NOTÍCIAS

11-OUT-2022

NA QUINTA-FEIRA (6), TIVEMOS O INÍCIO DAS AULAS DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA OPERADORES TURÍSTICOS DE SANTANA DO CARIRI.

#formação POR TAINÁ 11 DE OUTUBRO DE 2022

Santana do Cariri, além de ser um município privilegiado geograficamente pela natureza, com belezas naturais, fontes, vegetação, solos férteis, trilhas...e outros atributos, suas riquezas paleontológicas extrapolam fronteiras, atraindo turistas e visitantes de vários estados e de muitos países. São professores, estudantes, universitários, paleontólogos e estudiosos do mundo inteiro, que buscam nos fósseis do Museu Paleontológico de Santana do Cariri, as respostas para todas as interrogações sobre a vida pretérita na terra, principalmente no que se refere ao período Cretáceo, cujas espécies encontradas no Município são únicas em diversidade e preservação, no campo científico. Este fato concedeu a Santana do Cariri, o título de "Capital Cearense da Paleontologia"; uma extensão do Geoparque Araripe.

Com o advento das romarias em torno da fama de santidade da Mártir Benigna de Inhumas, realizadas no dia 24 de outubro desde o ano de 2004; no que concerne ao turismo religioso, atualmente, Santana do Cariri recebe em média, o dobro do número de sua população, só nesta data. Romeiros, visitantes e curiosos se curvam genuflexos aos testemunhos de graças e ao exemplo de santidade de Benigna. Até a Santa Sé de Roma, conferiu seu reconhecimento: a primeira beata do Estado do Ceará é uma santanense: a venerável Benigna Cardoso da Silva.

A Casa Grande do Coronel Felinto Cruz guarda memórias de um período do século passado, no qual o coronelismo e o cangaço imperavam com muitas turbulências. Em meio a este cenário uma mulher santanense à frente do seu tempo, Generosa Amélia da Cruz, torna-se no ano de 1936, a primeira prefeita de Santana, do Ceará e a segunda do Brasil, fato que marca com letras douradas os anais da história política do país.

Estes três fatos já seriam suficientes para justificar a realização do Projeto "CONDUTORES TURÍSTICOS SANTANENSES", que visa a preparação de um receptivo juvenil, levando em consideração todos os aspectos, principalmente no conhecimento e repasse de todas estas informações aos que chegam à cidade. Sem falar que temos ainda, o majestoso Pontal da Santa Cruz - símbolo ancestral do nosso povo; o Museu da Memória Histórica Santanense, a Eurovile; a Matriz de Senhora Sant'Ana, com a Festa da Padroeira que é a terceira maior da Região do Cariri; a nossa rica e diversificada Cultura e o artesanato.

Santana do Cariri precisa preparar seus munícipes para receber bem e conduzir de forma adequada, todas as pessoas, que com certeza, vão continuar - de forma crescente -, visitando e fazendo turismo na cidade e em suas adjacências. O protagonismo e força dos estudantes adolescentes e jovens, faz desse público, a clientela adequada para esse fim.

A capacitação para Condutores Turísticos Santanenses abriu 30 vagas para estudantes entre 12 e 18 anos, matriculadas em escolas públicas e particulares. Destes, 15 serão selecionados para serem contemplados com uma bolsa, para atuação no Município.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#CursoPresencialEscolaemTempoIntegral Há 1 dia(s)

A Secretaria de Educação de Santana do Cariri marcou presença no encontro presencial do curso Escola em Tempo Integral!

O município de Santana do Cariri através da Secretaria Municipal de Educação, marcou prese [...]

#Garantia-Safra Há 1 dia(s)

O município de Santana do Cariri disponibiliza a lista de beneficiários do Garantia-Safra 2022/2023.

A Prefeitura de Santana do Cariri através da Secretaria de Agricultura, disponibiliza a li [...]

#EditalMulheresRurais Há 3 dia(s)

Edital Mulheres Rurais Chamada Pública IN. 001/2024

Fortalecendo mulheres de Santana do Cariri: O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do [...]

#leilãodebensinservíveis Há 3 dia(s)

A Prefeitura de Santana do Cariri informa que acontecerá um Leilão Público, tanto online quanto presencial!

A Prefeitura de Santana do Cariri informa que acontecerá um Leilão Público, tanto online q [...]

#ValeGás Há 3 dia(s)

Santana do Cariri deu início a distribuição dos voucher do Programa Vale Gás Social, do Governo do Estado.

Na última terça-feira (16), a Secretaria Municipal de Assistencial Social de Santana do Ca [...]

#XXICongressodoCOSEMS-CE Há 7 dia(s)

O município de Santana do Cariri marca presença no XXI Congresso do COSEMS-CE

O evento ocorreu na cidade de Aquiraz-CE, entre os dias 14 e 17 de abril, e teve como tema central a “Gestão Interfederativa e o Financiamento do SUS”.

#ProgramaPAALeite Há 8 dia(s)

Santana do Cariri recebe 900 litros de leite, provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite.

Ontem quarta-feira (17), o Secretário de Agricultura, Alberto Júnior, juntamente com o Coo [...]

#CampanhadeVacinação Há 8 dia(s)

No próximo sábado, 20 de abril, será realizado mais uma etapa da Campanha de Vacinação em Santana do Cariri!

No próximo sábado, 20 de abril, a Prefeitura Municipal através da Secretária de Saúde, est [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito