Chamamento para a vacinação será feito por meio dos agentes de saúde | Arte Ascom.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no último dia 24 de março, em Santana do Cariri, e teve como prioridade na primeira fase profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos, por determinação do Governo Federal.
Na primeira etapa, a Secretaria Municipal de Saúde atingiu 92% do público-alvo vacinado, porcentagem considerada um sucesso. De acordo com a gestora da pasta, Aline Alencar, o excedente se deve aos dados do IBGE, nos quais a meta se baseia, estarem defasados, apresentando um número menor de idosos do que o município atualmente possui.
Para suprimir a demanda, a Secretaria de Saúde solicitou as vacinas que faltam via documentação ao Ministério da Saúde.
As doses estão sendo esperadas para os próximos dias e serão disponibilizadas em paralelo com a segunda etapa de vacinação, que tem como grupo prioritário povos indígenas, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, portuários, profissionais das forças de segurança e de salvamento, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A segunda etapa teve início na última sexta-feira (17), e o chamamento para a vacinação no município será feito por meio dos agentes de saúde, que entrarão em contato com as pessoas que se encaixam em um dos grupos listados e acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) referentes à sua localidade.