No último sábado, 11 de janeiro, o Prefeito Samuel Cidade Werton, este representando Santana do Cariri na inauguração da exposição "Fósseis do Cariri" na Sala Imersiva do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza/CE.
A exposição segundo "Marcos André" recria os ecossistemas fossilizados da Bacia do Araripe, um dos mais ricos e importantes patrimônios paleontológicos do mundo. É constituída por vídeos, ilustrações e animações 2D e 3D, exibindo toda a exuberância dos ecossistemas retratados. A obra reproduz cinco dinossauros, nove pterossauros, dois crocodilomorfos, duas tartarugas, 16 peixes e mais de 15 espécies de plantas, resultando em um total de mais de 50 espécimes recriados por paleoartistas experientes. A direção é do professor Adriano Oliveira (UFC) e a produção foi realizada pelo Laboratório de Visualizações Interativas e Simulações (Labvis-UFC), em parceria com a Lunart Estúdio de Animação. A parte de animação 2D foi dirigida pelo animador cearense Neil Rezende.
Os visitantes também poderão brincar com o recurso da realidade aumentada, na praça dos MIS, apontando a câmera do celular para os QRcodes que estão exibidos nos painéis de led e assim, surgirá na tela do aparelho a imagem em 3D dos animais, como se eles estivessem presentes no local, sendo possível fotografar e filmar.
A exposição vem transportar os visitantes para 100 milhões de anos atrás, no período Cretáceo, quando dinossauros e outras formas de vida habitavam o que hoje conhecemos como a Chapada do Araripe. Venha viver essa experiência incrível e conhecer as riquezas paleontológicas da nossa Chapado do Araripe!
A exposição é de longa duração e seguirá em cartaz durante os próximos meses no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Av. Barão de Studarte, 410. Meireles em Fortaleza/CE e o acesso é gratuito!