Direitos Culturais e Cooperação Internacional em territórios de Geoparques Mundiais da UNESCO no Brasil
O I Colóquio de Patrimônio Fossilifico do Brasil foi aberto na manhã desta segunda-feira (14), no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens em Santana do Cariri. E terá duração de 14 a 16 de abril, com painéis, palestras e conferências, sob o tema Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cooperação Internacional e Popularização da Ciência'.
O momento contou com a presença de Inácio Arruda, Secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil; Sandra Monteiro, Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará; Eduardo Guimarães, Presidente da Rede Brasileira de Geoparques UNESCO e Diretor Executivo do Araripe Ugo, Carlos Kleber, Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA); vice-Reitora da URCA e Superintendente do Geoparque Araripe, Socorro Vieira, Alysson Pinheiro, Diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens; Patrício Melo, membro do Comitê Cientifico do Geoparque e Ex-Reitor da URCA; Frederice Melzões, Embaixada da Alemanha no Brasil; Danilo Bandeira, DAMC/MRE; Samuel Cidade, Prefeito Municipal de Santana do Cariri e Lutz Jungmann, membro do Conselho de Administração da Sociedade Senckenberg para Pesquisa da Natureza. Além de autoridades institucionais, professores, pesquisadores renomados nacionais e internacionais e estudantes.
O Colóquio é uma realização conjunta do Geoparque Araripe Mundial da UNESCO, URCA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), MRE, com o suporte financeiro do CNPq e da URCA, por meio do Governo do Estado, e apoio institucional das instituições convidadas. E tem objetivo de reuniu especialistas, pesquisadores e instituições para debater a proteção do patrimônio fossilífero brasileiro, a importância de sua repatriação e o fortalecimento das políticas públicas nesta área.
O evento também contará com exposições e visitas técnicas, com transmissão online para ampliar a participação. Além disso, terá a presença de uma missão técnica da Alemanha, promovendo o intercâmbio científico entre os dois países.