Foto: Ranielly Siqueira | Diego Monteiro
Na última segunda-feira (13), a vice-prefeita e secretaria municipal de Políticas Para a Mulher, Maristela Hermógenes, participou da cerimônia oficial de apresentação do fóssil holótipo da espécie Mesoproctus rowlandia à população.
A repatriação do fóssil Mesoproctus rowlandi que estava sob guarda do Museu de Ulster, na Irlanda do Norte, desde 1996, foi celebrada inicialmente no mês de setembro, durante a 11ª Conferência Internacional de Geoparques Globais da UNESCO, realizada no Chile. Um momento muito importante para o nosso país e região, pois o fóssil retornou ao Brasil após quase trinta anos no exterior!
A devolução ao país só foi possível graças a união entre o Ministério das Relações Exteriores, o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e o Geopark Araripe, com apoio da Procuradoria-Geral da República e colaboração do Serviço Geológico do Reino Unido, do Geopark Mundial da UNESCO Cuilcagh Lakelands e do Governo do Estado do Ceará.
O cerimonial aconteceu na sede do Geopark Araripe, na cidade do Crato e contou com a presença da Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, o Reitor e a Vice-Reitora da Universidade Regional do Cariri, Carlos Kleber e Socorro Vieira, o Diretor Executivo do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, o Diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro, alunos da rede estadual de ensino, entre outras autoridades.
O fóssil Mesoproctus rowlandi passa a integrar agora o acervo público do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens localizado em Santana do Cariri - CE, onde poderá ser contemplado por pesquisadores, estudantes e visitantes, reafirmando o papel do nosso município santanense e do Cariri como referência internacional em paleontologia.