https://fonts.googleapis.com/css?family=Open+Sans
 
NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#merendaescolar Há 1 dia(s)

SME prepara segunda entrega do kit da merenda escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Santana do Cariri (SME), tem [...]

#outubrorosa Há 1 dia(s)

Secretaria de Saúde realiza diversas ações da Campanha Outubro Rosa

Para marcar o mês de prevenção ao Câncer de Mama e colo de [...]

#artesãos Há 1 dia(s)

Governo Municipal promove capacitação para artesãos da Chapada, em parceria com o Sebrae

Com o olhar voltado para a geração de oportunidades, o Governo Muni [...]

#Romaria Há 8 dia(s)

Secretaria de Cultura e Turismo lança Manual do Romeiro durante a Romaria de Benigna 2021

Pensando na logística, acolhimento e cui [...]

#futebol Há 9 dia(s)

Secretaria de Esportes e Juventude realiza competições municipais de futebol

A Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, realizou no sábado (09), no Es [...]

#Cras Há 9 dia(s)

Cras de Santana do Cariri dá início às aulas do curso básico de violão

O Centro de Referência em Assistência Social - Cras, de Santana do Car [...]

#diadascrianças Há 9 dia(s)

Escolas Municipais promovem ações especiais para o Dia das crianças

Em comemoração ao Dia da Criança, as Escolas da Rede Municipal de Santana do C [...]

#caminhosdebenigna Há 21 dia(s)

Governo do Ceará anuncia data de assinatura da ordem de serviço do Complexo de Benigna, em Santana do Cariri

Outubro é um mês dedicado à vida e morte [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito

INSTITUCIONAL

PREFEITO(A): SAMUEL CIDADE WERTON

CNPJ: 07.597.347/0001-02

CONTATOS

(88) 3545-1175

governo@santanadocariri.ce.gov.br

ENDEREÇO E HORÁRIO

R. JOSÉ AUGUSTO, Nº S/N CENTRO, CEP: 63190-000

DE SEGUNDA À SEXTA DAS 08:00HS ÀS 14:00HS

© 2021 Assesi. Todos os Direitos Reservados.