Guardas Civis Municipais atuam no combate à covid-19 /Júnior Sultério.
A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, cumprindo o plano de contingência do novo coronavírus ampliou as atividades a Guarda Civil Municipal (GCM).A instituição é uma grande aliada na proteção coletiva.Além de suas atribuições de origem, a corporação passou a desempenhar outros papéis. Os Guardas Civis foram redistribuídos para o reforço da segurança em algumas secretarias e prédios públicos.
Os agentes são os responsáveis por garantir que o Isolamento Social Rígido seja cumprido.Como medida para conter a circulação de pessoas, as ruas principais do comércio,o Calçadão Municipal, praças públicas seguem interditadas.
O comandante da cooporação fala sobre a missão da instituição durante esse período de pandemia. Ele conta que já foram realizadas diversas intervenções da GM no sentido de orientar a comunidade com relação ao cumprimento dos decretos. "Nossa missão principal é evitar que o vírus se propague e mais pessoas se contaminem. Nosso cuidado principal é com o cidadão de bem e por isso buscamos mostrar que somente com a união entre todos nós poderemos vencer essa guerra. O cidadão Santanense pode contar sempre conosco", disse Ubirajara Aquino.
Durante as abordagens, os profissionais da segurança têm dialogado com os cidadãos e orientam quanto ao cumprimento das medidas previstas nos decretos.Somente funcionários de atividades essenciais,farmácias, agências bancárias e mercados terão a entrada autorizada, mediante apresentação da autodeclaração.
OUTRAS ATRIBUIÇÕES
- Fiscalização de aglomerações de pessoas em espaços públicos ou privados;
- Apoio às secretarias e órgãos responsáveis pela fiscalização do comércio e serviços;
- Controle da circulação de veículos dentro do município;
- Atuação nas Barreiras Sanitárias com a presença de Guardas 24 horas;
- Abordagens com a Polícia Militar para impedir o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos;
-Organização das filas na lotérica com a destruição de senhas;
-Fiscalizações específica no cumprimento das Normas e Decretos Municipais contra o Covid-19;