidas fazem parte do programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz.Em novembro de 2018, o programa foi ampliado e a quantidade passou de cem para duzentas famílias atendidas,distribuídas entre a sede, incluindo o bairro Inhumas, sítio Cajueiro e adjacências, sítio Cedro e adjacências, distrito de Anjinhos e adjacências.
O Criança Feliz, visa o fortalecimento dos vínculos afetivos entre a mãe, pai e/ou cuidador e a criança, cabendo ao visitador social fazer essa mediação entre eles. O atendimento acontece desde a gestação até os três anos de idade da criança. No caso de crianças com deficiência, o atendimento acontece até os seis anos de idade.
Atualmente, diante da pandemia do novo coronavírus, o programa vem passando por mudanças na metodologia de trabalho, visando garantir a segurança das famílias assistidas e dos profissionais da assistência.
Com isso, as visitas que antes eram presenciais passaram a acontecer remotamente.Através de chamadas de vídeo, o visitador repassa as atividades para o cuidador da criança, que posteriormente realiza as atividades com a mesma.
O programa é supervisionado por Naiara Lopes, assistente social, que semanalmente tem mantido o contato com a coordenadoria do Estado, que orienta todo o cronograma de atividades a serem trabalhadas durante toda semana.