CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#VacinaçãoAntirrábica 10/05/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O município de Santana do Cariri reforça seu compromisso em promover a saúde e segurança de todos os santanenses. Inclusive dos nossos amiguinhos de quatro patas!
#TodosContraADengue 08/05/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Junte-se a nós na luta contra a Dengue! A prevenção é a melhor arma contra essa doença, e cada um de nós tem um papel fundamental nessa batalha.
#ConscientizaçãodoAutismo 30/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Nos dias 23, 24 e 25 de abril, foi realizado o evento INCLUSÃO É COMPREENSÃO ATENÇÃO RESPEITO em Santana do Cariri. Uma programação especial em celebração ao mês de conscientização do autismo!
#PrevençãoaoTracoma 29/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de Prevenção ao Tracoma foi realizada nas escolas do município de Santana do Cariri.

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma importante ação de prevenção ao Tracoma nas escolas do município. Nosso objetivo é conscientizar sobre essa doença ocular contagiosa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Acreditamos que a prevenção é fundamental para combater o Tracoma, por isso estamos empenhados em garantir que cada aluno tenha acesso às informações e cuidados necessários para manter seus olhos saudáveis.

Juntos, estamos trabalhando para proteger a saúde visual de nossa comunidade escolar.

#XXICongressodoCOSEMS-CE 19/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O município de Santana do Cariri marca presença no XXI Congresso do COSEMS-CE O evento ocorreu na cidade de Aquiraz-CE, entre os dias 14 e 17 de abril, e teve como tema central a “Gestão Interfederativa e o Financiamento do SUS”.
#CampanhadeVacinação 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE No próximo sábado, 20 de abril, será realizado mais uma etapa da Campanha de Vacinação em Santana do Cariri!

No próximo sábado, 20 de abril, a Prefeitura Municipal através da Secretária de Saúde, estará realizando mais uma etapa da Campanha de Vacinação em Santana do Cariri.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe já foi oficialmente iniciada no dia 20 de março deste ano, em todas as Unidades de Saúde do município! A mesma tem objetivo da vacinação contra influenza e atualização das cadernetas de vacinação. Além das vacinas de rotina, estaremos disponibilizando as doses bivalente.

Os atendimentos acontecerão a partir das 9 horas no Calçadão Cel. Felinto Cruz. E tem que levar a documentação necessária: Cartão do SUS, CPF e Cartão de Vacina. Já para as pessoas com comorbidades é necessário levar uma declaração que comprove o agravo.

Lembre-se: vacinar é cuidar! Proteja-se e proteja quem você ama. Juntos, vamos vencer!

#capacitação 16/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Santana do Cariri participa de oficina de programação dos medicamentos da Atenção Primária.

A Oficina de Programação dos Medicamentos da Atenção Primária/Programação Pactuada Integrada (PPI), foi realizada na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), e contou com a presença da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho.

O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, e teve como foco a compra centralizada de medicamentos da atenção básica e secundária nessa assistência e a sensibilização de profissionais e gestores da área.

O município santanense foi representado pela farmacêutica Dra. Lays Ferreira, que destaca a importância de alinhar o perfil epidemiológico do município à programação e aquisição de medicamentos. E que a oficina, além de capacitar os profissionais, fortalece a nossa Assistência Farmacêutica.

Tendo em vista o intercâmbio de conhecimentos e a partilha de experiências, esperamos uma cobertura mais eficaz e uma aquisição de medicamentos mais assertiva em nosso município, favorecendo a saúde e o bem-estar do povo santanense.

 

#ProgramaSaúdenasEscolas 12/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Programa Saúde nas Escolas em Santana do Cariri!

O Programa Saúde nas Escolas realizou uma importante ação nas instituições de ensino do município de Santana do Cariri, incluindo a EMEI Glória Alves, CEI Maria Luiza e Generosa Amélia.

Durante essa iniciativa, proporcionamos aos alunos a oportunidade de receberem vacinas essenciais, fortalecendo a imunidade e protegendo-os contra diversas doenças. Além da imunização, compartilhamos valiosas orientações sobre cuidados preventivos, ressaltando a importância da saúde e da prevenção.

Essa ação reforça nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de toda a comunidade escolar.

#CampanhadeConscientizaçãoeCombateàsArboviroses 12/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ação Educativa sobre Controle e Prevenção das Arboviroses na Escola Generosa Amélia da Cruz e no CEI Maria Luiza.

A Gestão Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma ação Educativa sobre Controle e Prevenção das Arboviroses na Escola Generosa Amélia da Cruz e no CEI Maria Luiza.

O evento teve como objetivo informar e conscientizar alunos, professores e funcionários sobre medidas eficazes para combater doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti como dengue, zika e chikungunya.

Ação faz parte da Campanha de Conscientização e Combate às Arboviroses nas Escolas do Município que teve início no dia 06 de março, através dos setores de Vigilância Epidemiológica, Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e PSE em parceria com a Secretaria de educação.

Essa iniciativa reforça o compromisso das secretarias em promover a saúde e o bem-estar da comunidade escolar, contribuindo para um ambiente mais seguro e saudável para todos.

#leishmaniose 03/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Emanuel, Coordenador de Endemias, compartilha uma mensagem crucial sobre a leishmaniose.

Emanuel, Coordenador de Endemias do municipio de Santana do Cariri, compartilha uma mensagem crucial sobre a leishmaniose. Uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os mesmos vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos.

Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. Ela é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. As fontes de infecção são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico e o cavalo.

O Coordenador de Endemias ressalta a relevância de adotar medidas preventivas para evitar a sua transmissão. Já que não há vacina contra as leishmanioses humanas. Além disso, destaca a importância da colaboração de todos na identificação e no controle dos focos de proliferação do vetor da doença. Principalmente na proteção individual, diagnóstico precoce e tratamento dos doentes. A prevenção é a melhor forma de combater a leishmaniose e proteger a saúde de toda a comunidade.

Lembramos que a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri disponibiliza testes rápidos e sorologia para diagnóstico precoce da doença, na Rua Nicostrato Nuvens, próximo ao Detran. La os agentes de endemias estão à disposição para esclarecer dúvidas, realização dos testes rápidos e orientar sobre medidas preventivas.

Junte-se a nós nessa luta!

#TodosContraAsArboviroses 03/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais uma iniciativa dedicada ao combate das arboviroses no município de Santana do Cariri!

Em mais uma iniciativa dedicada ao combate das arboviroses, a Dra. Tatiane Noyare, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, ressalta a importância da conscientização e da prevenção na luta contra essas doenças transmitidas por mosquitos.

A iniciativa tem como principal objetivo multiplicar informações sobre o combate e enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os sintomas dessas doenças são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

Dra. Tatiane enfatiza que, além das medidas de controle vetorial, como a eliminação de criadouros e a aplicação de inseticidas, é fundamental que cada cidadão esteja atento aos sinais de alerta e adote práticas preventivas em seu cotidiano. Isso inclui o cuidado com a limpeza e o armazenamento adequado de recipientes que possam acumular água, e a busca por assistência médica em caso de sintomas suspeitos.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença! Juntos, podemos criar um ambiente mais seguro e saudável para todos.

#Vacina 26/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia “D” Vacinação no Município de Santana do Cariri!

No último sábado, dia 23 de março, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, realizou mais um Dia "D" Vacinação, uma Campanha de Vacinação Contra a Gripe em todo o município.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe já foi oficialmente iniciada desde a última quarta-feira (20), em todas as Unidades de Saúde do município! A mesma tem objetivo da atualização das cadernetas de vacinação, além das vacinas de rotina, estarão disponibilizando as doses contra influenza e bivalente para o público-alvo: Crianças de 6 meses a 6 anos; Gestantes; Puérperas (Mulheres até 45 dias após o Parto); Pessoas com 60 anos ou mais; Profissionais da Saúde; Professores; Portadores de doenças crônicas; Pessoas com deficiência permanente e Profissionais das Forças de Segurança.

Lembramos aos santanenses que tem que levar a documentação necessária: Cartão do SUS, CPF e Cartão de Vacina. Já para pessoas com comorbidades é necessário levar uma declaração que comprove o agravo.

Lembre-se: vacinar é cuidar! Proteja-se e proteja quem você ama. Juntos, vamos vencer!

#TodosContraAsArboviroses 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de Conscientização e Combate às Arboviroses nas Escolas do Município

Na última quarta-feira (6), a Secretaria de Saúde e através dos setores de Vigilância Epidemiológica, Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e PSE e da parceria com a secretaria de educação, deu início à campanha de conscientização e combate às arboviroses nas escolas do município.

A iniciativa tem como principal objetivo multiplicar informações sobre o combate e enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A campanha será desenvolvida em outras escolas do município, com o intuito de fortalecer o elo de comunicação com as famílias através dos estudantes.

A campanha de conscientização e combate às arboviroses nas escolas é mais uma iniciativa que tem como compromisso promover a saúde e o bem-estar da população.

#TodosContraAsArbovisores 07/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mobilização de Combate e Prevenção das Arboviroses na sede do município de Santana do Cariri!

Hoje (07), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e a Empresa Ambiental Ceará, realizaram uma Mobilização de Combate e Prevenção das Arboviroses na sede do município. A concentração ocorreu na Praça 25 de Novembro em frente ao Hospital e Maternidade Senhora Sant'Ana.

A mobilização foi uma importante iniciativa de combate ao mosquito transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya, alertando sobre os sinais e os sintomas das doenças, além de formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti tanto nas ruas como nas residências, com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de endemias, Integrantes da Ambiental Ceará, Escolas Adrião do Vale Nuvens e Escola Rachel de Queiroz, como também integrantes que compõem outros setores da Secretarias Municipais.

Os sintomas dessas doenças são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. E seguindo as orientações do Ministério da Saúde é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas. A prevenção é a melhor forma de combater a doença!

Agradecemos a todos que juntos somaram forças contra o mosquito durante a mobilização! A sua participação foi fundamental para proteger a saúde da nossa comunidade.

Todos juntos na luta contra o mosquito! Vamos fazer a nossa parte!

#Saúde 01/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUTIRÃO DA SAÚDE!

Ontem, dia 29 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, disponibilizou diversos serviços para cuidar da saúde da população santanense.

Durante o mutirão foram oferecidos os serviços de Odontopediatria com Dra. Jessica Monaliza, Cirurgia Oral Menor com Dr. Kaio Luan e Profilaxia e Restaurações Simples com Dra. Janaína Lins. Além disso, tivemos diversos outros serviços disponíveis, como: Aferição de pressão arterial, Teste de glicemia, Tipagem sanguínea, Acupuntura e Evidenciação de placa.

Foi uma oportunidade incrível de cuidar da sua saúde bucal e geral. Agradecemos a presença de todos que participaram dos benefícios desse importante mutirão!

#levandomaissaude 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O PRÓXIMO DESTINO DO PROJETO LEVANDO MAIS SAÚDE FOI NO SÍTIO MOITA.

Ontem terça-feira (27), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, realizou o sétimo atendimento do Projeto Levando Mais Saúde no Sítio Moita. O prefeito Samuel juntamente com o secretariado municipal, marcaram presença nos atendimentos.

Os Serviços ofertados foram: Aferição de Pressão Arterial, Teste de Glicemia, Ação de prevenção às arboviroses; Teste rápido de leishmaniose para cães; Consulta médica, Entrega de medicamentos sob prescrição médica, Vacinas, Aplicação tópica de flúor e Ventosaterapia.

Os atendimentos foram ofertados à população local que compareceram com a documentação do Cartão de identificação, cartão do SUS e CPF para fazer os cadastros necessários junto a secretaria municipal de Saúde. Requisitos necessários para fazer as atualizações dos dados da população santanense junto ao centro de saúde municipal e estadual.

Com os atendimentos do Projeto Levando Mais Saúde o governo municipal tem o objetivo de cuidar melhor dos santanenses, garantindo que todos tenham acesso eficaz a serviços essenciais de saúde. Se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações, entre em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

#Vacina 15/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI É UM DOS QUARENTA E TRÊS MUNICÍPIOS CEARENSES COM NOTA MÁXIMA NO PREVINE BRASIL!

Santana do Cariri é um dos quarenta e três municípios cearenses com nota máxima no Previne Brasil! As demais cidades em destaque são: Senador Pompeu, Antonina do Norte, Ibicuitinga, Milha e Piquet Carneiro.

O Programa Previne Brasil é um programa federal, um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS, que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.

E foram com essas avaliações que em um ano, o número de municípios do Ceará com nota máxima nos indicadores do programa Previne Brasil, triplicaram, entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023. Somando 43 cidades que atingiram a pontuação máxima, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde no início de fevereiro. Lembrando que no mesmo período do ano anterior, apenas 14 municípios estavam nessa categoria. Dentre elas, Santana do Cariri novamente, Senador Pompeu, Antonina do Norte, Ibicuitinga, Milha e Piquet Carneiro.

E é com muito orgulho que a nossa cidade de Santana do Cariri faz parte desta conquista. O município mais uma vez é destaque estadual e nacional nos indicadores do Previne Brasil. Recebemos o 1º lugar no ranking do Estado do Ceará e o 6º lugar no ranking nacional no resultado do quadrimestre 2023 Q3.

A gestão municipal está orgulhosa do progresso do município e continuará trabalhando incansavelmente para oferecer serviços de saúde de qualidade para os nossos santanenses, além de manter Santana do Cariri no topo em termos de atendimento à saúde.

#Saúde 09/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CARNAVAL DA SAÚDE EM SANTANA DO CARIRI!

Carnaval da Saúde em Santana do Cariri!

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretária Municipal de Saúde, promoveu nessa sexta-feira (09) na Praça do Calçadão, o II Carnaval da Saúde.

Uma equipe de profissionais esteve presente, fazendo vários atendimentos aos nossos santanenses na promoção de sua saúde e bem-estar. Os serviços disponibilizados, foram: Aferição de pressão arterial; Teste de glicemia; Testes de tipagem sanguínea; Aplicação tópica de flúor; Avaliação fisioterapêutica e orientações; Atividade funcional em grupo; Atividades de hiit com o profissional de educação física; Orientações sobre prevenção das ist´s; Orientações sobre leishmaniose e arboviroses.

Assim, os santanenses aproveitaram esta festa com diversos serviços gratuitos que foram disponibilizados para cuidar bem da sua saúde. Agradecemos a cada pessoa, amigos e familiares que juntos vinheram celebraram o Carnaval da Saúde em nosso município.

Carnaval com Saúde, cuidando de você e de quem curte o carnaval ao seu lado!

#Saúde 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ONTEM, DIA 07 DE JANEIRO, FOI REALIZADO A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2024 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI.

Ontem, dia 07 de janeiro, foi realizado a primeira reunião de 2024 do Conselho Municipal de Saúde de Santana de Cariri. A mesma aconteceu no Auditório do Polo de Convivência Social Pedro Linard Rocha.

No início da reunião foi lida a Ata da última reunião do Conselho em 2023 pela Secretaria do Conselho, Willania Neves. A mesma foi votada e assinada pelos Membros do Conselho presente. Na sequência foram apresentadas as seguintes pautas: Consolidado de Ações da Atenção Primária à Saúde do ano de 2023 pelo Coordenador da Atenção Básica do Município, Kleber Marques; Lei de Atendimento Prioritário pela Dr. Vanessa, Biomédica do Município; Plano Municipal de Contingencia para Enfrentamento de Epidemias por Arboviroses do Município de Santana do Cariri ano exercício 2024, Plano Municipal de Contingência para Respostas as Emergências em Saúde Pública - Novo Coronavirus (Covid-19) e Síndrome Gripal (SG)/Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ano exercício 2024 e Plano de Ação da Operação Carnaval Seguro Fevereiro 2024 pela ENF. Tatiane Noyare, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município e pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Dr. Diogo José e o Plano das Ações da Vigilância Sanitária - ano 2024 por Ana Eneide Feitosa, Coordenadora da Vigilância Sanitária do Município.

Finalizando a apresentação de cada plano, os mesmos foram votados e aprovados pelos Membros do Conselho Municipal de Saúde presentes na reunião. Momento muito importante para definir as ações que serão trabalhadas pela saúde no município de Santana do Cariri.

A gestão municipal juntamente com o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, agradece a todos os profissionais da área da saúde, cujo empenho e dedicação permitiu realizar e apresentar essas pautas e planos tão importantes para a saúde do nosso município e que serão trabalhados por todos durante este ano em exercício de 2024.

O comprometimento e dedicação de todos são fundamentais para a promoção de uma saúde de qualidade na vida dos nossos cidadãos santanenses.

#Saúde 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELA CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO DO MUNICÍPIO - CAF.

A Secretária Municipal de Saúde de Santana do Cariri, compartilha com os santanenses informações importantes sobre o trabalho realizado pela Central de Abastecimento Farmacêutico do município - CAF.

A responsável pela CAF na unidade é a Farmacêutica, Lais. Ela nos informa que os medicamentos são obtidos por meio da PPI (Programação Pactuada Integrada) e pelo Ministério da Saúde. Após aquisição e seleção, esses medicamentos são distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde, garantindo um fornecimento eficiente e contínuo.

A atuação da CAF desempenha um papel essencial na gestão farmacêutica, contribuindo para assegurar o acesso adequado dos cidadãos a medicamentos essenciais. O comprometimento da equipe reflete o cuidado com a saúde da população santanense.

#Vacina 05/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA "D" DE VACINAÇÃO EM SANTANA DO CARIRI!

Dia "D" de Vacinação em Santana do Cariri!

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, dia 3 de fevereiro, mais uma Campanha de Multivacinação Dia "D" em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS do município.

A campanha tinha como objetivo a atualização das cadernetas de vacina de todas as faixas etárias, além de promover a imunização e cuidar da sua saúde. Assim, o governo municipal agradece a todos que marcaram presença e não perderam a chance de se proteger e contribuir para o bem-estar coletivo.

Lembre-se: A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças e seus possíveis agravamentos. Mantenha sua caderneta de vacina atualizada!

#Saúde 02/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE É COM ENORME ORGULHO QUE O MUNICÍPIO DE SANTANA DO CARIRI, COMPARTILHA MAIS UMA GRANDE CONQUISTA COM OS SANTANENSES!

É com enorme orgulho que o município de Santana do Cariri, compartilha mais uma grande conquista com os santanenses!

Neste dia 01 de fevereiro, o prefeito Samuel Cidade Werton juntamente com a secretária municipal de Saúde, Ana Cristina e o Diretor do Hospital e Maternidade Senhora Sant´Ana, o Dr. Diogo José realizaram a entrega de mais uma Nova Ambulância para o município de Santana do Cariri.

A solenidade de entrega ocorreu em frente ao Hospital, onde o prefeito Samuel agradeceu ao Senador Eduardo Girão, que possibilitou essa conquista com sua emenda parlamentar. Esta parceria vem fortalecer os atendimentos de saúde dos nossos santanenses de maneira mais digna. "É mais um auxilio para a Secretaria de Saúde, os profissionais têm se desdobrado, feito o máximo de esforço e, obviamente quanto melhor forem os equipamentos, melhor será o atendimento que poderemos prestar", ressalta o prefeito.

Essa conquista significativa para os santanenses só foi possível graças à emenda parlamentar do Senador Eduardo Girão, onde o mesmo destinou este recurso para melhor atender e fortalecer os serviços da saúde no município. Assim, a gestão municipal empenhou-se em agilizar todo o processo de aquisição, garantindo a chegada dessa ambulância o mais rápido possível!

Agradecemos a todos que com sua parceria vem somando aos esforços da gestão municipal em ter realizado em um breve período, aquisição de quatro novas ambulâncias para proporcionar um atendimento de qualidade a nossa população Santanense.

#Saúde 01/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RECEBEMOS O 1° LUGAR NO RANKING DO ESTADO DO CEARÁ E O 6° LUGAR NO RANKING NACIONAL NO RESULTADO DO PREVINE BRASIL

É com imenso orgulho que o município de Santana do Cariri, compartilha com todos vocês mais uma grande conquista! O nosso município mais uma vez é destaque estadual e nacional nos indicadores do Previne Brasil. Recebemos o 1° lugar no ranking do Estado do Ceará e o 6° lugar no ranking nacional no resultado do Previne Brasil do quadrimestre 2023 Q3.

O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil, em 2019. E só em 2022 o Ministério da Saúde começou a fazer o pagamento por desempenho do Previne Brasil, com base nos resultados alcançados por cada município brasileiro. Esse é um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.

E foi por meio destes resultados alcançados que o município Santanense conquistou esses resultados "inéditos", fruto de muito trabalho e dedicação para melhorar a qualidade dos serviços de saúde em Santana do Cariri. Os resultados falam por si, com nosso índice evoluindo de 7,91 em 2021, para 9,25 em 2022 e, finalmente, atingindo a nota 10 em 2023. Esse é um reflexo direto do compromisso da gestão municipal e de todos que fazem parte da secretaria municipal de Saúde com a saúde e o bem-estar dos santanenses.

Estamos orgulhosos de nosso progresso e continuaremos trabalhando incansavelmente para oferecer serviços de saúde de qualidade e melhorar ainda mais esses resultados e assim manter Santana do Cariri no topo em termos de atendimento à saúde. Parabéns a todos os que tornaram isso possível.

#Vacina 29/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA "D" DE VACINAÇÃO EM SANTANA DO CARIRI!

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida toda a população para no próximo dia 3 de fevereiro, participar da Campanha de Multivacinação Dia "D" que será realizado das 9h às 14h em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS do município.

A campanha tem como objetivo a atualização das cadernetas de vacina de todas as faixas etárias. Além de ser uma oportunidade única para garantir a imunização e cuidar da sua saúde.

Não perca essa chance de se proteger e contribuir para o bem-estar coletivo. Lembre-se: a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir doenças e seus possíveis agravamentos. Contamos com a sua presença!

#SaúdeDaCriança 18/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE IV ENCONTRO DOS PAIS

Nesta terça-feira, 16 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o IV Encontro dos Pais. O evento teve como tema "A Contribuição dos Pais no Processo de Inclusão Escolar" e contou com a presença e ministração do psicopedagogo José Mano Soares.

Essa iniciativa integra o projeto "Vozes da Neurodiversidade: Grupo Operacional dos Pais das Crianças Neuroatípicas". O encontro aconteceu às 9h, no auditório do Polo de Convivência Pedro Linard Rocha, e teve como público-alvo os pais de crianças neurodivergentes ou em processo de investigação diagnóstica. Além disso, toda a comunidade santanense interessada no assunto foi convidada a participar.

Agradecemos a presença de todos os participantes e reforçamos o compromisso de seguir promovendo eventos que contribuam para a inclusão e compreensão da neurodiversidade em nossa comunidade.

#levandomaissaude 17/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE LEVANDO MAIS SAÚDE, DESTA VEZ ESTIVEMOS LEVANDO ATENDIMENTO À LOCALIDADE DA PONTA DA SERRA E ADJACÊNCIAS.

Ontem, dia 16 de janeiro, o prefeito Samuel juntamente com os secretários municipais e vereadores participaram do sexto atendimento do projeto Levando Mais Saúde que ocorreu no distrito de Ponta Serra em Santana do Cariri. Os atendimentos foram realizados no Prédio da Associação para as comunidades do Olho d´água, Ponta da Serra, Descoberto, Tatajuba, Bonito e Adjacências.

Essas comunidades tiveram a oportunidade de receber os serviços das secretarias de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente, que foram: Aferição de pressão arterial; Teste de glicemia; Entrega de medicamentos sob prescrição médica; Vacinas; Ventosaterapia; Aplicação tópica de flúor; Consulta médica; Peso do Bolsa Família; Orientações Nutricionais; Realização de testes rápidos de leishmaniose visceral canina (serviços da secretaria municipal de Saúde), Parceria com o Banco do Nordeste para projetos do Agroamigo; Consulta da licença ambiental por Adesão e Compromisso (Site SEMACE); Solicitação da LAC (Ver documentação necessária); Entrega e plantio de mudas nativas; Conscientização ambiental com os Agentes Jovens Ambientais - AJAs (serviços da secretaria municipal do Meio Ambiente), Atendimento do Bolsa Família; Orientação sobre os benefícios do CRAS (serviços da secretaria municipal de Assistência Social) e Cadastro de Aração de Terra (serviços da secretaria municipal de Agricultura).

Na ocasião o prefeito Samuel juntamente com o secretario de municipal de Agricultura e os representantes dos agricultores do distrito de Ponta da Serra, também lançou o Programa Orgulho da Terra. Uma importante ferramenta para ajudar esses trabalhadores e trabalhadoras na sustentação de toda sua família junto da terra!

Assim, é um orgulho muito grande para a gestão municipal poder fazer algo a mais, que gere ainda mais renda para ajudar os nossos agricultores de Santana do Cariri. Compromisso este que a gestão está tendo e a cima de tudo, vem trabalhando constantemente pelo bem-estar dos santanenses e para garantir que todos tenham acesso eficaz aos serviços essenciais disponibilizados pelo município.

#inaugurações 22/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAIS UMA ÚNIDADE BÁSICA DE SAÚDE REINAUGURADA EM SANTANA DO CARIRI.

É com grande alegria que a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, reinaugurou a Unidade Básica de Saúde José Teles de Morais, hoje dia 22 de dezembro, no Sítio Guritiba.

Essa reforma é fruto de um importante compromisso firmado entre a gestão municipal e o Deputado Federal Idilvan Alencar, onde o mesmo destinou um recurso de emendas parlamentares de 1,4 milhão para investimentos no município de Santana do Cariri, durante sua visita no 28 de abril, acompanhado o prefeito Samuel Cidade Werton e o vice-prefeito João Cabral, às comunidades do distrito de Brejo Grande e do Sítio Guritiba.

Assim, o montante de R$ 1 milhão está sendo destinado às reformas de algumas unidades de saúde do município, entre elas as das localidades do Sítio Guritiba reinaugurada hoje, Anjinhos, Brejo Grande, Sítio Latão de Baixo, Sítio Latão. Ainda serão contemplados três anexos no Bairro Inhumas e Pontal da Santa Cruz.

A reforma da UBS de Guritiba é uma grande conquista para a comunidade local, que há tempos espera por melhorias na estrutura e nos serviços de saúde. Este momento é um marco significativo para a promoção da saúde em nosso município, marcando assim, não apenas a revitalização física do espaço, mas também simboliza o compromisso contínuo da administração municipal com a melhoria dos serviços de saúde para todos os cidadãos.

Agradecemos ao Deputado Federal Idilvan Alencar pelo compromisso com a população de Santana do Cariri e pela destinação dos recursos para a reforma da UBS José Teles de Morais. Juntos, estamos trabalhando para garantir mais acesso, qualidade e humanização no atendimento em saúde para todos os santanenses.

#Saúde 21/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE ANUNCIAMOS A ENTREGA DE UMA AMBULÂNCIA PARA O DISTRITO DE DOM LEME

É com grande satisfação que anunciamos a entrega de uma ambulância para o distrito de Dom Leme, um passo significativo em direção à melhoria dos serviços de saúde em nossa comunidade. Essa conquista é fruto do comprometimento e dos recursos próprios investidos pela administração municipal, liderada pelo prefeito Samuel Cidade.

A aquisição da ambulância é um marco importante para a qualidade dos serviços de atendimento médico na região, proporcionando um meio de transporte seguro e eficiente para casos de emergência. Este investimento reflete o compromisso da administração em garantir o bem-estar e a segurança dos moradores de Dom Leme, fortalecendo a infraestrutura necessária para a resposta rápida diante de situações críticas.

A entrega da ambulância não apenas simboliza o empenho do governo local em promover a saúde da população, mas também destaca a transparência na gestão dos recursos públicos. Ao utilizar recursos próprios, a administração reforça seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a busca por soluções que beneficiem diretamente os cidadãos.

Que esta ambulância seja um instrumento valioso na preservação da vida e na promoção da saúde no Dom Leme. A comunidade pode confiar que a administração municipal continuará empenhada em buscar soluções inovadoras e eficazes para atender às necessidades da população, consolidando um futuro mais saudável e seguro para todos.

#Vacina 06/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA "D" DE VACINAÇÃO EM SANTANA DO CARIRI

Entre os dias 7 e 15 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando o Dia "D" de vacinação em diversas unidades básicas de saúde do município. Confira as datas e locais:

Dia 07 - UBS Latão, Dia 08 - UBS Centro de Saúde e UBS São Pedro - Local da Vacina: Calçadão, Dia 12 - UBS Araporanga, Dia 12 - Anexo Pontal, Dia 13 - UBS Anjinhos, Dia 14 - UBS Dom Leme, Dia 14 - UBS Brejo Grande e Dia 15 - UBS Guritiba. Os horários de atendimentos serão das 9h às 14h.

Lembre-se: a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença e seus possíveis agravamentos.

#Saúde 05/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEZEMBRO VERMELHO! PREVINA-SE!

Em dezembro, vestimos a cor vermelha em prol da conscientização e combate ao vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O Dezembro Vermelho é um mês dedicado à mobilização nacional, buscando informar, prevenir e promover a importância da saúde sexual.

Nossas unidades básicas de saúde estarão ativamente envolvidas, oferecendo testes rápidos de HIV para a população. A detecção precoce é crucial, e essas ações visam promover a saúde sexual, desmistificar tabus e incentivar a busca por cuidados médicos.

Previna-se!

#Saúde 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AULÃO HIT: SANTANA MAIS ATIVA ENCERRA COM ENERGIA POSITIVA O NOVEMBRO AZUL EM SANTANA DO CARIRI

Ontem dia 30 de novembro, o município de Santana do Cariri encerrou com chave de ouro a campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, especialmente a prevenção do câncer de próstata. O ponto alto do encerramento foi o "Aulão Hit", uma iniciativa inovadora realizada através do projeto Santana Mais Ativa, aberto para toda população em geral que mesclou atividade física, informação e interatividade.

Durante todo o mês, o município foi palco de diversas palestras e rodas de conversa sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Profissionais da saúde compartilharam informações valiosas, esclareceram dúvidas e incentivaram a população a cuidar da própria saúde.

Na Praça do Calçadão municipal, o local do evento estava vibrante, com música, energia positiva e a presença de educadores físicos, que lideraram as atividades do "Aulão Hit". Os participantes puderam desfrutar de uma combinação de exercícios físicos, como dança e aeróbica, enquanto absorviam informações importantes sobre a prevenção de doenças masculinas.

O encerramento da campanha Novembro Azul em Santana do Cariri, com o "Aulão Hit", demonstrou que é possível abordar temas sérios de forma leve e participativa. A comunidade se envolveu ativamente, promovendo a conscientização e a importância de cuidar da saúde masculina. Que essa iniciativa inspire outros municípios a adotarem abordagens inovadoras para disseminar informações cruciais sobre o bem-estar da população.

#semanadobebê 17/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CELEBRAÇÃO DA SEMANA DO BEBÊ: UM COMPROMISSO DA COMUNIDADE PARA A VIDA INICIAL

É com grande entusiasmo que anunciamos a Semana do Bebê, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santana do Cariri em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social. Esta semana especial, que ocorrerá 20, 21 e 23 de novembro, é dedicada a reconhecer, valorizar e promover o bem-estar das crianças em sua fase mais delicada e crucial.

Durante o evento teremos:

Palestras informativas com profissionais renomados, abordando temas essenciais para a saúde e o desenvolvimento infantil.

Oficinas especialmente preparadas para mães, proporcionando ferramentas práticas e valiosas para o cuidado diário.

Sorteio de brindes especiais, para tornar esse momento ainda mais memorável.

Este evento é uma oportunidade para fortalecer laços comunitários, compartilhar conhecimento e celebrar a importância da primeira infância. Queremos construir juntos um futuro saudável e promissor para as nossas crianças.

Essa iniciativa é um testemunho da parceria entre a Gestão Municipal e as Secretarias de Saúde e Assistência Social, mostrando o compromisso conjunto em investir no presente e futuro de nossas crianças. Queremos construir uma comunidade que valoriza e prioriza a saúde e o desenvolvimento infantil.

Contamos com a participação de todos, pois a Semana do Bebê é uma oportunidade única para demonstrarmos, como comunidade, o nosso compromisso com a promoção da vida desde os primeiros momentos.

Junte-se a nós nessa celebração da vida e da esperança!

#orgulhodesersantanense 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CELEBRANDO 38 ANOS DE DOM LEME: A BRISA DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR

Hoje, reunimos nossa comunidade para celebrar com entusiasmo o 38º aniversário do distrito de Dom Leme, um lugar repleto de história, cultura e, acima de tudo, uma comunidade unida. Neste dia especial, não apenas comemoramos o crescimento e a prosperidade de Dom Leme, mas também celebramos uma iniciativa que trouxe não apenas ventos frescos, mas uma verdadeira brisa de saúde e cuidado.

A presença do projeto "Levando Mais Saúde" na comunidade é motivo de grande alegria. Este projeto, que promove visitas mensais a várias localidades do município, não só oferece assistência médica, mas também se dedica a proporcionar orientação e cuidados preventivos diretamente às comunidades. É mais do que uma iniciativa de saúde; é um compromisso com o bem-estar de cada indivíduo que compõe o tecido desta comunidade.

Nesses encontros mensais, profissionais dedicados pela saúde da nossa população se unem para oferecer consultas médicas, aconselhamento e informações cruciais sobre prevenção de doenças. Através dessas visitas, aprendemos a importância de cuidar de nossa saúde antes que as doenças se instalem, construindo um futuro mais saudável para todos nós.

Além disso, o projeto "Levando Mais Saúde" não apenas trata de sintomas, mas aborda as raízes dos problemas de saúde, promovendo hábitos saudáveis e educando a comunidade sobre a importância da prevenção. Essa abordagem holística fortalece nossa comunidade, capacitando-nos a tomar decisões informadas sobre nossa saúde e a adotar um estilo de vida que promova o bem-estar geral.

Neste 38º aniversário de Dom Leme, celebramos não apenas o tempo que passou, mas também o progresso que testemunhamos. Somos gratos pela brisa revitalizante que o projeto "Levando Mais Saúde" trouxe para nossas vidas, fortalecendo os laços entre nós e proporcionando uma visão mais clara e saudável para o nosso futuro.

Que este vento de mudança e renovação continue a soprar em Dom Leme, trazendo consigo não apenas aniversários comemorativos, mas uma qualidade de vida cada vez melhor para todos nós. Unidos, com saúde e cuidado mútuo, continuaremos a construir um futuro brilhante para as gerações que virão em nosso querido distrito de Dom Leme. Parabéns a todos nós e que venham muitos mais anos de prosperidade e saúde!

#SaudeBucal 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITO SAMUEL PARTICIPA DE MAIS UMA ENTREGA DE 39 PRÓTESES DENTÁRIAS NO SÍTIO DOM VITAL

No Sítio Dom Vidal, a recente entrega de 39 próteses dentárias foi muito mais do que uma simples assistência de saúde bucal. Coordenada pela Secretaria de Saúde de Santana do Cariri, essa ação foi um símbolo de colaboração e compromisso com a comunidade. O Prefeito, atuante e engajado, desempenhou um papel fundamental nesse processo, demonstrando um comprometimento genuíno com o bem-estar dos habitantes locais.

Junto aos profissionais de saúde, o Dr. Jordan e a Dra. Iwna, juntamente com o protético Chiquinho, uniram esforços e conhecimentos para tornar possível a entrega dessas 39 próteses. Essa equipe não apenas forneceu sorrisos renovados, mas também trouxe consigo esperança e alegria para muitos residentes da comunidade.

O envolvimento ativo do Prefeito, juntamente com a colaboração e expertise dos profissionais de saúde, ilustra o poder da união em prol de um bem maior. Essa iniciativa não só evidencia o comprometimento das autoridades locais com a saúde da população, mas também destaca a importância da cooperação entre os diferentes setores da sociedade.

Essas próteses dentárias representam mais do que simples dispositivos; são a restauração da dignidade, autoestima e qualidade de vida para aqueles que as receberam. Esse esforço coletivo é um testemunho do impacto positivo que pode ser alcançado quando a comunidade se une em benefício do próximo. É um exemplo inspirador de como a saúde e o bem-estar podem ser promovidos através do trabalho conjunto e dedicado de indivíduos comprometidos.

#outubrorosa 06/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVEU AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E A IMPORTÂNCIA DO OUTUBRO ROSA.

A Secretaria de Saúde de Santana do Cariri promoveu uma série de ações em alusão ao Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município participaram ativamente dessa iniciativa, oferecendo informações, palestras e orientações sobre a prevenção do câncer de mama.

Uma das principais ações realizadas pela Secretaria de Saúde foi a disponibilização de exames de mamografia na policlínica. Pacientes de Santana do Cariri tiveram a oportunidade de realizar esse exame fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido.

Essas iniciativas demonstram o compromisso da Secretaria de Saúde de Santana do Cariri em promover a saúde das mulheres e na luta contra o câncer de mama. O Outubro Rosa é um período importante para sensibilizar a população e encorajar a realização de exames de rastreamento, contribuindo assim para a redução dos impactos do câncer de mama na comunidade local.

#SaudeBucal 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZADA CAPACITAÇÃO VOLTADA PARA PROFISSIONAIS DA ODONTOLOGIA DO NOSSO MUNICIPIO.

No último dia 30 de outubro, a cidade de Santana do Cariri testemunhou um evento significativo no campo da odontologia. Em parceria com a Capacita Odonto, foi realizada uma capacitação voltada para profissionais dedicados ao bem-estar da comunidade. O tema central, "Atualização Profissional para uma Odontologia Humanizada," revelou-se uma oportunidade única de aprimoramento para todos os participantes.

A palestra inspiradora ministrada pela renomada Dra. Janini Rosas trouxe perspectivas valiosas sobre como a odontologia pode se tornar mais centrada nas necessidades humanas. Com vasta experiência e um profundo comprometimento com a qualidade dos serviços de saúde bucal, a Dra. Janini Rosas compartilhou percepções e práticas inovadoras que podem ser aplicadas no atendimento aos pacientes.

Além da rica troca de conhecimentos, o evento foi enriquecido por uma bela apresentação cultural, celebrando a diversidade e a união da comunidade odontológica de Santana do Cariri.

Essa capacitação representa um marco importante no esforço contínuo de proporcionar atendimentos de qualidade à população local. Os participantes demonstraram um comprometimento exemplar em aprimorar suas habilidades e oferecer cuidados odontológicos humanizados, centrados nas necessidades e no bem-estar dos pacientes.

Agradecemos a todos os envolvidos por fazerem deste evento um sucesso e por reafirmarem o compromisso com a saúde bucal da nossa comunidade. A capacitação em Odontologia Humanizada é mais do que um simples treinamento; é um passo vital em direção a um atendimento odontológico mais empático, eficaz e centrado no ser humano, e Santana do Cariri está no caminho certo para alcançar esse objetivo.

#levandomaissaude 12/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O QUARTO DESTINO DO PROJETO LEVANDO MAIS SAÚDE FOI NO SÍTIO LÍRIO

O Quarto Destino do Projeto Levando Mais Saúde foi no Sítio Lírio

No último dia 10 de outubro, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, tiveram alegria de realizar mais um atendimento Projeto Levando Mais Saúde.

Esse já é o quarto atendimento do projeto que tem como objetivo está levando os serviços de saúde às comunidades mais remotas do município. Os atendimentos aconteceram na Associação dos Moradores do Sítio Lírio, localizado na área do sítio Guritiba. O momento também contou com a presença do Prefeito Samuel Cidade Werton e secretários municipais.

Os serviços ofertados na ação de hoje, foram: Atendimento Médico; Atividades funcionais; Teste de Glicemia; Aferição de PA; Distribuição de Hipoclorito com orientações; Peso do Bolsa Família; Atualização de caderneta de vacina de todas as faixas etárias; Distribuição de medicações sob prescrição médica; Orientações odontológicas; Vacinação antirrábica; Orientações sobre Doenças de chagas, leishmaniose e Dengue; Prevenção de acidentes com animais peçonhentos; Orientações sobre os Serviços Socioassistenciais; Encaminhamentos para Emissão de 2ª Via de Documentação; Atendimento/ Acolhimento; Encaminhamento BPC; Panfletagem do CRAS e Sala Lilás; Ações do Criança Feliz; Pintura de Rosto; Atividades funcionais e Encaminhamento da Carteira do Idoso.

Foi uma oportunidade para a população local receber atendimentos e orientações importantes para a sua saúde e bem-estar. Se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações, entre em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Estamos aqui para cuidar de você e garantir que todos tenham acesso eficaz aos serviços de saúde.

É a Gestão Orgulho de Ser Santanense reforçando o seu compromisso com a saúde, assistência social e o desenvolvimento do nosso município.

#Vacina 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA É NOTA 10 NO PREVINE BRASIL!

Com muito orgulho, compartilhamos uma grande conquista! Santana do Cariri alcançou uma classificação espetacular no Indicador Sintético Final Previne Brasil (Q3).

Nosso município brilhou e recebeu a incrível nota 10 neste indicador, colocando-a em primeiro lugar do ranking da 20ª Região da ADS Crato. Esse é um reflexo direto de nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos santanenses.

Essa conquista é resultado de muito trabalho e dedicação para melhorar a qualidade dos serviços de saúde em Santana do Cariri. Os resultados falam por si, com nosso índice evoluindo de 7,91 em 2021, para 9,25 em 2022 e, finalmente, atingindo a nota 10 em 2023.

Além disso, nosso esforço conjunto nos levou de uma posição anterior de 89º lugar no ranking estadual para 5º posição. Isso é resultado do comprometimento de nossa gestão, de nossos profissionais de saúde e da dedicação de todos os envolvidos.

Estamos orgulhosos de nosso progresso e continuaremos trabalhando para manter Santana do Cariri no topo em termos de atendimento à saúde. Parabéns a todos os que tornaram isso possível.

#orgulhodesersantanense 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE OFICINA SOBRE INTRODUÇÃO ALIMENTAR ATRAVÉS DO MÉTODO BLW (BABY-LED WEANING)
#Vacina 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA "D" DE VACINAÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI E amanhã dia 7 de outubro, acontecerá mais um Dia "D" da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos.
#outubrorosa 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri está presente no Outubro Rosa, trazendo uma programação repleta de conscientização, apoio e amor.
#setembroamarelo 30/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AÇÕES VOLTADAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO, APOIO EMOCIONAL E INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

Durante o mês de setembro, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através das secretarias de Educação e Assistência Social, promoveu uma série de palestras e atividades nas escolas municipais, como parte das ações voltadas para a conscientização, apoio emocional e informação sobre saúde mental na prevenção ao suicídio, tema de extrema relevância.

Essas ações tiveram como objetivo não apenas informar, mas também criar um ambiente seguro e acolhedor para nossos alunos, com a temática "A Vida é sobre se amar". Queremos que cada pessoa saiba que não está sozinha, que existem redes de apoio e que é importante pedir ajuda quando necessário.

Agradecemos a todos os envolvidos por tornarem essas atividades possíveis e significativas. Juntos pudemos trazer mais luz para um tema tão delicado, lembrando que a vida é valiosa e merece ser vivida com amor, empatia e solidariedade.

#levandomaissaude 12/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAIS UM DESTINO DO PROJETO LEVANDO MAIS SAÚDE, E DESSA VEZ FOI NO SÍTIO MOCÓS, NO DISTRITO DE ANJINHO.

O próximo destino do Projeto Levando Mais Saúde foi no Sítio Mocós, no Distrito de Anjinho.

Hoje terça-feira dia 12 de setembro, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, realizou atendimentos do Projeto Levando Mais Saúde no Sítio Mocós, Distrito de Anjinho.

Esse já é o terceiro atendimento do projeto que tem como objetivo está levando os serviços de saúde às comunidades mais remotas do município. Os atendimentos aconteceram na Associação Comunitária da localidade.

Os serviços ofertados foram: Atendimento Médico; Exame de prevenção do cólo do útero; Teste de Glicemia; Aferição de PA; Distribuição de Hipoclorito com orientações; Peso do Bolsa Família; Atualização de caderneta de vacina de todas as faixas etárias, Distribuição de medicações sob prescrição médica; Orientações odontológicas; Orientações sobre Doenças de chagas, leishmaniose e Dengue; Orientações sobre os Serviços Socioassistenciais; Encaminhamentos para Emissão de 2º Via de Documentação; Atendimento/Acolhimento; Encaminhamento BPC; Panfletagem do CRAS e Sala Lilás, Ações do Criança Feliz, Pintura de Rosto; Oficina de Reciclagem: Porta Retrato e Encaminhamento da Carteira do Idoso.

Foi uma oportunidade para a população local receber atendimentos e orientações importantes para a sua saúde e bem-estar. Se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações, entre em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Estamos aqui para cuidar de você e garantir que todos tenham acesso eficaz aos serviços de saúde no município.

#agostodourado 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O AGOSTO DOURADO É UM PERÍODO ESPECIAL, DEDICADO A SENSIBILIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA NOSSAS CRIANÇAS

O Agosto Dourado é um período especial, dedicado a sensibilizar sobre a importância da amamentação na vida das nossas crianças.

Durante todo esse mês, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, em parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social, realizaram uma série de atividades que tiveram como foco promover e incentivar o aleitamento materno.

A campanha realizada no município, contou com várias palestras que tinham como temas: Fala sobre a temática Agosto Dourado; Proteger e apoiar as mulheres trabalhadoras que amamenta; Aleitamento Materno e Alimentação Saudável; Posturas para prevenção e desconfortos da gestação à amamentação e ao final entrega de brindes.

O leite materno, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde - OMS, deve ser o alimento exclusivo do recém-nascido até seus seis meses de vida, sendo recomendado a continuação da amamentação até os 2 anos do bebê.

A amamentação é um gesto de amor que traz inúmeros benefícios à saúde tanto do bebê quanto da mãe. Nele se concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Os laços criados durante esse momento são valiosos para toda a família.

#Saúde 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMINHADA ECOLÓGICA CONTRA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA!

Nesta segunda-feira (28), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, em conjunto com o Comitê Gestor Municipal de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, realizaram uma Caminhada Ecológica Contra Dengue, Chikungunya e Zika, na sede no município.

Toda a população santanense foi convidada a participar da caminhada ecológica que teve sua concentração em frente a UBS Luis Gomes Linard, localizada na Rua São Pedro.

A caminhada ecológica foi uma oportunidade de promover a saúde e a conscientização sobre a importância do combate aos vetores que transmitem essas doenças.

Todos juntos fizeram parte dessa ação em prol do nosso município! Juntos, podemos fortalecer as medidas de prevenção e garantir um ambiente mais saudável para todos.

#SaudeBucal 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAIS DE 40 PRÓTESES DENTÁRIAS ENTREGUES A POPULAÇÃO NO DISTRITO DE BREJO GRANDE

Nesta terça-feira (15), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma entrega de próteses dentarias. E desta vez foi na Unidade de Saúde Neutel Daxo, no Distrito do Brejo Grande.

O Prefeito Samuel Cidade e a Secretaria de Saúde, Ana Cristina estiveram presentes durante a distribuição de mais de 40 próteses dentárias, ocorrida na Unidade Básica de Saúde local.

Na ocasião, o Prefeito enfatizou que o investimento na saúde bucal não apenas influencia a estética do sorriso, mas também tem um impacto positivo na saúde geral dos pacientes.

Os senhores Janilson Oliveira e Mauro Pedro, residentes de Brejo Grande, destacaram a importância dessa iniciativa, que se traduz em mais qualidade de vida dos cidadãos de Santana do Cariri.

A gestão municipal segue comprometida em promover uma saúde mais abrangente e melhor qualidade de vida para os santanenses.

#Saúde 14/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZADA IMPORTANTE REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Na manhã de hoje, dia 14, realizamos uma importante reunião do Conselho Municipal de Saúde em Santana do Cariri. O encontro aconteceu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha e abordou pautas essenciais para a nossa comunidade.

Os temas em destaque foram o Fluxograma de Diagnóstico Parasitológico da Doença de Chagas e a Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao segundo quadrimestre de 2023.

A gestão Orgulho de Ser Santanense reafirma seu compromisso com a saúde e o desenvolvimento de nosso município.

#levandomaissaude 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O SEGUNDO ATENDIMENTO DO PROJETO LEVANDO MAIS SAÚDE FOI NA SERRA DE SÃO GONÇALO

Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está levando serviços de saúde às comunidades mais remotas e desta vez foi na Serra do São Gonçalo, onde os atendimentos aconteceram na sede da Associação Comunitária dos Agricultores e Agriculturas Familiares da Serra de São Gonçalo. Que foram uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais e outros, estará presente para oferecer atendimentos e orientações essenciais para a saúde. A assistência farmacêutica e o setor de vigilância em saúde do município também estarão envolvidos nas ações.

Os serviços que foram disponibilizados: Atendimento Médico; Entrega de medicamentos sob prescrição médica; Aferição de pressão arterial; Realização de testes de glicemia; Atualização de Cartão Vacinal (crianças, adultos e idosos); Orientações e Prevenção (Saúde bucal); Vacinação antirrábica e Ação de combate às arboviroses.

Na ocasião também se fizeram presente o Prefeito Samuel Cidade Werton, Coordenador da Assistência Básica do Município Kleber Marques, a Secretaria de Governo Robervânia Alves, o Secretário de Assistência Social Adriano Casado, o Secretário de Agricultura Alberto Junior, os Variadores Fernando Maia, Pedro Eduardo e Luciane Soares.

Foi uma oportunidade para a população local receber atendimentos e orientações importantes para a sua saúde e bem-estar, já que está localidade nunca tinha recebido atendimentos deste tipo antes. Se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações, entre em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Estamos aqui para cuidar de você e garantir que todos tenham acesso eficaz aos serviços de saúde no município.

#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 05/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA, 29 DE AGOSTO, FOI PROMOVIDO UM DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE.

Na última terça-feira, 29 de agosto, foi promovido um dia de conscientização e prevenção da Leishmaniose, uma doença que impacta a saúde dos nossos queridos amigos de quatro patas.

A ação aconteceu no Calçadão Municipal e teve como foco oferecer orientações sobre como proteger nossos animais de estimação contra a Leishmaniose. Além disso, foram realizados testes rápidos para detectar possíveis casos da doença em cães e gatos, garantindo a saúde e bem-estar dos nossos pets.

A conscientização é a primeira linha de defesa contra a doença, e a participação ativa da comunidade é fundamental para a prevenção.

#levandomaissaude 04/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO LEVANDO MAIS SAÚDE PARA TODOS OS SANTANENSES!

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou no último mês o Projeto Levando Mais Saúde, que tende de fortalecer as ações de saúde em nosso município.

O projeto visa levar serviços de saúde às comunidades mais distantes por meio de uma equipe composta por profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, assistente social e outros, que oferecerão atendimentos e conduzirão atividades de orientação em saúde.

Neste dia 10 de agosto o Levando Mais Saúde estará na comunidade Serra do São Gonçalo, onde serão disponibilizados vastos serviços como, atendimento médico, entrega de medicamento sob prescrição médica, aferição de pressão arterial, realização de testes de glicemia, atualização do Cartão Vacinal de crianças, adultos e idosos, orientação e prevenção de saúde bucal, vacinação antirrábica e ação de combate às arboviroses.

Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Estamos aqui para cuidar de você e garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde de forma eficiente e eficaz.

#Saúde 02/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO, PROMOVEU UM EVENTO EM ALUSÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR. Foi destinada aos colaboradores do setor administrativo.
#Saúde 28/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO ENCERRAM GRUPO DO PROJETO ACOLHEDOR E INICIAM NOVO GRUPO.

Nesta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação de Santana do Cariri, Tatiana Nayara Lavor e do Coordenador da Assistência Básica do Município, Kleber Marques, enceraram o 4 Grupo do Projeto AcolheDor e iniciaram o 5 Grupo que eles chamam de G4 e G5.

Foi um momento de convívio e troca de experiências entre o pessoal que estava encerrando o Projeto AcolheDor G4 com os novos participantes do G5. O momento aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação de Santana do Cariri, aonde os participantes relataram todas as transformações que ocorreram na vida deles no dia a dia e as mudanças na qualidade de vida. Repassando assim, para os colegas que estão chegando suas experiências positivas com o projeto, enquanto os novatos falaram das suas expectativas.

O Projeto AcolheDor foi criado e iniciado em 2022, ano passado aqui no município de Santana do Cariri e tem como finalidade tratar pessoas com dor lombar crônica, restabelecendo a qualidade de vida das pessoas atendidas. Ou seja, seu objetivo é melhorar e aliviar a dor lombar, além da melhoria física, psicológica, emocional e social para vida desses pacientes.

O Pré-requisitos para participar do projeto: Pessoas com dor lombar crônica e que apresentem encaminhamento médico.

O projeto é desenvolvido nas segundas e quartas-feiras, às 8h, no Centro Especializado em Reabilitação de Santana do Cariri. Então você que se encaixa neste perfil e queira participar do projeto, encaminhe-se até o Centro de Reabilitação para obter mais informações.

A Gestão Orgulho de Ser Santanense segue trabalhando incansavelmente para promover mais saúde e bem-estar aos santanenses.

#Saúde 21/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE O MUNICÍPIO DE SANTANA DO CARIRI ESTÁ AVANÇANDO NA MELHORIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. O município de Santana do Cariri está avançando na melhoria da Atenção Primária à Saúde com a implantação da Equipe Multiprofissional (eMulti).
#Saúde 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JULHO É O MÊS DEDICADO À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO.

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através das Secretarias de Saúde, promoveu na última quarta-feira, 12 de julho, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um evento em alusão ao julho verde e amarelo, mês de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço e as hepatites virais!

Durante o evento, foi realizado uma palestra sobre o rastreamento do câncer de cabeça e pescoço e as hepatites virais. Foram abordados os principais aspectos das doenças e a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Promovemos também uma série de serviços para a população, visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Os serviços disponibilizados foram: Rastreamento do câncer de boca; Orientação de prevenção às hepatites virais; Aferição de pressão arterial; Testes de glicemia; Atividades funcionais; Vigilância em saúde; Vacina de hepatite B; Evidenciação de placa bacteriana.

Já o câncer de cabeça e pescoço são tumores que surgem na tireoide, na boca, na garganta, na laringe, na faringe, na paratireoide, na traqueia e na região sinonasal. A população tem que ficar alerta sobre qualquer mancha branca ou vermelha na boca por mais de 15 dias ou modificação na voz.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. E na maioria das vezes são infecções silenciosas que não apresentam sintomas. Porém, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A participação de todos que estiveram presente nesta ação no Centro de Especialidades Odontológicas, foi fundamental para que juntos possamos reforçar as ações de combate, prevenção e controle dessas doenças.

Reforçamos o nosso compromisso em promover a saúde e o bem-estar da população de Santana do Cariri.

#Festa 12/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZADA REUNIÃO DE ALINHAMENTO DO PLANO OPERATIVO DA FESTA DE NOSSA SENHORA SANTANA 2023!

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação da ADS Crato, realizou uma importante reunião na manhã do último dia 10 de julho, para alinhar o plano operativo da Festa de Nossa Senhora Santana!

Estiveram presentes no encontro membros do secretariado, direção do hospital municipal, representantes da guarda municipal e do setor de vigilância em saúde do município, todos comprometidos em garantir o sucesso e a segurança do evento.

A união de esforços e a coordenação integrada serão fundamentais para que a festa transcorra de forma tranquila, proporcionando momentos de fé, devoção e alegria para todos os santanenses.

#levandomaissaude 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE LANÇAMENTO DO PROJETO LEVANDO MAIS SAÚDE.

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança o Projeto Levando Mais Saúde, que visa fortalecer as ações de saúde em nosso município.

O projeto levará serviços de saúde às comunidades mais distantes, através de uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, assistente social e outros, que irão ofertar atendimentos e conduzir atividades de orientação e saúde. As ações também contarão com a participação da assistência farmacêutica e do setor de vigilância em saúde do município.

Neste primeiro momento, a ação será realizada no povoado São Gonçalo (Distrito de Anjinhos), amanhã dia 4 de julho, a partir das 9h. Será uma oportunidade para a população local receber atendimentos e orientações importantes para a sua saúde e bem-estar.

Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Estamos aqui para cuidar de você e garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde de forma eficiente.

#imunização 27/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA "D" DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS.

Nesta terça-feira (27), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma Dia "D" de Vacinação Antirrábica para cães e gatos das 8h às 12h, na Praça do Calçadão da cidade.

A campanha realizou a vacinação em mais de 187 cães e 34 gatos, e contou também com a distribuição de revista educativas. Foi um momento para que seus donos protejam seus animais de estimação, garantindo sua imunização contra a raiva!

A equipe do Controle de Endemias do nosso município continuará a campanha nos sítios e distritos do nosso município. Fique ligado nas redes sociais da Gestão Municipal, para acompanhar o dia e a hora que a campanha de vacinação antirrábica está acontecendo aí, na sua localidade!

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades e anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação. A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

Seguimos trabalhando incansavelmente para promover a saúde e o bem-estar de todos os santanenses e seus pets.

#conferênciasaúde 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JUNTO DA DELEGAÇÃO ESCOLHIDA PARTICIPA DA I CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE - CARIRI

Nesta terça-feira (23), a Secretaria de Saúde Municipal Ana Cristina, juntamente com a Delegação escolhida na 10ª Conferência Municipal de Saúde de Santana do Cariri, participaram da I CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE - CARIRI que aconteceu no Centro de Convenções do Cariri, na cidade do Crato.

A conferencia contou com representantes de 45 municípios da macrorregião do Cariri. Entre eles profissionais e gestores da Saúde do Cariri, autoridades da região e os demais delegados eleitos nas conferências municipais.

O evento contou com a palestra do Dr. Moacir Tavares Martins Filho, sobre o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia", onde foram apresentados dados históricos sobre o Brasil, enquanto projeto de nação, e a importância de um SUS que promova, além de saúde, equidade.

E finalizando a conferencia, o público foi dividido em grupos, para discussão das propostas. Entre as quais, foram eleitas 160 pessoas delegadas e cinco propostas de cada eixo, que serão enviadas para as discussões na 10ª Conferência Estadual de Saúde.

#Saúde 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PALESTRA SOBRE BULLYING E VIOLÊNCIA NA ESCOLA, REALIZADA NA ESCOLA PAULO RODRIGUES DUARTE, NO DISTRITO DE ARAPORANGA.

Os alunos do curso técnico, Saúde com Agente, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Santana do Cariri, promoveram na última segunda-feira (15) uma Palestra com tema Bullying e Violência na Escola.

A palestra aconteceu na EMEIEF Paulo Rodrigues Duarte, no distrito de Araporanga, e contou com a participação da psicóloga Dra. Maria Luiza, a coordenadora da vigilância epidemiológica de Santana do Cariri, Patrícia do Vale, e dos alunos do curso técnico, Saúde com Agente.

A expressão "bullying" vem do inglês, "bully", agressor, poderoso e intimidador - uma pessoa que usa força ou poder para prejudicar ou intimidar aqueles que são mais fracos - hoje é utilizada para definir atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos contra algum indivíduo ou grupo.

Quando acontece bullying no ambiente escolar, as vítimas têm autoestima afetada, transtornos de atenção e concentração, evasão escolar, baixo rendimento, agressividade e dificuldades de relacionamento social. Além disso, contamina a comunidade escolar com ansiedade e medo.

A realização de momentos como este tem o objetivo de conscientizar e discutir formas de combate ao bullying e à violência nas escolas, promovendo um ambiente seguro e saudável para todos os estudantes e a comunidade escolar.

#diadoenfermeiro 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZADA CAPACITAÇÃO EM FERIDAS E CURATIVOS PARA TÉCNICOS, AUXILIARES DE ENFERMAGEM E ENFERMEIROS.

Nesta última sexta-feira (12) em alusão ao Dia Mundial do Enfermeiro, a Gestão Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma Capacitação em Feridas e Curativos para Técnicos, Auxiliares de Enfermagem e Enfermeiros (as), como parte do programa municipal de Educação Permanente em Saúde, que aconteceu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha.

A capacitação foi um importante momento de aprendizado e aprimoramento para os profissionais de enfermagem do município. E contou com dois momentos onde foram abordados temas relevantes, como Cuidados de Enfermagem para Pacientes com Feridas e Cuidados da Enfermagem em pacientes diabéticos!

O primeiro momento teve como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais da enfermagem do Município de Santana do Cariri, acerca do tratamento de feridas e curativos e foi ministrado pela Enfermeira Marisângela Costa.

No segundo momento foram abordados os Cuidados de Enfermagem em Pacientes Diabéticos, que teve como objetivo avaliação e manejo de pacientes diabéticos no contexto dermatológico, ministrado pela Enfermeira Ana Beatriz Linad de Carvalho.

Parabenizamos a todos os participantes pela dedicação e empenho demonstrados durante o evento. A Gestão Municipal reafirma seu compromisso com a capacitação contínua dos profissionais de saúde, visando aprimorar cada vez mais os serviços oferecidos à população.

#emendaparasaúde 03/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITO SAMUEL JUNTO AO DEPUTADO IDILVAN ALENCAR ANUNCIARAM 1,4 MILHÃO EM EMENDAS PARLAMENTARES PARA O MUNICÍPIO.

O Prefeito Samuel Cidade, recebeu na manhã da última sexta-feira (28) a visita do Deputado Federal Idilvan Alencar, onde foi anunciado emendas parlamentares de 1,4 milhão para o município. O anúncio foi feito pelo Deputado e o Prefeito Samuel em visita ao distrito do Brejo Grande e Sítio Guritiba.

O montante de R$ 1 milhão será destinado às reformas de algumas unidades de saúde do município, entre elas as das localidades de Anjinhos, Brejo Grande, Sítio Latão de Baixo, Sítio Latão, Sítio Guritiba. Ainda serão contemplados três anexos no Bairro Inhumas e Pontal da Santa Cruz.

Já R$ 400 mil serão destinados para a construção de uma passagem molhada para escoamento do rio que fica nas proximidades do distrito de Brejo Grande, que há muitos anos é um grande anseio da população.

A Gestão Orgulho de Ser Santanense agradece o apoio do Deputado Federal Idilvan Alencar por alocar esses recursos em nosso município. Certamente esses investimentos trarão um grande desenvolvimento ao nosso município!

#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 27/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE COM AGENTE. MANHÃ DE QUARTA-FEIRA COM MOBILIZAÇÃO DE LIMPEZA E ORIENTAÇÃO DAS ARBOVIROSES NO DOM LEME

Na manhã desta quarta-feira (26/04), os alunos do curso técnico saúde com agente juntamente com a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Esporte realizaram o evento "Mobilização de limpeza e orientação das arboviroses" no Distrito de Dom Leme, em Santana do Cariri. Os profissionais envolvidos na ação foram: ACE, ACS, Vigilância Sanitária, profissionais da UBS, professores e alunos da escola EMEIF José Jucá de Sousa Castro.

Foi realizada uma caminhada educativa pelas ruas conscientizando a população no combate à dengue e as arboviroses. Além da preservação do meio ambiente!

Durante a caminhada foram feitas panfletagem e adesivação educativa: O Perigo Pode Estar Camuflado. Todos Contra O Mosquito! E na sequência foram realizados multirões de limpeza, recolhendo o lixo que estava pelas ruas e terrenos.

A população também pode colaborar no combate efetivo para reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, basta manter os reservatórios de água fechados, além de não deixar objetos que possam acumular água na área externa de casa.

É um trabalho que tem que ser feito em parceria com a comunidade, pois só assim conseguiremos evitar a propagação e proliferação do mosquito que causa estas doenças.

E lembre-se, quando o assunto é saúde, todo mundo cuida de todo mundo.

#Saúde 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (19), ALUNOS DO CURSO TÉCNICO SAÚDE COM AGENTE REALIZARAM UM ENCONTRO COM HIPERTENSOS E DIABÉTICO

Na última quarta-feira (19), os alunos do curso técnico Saúde com Agente realizaram um encontro sobre a importância da prevenção, cuidado e tratamento da hipertensão arterial e diabetes.

O evento aconteceu na UBS Luis Gomes Linard e contou com a presença de diversos profissionais da área de saúde, que ministraram palestras sobre o assunto. Além das palestras, o encontro também ofereceu serviços importantes para a população, como a aferição da pressão arterial e testes de glicemia.

A realização do evento demonstrou a importância da conscientização e prevenção dessas doenças crônicas, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, contribuindo para promover uma vida mais saudável para os santanenses.

#Saúde 24/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE REFORMADA ENTREGUE NO DISTRITO DE DOM LEME.

O Prefeito Samuel Cidade Werton reinaugurou nesta quarta-feira (19), a Unidade de Saúde Mini Maternidade Rosa Siqueira Coelho, no distrito de Dom Leme em Santana do Cariri.

O mesmo passou por uma reforma completa trazendo modernas instalações, ampliação do espaço, trazendo mais conforto e qualidade de atendimento para a população.

Tivemos apresentação da Banda de Música Municipal - Francisco Paulo de Araújo, apresentação do grupo de Flauta Doce. Que veio abrilhantar ainda mais a noite!

A cerimônia contou com a presença dos secretários municipais, Enfermeira Vanessa - Coordenadora da Unidade de Saúde Mini Maternidade Rosa Siqueira Coelho, Kleber Marques - Coordenador da Atenção Básica do município, Dr. Diogo - Diretor do Hospital e Maternidade Senhora Santana, os vereadores, e as demais autoridades e população que se fez presente. A gestão municipal agradece!

Em breve, o posto de saúde também funcionará à noite, proporcionando mais comodidade e acesso aos serviços de saúde para a população. A gestão orgulho de ser santanense continua trabalhando dia e noite para levar saúde de qualidade para o santanense.

Santana do Cariri tem avançado cada vez mais na área da saúde com reformas dos Postos de Saúde, é por essas e outras conquistas para o nosso município, que essa é a gestão que nos torna cada vez mais Orgulhosos de Ser Santanense.

#CausaAutista 24/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIADA A I SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO, CONFIRA A PRAGRAMAÇÃO.

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio das Secretarias Municipal de Saúde, educação e assistência social, realizará de 24 a 28 de Abril a I Semana Municipal de Conscientização do Autismo.

Durante a semana acontecerão palestras, rodas de conversa, formação, visita técnica, caminhada azul e entrevistas.

Veja a programação a seguir:

No dia 24/04 no auditório do Polo de Convivência acontecerá o ciclo de palestras com a Psicóloga Dra. Maria Luiza, com o tema "A importância do processo terapêutico."

Com a nutricionista Dra. Camila Caetano que abordará as Perpectivas da Nutrição no Autismo.

Ainda no dia 24 haverá visita técnica às escolas, com a Sensibilização dos núcleos gestores para o processo de Triagem de pacientes neuroatipícos.

No dia 25/04 haverá formação técnica para os profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, com Grupo de Estudo e Aplicação em Pesquisa de Avaliação Motora da Universidade Regional do Cariri.

No dia 26/04, roda de conversa a partir das 17h no anfiteatro do CRAS Raimundo Lopes da Cruz.

Conhecer para Incluir com o

Psicopedagogo José Soares, a Advogada Ana Karinne, a Dra. Maria Santos Psicóloga e a Nutricionista Dra. Camila Caetano.

Dia 28/04 haverá a Caminhada Azul a partir das 08h com concentração na praça Tereza Cabral e encerramento na Praça do Calçadão com contação de histórias e brincadeira contada com a professora Otília.

E finalizando a semana no dia 28/04 o Psicopedagogo José Soares e a Psicóloga Dra. Francisca darão entrevista a rádio Vale do Buriti no programa Viva Mulher.

As ações serão realizadas em alusão a campanha Abril Azul, mês utilizado para reforçar o combate ao preconceito e promover maior inclusão e conhecimento sobre o Autismo.

#Saúde 11/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE, PROMOVEU PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO NO PRÉ-NATAL PARA GESTANTES DO MUNICÍPIO

No último dia 05 de abril, a Gestão Municipal, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra sobre a importância da imunização no pré-natal, ministrada pela Técnica de Enfermagem Aline, para as gestantes em acompanhamento do Pré-Natal atendidas na Unidade Básica de Saúde Luís Gomes Linard.

Durante a palestra, as gestantes foram orientadas sobre a importância da imunização para prevenir diversas doenças, tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê. A técnica de enfermagem também esclareceu dúvidas e reforçou a importância do acompanhamento médico durante a gestação.

Então, você gestante não esqueça que a realização do pré-natal representa um papel fundamental na prevenção ou na detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde.

Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Parabenizamos a equipe da Unidade Básica de Saúde pela iniciativa e comprometimento em promover a saúde de todas as gestantes que frequentam a unidade!

#SaudeBucal 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL JOSÉ GOMES BRASIL RECEBEM VISITA DA DRA. IWNA MARLI PARA APRENDER SOBRE SAÚDE BUCAL.

Tivemos um início de abril especial!

A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, através do Programa Saúde na Escola, promoveu a visita da Dra. Iwna Marli, uma odontóloga que de forma lúdica e interativa ensinou às crianças noções sobre saúde bucal aos estudantes da Educação Infantil da Escola José Gomes Brasil, no Distrito Pontal da Santa Cruz em Santana do Cariri.

A Dra. Iwna Marli agradeceu a gestão Orgulho de ser Santanense por proporcionar e incentivar momentos como esse à população santanense!

Agradecemos à Dra. Iwna pelo carinho e atenção dedicados à nossa população, seja no consultório do PSF ou nas salas de aula com nossos alunos.

Cuidar da saúde bucal desde cedo é ajudar as crianças a sorrir mais. Afinal, elas são o reflexo do cuidado e amor que recebem.

É importante lembrar que a saúde começa pela boca!

#CEO 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MAIS SANTANENSES SORRINDO! NESSA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (29) FORAM ENTREGUES MAIS 43 PRÓTESES DENTARIAS NO CEO.

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, realizou ontem (29) mais uma entrega de próteses dentarias, ao todo foram entregues 43 próteses (superior e inferior) a população santanense.

A ação aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO.

Os santanenses receberam suas próteses e saíram com um novo sorriso, trazendo mais saúde, autoestima e alegria a cada beneficiado.

Essa ação é resultado da Política Pública que vem sendo desenvolvida e intensificada nesses últimos três anos no município. E logo essa ação será novamente estendida aos distritos e zona rural!

Caso você também necessite de uma prótese dentária, procure o PSF mais próximo para receber o atendimento e encaminhamento necessário para o Centro de Especialidades Odontológicas, onde poderá receber o tratamento adequado.

A saúde bucal é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos santanenses.

#marçolilás 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (21), MULHERES SANTANENSES PARTICIPARAM DA CAMPANHA DO MARÇO LILÁS NA POLICLÍNICA DO CRATO.

Nessa última terça-feira (21), 15 mulheres Santanenses participaram da campanha do Março Lilás (Prevenção do Câncer do Colo do Útero e de Mama) na Policlínica Aderson Tavares Bezerra, através da Secretaria de Saúde de Santana do Cariri.

O evento ocorreu de início na sala de espera, com o acolhimento das mulheres santanenses e da cidade de Farias Brito por Dra. Debora Alencar - Enfermeira, Dra. Ana Thaise Linard - Farmacêutica, Dra. Lara Alecrim - Psicóloga, Dra. Apoliana Mendes - Fonoaudióloga, Dra. Daniele Santiago - Fisioterapeuta e Massagem Ventosa com Ceiça Sobreira - Prof.ª de Dança - Momento Funcional. Teve a apresentação da campanha e a grande importância das mulheres fazerem parte desse momento, realizando os exames para prevenção câncer de colo de útero.

Na sequência as mulheres realizaram seus exames de USG Transvaginal com a Dra. Raylla Maria Moreira (medica ultrassonografista) e Mamografia (rastreamento) com a Dra. Amanda Martins (medica radiologista). Exames estes já pré-agendados na regulação do seu município.

O objetivo da campanha é despertar nas mulheres a importancia da prevenção desta doença, incentivando a realização do exame papanicolau regularmente (no mínimo a cada três anos) para aquelas em idade fértil e a partir de 25 anos, é gratuito em qualquer Unidade Básica de Saúde.

O momento ainda contou com música ao vivo, realização de testes rápidos de HIV, massagens, ventosa terapia, momento de dança, lanche, sorteios de brindes e entrega de lembrancinhas. Foi um momento maravilhoso onde, através de muita alegria e diversão, se compartilhou a grande importância da campanha do Março Lilás para as mulheres. Cuidando de vocês mulheres e apoiando o combate ao câncer de colo de útero!

A campanha teve início no dia 14 deste mês e terá seu encerramento no dia 28 de março.

#Saúde 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE SAÚDE MARIA ZILMAR CIDADE NUVENS, FOI INAUUGURADO NESSA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA.

O Prefeito Samuel Cidade entregou na noite dessa última sexta-feira (17), o Centro de Saúde Maria Zilmar Cidade Nuvens, o mesmo passou por uma reforma completa onde teve o espaço ampliado, trazendo mais conforto e qualidade de atendimento para a população que necessita de atendimento de saúde na sede.

Esteve presente na cerimônia a filha da homenageada, vice-prefeito e secretários.

Em breve, o posto de saúde também funcionará à noite, proporcionando mais comodidade e acesso aos serviços de saúde para a população.

Além disso, estamos trabalhando para reativar a área odontológica, para oferecer um atendimento ainda mais completo e qualificado. A gestão orgulho de ser santanense continua trabalhando dia e noite para levar saúde de qualidade para o santanense.

Santana do Cariri tem avançado cada vez mais na área da saúde com reformas dos Postos de Saúde, é por essas e outras conquistas para o nosso município, que essa é a gestão que nos torna cada vez mais Orgulhosos de Ser Santanense.

#conferênciasaúde 17/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI PROMOVE A 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

Nesta quarta-feira (15) foi realizado a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Santana do Cariri, com o tema: "Garantir Direitos, Defender o SUS, a Vida e a Democracia-Amanhã vai ser outro dia". O evento foi realizado no Ginásio Municipal Pedro Onofre Cidade.

Santana do Cariri assim como os demais municípios de todo país têm realizado suas conferências municipais preparatórias, elegendo, delegados e elencando propostas que serão destinadas para as etapas estaduais e nacional.

O município santanense realizou sua conferência para toda população e com a presença de 26 delegados presentes, escolhidos na Pré-Conferência, realizada de 6 a 8 deste mês, nas localidades de Araporanga, Anjinhos, Brejo Grande, Dom Leme, Guritiba, Latão, Sede-Centro de Saúde e Sede-Luiz Gomes Linard do município.

As propostas aprovadas serão encaminhadas para a conferência regional

Eixo 1 9 propostas.

Eixo 2 4 propostas apresentadas.

Eixo 3 6 propostas.

Eixo 4 5 propostas.

Foram escolhidos entre os 26 delegados presentes.

8 delegados e 8 suplentes

Sendo 2 de gestão, 2 prestadores e 4 de usuários. Que foram:

Representantes do Governo

Delegados: Adriano Casado e Henrique Duarte

Suplentes: George Nuvem e Marcos Antônio

Representantes dos profissionais de saúde

Delegados: Tatiana Nayara Lavor, Diogo José Nogueira Rodrigues

Suplentes: Kleber Marcos da Silva e Amora Dias de Meneses

Representantes dos usuários

Delegados: Jose Macário de Lima, Victor Kayacc Ferreira dos Santos, Davidson Linard Moreira, Édina da Silva bezerra

Suplentes: Luana Martins, Antônia Maria de Sousa, Maria Celma, Cicera de Lima Sousa.

Estão eleitos os delegados e suplentes que compareceram à Conferência Regional de Saúde.

A Conferência é mais um ensejo de debater e planejar políticas públicas de saúde de forma igualitária e dinâmica.

Confiamos que as propostas aprovadas nessa etapa municipal se solidifique como uma fonte importante para as discussões nas etapas estadual e nacional.

#conferênciasaúde 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FOI REALIZADO NESTA SEMANA A 10ª PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

Nessa ultima segunda-feira (06) aconteceu no polo de convivência, a 10º Conferencia Municipal de Saúde de Santana do Cariri.

O objetivo da conferência é debater e propor diretrizes para a melhoria da saúde em nosso município, por meio da participação de representantes da sociedade civil, profissionais da área da saúde e gestores públicos.

A pré-conferencia aconteceu na sede com os dois postos, distritos de Araporanga, Anjinhos, Brejo Grande, Dom Leme, Guritiba e Latão.

Foi apresentado para os presentes um panorama da saúde com os eixos "Brasil que temos" e "Brasil que queremos", onde foi analisado o aumento contingente de pessoas em situação de pobreza extrema, em situação de rua, fome, insegurança alimentar, da inflação dos preços dos alimentos, do desemprego e a falta de moradia e agravamento da desigualdade, do desfinanciamento da saúde política e do desmonte da atenção básica.

Ausência de estratégias para implementação da política nacional da vigilância.

E foi discutido soluções de como pode ser melhorados dentro do "Brasil que queremos", onde o Brasil necessita de um amplo processo de reconstrução nacional da perspectiva de construir um "amanhã" com a garantia de direitos, com o SUS fortalecido o respeito à vida e à democracia e a institucionalidade definida constitucionalmente.

#SaudeBucal 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 70 NOVAS PROTESES ENTREGUES A POPULAÇÃO EM ARAPORANGA.

Hoje (02) a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri realizou a entrega de próteses dentárias no distrito de Araporanga.

Com muito orgulho e sorrisos, entregamos mais de 70 próteses dentárias a população Santanense.

Seguimos trabalhando com compromisso e dedicação para levar mais saúde a todos Santanenses.

#carnavaldasaúde 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BLOQUINHO DA SAÚDE!

A Prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretária de Saúde, promoveu nessa quarta-feira (15) no Calçadão, o Carnaval da Saúde.

Uma equipe de profissionais esteve presente fazendo o reforço da vacinação de adolescentes e adultos, dando dicas e orientações de cuidados preventivos, houve também distribuição de kits de higiene bucal, espaço para escovar, brinquedos para a criançada e muito mais.

Além disso, contamos com um momento de relaxamento, onde todos que estavam presentes puderam dançar músicas do momento em uma aula pra lá de descontraída com o professor de ritmos, Eduardo Freire.

Carnaval com Saúde, cuide de você e de quem curte o carnaval ao seu lado!

#campanhadecombateahanseníase 19/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JANEIRO ROXO - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À HANSENÍASE.

O Janeiro Roxo é um momento para conscientizar a população sobre a hanseníase.

A hanseníase é uma doença que afeta primariamente a pele e os nervos e é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Embora seja uma das doenças mais antigas da nossa humanidade, ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil, atingindo quase 30 mil pessoas por ano.

Qual a forma de contágio da hanseníase?

-A hanseníase possui formas contagiosas, que são chamadas multibacilares, e não contagiosas, conhecidas como paucibacilares. A transmissão da doença acontece pelo ar, sobretudo em situações de contato próximo. Apesar disso, a maioria da população consegue se defender naturalmente da bactéria, no entanto, cerca de 10% da população não tem esses mecanismos de proteção e, por isso, pode adoecer.

Como é feito o diagnóstico da hanseníase?

-O diagnóstico da hanseníase é essencialmente clínico. Dessa forma, a/o médica/o capacitada/o consegue diagnosticar a doença apenas por meio do exame físico da/o paciente. Embora não seja necessário para o diagnóstico, exames complementares podem ser necessários, como baciloscopia e biópsia de pele.

Como é feito o tratamento da hanseníase?

-O tratamento da hanseníase é feito com antibióticos. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), normalmente nos postos da Atenção Básica.

A hanseníase tem cura?

-É importante que o paciente siga o tratamento de maneira regular até o fim para que se cure de forma definitiva, não permitindo o retorno da doença. Quanto antes o tratamento for iniciado, menor o risco de sequelas.

Fonte:

SBD- Sociedade Brasileira de Dermatologia. Mitos e Verdades.

Se você notar algum sintoma ou sinal na sua pele, compareça a UBS mais próxima pois o município oferece o diagnóstico e tratamento de forma gratuita a toda a população.

Cuidar de você é muito importante.

#Saúde 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CUIDAR DE QUEM CUIDA DA GENTE! DIA DE ATENDIMENTO AOS SERVIDORES DA SAÚDE NO CENTRO DE REABILITAÇÃO.

"Para assumirmos a posição de cuidadores, é indispensável estarmos bem cuidados, ou por nós mesmos, ou também com a ajuda e participação dos que convivem conosco". - Costenaro e Lacerda, 2002.

Pensando nessa premissa, a Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri, através do Centro Especializado em Reabilitação, ofertou nesta primeira semana de janeiro um momento de cuidado para os servidores da referida secretaria, onde os servidores foram atendidos pelos fisioterapeutas do serviço especializado.

A ação será ampliada para os outros setores da secretaria.

A gestão municipal continua empenhada em assegurar saúde e qualidade de vida aos munícipes e servidores do município.

#Saúde 04/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE A PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI RECEBEU NESTA MADRUGADA (30) REFORÇO PARA FROTA DE AMBULÂNCIAS DO MUNICÍPIO.

A Prefeitura de Santana do Cariri através da Secretaria municipal de saúde recebeu no último dia 30, 2 ambulâncias para o reforço da frota do município.

As ambulâncias vão auxiliar no transporte dos pacientes da sede e dos Anjinhos.

Um dos veículos foi adquirido oriundo de recursos do Deputado Estadual Fernando Santana.

Ainda é aguardada a chegada da terceira ambulância, adquirida com recursos próprios e que será destinada ao Distrito de Dom Leme.

Esses equipamentos são muito importantes e necessários. Temos muito orgulho de trazer cada vez mais, melhorias à população Santanense."

#Saúde 03/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVEMBRO AZUL CHEGOU E TRAZ UM IMPORTANTE ALERTA SOBRE O CUIDADO COM A SAÚDE DO HOMEM.

Novembro Azul chegou e traz um importante alerta sobre o cuidado com a saúde do homem.

Durante o mês de combate ao câncer de próstata, a campanha do Novembro Azul tem objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e demais doenças que acometem os homens.

Fique atento às nossas redes sociais, que durante o mês de Novembro a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Saúde, realizará diversas ações para orientação e prevenção do câncer de próstata.

#outubrorosa 18/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTÁ PROMOVENDO AÇÕES EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA.

A prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo atividades de sensibilização do público feminino, quanto a prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero, nas ações incluem palestras, rodas de conversas e atendimentos nas Unidades de Saúde (UBS), exames preventivo, exame clinico das mamas, entrega de panfleto educativos, atendimento odontológico em demanda livre, relacionadas ao Outubro Rosa na sede e na zona rural do município.

#outubrorosa 13/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 03 DE OUTUBRO UMA PALESTRA SOBRE O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA.

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri através da Secretaria de Saúde promoveu no último dia 03 outubro uma palestra sobre o Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama. O conteúdo foi direcionado aos profissionais das unidades básicas de saúde, enfermeiros, médicos, dentistas, auxiliares de saúde bucal e técnicos de enfermagem, em prol da educação permanente em relação aos vários segmentos da detecção do câncer de mama e do colo do útero, além dos segmentos que o município disponibiliza para o fluxo de tratamento dessas pessoas dentro das UBS. Essa campanha visa também incentivar as notificações, a solicitação de mamografias, o preenchimento correto da ficha e as faixas etárias de indicação de exames. Tudo isso de acordo com os protocolos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

#SaúdeDaCriança 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENTES DE ENDEMIAS INICIARAM O PROGRAMA PARA DIAGNOSTICAR E TRATAR TRACOMA NAS CRIANÇAS DE 0 A 10 ANOS.

Agentes de endemias, em parceria com o Programa Saúde na Escola, iniciaram o Programa para diagnosticar e tratar Tracoma nas crianças de 0 a 10 anos do nosso município.

Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Esse micro-organismo é responsável também por outros quadros infecciosos, como a conjuntivite de inclusão e algumas infecções sexualmente transmissíveis.

A transmissão pode ocorrer sempre que houver lesões ativas na conjuntiva pelo contato direto entre as pessoas, ou por contato indireto com mãos ou objetos contaminados.

Crianças, mesmo as assintomáticas, e os portadores de infecção ativa representam o principal reservatório desta bactéria.

Após o diagnóstico, os enfermeiros da Saúde da Família iniciaram o tratamento adequado. A equipe de Agente de Endemias fará busca ativa dos familiares para que também possam receber o tratamento.

#agostodourado 19/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENCERRAMENTO DO AGOSTO DOURADO REUNE SECRETARIAS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO COM MÃES DO MUNICÍPIO. A Prefeitura de Santana do Cariri, em parceria com a Secretaria de Saúde e Assistência Social promoveu nesta quarta-feira (17/08) o encerramento do Agosto Dourado.
#agostodourado 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI PROMOVE AGOSTO DOURADO E AÇÕES DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO.

A Prefeitura de Santana do Cariri deu início a Campanha Agosto Dourado, com uma série de ações de incentivo ao aleitamento materno.

As Unidades de Saúde (UBS) estão com suas equipes fazendo um trabalho de informação e atividades para a conscientização da amamentação como alimento exclusivo do bebê até os seis meses de idade e como complemento para crianças de até dois anos ou mais.

A campanha tem o objetivo informar as pessoas sobre a importância da amamentação para uma melhora da saúde coletiva tanto da mãe, quanto da criança.

#Vacina 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI INICIA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 DE CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS.

A Prefeitura de Santana do Cariri por meio da Secretaria de Saúde iniciou nessa terça-feira (02) a 1° dose da vacinação de crianças de 3 a 4 anos.

É preciso que os pais ou responsáveis façam o cadastro na plataforma Saúde Digital, não é necessário o agendamento.

Todas as terças e quartas no Hotel Escola João Rodrigues Ferreira de 8h30 às 12h de 13h às 15h

Todas as quartas-feiras, nos PSFs das 08:30h às 14h

#infância 03/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUNICÍPIO ADERE AO PROGRAMA PROTEJA DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO À OBESIDADE INFANTIL

O primeiro passo para prevenir a obesidade infantil é a alimentação saudável, além do trabalho intersetorial entre as diversas áreas, como saúde, esporte e educação. Pensando nisso, o Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja).

Nesta segunda-feira (02), representantes de todas as secretarias municipais reuniram-se para articular, a partir de agora, planos e estratégias de execução deste importante programa em nosso município. O trabalho será realizado em diversos equipamentos e setores, desde escolas às Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo maior de prevenir a obesidade em crianças e propor uma alimentação e vida mais saudáveis.

O Proteja

O programa tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças, e destina R$ 90 milhões para fortalecer a implementação de ações efetivas.

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), 7% das crianças brasileiras menores de cinco anos estão com excesso de peso e 3% estão com obesidade. Especificamente na Atenção Primária à Saúde do SUS, em 2020, 15,9% dos menores de 5 anos e 31,7% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade. Considerando todas as crianças brasileiras menores de 10 anos, estima-se que cerca de 6,4 milhões tenham excesso de peso e 3,1 milhões tenham obesidade.

Para enfrentar esse cenário, neste ano, a campanha contra a obesidade infantil do Ministério da Saúde reforça a responsabilidade de todos em cuidar e incentivar crianças a adotar uma alimentação saudável e a praticar atividades físicas.

No Proteja, os eixos são:

Vigilância alimentar e nutricional, promoção da saúde, prevenção do ganho excessivo de peso, diagnóstico precoce e cuidado adequado às crianças, adolescentes e gestantes, no âmbito da Atenção Primária da Saúde;

Promoção da saúde nas escolas, para torná-las espaços que promovam o consumo de alimentos adequados e saudáveis e a prática regular de atividade física;

Educação, comunicação e informação para promover a alimentação saudável e a prática de atividade física para toda a população brasileira, em especial as crianças;

Formação e educação permanente dos profissionais envolvidos no cuidado às crianças;

Articulações intersetoriais e de caráter comunitário que promovam ambientes saudáveis e apoiem a alimentação saudável e a prática de atividade física nas cidades.

#Vacina 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI REALIZA DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E SARAMPO NESTE SÁBADO (30)

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reitera que neste sábado, 30 de abril, será realizado o dia "D" da vacinação contra a gripe e também contra o sarampo. A campanha contra a gripe inclui um novo grupo prioritário: crianças de seis meses a menores de 05 anos. Lembrando que a vacina contra a gripe também atende os idosos acima dos 60 anos e profissionais da saúde.

Já a vacinação contra o sarampo também é destinada para as crianças desta faixa etária (de seis meses a menores de 05 anos). A vacinação acontecerá em todos os PSF´s, das 8h às 14h. Lembre-se de levar o cartão da vacina, cartão do SUS e um documento de identificação com foto e, no caso dos trabalhadores da Saúde, levar também um comprovante do vínculo empregatício.

#SaúdeDaCriança 12/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE IACC PROMOVE "CARAVANA DO BEM" EM SANTANA DO CARIRI NESTA QUARTA (12)

O Instituto de Apoio a Criança com Câncer (IACC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta-feira (12), das 9h às 12h, em Santana do Cariri, a "Caravana do Bem". O projeto consiste em uma manhã de assistência social à população juntamente com consultas de investigação dos sinais e sintomas do câncer infantil.

Além das consultas, também haverá atendimento odontológico como aplicação de flúor, teste de glicemia, aferimento de pressão, brincadeiras recreativas com as crianças e apresentação dos projetos IACC.

O evento é aberto para todo o público infantil e acontecerá na quadra poliesportiva do Pólo de Convivência Pedro Linard Rocha) localizada na Av. Patativa do Assaré, S/N.

Esta é mais uma ação fruto da parceria firmada neste ano, entre o IACC e Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. No mês de março, aconteceu a primeira capacitação sobre os sinais, sintomas e fluxos no diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

#SaudeBucal 07/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA PROMOVE I SAÚDE BUCAL EM FOCO

Em alusão ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaia de Saúde, promoveu o I Saúde Bucal em Foco. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (06), com orientações nutricionais para evitar cáries, escovódromo, distribuição de kits de higiene bucal, prevenção de arboviroses, dentre outros serviços de saúde.

O público-alvo foram alunos da rede municipal de ensino, que além de kits de higiene bucal, também receberam orientações de prevenção e combate contra as arboviroses, em palestra dirigida pelos agentes de endemias do município.

#SaúdeMental 24/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI REALIZA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL

A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Santana do Cariri, aconteceu na última terça-feira (22), e teve como tema "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS". O evento aconteceu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha e reuniu diversos profissionais da área da saúde do município.

A etapa da conferência regional da Região de Saúde de Cariri ocorrerá em em 10 de maio de 2022.

Os delegados eleitos na Conferêcia Municipal de Saúde Mental de Santana do Cariri-CE serão delegadas (os) na Conferência Regional; o município estará sendo representado com a indicação de 4 delegados e 4 suplentes.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Santana do Cariri-CE, teve como objetivos:

I -Propor diretrizes para a Formulação da Política Municipal, Estadual e Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento das ações de Promoção, Prevenção e Proteção à Saúde Mental;

II -Refletir e problematizar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito da formulação da Política Municipal, Estadual e Nacional de Saúde Mental, centrada no direito à Proteção e Prevenção da Saúde, e alicerçada em um SUS público e de qualidade;

III -Definir o papel da Saúde Mental na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS);

IV -Fortalecer o território como espaço fundamental para a implementação da política e das práticas da Saúde Mental;

V -Fortalecer as ações de Saúde Mental;

VI -Fortalecer as políticas intersetoriais para promoção da saúde, redução de riscos/danos, prevenção e controle de agravos e doenças, inclusive as negligenciadas;

VII -Fortalecer a participação social na Saúde Mental;

VIII -Discutir as responsabilidades do Município, Estado e União com a Saúde Mental;

Art. 7º. O tema central da Conferência que orientou as discussões foi: "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS". Ocorreu a formação de grupos de trabalho para discussão dos seguintes subeixos:

I -Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania:

II -Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental:

III -Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade:

IV -Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia:

Por fim,ao término das discussões, s grupos de trabalho traçaram uma série de medidas a nível local e a nível de macrorregião de saúde objetivando assegurar e melhorar a cada dia o atendimento às condições mentais dos munícipes de Santana do Cariri, seja este atendimento a nível local ou nos serviços de referência.

#SaúdeDaCriança 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE FIRMA PARCERIA COM IACC E REALIZA PRIMEIRA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Na manhã desta segunda-feira (21), aconteceu a primeira capacitação sobre os sinais, sintomas e fluxos no diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, realizado pela parceria entre Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto de Apoio a Criança com Câncer- IACC/Barbalha.

O momento teve como objetivo principal capacitar os profissionais de saúde da Atenção Básica para serem capazes de identificar sinais de alerta nas crianças do município e encaminhá-las o mais breve possível para o serviço especializado. Na ocasião, os profissionais também foram atualizados acerca do processo de encaminhamento dos pacientes, bem como receberam informações sobre a documentação necessária para tais procedimentos.

"Quando recebi a proposta da capacitação, prontamente eu abracei a causa. Eu acredito que a educação permanente contribui muito com a qualidade do trabalho dos servidores e que o diagnóstico precoce salva vidas. Juntas as duas coisas é de grande valia e é algo que eu desejo fazer com frequência", destacou a secretária municipal de Saúde Nara Juliana.

#servidores 18/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITO MUNICIPAL INSTITUI PROJETO DE LEI QUE REAJUSTA PISO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

O prefeito municipal de Santana do Cariri, Samuel Werton, enviou na última quarta-feira (16), à Câmara Municipal de Vereadores, o projeto de lei de Nº 006/2022, de 7 de março de 2022, que garante o reajuste do salário-base dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias para R$ 1.750,00. Além disso, o projeto ainda garante o incentivo mensal para ambas as categorias.

O projeto de lei também inclui o aumento imediato de 15% no salário-base de médicos, dentistas e enfermeiros. Além do aumento, em 6 meses, de mais 15% para estes profissionais.

#CEO 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REINAUGURA CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

A Prefeitura de Santana do Cariri, através da secretaria municipal de Saúde, reinaugurou, nesta quinta-feira (03), o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Crispim Roque de Oliveira. A reforma compreendeu a requalificação das instalações elétricas e hidrossanitárias, ampliação do ambiente de atendimento, além de mais acessibilidade com a adaptação de banheiro para pessoas com deficiência, nova iluminação e nova fachada.

"O Governo Municipal tem uma atenção especial com as unidades de saúde, e estamos mudando a realidade que encontramos, resultando em melhorias para os profissionais e para os pacientes que procuram atendimento. É um compromisso da Prefeitura de Santana do Cariri oferecer um melhor atendimento aos santanenses, com muito mais comodidade", enfatiza o prefeito Municipal, Samuel Werton.

Além das melhorias na estrutura do equipamento, também foram instaladas duas televisões de led, adquiridas novas cadeiras para a recepção, uma geladeira, além da recuperação das cadeiras odontológicas.

O Centro de Especialidades Odontológicas é o principal equipamento de cuidado com a saúde bucal no município, dando suporte às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em um pouco mais de um ano, foram intensificados serviços como instalação de próteses dentárias, auriculoterapia e reforço na odontopedria.

#Vacina 03/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUNICÍPIO APLICA SEGUNDA DOSE DO PÚBLICO INFANTIL NO DIA 4 DE MARÇO

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta sexta-feira (05/03), vacinação de segunda dose contra a COVID-19, para crianças de 8 a 11 anos que tomaram a 1ª dose no dia 01/02, que são atendidas pelas unidades de saúde do Dom Leme, Guritiba, Brejo Grande, Latão, Araporanga e Anjinhos.

Data do agendamento: 02/03 (quarta-feira) às 15h

Data da vacinação: 04/03 (sexta-feira)

Das 8h30 às 13h

?? Dom Leme - Mini Mat. Rosa Siqueira Coelho

?? Guritiba - UBS José Teles de Morais

?? Brejo Grande - UBS Neutel Daxo de Alencar

?? Latão - UBS

?? Araporanga - Casa de Parto N. Sra. da Saúde

?? Anjinhos - Mini Mat. Maria Rosalina de Sena

É necessário estar acompanhado dos pais ou responsável legal e portar o cartão de vacina.

#UBS 23/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE REALIZA BUSCA ATIVA DE IDOSOS COM HIPERTENSÃO

A equipe de estratégia da saúde da família de Araporanga, realizou nesta semana, visitas a idosos com hipertensão, que ultimamente não compareceram com frequência na Unidade.

Durante as visitas, foram entregues a idosos do distrito e regiões circunvizinhas, as devidas medicações, além da educação em saúde sobre arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zyka e Febre amarela).

"Sabemos das inúmeras dificuldades que o paciente tem para conseguir chegar à unidade. Seja de transporte ou até mesmo por estar com sintomas de saúde que o impeça de comparecer. Então a busca ativa é uma das estratégias que a Secretaria de Saúde, através das nossas equipes de estratégia da saúde da família, está colocando em prática para alcançarmos o máximo de pessoas possíveis", destacou a secretária municipal de Saúde, Nara Juliana.

#Vacina 23/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI JÁ APLICOU PRIMEIRA DOSE EM 83% DAS CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS

A Secretaria Municipal de Saúde, divulgou que, até a manhã desta segunda-feira (21), a cidade já havia aplicado a primeira dose em 1.442 das 1.735 crianças que moram na cidade na faixa etária de 5 a 11 anos; o que corresponde a 83,11%. O município se destaca como o que mais vacinou, de forma proporcional, durante a campanha de imunização do público infantil na Região Metropolina do Cariri.

"Este é um grande ganho para o município, pois quanto mais tempo demora a se vacinar, mais tempo temos para deixarmos circular variantes de cepas, que podem ser mais graves e gerar mais óbitos", alerta a coordenadora de imunização do município, Vânia Werton.

A secretária de Saúde, Nara Juliana, destaca a segurança do imunizante contra a doença. "Apesar de ser uma vacina nova, as pediátricas contra Covid-19, da Pfizer e da CoronaVac, são muito seguras, assim como as fabricadas para jovens e adultos. O Ministério da Saúde possui um calendário extenso de vacinas contra doenças que estão controladas hoje graças aos imunizantes. Se funciona contra elas, por que não funcionaria contra a Covid-19? Não podemos acreditar em notícias falsas. Precisamos seguir os exemplos que já temos, constatar que não há registros de efeitos adversos graves e entender que a melhor maneira de prevenção é se vacinando", ressaltou a secretária.

#parcerias 21/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA PARCERIA COM PROJETO VISÃO TOTAL

A Prefeitura de Santana do Cariri, em parceria com o Projeto Visão Total, realiza entre os dias 22 e 24 de fevereiro a Semana da Saúde Visual.

Serão ofertados diversos exames gratuitos para a população a partir de 7 anos, além do teste do olhinho para crianças até 2 anos de idade.

Os serviços serão realizados na Escola CREI Maria Luiza de Sousa, das 8h às 17h. A documentação necessária para o atendimento é: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

#Vacina 15/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO INFANTIL CHEGA AO PÚBLICO DE 5 ANOS

Em Santana do Cariri, a vacinação infantil contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 14, chegou às crianças de 5 anos completos. A vacinação segue nas acontecendo no Hotel Escola João Rodrigues Ferreira, bem como nos Centros de Saúde (UBS e mini-maternidades) distribuídos pelos distritos e sítios do município, sempre das 8h30 às 15h30, nas segundas, terças e quartas-feiras.

A Secretaria de Saúde pede que, para o ato de vacinação, seja levado cópia do CPF ou o Cartão SUS (caso a criança não tenha, pode utilizar a certidão de nascimento), e o cartão de vacinação. Para as crianças com comorbidades, é exigido um atestado ou laudo médico, original e cópia, que deverá ser apresentado no momento da vacinação.

#CEO 11/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA AMPLIA ENTREGA DE PRÓTESES DENTÁRIAS PARA A ZONA RURAL

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Saúde Bucal, realizou nesta sexta-feira (11/02), a entrega de próteses dentárias para a população do Distrito de Anjinhos. A iniciativa faz parte da ampliação do serviço para as áreas mais afastadas da Sede do município. Foram entregues 51 novas próteses para as pessoas que utilizam dos serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A localidade é a mais distante da Sede, por isso foi o primeiro dos quatro distritos do município contemplado com a instalação de próteses. A ideia é extender o serviço para os sítios e pequenas comunidades.

"Estamos felizes por estar assegurando mais saúde bucal e autoestima para os pacientes. Nos próximos meses, alcançaremos mais localidades contempladas e, sem dúvida, a tendência é ampliarmos ainda mais. É com trabalho firme que estamos fazendo de Santana do Cariri um exemplo de força e companheirismo com a população", destacou o prefeito municipal, Samuel Cidade Werton.

Para usufruir do serviço, basta o paciente realizar inscrição no Centro de Saúde ou em qualquer Unidade Básica mais próximo que tenha atendimento odontológico. A próxima remessa de próteses será entregue no mês de março.

#Vacina 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUNICÍPIO AMPLIA VACINAÇÃO INFANTIL PARA FAIXA ETÁRIA A PARTIR DE 6 ANOS

A Secretaria da Saúde de Santana do Cariri ampliou a faixa etária infantil da vacinação contra a Covid-19. As crianças, de 6 anos acima, já podem ser vacinadas.

O agendamento na plataforma Saúde Digital abriu a partir das 16 horas, na última sexta-feira (4).

Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS, caderneta de vacinação infantil, comprovante de residência e documento de identificação dos pais.

Confira data, local e horários:

Data: 8 de fevereiro, terça-feira

Horário: das 8h30 às 11h40 e das 13h às 15h.

Local:

Hotel Escola João Rodrigues Ferreira

#Vacina 28/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE ABRE NOVO AGENDAMENTO PARA VACINAÇÃO INFANTIL

A Secretaria de Saúde de Santana do Cariri abre agendamento da vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 8 anos ou mais.

O agendamento será aberto na plataforma Saúde Digital, neste dia 28 de janeiro, para duas faixas etárias diferentes, sendo:

Crianças com 9 anos ou mais:
- AGENDAMENTO: Quinta-feira, dia 28/01, a partir das 10h

- VACINAÇÃO: Segunda-feira, dia 31/01, das 8h30 às 11h40 e 13h às 15h.

Crianças com 8 anos ou mais:
- AGENDAMENTO: Quinta-feira, dia 28/01, a partir das 17h

- VACINAÇÃO: Terça-feira, dia 01/02, das 8h30 às 11h40 e 13h às 15h.

Local: Hotel Escola João Rodrigues Ferreira

É necessário estar acompanhado dos pais ou responsável legal e portar o cartão de vacina.

#Vacina 24/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA ABRE AGENDAMENTO PARA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar a aplicação da 1ª dose de vacina contra COVID19 das crianças de 10 e 11 anos. A vacinação será nos dias 25 e 26 de janeiro. Ao todo, serão disponibilizadas 260 vagas distribuídas para a Sede, sítios e distritos do município. O agendamento na Plataforma Saúde Digital será liberado nesta segunda-feira (24). É necessário estar acompanhado dos pais ou responsável legal e portar o cartão de vacina.

Confira as datas, horários e locais de aplicação:

SEDE:

Dia 25/01 (terça-feira)

? Das 8h30 às 11h40 e 13h às 15h.

?? Hotel Escola João Rodrigues Ferreira

SÍTIOS E DISTRITOS:

Dia 26/01 (quarta-feira):

? Das 8h30 às 12h

?? Distrito do Dom Leme - Mini Mat. Rosa Siqueira Coelho

?? Sítio Guritiba - UBS José Teles de Morais

?? Distrito de Brejo Grande - UBS Neutel Daxo de Alencar

?? Sítio Latão - UBS

?? Distrito de Araporanga - Casa de Parto N. Sra. da Saúde

#SaudeBucal 24/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÃO DE SAÚDE BUCAL DURANTE VACINAÇÃO INFANTIL

Durante a campanha de vacinação infantil contra COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri, através da Coordenação de Saúde Bucal, aproveitou o momento de imunização desta segunda-feira (24/01), para orientar os pais e responsáveis sobre a importância de cuidar da saúde bucal já na infância. Além disso, também foi realizada a avaliação e aplicação de flúor nos pequenos vacinados.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal do município, Khomeini Barreira, "a intenção é lembrar o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal, pois isso pode influenciar na capacidade de realizar atividades diversas, como estudar, além de melhorar a autoestima e confiança durante o crescimento".

Ainda segundo Khomeini, é também uma oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais, principalmente neste tempo de pandemia. Graças a ações como esta, a realidade das pessoas em relação a saúde bucal pode mudar bastante, tudo através da conscientização como ferramenta importante.

#covid19 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENTES DE ENDEMIAS REALIZAM DESINFECÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS CONTRA COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos agentes de combate a endemias, realizou, na última quinta-feira (20), a desinfecção de espaços públicos do município. A ação aconteceu no Hospital e Maternidade Senhora Sant´ana, nas praças públicas, na sede da prefeitura e no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha.

Com o aumento dos casos de COVID-19, a secretaria de saúde, por meio da Vigilância em Saúde, alerta que é momento de manter as medidas de prevenção à infecção, como uso adequado de máscaras, distanciamento social, higienização frequente das mãos e isolamento dos infectados, além de completar o ciclo de vacinação.

#Vacina 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI INICIA VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA COVID-19 EM CRIANÇAS DE 11 ANOS

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, dá início à imunização contra a Covid-19, das crianças de 5 a 11 anos. Nesta primeira etapa, foram destinadas 160 doses para crianças de 11 anos, cadastradas no Saúde Digital até o dia 11 de janeiro de 2022.

A imunização aconteceu nos dias 19 e 20 de janeiro, no Hotel Escola, com a presença obrigatória dos pais ou responsáveis no ato da vacinação.

A vacinação deve ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta. O calendário dependerá do envio das doses pelo governo. Atualmente, apenas o imunizante da Pfizer foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação das crianças. A vacina será aplicada em duas doses com intervalos de 21 dias.

#Vacina 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUNICÍPIO APLICA DOSE DE REFORÇO DA VACINA JANSSEN CONTRA A COVID-19, NESTA SEXTA (14)

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar a aplicação da dose de reforço da vacina Janssen contra a Covid-19. A vacinação será neste sábado, dia 8, das 8 às 14 horas, para quem tomou a primeira dose no dia 16 de julho de 2021.

Não será necessário o agendamento na Plataforma Saúde Digital.

Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência.

O local de aplicação será o Hotel Escola João Rodrigues Ferreira (Nova Sede da Secretaria de Saúde).

#Vacina 09/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MUNICÍPIO APLICA DOSE DE REFORÇO DA VACINA JANSSEN CONTRA COVID-19

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar a aplicação da dose de reforço da vacina Janssen contra a Covid-19 para as pessoas que tomaram a primeira dose no dia 14 de julho de 2021. A vacinação será nesta segunda, dia 10, das 8h30 às 12 horas, e das 13h às 15 horas. .

Não será necessário o agendamento na Plataforma Saúde Digital.

Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência.

O local de aplicação será o Hotel Escola João Rodrigues Ferreira (Nova Sede da Secretaria de Saúde).

#CEO 07/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA INICIA REFORMA DO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS CRISPIM ROQUE DE OLIVEIRA

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início na última semana a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Crispim Roque de Oliveira. A ação compreende a requalificação das instalações elétricas e hidrossanitárias, ampliação do ambiente de atendimento, além de mais acessibilidade com a adaptação de banheiro para pessoas com deficiência, nova iluminação e nova fachada.

"O Governo Municipal tem uma atenção especial com as unidades de saúde, e estamos mudando a realidade que encontramos, resultando em melhorias para os profissionais e para os pacientes que procuram atendimento. É um compromisso da Prefeitura de Santana do Cariri oferecer um melhor atendimento aos santanenses, com muito mais comodidade", enfatiza o prefeito Municipal, Samuel Werton.

A Coordenação de Saúde Bucal do município, informa aos pacientes que tiveram suas próteses dentárias instaladas em 2021, que necessitem de algum ajuste, devem realizar o agendamento através da Ouvidoria pelo WhatsApp (88) 9 9688-0234.

#Vacina 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DA JANSSEN TEM INÍCIO NESTA QUARTA-FEIRA, 22, EM SANTANA DO CARIRI

Com a chegada de novas doses do imunizante Janssen, a Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início, nesta quarta-feira, 22, das 8h30 às 14h30, no Hotel Escola João Rodrigues Ferreira, a aplicação da segunda dose, por meio de convocação.

Estão convocados, por meio de lista publicada no site oficial da prefeitura, as pessoas que tomaram a primeira dose no dia 1º de julho de 2021, considerando, claro, o número de doses disponíveis.

Para as pessoas que tomaram a Janssen, é necessário conferir a lista antes de se dirigir ao local de vacinação. A medida que o município receber novas doses, os demais serão convocados.

Não é necessário o agendamento, mas para organizar o atendimento será por ordem de chegada, conforme disponibilidade de doses e, apenas, para as pessoas que constam na lista de convocação. É necessário apresentar documento com foto e cartão de vacinação.

CONFIRA LISTA DE CONVOCADOS:

#Vacina 13/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE 13 A 17 DE DEZEMBRO, SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Para acelerar a ampliação da cobertura vacinal, a Prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, realiza mutirão para primeira e segundas doses atrasadas, bem como para terceira dose contra a Covid-19, entre segunda e sexta-feira (13 e 17/12), das 8h30 às 14h30, no Hotel Escola João Rodrigues Ferreira.

O público para as primeiras e segundas doses em atraso são pessoas com 12 anos ou mais. Já para a terceira dose, serão contemplados santanenses a partir de 18 anos que receberam a segunda dose há mais de 4 meses, mesmo que não tenham sido convocados anteriormente.

O cidadão que foi agendado anteriormente para sua terceira dose e não compareceu à convocação também pode participar desta ação, que não é necessário agendamento, conforme explica Janaina Ângelo, secretária de Saúde de Santana do Cariri.

DOSE ÚNICA DA JANSSEN

O público que recebeu a dose única da marca Janssen não deve participar do "Dia D". A Prefeitura de Santana do Cariri segue com a recomendação do Ministério da Saúde (MS), de aplicar uma segunda dose da mesma marca antes da dose de reforço. Com isso, Santana do Cariri aguarda o envio de novos lotes deste fabricante para dar continuidade ao esquema vacinal do público contemplado.

#Saúde 04/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE HOSPITAL E MATERNIDADE JÁ REALIZOU MAIS DE 60 PEQUENAS CIRURGIAS EM DOIS MESES

O Hospital e Maternidade Senhora Sant'Ana, através da Secretaria Municipal de Saúde atingiu, no último mês de novembro, a marca de mais de 60 pacientes atendidos para a realização de pequenas cirurgias.

A iniciativa, que teve início em setembro deste ano, é um serviço de retiradas de sinais, cistos simples, coletas de amostras para biópsias, dentre outras. Para as pessaos que necessitam deste tipo de atendimento, deve-se procurar o médico do Posto de Saúde da Família - PSF, para que sejam avaliadas e encaminhadas para a pequena cirurgia em questão.

#outubrorosa 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIVERSAS AÇÕES DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Para marcar o mês de prevenção ao Câncer de Mama e colo de útero, a Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando diversas ações para as mulheres santanenses.

Dentro da programação que acontece desde o dia 16 deste mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão realizando exames de prevenção, rodas de conversa com chás da tarde e cafés da manhã, para mulheres acima de 40 anos. As ações da Campanha do Outubro rosa vão até o dia 26 de outubro, e também são destinadas para as profissionais de saúde do município.

ÔNIBUS ROSA

No último dia 20 de outubro, a Secretaria de Saúde, levou 20 mulheres para realizar o exame de mamografia na Policlínica do Crato. No Ônibus Rosa, um transporte temático que durante o percurso de Santana ao Crato, foram realizadas dinâmicas, sorteio de brindes, risadas e muita conversa sobre Saúde da Mulher.

#Vacina 11/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI RECEBE 214 NOVAS DOSES DA VACINA CONTRA A COVID-19

A Prefeitura de Santana do Cariri informa à população que, neste último dia 10 de fevereiro, o município recebeu o 2º lote de vacinas CoronaVac contra a Covid - 19.

A Secretaria Municipal de Saúde avisa que as 214 novas doses serão destinadas aos profissionais da saúde, e que o processo de vacinação seguirá com base nas orientações e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

No total, o município já recebeu 451 doses, sendo 150 da vacina AstraZeneca, e 301 doses da vacina CoronaVac. Até este momento, 221 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose, incluindo profissionais da saúde e idosos a partir de 75 anos. Nesta sexta-feira (12), será realizada a segunda aplicação nos profissionais da saúde que receberam a primeira dose no dia 19 de janeiro de 2021.

#Vacina 28/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI CHEGA A 167 PESSOAS IMUNIZADAS CONTRA A COVID-19

O município de Santana do Cariri iniciou, na última quarta-feira (27), a vacinação dos idosos a partir de 75 anos. Esta semana, a cidade recebeu a segunda remessa de vacinas, com 150 doses da AstraZeneca.

Com a remessa recebida nesta terça, o município totaliza 237 vacinas recebidas. Até esta quinta-feira (28), já foram aplicadas 167 doses, sendo 69 profissionais da saúde (Coronavac) e 98 idosos a partir de 75 anos (AstraZeneca).

A secretária de Saúde, Janaina Ângelo, informa que as novas doses estão sendo aplicadas através do atendimento domiciliar agendado, realizado a partir dos cadastros já existentes nas Unidades Básica de Saúde.

#Vacina 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI INICIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 A técnica de enfermagem Maria Neuzilene de Souza Silva, de 42 anos, foi a primeira a ser vacinada no município.
#covid19 06/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI INFORMA BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO CORONAVÍRUS

A Secretaria da Saúde de Santana do Cariri informa que, até a tarde desta quarta-feira (06), o Município notificou 1.632 pacientes, dos quais 16 são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames, 1.309 casos descartados e 307 casos confirmados. Entre os pacientes confirmados não há nenhum hospitalizado, 05 em isolamento domiciliar, 288 que já estão recuperados, e 14 óbitos.

#agostodourado 05/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE LANÇA CAMPANHA “AGOSTO DOURADO” DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

A Secretaria Municipal de Saúde lançou, na tarde da última segunda-feira (3), a Campanha "Agosto Dourado" dedicada à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Gestantes e puérperas participaram do momento.

Seguindo todas as normas de distanciamento e higienização estabelecidas pela própria Secretaria, necessárias para impedir a propagação do coronavírus (Covid-19), no primeiro momento se deu uma conversa com as presentes sobre a importância do Aleitamento Materno Exclusivo - AME, que se trata da recomendação de que, até os seis meses de vida, o único alimento ofertado ao bebê seja o leite materno.

A conversa foi iniciada pelo Dr. Ailton e intermediada pela enfermeira Tatiane e os acadêmicos de medicina Dâmaris e Quirino e o acadêmico de enfermagem Guilherme, que fazem parte do programa "O Brasil Conta Comigo". A ocasião também contou com a participação da professora e mãe, Heloíza, que deu seu depoimento sobre a sua experiência com o AME até o 6º mês de vida dos seus filhos.

No decorrer do mês, o "Agosto Dourado" contará com diversas ações de conscientização. Serão realizadas webconferências com os ACS's e a pediatra, Dra. Amanda, com esclarecimentos sobre o tema; ações junto aos enfermeiros nas UBS's; e vídeos com orientações sobre o assunto, para serem postados e compartilhados nas plataformas de multimídia.

#Saúde 29/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI ADQUIRE APARELHO DE ULTRASSONOGRAFIA E OTIMIZA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento à saúde dos santanenses, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde adquiriu um aparelho de ultrassom, que foi instalado na sede da Secretaria de Saúde e já está em funcionamento.

Nesta quarta-feira(29), os primeiros pacientes foram atendidos pelo Dr. Rafael Campelo, a exemplo da agricultora Francisca Valdirene, que parabenizou o município pelo novo serviço. "Nós santanenses estamos de parabéns por ter recebido em nossa cidade a máquina de ultrassom. Com isso nós não vamos mais precisar nos deslocar para as cidades de Crato, Juazeiro e Campos Sales, tendo esse excelente trabalho agora em nossa cidade. Agradecemos a secretaria municipal e a toda gestão pelo maravilhoso trabalho, desenvolvendo cada vez mais nossa cidade".

De acordo com Dr. Rafael Campelo, a máquina é de excelente qualidade. Ele parabenizou o prefeito e a secretaria de saúde pela aquisição. "São poucos municípios grandes que tem uma máquina como esta. Santana que é uma cidade com uma população pequena e ter uma máquina dessa resolubilidade é sensacional ", afirmou.

O prefeito Pedro Henrique esteve acompanhando os primeiros atendimentos, disse que o momento é histórico e importante para o município.

Inicialmente, os atendimentos acontecerão na sede da secretaria, por causa da pandemia do novo Coronavírus. Logo que a pandemia encerre, os atendimentos ocorrerão no Hospital e Maternidade Senhora Santana, conforme explicou o gestor.

A secretária de Saúde, Aline Alencar, por sua vez, afirmou que a implantação do serviço garantirá maior resolução do serviço de ultrassonografia, diminuindo o deslocamento dos pacientes, sobretudo, nesse período de pandemia.

#santanacontraocoronavirus 16/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI REALIZA DESINFECÇÃO DA IGREJA MATRIZ DE SENHORA SANT' ANA

Tradicional Festa de Senhora Sant' Ana chegou! Só que de maneira diferente, sem aglomeração, por causa do avanço do novo Coronavírus.Com o objetivo de intensificar o combate à Covid-19 e promover mais segurança para os agentes de pastoral que estão na organização da festa da padroeira, a Secretaria de Saúde, por meio da equipe de controle de endemias, realiza serviço de desinfecção regular da Igreja matriz de Senhora Sant´Ana e do salão paroquial.

A medida visa garantir limpeza intensa eliminando os microrganismos nesses espaços. A ação realizada é uma parceria da Prefeitura e Paróquia de Senhora Sant'Ana. O novenário acontece até o dia 26 de julho, de forma virtual, através das redes sociais da paróquia, @paroquia_sra.santana transmitida também pela Rádio Educativa Vale do Buriti. @valedoburiti. Vale ressaltar que membros da Equipe de Fiscalização Volante estará dando suporte a organização da festa.

#imunização 16/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES DA CAMPANHA JULHO AMARELO EM COMBATE AS HEPATITES VIRAIS

Durante o mês de julho acontece em todo o país a campanha "Julho Amarelo" que chama a atenção da população para a prevenção das hepatites virais.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde estará realizando ações de conscientização e prevenção da doença, disponibilizando testes rápidos para hepatite, e também para HIV e sífilis. Os testes são disponibilizados na rede de saúde.

Nos dias 15, 16 e 20 acontecem os atendimentos para os servidores da Guarda Municipal, no horário de 08:00 hs às 12:00 hs, na Secretaria de Saúde. Para o atendimento, os servidores deverão portar o seu CPF, Cartão do SUS e Cartão de Vacinação (caso possua).

SOBRE A DOENÇA

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em hepatites A, B, C, D (Delta) e E.

#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 13/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI REALIZA AÇÕES DE CONTROLE DA MURIÇOCA

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio das Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Saúde, tem intensificado as ações de controle do Culex quinquefasciatus Muriçoca, por meio de drenagem de águas estagnadas do canal da Rua São Pedro e tratamento focal com a aplicação de inseticidas.

Este trabalho é realizado rotineiramente, respeitando sempre as condições do meio ambiente, quando há indicativo para tal aplicação mediante aumento da infestação do inseto.

A prefeitura informa ainda, que o trabalho foi realizado durante as três últimas semanas e continuará até que seja concretizado uma baixa da infestação dos pernilongos no município.

#santanacontraocoronavirus 11/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI RECEBE VENTILADOR MECÂNICO- RESPIRADOR PARA O TRATAMENTO DA COVID-19

O munici´pio de Santana do Cariri, atrave´s da Secretaria de Sau´de, recebeu nesta sexta-feira (10), um ventilador meca^nico, respirador, que vai auxiliar no tratamento de pacientes em estado cri´tico, com si´ndrome respirato´ria ocasionada pelo Coronavi´rus.

A Secretaria de Sau´de, Aline Alencar, o prefeito Pedro Henrique e o Ouvidor Geral, Pedro de Gerson visitaram o Hospital e Maternidade Senhora Santana para vistoriar o equipamento ja´ instalado.

O prefeito Pedro Henrique destacou que o respirador vai proporcionar um melhor suporte no atendimento a` populac¸a~o Santanense acometida pela doenc¸a. O gestor agradeceu ao Governador Camilo Santana e aos profissionais de sau´de pelo empenho no combate a` pandemia.

A aquisic¸a~o do respirador faz parte das ac¸o~es do Governo do Estado nos munici´pios do interior, no enfrentamento a` Covid-19, tendo sido viabilizado atrave´s da articulac¸a~o da secretaria de Sau´de. No Cariri Oeste, até o momento, Santana do Cariri, Potengi e Campos Sales receberam o benefi´cio.

#santanacontraocoronavirus 08/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA OFICIAL - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, cumprindo com o dever de informar a população, lamenta comunicar o 6° (sexto) óbito confirmado por coronavírus no município. Ao mesmo tempo, solidariza-se com os familiares do paciente.

Trata-se de um homem (idoso), de 77 anos idade, residente na zona rural, portador de comorbidades. A vítima foi atendida inicialmente, no dia 2 de julho, na Unidade Hospitalar - Hospital e Maternidade Senhora Santana. O paciente teve material coletado no Hospital local, sendo diagnósticado positivamente para a Covid-19, por laudo SWAB, analisado pelo Laboratório Central do Estado - LACEN.

Em seguida, foi encaminhado para a unidade de referência - Hospital Regional de Iguatu e posteriormente transferido para o Hospital Regional de Icó, onde foi confirmado com a doença mediante teste rápido. Na unidade Hospitalar, teve atendidas as suas necessidades médicas, vindo a óbito após complicações ocasionadas pela Covid-19.

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade do cumprimento do isolamento social (#FicaEmCasaSantana), o uso obrigatório de máscaras e a higienização correta das mãos, com água e sabão e álcool em gel.

Informa que os atendimentos dos casos suspeitos podem ser realizados inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade Sentinela, que fica localizada na Rua São Miguel, no centro da cidade. Reforça o telefone da Ouvidoria (88) 9 97357627 para a denúncia sobre o descumprimento dos decretos municipais e o não uso de máscaras.

#covid19 03/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DISTRIBUIU 18 MIL MÁSCARAS DE PROTEÇÃO FACIAL PARA POPULAÇÃO SANTANENSE

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Santana do Cariri tem realizado diversas ações em combate à doença, de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde e conforme a propagação da doença no município.

Diante da ascensão da Covid-19, em 5 de maio, o prefeito Pedro Henrique Correia estabeleceu em Decreto Municipal o uso obrigatório de máscaras pela população santanense.

Para garantir a segurança dos moradores, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SMS adiquiriu máscaras de proteção facial e álcool em gel e distribuiu para a população, totalizando até esta data, 18 mil máscaras entregues no território municipal, incluindo todos os distritos, inclusive áreas descobertas pelos ACS's de cada microárea. A distribuição atende as demandas dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde.

A intenção é que cada santanense receba a sua máscara e, assim, possa se prevenir contra o coronavírus.Famílias em vulnerabilidade social, com número elevado de membros no domicílio, famílias com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, e grupos de risco também receberam álcool gel para higienização e prevenção contra o vírus.

Cerca de 770 frascos já foram entregues e a Secretaria de Saúde ressalta a importância do uso de máscaras ao sair de casa, e da higienização correta das mãos. E ressalta a necessidade do distanciamento social para evitar a contaminação pelo vírus.

#covid19 22/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE LOCKDOWN APRESENTA BOM RESULTADO EM SANTANA DO CARIRI COM QUEDA NA INCIDÊNCIA DE NOVOS CASOS DA COVID-19

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou boletim epidemiológico que apresenta um achatamento na curva de casos da covid-19 no município.

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico da Covid-19 atualizado neste domingo, 21 de junho, o município apresentava 73 Casos confirmados; dos quais, 05 óbitos, 54 pacientes recuperados e 14 pacientes em isolamento e acompanhamento clínico. Existem ainda 25 casos suspeitos em acompanhamento e 112 casos descartados.

Santana do Cariri apresentou os primeiros casos suspeitos da COVID-19 na Semana Epidemiológica 14 (que data entre 29/03 a 04/04), no entanto permaneceu sem casos confirmados até a Semana Epidemiológica 18 (26/04 a 02/05), sendo o primeiro caso detectado na Zona Rural do município.

A partir de então a incidência de novos casos suspeitos e confirmados adquiriu padrão ascendente, com o surgimento de casos confirmados inicialmente no Bairro Inhumas e posteriormente com a dispersão de casos em diversas ruas da Sede da cidade, havendo um pico de incidência de Casos Suspeitos na Semana Epidemiológica 22 (24/05 a 30/05) e de Casos Confirmados na Semana Epidemiológica 23 (31/05 a 06/06).

Mediante persistência de curva ascendente, o município adotou o sistema de Isolamento Social Rígido (Lockdown) na Semana Epidemiológica 23. O Lockdown teve início no dia 30 de maio, se estendendo até o dia 13 de junho; e foi estendido em mais uma semana, até 20 de junho, em novo Decreto Municipal.

Após a consolidação dos dados em 20 de junho, foi observado o decréscimo acentuado de Casos Suspeitos e Confirmados com a adoção do Sistema Lockdown. Assim, o Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde conclui que a medida adotada foi de grande eficácia não só para achatar a curva de crescimento, mas para fazê-la decrescer acentuadamente.

O gráfico analítico da curva de crescimento de Casos Suspeitos e Confirmados da Covid-19 no município pode ser visto no final da matéria.

Analisados os dados correlacionando as semanas epidemiológicas 20, 21, 22 e 23 observou-se um incremento semanal médio de 71% de novos casos confirmados da COVID-19 a cada ciclo de 7 dias, com isso estima-se que SEM as medidas de isolamento social rígido (Lockdown), as semanas epidemiológicas 24 e 25 teriam respectivamente 43 e 73 notificações de novos casos da COVID-19, como pode ser analisado no gráfico.

Pode-se observar o decréscimo da curva de Casos Confirmados da COVID-19 mediante adoção de medidas de isolamento social rígido em detrimento a inexistência de medidas de isolamento. Há mediante a adoção do Lockdown acentuada queda no número de casos confirmados semanalmente.

Mesmo diante da diminuição de casos confirmados de Covid-19 no município com as medidas tomadas pelo Governo Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a orientação para a população santanense da necessidade de manutenção da prevenção da COVID-19, em especial por meio do isolamento social, evitando aglomerações e mantendo as recomendações de distanciamento quando na necessidade de locomoção.

A Secretaria de Saúde informa, ainda, que mantém o rigoroso acompanhamento de novos casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 para subsidiar a tomada de decisões que venham a ser necessárias para evitar o rápido avanço da COVID-19 em nosso município.

#santanacontraocoronavirus 18/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE SE REÚNE COM AS ESF´S E DISCUTE NOVO DIRECIONAMENTO DE TRABALHO NA PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

O Governo Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado os atendimentos para conter o contágio do novo Coronavírus.Nesta quinta-feira (18), a equipe técnica da secretaria de saúde promoveu encontros com as Equipes de Estratégia da Família - ESF, das localidades de Latão e Brejo Grande. Os encontros realizados em ambientes abertos, respeitaram a distância permitida e contaram com as presenças dos Agentes de Saúde, Médicos e Enfermeiros.

Na oportunidade, foram entregues equipamentos de proteção individual - EPI´s, máscaras e álcool em gel, que serão distribuídos nos domicílios, fortalecendo assim, a orientação do uso contínuo desse acessório na prevenção do covid-19.

Essas ações já foram iniciadas nas Equipes de Estratégia de Saúde da Família, na sede do município, nos Distritos Dom Leme e Araporanga, e serão finalizadas nas localidades de Anjinhos e Guritiba.Nesse período, a Equipe da Guarda Civil Municipal tem dado suporte permanente as ações das Equipes de Fiscalização.

As reuniões, segundo a Secretária de Saúde, Aline Alencar, tiveram ainda um outro objetivo: o de ouvir as demandas dos profissionais.

" Levamos para eles (profissionais da saúde) um novo direcionamento de trabalho, onde nossa maior arma é a educação em saúde, voltada para a redução de pessoas circulando na cidade, a questão do uso constante de máscaras caso tenha a necessidade de sair e a detecção precoce de sintomáticos respiratórios, para que a equipe possa conduzir de melhor forma o tratamento dessas pessoas".

#covid19 16/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA OFICIAL CORONAVÍRUS -SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, confirmou, nesta esta terça-feira (16), o 4º óbito em decorrência do novo coronavírus, segundo laudo do Laboratório Central (LACEN- Fortaleza), que confirma a detecção de SARS-CoV2 no material coletado.

A vítima, um homem de 80 anos, morador da zona rural, portador de doenças crônicas deu entrada no Hospital e Maternidade Senhora Sant´Ana, no último dia 07 de junho. Ele recebeu atendimento médico da equipe hospitalar e da unidade de Suporte Avançado de Vida (USA) do SAMU, para ser transferido para o Hospital Regional de Icó, no entanto, veio a falecer após parada cardíaca irreversível.

A Prefeitura de Santana do Cariri se solidariza com as famílias das vítimas do novo Coronavírus e reforça a importância do distanciamento social, do uso de máscaras para minimizar a propagação do vírus.

#covid19 12/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA INFORMATIVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que confirmou nesta sexta-feira, dia 12 de junho de 2020, um óbito por COVID-19 ocorrido às 22:05h da última sexta-feira, dia 05 de junho de 2020, no município de Santana do Cariri.

A confirmação se deu por laudo de amostra de Swab analisado pelo LACEN Fortaleza, a qual descreve a detecção da SARSCoV-2 na amostra enviada, atestando, portanto, a infecção pela COVID-19.

O paciente de 49 anos de idade, portador de comorbidades teve seu atendimento realizado na unidade hospitalar do município (Hospital Maternidade Senhora Santana), e pela equipe da Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA) do SAMU. O paciente foi intubado para em seguida ser transferido, mas veio a óbito após sofrer parada cardíaca irreversível.

A Secretaria de Saúde informa ainda que, mais 2 óbitos estão aguardando resultado de amostra laboratorial enviada ao LACEN para confirmação ou descarte dos óbitos pela COVID-19.

A Prefeitura de Santana do Cariri se solidariza com as famílias das vítimas do novo Corona vírus e reforça a importância do distanciamento social, uso de máscaras para minimizar a propagação do vírus.

#NotaOficial 05/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCLARECIMENTO: PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI NÃO É INVESTIGADA PELO MP POR GASTOS NO COMBATE À COVID-19

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, frente às veiculações nas redes sociais de cards, sob suposta investigação do MP em relação a aplicação de recursos no combate ao novo Coronavírus, vem a público esclarecer que a administração pública municipal NÃO É INVESTIGADA pela Promotoria da Comarca de Santana do Cariri.

As atividades dizem respeito ao trabalho Institucional do Ministério Público e a promotoria vem realizando acompanhamento, através de procedimentos administrativos. De acordo com o MP, o trabalho possui caráter preventivo e sem indicativo de possíveis irregularidades ou ilicitudes atuais e sem representar ingerência nas atribuições do Poder Executivo Municipal.

A fiscalização está relacionada a aplicação dos recursos públicos na prevenção e combate à Pandemia do Novo Coronavírus no Município. Vale a pena ressaltar que todos os recursos estão sendo aplicados de forma transparente, com informações disponíveis no Portal da Transparência para o conhecimento de toda a população Santanense.

Prefeitura de Santana do Cariri, A União faz a força

#UNIDADEDEAPOIOARECUPERAÇÃODASAÚDE 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PRIMEIRO PACIENTE DA UNIDADE DE APOIO À RECUPERAÇÃO DA SAÚDE RECEBEU ALTA

A Prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde registrou a primeira alta de um paciente que usou o serviço da Unidade de Apoio à Recuperação da Saúde, criada pela prefeitura em parceria com Universidade Regional do Cariri -URCA.

O equipamento funciona nos alojamentos do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. O local foi todo adequado para receber pacientes com sintomas gripais leves que precisem de espaço adequado para cumprir o isolamento social.

O serviço funciona da seguinte maneira: o paciente com suspeita de covid-19 passa pela triagem da secretaria de saúde e após a constatação da não existência de infraestrutura adequada para o cumprimento do isolamento no domicílio é encaminhado para a Unidade. No local, o paciente recebe todo acompanhamento de uma equipe multiprofissional.

Seu Valdeir apresentou síndrome gripal e teve que ficar em isolamento. Ele passou 09 dias na Unidade de Apoio a Recuperação da Saúde e teve a alta após avaliação clínica e testagem com resultado negativo, sendo assim descartado a suspeita.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o número de recuperados ou com alta que cumpriram rigorosamente o isolamento domiciliar subiu para 11, segundo o último boletim epidemiológico.

Para a Secretária de Saúde, Aline Alencar, o isolamento é muito importante para diminuir a possibilidade de contágio da doença."A importância do isolamento do paciente na Unidade de Recuperação é de grande valia para que a gente diminuísse a possibilidade de contaminação do mesmo e garantisse uma assistência de qualidade", aponta.

A gestora destaca ainda que com as medidas de isolamento social mais rígidas e o cumprimento das normas por parte da população, o número de casos suspeitos de covid-19 no município tem diminuído.

"Nós temos observado a redução de suspeitos, a redução de casos novos, por isso se faz necessário, nesse momento, o distanciamento social. As pessoas não devem ficar circulando devido a pandemia, devem obedecer às determinações das autoridades para assim termos sucesso no tratamento e recuperação de mais pessoas", pontuou Aline.

#desinfecção 01/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI REALIZA DESINFECÇÃO DA RUA PLÁCIDO CIDADE NUVENS EM COMBATE AO CORONAVÍRUS

Com o objetivo combater o novo Coronavírus, a Prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, realizou a desinfecção da rua Dr. Plácido Cidade Nuvens (Rua do Comércio), ponto de maior circulação de pessoas devido ao grande número de estabelecimentos comerciais na área.

O trabalho de desinfeção aconteceu por meio do Serviço de Controle de Endemias como medida de combate à Covid-19 através da eliminação de micro-organismos diversos presentes no espaço. Praças, equipamentos públicos e ruas da área central receberam o serviço em uma outra oportunidade.

Até o próximo dia 13 de junho, os moradores da sede municipal devem cumprir o Decreto de isolamento Social Rígido previsto pela prefeitura. O Governo Municipal alerta que, mesmo com a desinfecção das ruas, a recomendação é de que a população permaneça em casa e só saia em caso de extrema necessidade.

#covid19 30/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COVID-19: SECRETARIA DE SAÚDE DISTRIBUI MÁSCARAS DE PROTEÇÃO PARA MORADORES DA SEDE DE SANTANA DO CARIRI

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu máscaras de proteção ao novo coronavírus Covid-19 para distribuir à população.Neste sábado (30) primeiro dia do Decreto de Isolamento Rígido estabelecido pela prefeitura, foi feita a distribuição do equipamento de proteção (EPI).

O trabalho de entrega foi realizado pelos servidores da secretaria de saúde e Agentes Comunitários de Saúde (AC´s) aos moradores das ruas São Pedro, da localidade conhecida como Alto do tiro, São Francisco e Vila da Cidadania.

O objetivo é auxiliar a população a cumprir as exigências do decreto que determina o isolamento rígido e a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados como medida de prevenção a propagação da COVID-19.As máscaras atendem as recomendações Ministério da Saúde e são laváveis.

#covid19 26/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI ENCERRA LOCKDOWN NO BAIRRO INHUMAS APÓS MELHORA EM CASOS DA COVID-19 NA LOCALIDADE

Terminou a meia noite desta segunda-feira, dia 25 maio, o lockdown no bairro Inhumas, em Santana do Cariri. Apesar da medida, a prefeitura reforça que a população respeite o isolamento.

De acordo com secretaria municipal de Saúde a situação da covid-19 no bairro apresenta os seguintes dados: 8 casos da Covid-19 recuperados; 1 caso confirmado em quarentena, e 2 casos suspeitos em isolamento aguardando o período adequado para testagem.

Ainda segundo a secretaria, após a melhora da situação epidemiológica no bairro que fica a 3 km da sede municipal encerrou-se o Decreto de Isolamento Social Rígido (Lockdown) iniciado no último dia 13.

A Vigilância Epidemiológica considera que a contribuição da população foi essencial para o controle epidemiológico da doença na localidade.A secretaria municipal de saúde manterá acompanhamento da área e em caso de necessidade serão tomadas novas providências para contenção de casos que possam vir a surgir.

#covid19 26/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI DIVULGA BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COM SITUAÇÃO DA COVID-19 POR LOCALIDADE

Buscando tornar mais transparente para a população os casos de Covid-19 no município, a Prefeitura de Santana do Cariri, começa a divulgar, a partir de hoje (26), o boletim epidemiológico apontando os casos por localidade.

O Governo Municipal entende que, através deste esclarecimento, a população passará a ficar mais atenta à necessidade de tomar os cuidados orientados pela gestão desde o início da pandemia.

Os dados do boletim são atualizados todos os dias pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde junto a plataforma IntegraSus, do Governo do Estado, e divulgados no site e nas redes oficiais da Prefeitura.

Hoje (26/05), Santana do Cariri registra os seguintes números:

Notificados: 86

Descartados: 47

Suspeitos: 22

Confirmados: 17

Recuperados/Altas: 09

Casos por localidade:

Araporanga: 02 suspeitos

Canta Galo: 01 confirmado

Conceição: 01 confirmado

Dom Leme: 01 confirmado e 01suspeito

Encruzilhada: 01suspeito

Inhumas: 9 confirmados, 2 suspeitos

Latão: 01suspeito

Pontal: 01supeito

Sede: 5 confirmados; 12 suspeitos

Saquinho: 02 suspeitos

A Secretaria de Saúde reforça a toda a população a necessidade de PERMANECER EM CASA, e se sair em caso de extrema necessidade, é OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA.

Faça a sua parte, higienize sempre as mãos e evite aglomerações. Cuide de você e de quem você ama.

#equipevolante 25/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA FISCALIZA CUMPRIMENTO DE DECRETO PARA EVITAR O CONTÁGIO PELO NOVO CORONAVÍRUS

A prefeitura de Santana do Cariri, através da secretaria municipal de saúde ampliou a fiscalização do cumprimento dos decretos estaduais e municipais por parte da população para conter o avanço do novo coronavírus no território municipal.

Uma Equipe Volante tem percorrido o município fiscalizando, orientando e notificando pessoas e empreendedores que estiverem em desacordo com as determinações dos decretos.

A equipe é formada por membros da Vigilância Sanitária, Guarda Civil e servidores de secretarias municipais. A equipe já percorreu as seguintes localidades: Anjinhos, São Gonçalo , Latão de Baixo, Latão de cima, Boa Vista, Guritiba, Cajueiro, Novo Cajueiro, Dom Leme, Pontal e Brejo Grande, Araponga, Mororó e Pedra Branca.Ruas da sede municipal e o bairro Inhumas foram fiscalizadas.

Cidadãos sem o uso da máscara foram abordados e orientados sobre a importância do equipamento de proteção individual e o cumprimento do isolamento social. Até o último final de semana foram realizadas 26 notificações de pessoas que não usavam máscaras.

#covid19 21/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI TEM PRIMEIRA ALTA DE PACIENTE CONFIRMADO COM A COVID-19

O município de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (20) a primeira alta médica de paciente confirmado com a COVID-19.Atendendo aos protocolos do Ministério da Saúde, o paciente, do sexo masculino de 35 anos, foi avaliado pela médica da sua área de adstrição do Programa Saúde da Família-PSF, a qual após avaliação clínica e atendendo ao protocolo de alta, atestou a alta do paciente e de seus familiares.

Tem-se, então, o primeiro paciente recuperado da COVID-19 em Santana do Cariri, estando este com excelente estado de saúde no momento.A Secretaria Municipal de Saúde destaca que tem reforçado os atendimentos para conter o avanço do novo Coronavírus. A Prefeitura informa ainda que a população pode contatar a gestão através do telefone da Ouvidoria: (88) 9 97357627

E não esqueça, use máscara! Mantenha os cuidados de higiene e cumpra o isolamento social!

Prefeitura de Santana do Cariri

Unidos e fortes contra o Coronavírus!

#unidadesentinela 18/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA ENTREGA UNIDADE SENTINELA PARA ATENDER CASOS SUSPEITOS DO COVID-19

A prefeitura municipal de Santana do Cariri entregou na última nesta sexta-feira (15) a Unidade Sentinela. O Centro de Saúde foi transformado nesse equipamento e concentra os atendimentos de pessoas que estejam com síndrome respiratória provocada pelo novo Coronaviìrus.O prefeito Pedro Henrique fez a entrega acompanhado da secretaria de saúde, Aline Alencar. A Unidade Sentinela estaì totalmente equipada e segue protocolo específico para proporcionar um atendimento mais ágil e com maior segurança para os profissionais de saúde e pacientes. Funciona de domingo a domingo das 7:30 às 17horas, com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Esse equipamento soma-se as outras ações tomadas pela prefeitura para o enfrentamento do novo Coronaviìrus, a exemplo da Unidade de Apoio aÌ Recuperação da Saúde, que funciona em parceria com o Museu de Paleontologia da URCA.

De acordo com a titular da saúde, Aline Alencar, esse eì um suporte para a unidade hospitalar “A gente entende que eì um suporte a mais para a unidade hospitalar atéì mesmo para desobstruir a unidade para atendimento das outras patologias que noìs temos. Então o santanense pode procurar esse serviço. Eì importante dizer que as unidades de saúde continuam sendo porta aberta para o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios".

O prefeito Pedro Henrique, por sua vez, lembrou que a prefeitura preparou essa logística e remanejou os atendimentos do Centro de saúde para o CREI que fica nas proximidades da unidade sentinela.

" Em tempo recorde nós entregamos a Unidade Sentinela. Estamos felizes por mais um equipamento para combater o Covid-19. Mas o principal eì que vocês façam a sua parte. Fique em casa, use máscara se possível e tenha cuidado com a higiene e eu tenho certeza que noìs vamos vencer essa guerra", afirmou o gestor.

#CIDADANIA 16/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA VAI DISTRIBUIR SENHAS PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES NO PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

A Prefeitura de Santana do Cariri através da Secretaria de Saúde e da Guarda Civil Municipal, em parceria com a Casa Lotérica criaram novas medidas para os beneficiários do auxílio emergencial no pagamento da segunda parcela, que acontecerá a partir desta segunda-feira, dia 18 de maio.

A partir das sete horas da noite do domingo, dia 17, um Guarda Civil estará na Praça do Calçadão entregando as senhas para os beneficiários da sede do município. Não será necessário pernoitar à espera das senhas na manhã seguinte. Para os santanenses moradores da zona rural, as senhas serão entregues a partir das cinco da manhã da segunda-feira, dia 18.

Serão 80 senhas para a zona urbana e 80 senhas para a zona rural, para não haver prejuízo para os moradores das áreas rurais.

A lotérica possui dois caixas, que serão segmentados para atendimento por zona. Um será exclusivo para beneficiários que residem na sede do município e o outro para os moradores da zona rurais.

Para receber a senha, é necessário portar documento oficial com foto, cartão do benefício e comprovante de residência. Somente o titular do cartão poderá receber a senha.

Lembrando que é necessário portar o cartão do benefício para conferência do último número. As senhas só serão entregues para aqueles que correspondem à data do auxílio.

O prefeito Pedro Henrique busca, através dessas novas medidas, evitar a aglomeração de pessoas, e filas de espera durante a noite.

#servidores 15/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI FECHA PARCERIA COM A CASA DA PEDRA PARA ALOJAMENTO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A Prefeitura de Santana do Cariri fechou parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, que cedeu a Casa da Pedra, no bairro Inhumas, para alojamento de profissionais da Saúde. O local, que funciona como polo de acolhimento para os estudantes e pesquisadores da UFRJ no estudo e pesquisa nas áreas da Paleontologia, Geologia e Meteorologia, está funcionando como alojamento para os profissionais que residem em outras cidades e trabalham na Saúde municipal.

Neste momento de enfrentamento da Covid-19, os profissionais residentes de outras cidades que, com o fechamento das barreiras intermunicipais e limitação dos transportes alternativos, dispusessem de um local de repouso. A Casa da Pedra dispõe de 13 apartamentos com banheiros, cada um podendo hospedar, em média, cinco pessoas. No momento, três profissionais já estão nas acomodações.

"No início do cumprimento dos Decretos Municipais, em consequência do limite de transportes alternativos e dificuldade de deslocamento dos profissionais residentes em outras cidades, iniciamos os trabalhos em forma de rodízio no núcleo central da Secretaria, ficando somente o Hospital Municipal e os PSF’s trabalhando de maneira direta. Com o aumento dos casos e a necessidade do aumento de servidores nas barreiras sanitárias e diversas ações que estão sendo tomadas, se viu a necessidade de tomar o funcionamento central da Secretaria de Saúde, então, todos voltaram a trabalhar normalmente. Com isso, fez-se necessário buscar alternativas para estes servidores, que se deu através da oferta de alojamento na Casa da Pedra. Assim, asseguramos a continuidade do serviço e a segurança do trabalhador, que não estará se expondo entre idas e vindas", ponderou a secretária da pasta, Aline Alencar.

#covid19 12/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE REALIZA BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICOS PARA O COVID-19 NO BAIRRO INHUMAS

A Prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, realizou, nesta terça-feira (12) a busca ativa de casos sintomáticos para o novo Conoravírus no bairro Inhumas a 3 km da sede do município.

Uma equipe formada por profissionais da vigilância sanitária, enfermeiros, Agente Comunitário de Saúde e biomédicas, realizaram visitas extradomiciliares em 154 famílias, visitando casa a casa.

Todos com uso de equipamentos de proteção individual e seguindo as regras de distanciamento e segurança, a equipe desenvolveu ações de orientação aos moradores quanto à importância do isolamento social e domiciliar.Durante as buscas dos sintomáticos foi feita a aferição de temperatura e testagem rápida para quem se enquadrava no protocolo.

A identificação dos sintomáticos é importante para quebrar a cadeia de transmissão do novo Coronavírus no município.

#covid19 07/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI PASSA A CONTAR COM A UNIDADE DE APOIO À RESTAURAÇÃO DA SAÚDE DE PACIENTES DE COVID19

Dentro do plano de enfrentamento do novo Coronavírus estabelecido pela Prefeitura de Santana do Cariri, o município passa a contar a partir dessa quinta-feira (7) com a Unidade de Apoio à Recuperação da Saúde de pacientes de Covid-19.

A Unidade montada no alojamento do Museu de Paleontologia da URCA será destinada aos pacientes de Covid-19, cujo o perfil clínico não apresente necessidade de internação e, em que o ambiente domiciliar não esteja de acordo com o que preconiza os órgãos de saúde. O local servirá para que o paciente cumpra com comodidade e segurança o isolamento social.O trabalho será administrado pela equipe da secretaria de Saúde.

Sobre o novo equipamento, o prefeito Pedro Henrique Correia, destaca que o município sempre tem buscado se antecipar e criar mecanismos para melhorar a qualidade do serviço de saúde.

Ele disse ainda que a parceria com a URCA tem sido fundamental não só nesse projeto piloto, mas como em todos os outros desenvolvidos em parceria com o governo municipal. E finalizou reforçando a necessidade de manter o isolamento social, a boa higienização das mãos e usar máscaras.O equipamento de proteção a partir desta quinta-feira(7), terá seu uso obrigatório.

#covid19 04/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DISPONIBILIZA CONTATO PARA DENÚNCIAS SOBRE PESSOAS QUE CHEGAREM IRREGULARMENTE NO MUNICÍPIO

Com objetivo prevenir a disseminação do coronavírus e mapear as pessoas que chegaram de fora do município, a prefeitura de Santana do Cariri orienta os moradores que denuncie pessoas que estão chegando na cidade de forma clandestina.

A denúncia pode ser feita através do telefone da Ouvidoria (88) 9 97357627. A equipe da Vigilância em Saúde atuará na investigação dos casos.

Desde o último dia 27 de abril a prefeitura fechou as entradas na cidade limitando o trânsito de moradores e pessoas que executam serviços essenciais. Posteriormente, editou decreto que torna obrigado o uso de máscaras e estabeleceu normas para o funcionamento de instituições financeiras e estabelecimentos comerciais considerados de extrema necessidade.

Além disso, prefeitura tem redobrado os atendimentos em saúde. Os cidadãos que apresentarem sintomas gripais poderão ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde ou no Hospital e Maternidade Senhora Santana. Para isso, as unidades básicas de saúde reorganizaram todo fluxo de atendimento como medida para evitar aglomerações.

A prefeitura reforça a necessidade de se manter no isolamento social, respeitar a distância mínima estabelecida pelos órgãos de saúde e autoridades competentes, assim como manter a higienização das mãos e usar máscara.

#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 04/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA DESINFECÇÃO EM FROTA DE VEÍCULOS DA SECRETARIA DE SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira,4, a desinfecção dos veículos da frota municipal. A medida segue planejamento da pasta que consiste na higienização rigorosa dos veículos.

A ação executada pelos Agentes de Endemias garante uma boa higienização dos veículos do Hospital e Maternidade Senhora Santana, ambulâncias e carro do tratamento Fora de Domicílio- TFD. O prodecimento é realizado com uma máquina de nanoparticulas que aplica produtos descontaminantes.

Segundo a secretária de Saúde, Aline Alencar é importante que a população saiba que a prefeitura está tendo todo zelo com a limpeza dos veículos e assim garantindo mais segurança para quem precisa do serviço de saúde. "Santana do Cariri tem se destacado na região pelas ações de combate ao novo Coronavírus, e isso envolve diversas estratégias".

#covid19 04/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARCERIA ENTRE PREFEITURA E MUSEU DE PALEONTOLOGIA DA URCA GARANTE ALOJAMENTO PARA PACIENTES DE COVID19

Com o objetivo de garantir o isolamento de paciente com suspeita de Covid-19, cujo perfil clínico não demande internação, mas isolamento social seguindo as regras e normas do Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, viabilizou junto a Universidade Regional do Cariri - URCA, o alojamento do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens.

O alojamento atenderá pacientes que em seu ambiente domiciliar não esteja de acordo com o preconiza os órgãos de saúde. O procedimento para o uso do alojamento será administrado pela Secretária de Saúde. Seguirá duas etapas, a primeira a identificação do paciente com suspeita de Covid19, sem necessidade de internação e a segunda, uma avaliação social do paciente feita pela equipe da saúde para assim alocar o enfermo. A Vigilância Epidemiológica ficará responsável pelo acompanhamento do paciente.

Segundo a secretária de Saúde, Aline Alencar, que esteve juntamente com o prefeito Pedro Henrique, visitando o espaço no último dia 30, a Universidade foi extremamente solicita à prefeitura, graças a articulação do prefeito.

Agora, a prefeitura está nos últimos ajustes de preparação do espaço que tem capacidade para abrigar até 5 pessoas. O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri, está fechado para turistas desde o dia 16 de março, em observância aos decretos estadual e municipal.

#covid19 01/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA ENVIA À CÂMARA PROJETO DE LEI PARA DOAÇÃO DE MÁSCARAS, INSUMOS DE HIGIENE E CESTAS BÁSICAS

O governo municipal de Santana do Cariri enviou nesta quinta-feira,30 de abril, projeto de Lei que "Autoriza o Poder Executivo a doação de máscaras, insumos de higiene e ampliação da distribuição de cestas básicas, relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19". A mensagem enviada possui regime de urgência para a apreciação.

A iniciativa do prefeito Pedro Henrique Correia Lopes de editar o Projeto de Lei tem como objetivo amparar a população mais carente de Santana do Cariri, na tentativa de conter a proliferação da Covid-19 no município. As despesas para aquisição de máscaras para distribuição gratuita correrão pela dotação do Fundo Municipal de Saúde relacionada a ações de enfrentamento da emergência Covid-19, da Secretaria de Saúde.

OBRIGATÓRIO

Além disso, o PL torna obrigatório o uso de máscara em estabelecimentos comerciais considerados essenciais, repartições públicas, instituições financeiras privadas e lotérica; bem como a disponibilização, sem qualquer custo, à higienização das mãos por meio de lavagem com água e sabão e/ou álcool gel a 70% e papel toalha, além de funcionários para organização de filas mantendo o distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias e prestando informações, todos com uso de EPI’s.

#samusantana 01/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI ENTREGA UNIDADE DE SUPORTE BÁSICO DO SAMU

A partir desta sexta-feira (1º), os santanenses passaram a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. A sua base foi entregue nesta manhã e já está apta a atender chamados. Para evitar aglomerações, a solenidade contou com a presença apenas de autoridades municipais e a equipe do Serviço, acompanhados da coordenadora regional, Rejane Felipe.

O prefeito Pedro Henrique aproveitou o momento para parabenizar a equipe do SAMU que conta com vários santanenses, e agradecer ao governador Camilo Santana, e em especial ao ex-senador Eunício Oliveira, deputado estadual Fernando Santana, que tornaram esse importante conquista possível.

"Este é um sonho que se torna realidade. Desde o final de 2018, quando Santana do Cariri foi destinada a receber uma unidade do SAMU, que idealizo esse momento. E, diante desta situação crítica em que estamos vivemos na saúde, com a Covid-19, não poderia haver momento mais propício para esta aquisição. A saúde é a nossa prioridade e não poderíamos estar mais agradecidos com esta conquista para o nosso município. "

Em meio à pandemia da Covid-19, este serviço vem ampliar a rede de saúde do município, que contará com equipe de quatro técnicos de enfermagem e quatro condutores socorristas treinados e capacitados para atendimentos de urgência e emergência pré-hospitalares.

A coordenadora regional, Rejane Felipe, explicou como funciona o serviço, "através do ‘192’, que é o acesso mundial do SAMU, o solicitante será atendido pela central de regulação, em Juazeiro do Norte, que conta com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que irão colher as primeiras informações. De acordo com a ocorrência, o regulador entra em contato com a base do SAMU e direciona a Unidade ao endereço solicitado."

A secretária de Saúde, Aline Alencar, salientou que "o SAMU é uma unidade móvel, e não atende quaisquer casos na sua base, ou seja, nas instalações físicas, apenas na USB, que conta com os equipamentos necessários para tal. As ocorrências atendidas pelo SAMU são apenas de urgência e emergência, as demais continuam sendo atendidas normalmente pelo Hospital Municipal. "

A base está localizada na rua Cicero Alves, e funciona no prédio onde antes era o antigo Hotel Municipal, que passou por um intenso processo de reforma para atender as condições estruturais necessárias para implementação do serviço, atendendo um desejo antigo do prefeito Pedro Henrique que sonhava em transformar o lugar em um prédio funcional para o município.

#samusantana 30/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI FARÁ ENTREGA DA BASE DO SAMU NESTA SEXTA 1º DE MAIO

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri realizará nesta sexta-feira (01), entrega da Unidade de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. O evento, que terá caráter simbólico para evitar aglomerações, acontecerá às 10 horas da manhã, na rua Cícero Alves, Bairro Centro.

O momento contará com a presença da Coordenação Regional do SAMU, que será recebida pelo prefeito municipal, Pedro Henrique, a vice-prefeita Bibiane Sampaio e a Secretária de Saúde, Aline Alencar, que seguirá um cronograma restrito, de acordo com as medidas preventivas de combate a Covid-19.

O programa contará com corte da fita, visita às instalações do equipamento e entrevista na Rádio Vale do Buriti FM, onde o prefeito Pedro Henrique e a secretária de Saúde falarão sobre a chegada do serviço à cidade.

Sobre o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço gratuito, que funcionará 24 horas, atendendo casos de urgência e emergência, realizando os atendimentos em qualquer lugar e prestando orientações através do número "192", e contará com equipe capacitada de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

#decreto 27/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOVO DECRETO -PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI LIMITA O ACESSO À CIDADE COMO FORMA DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

Como forma de prevenção ao novo Coronavírus, a prefeitura de Santana do Cariri publicou um novo decreto para restringir o acesso à cidade. A medida divulgada nesta segunda-feira,27, por tempo indeterminado, intensifica o trabalho da Barreia Sanitária já iniciado há uma semana pelo Governo Municipal.

Pelo Decreto, a barreira sanitária instalada na entrada da cidade funcionará das 7 às 18 horas e proíbe a entrada de pessoas que não residem no município. Só é permitido o acesso apenas aos residentes e/ou às pessoas que trabalham nas instituições e/ou estabelecimentos cujas atividades sejam excepcionados ao funcionamento no município, ao transporte de mercadorias essenciais e aos casos de urgência/emergência médica.

A saída dos moradores da cidade fica restrita a assistência médica/hospitalar bem como para outros fins de extrema necessidade a ser avaliada pela equipe da Barreira Sanitária, que avaliará também outros casos peculiares.

Os veículos flagrados trafegando em desacordo com o estabelecido no Decreto, estarão sujeitos à multa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por cada passageiro transportado, ficando autorizada a apreensão de quaisquer veículos clandestinos de transporte de passageiros que forem barrados nas entradas ou ruas do município.

ESTABELECIMENTOS COMÉRCIAIS

Exige ainda que todos os estabelecimentos em funcionamento com base nas exceções (farmácias, bancos, casa lotérica, supermercados e afins) contidas em decretos anteriores deverão implantar, em suas áreas de acesso, lavatórios ou outros mecanismos que permitam aos usuários proceder à higienização das mãos por meio de lavagem com água e sabão.

Na impossibilidade será obrigatório a disponibilização de álcool gel a 70% e papel toalha, sendo obrigatório o uso de máscaras por todos os funcionários e consumidores que estiverem nos estabelecimentos.

Os estabelecimentos são obrigados a disponibilizar estas medidas protetivas, sem qualquer custo ou ônus para os usuários. São obrigados a disponibilizar funcionários para organização de filas mantendo o distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias e prestando informações, todos com uso obrigatório de EPI´s (equipamentos de proteção individual).

O prefeito Pedro Henrique entende que as medidas podem não parecer simpáticas para a população, mas julga que, diante desta pandemia, ações como estas são necessárias para o enfrentamento da emergência na saúde pública, e por isso continuará munindo a administração pública municipal de todos os mecanismos legais possíveis para a segurança e saúde dos santanenses.

Santana do Cariri não possui casos confirmados do novo Coronavírus - Covid-19. Segundo o último boletim Epidemiológico, a cidade possui um caso suspeito, sendo que quatro já foram descartados.

#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 24/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMBATE À DENGUE - PREFEITURA REALIZA BLOQUEIO COM UBV NO DISTRITO DOM LEME

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, vem realizando constantemente o trabalho de combate ao Aedes Aegypti. O objetivo principal é a eliminação de focos do mosquito causador da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya e o bem-estar da população.

Esta semana o governo municipal realizou o bloqueio com o ultra baixo volume (UBV), conhecido popularmente como fumacê, no distrito Dom Leme, na área serrana do município. O trabalho que contemplou quarteirões da localidade objetiva evitar a transmissibilidade da doença no referido distrito. A ação foi desenvolvida pelos Agentes de Controle de Endemias e atende ao Plano Municipal de contingência para Enfrentamento e controle de Epidemias por arboviroses.

#covid19 22/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO - REAL SITUAÇÃO DO COVID-19 EM SANTANA DO CARIRI

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, vem a público, em face a divulgação de card com logomarca do jornal O POVO sobre o cenário da Covid-19 no Ceará, que apresentou o município de Santana do Cariri com casos confirmados e um grande número de suspeitos, vem esclarecer a toda população, que a informação NÃO CONDIZ com os números atualizados pela plataforma integra SUS, do Governo do Ceará.

O boletim Epidemiológico atualizado no dia 21 de abril, às 21:00 horas apresenta apenas 1(um) caso suspeito, 2 (dois) descartados e 0 (zero) confirmados.A Prefeitura tem reforçado os atendimentos em saúde para descartar qualquer caso suspeito do novo Coronavírus no município, para isso, é necessário a colaboração de toda população, no sentido de evitar aglomerações, permanecer em isolamento social, mantendo a higienização de forma correta.

#santanacontraocoronavirus 20/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI RECEBE DA GRENDENE DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI´S

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu, nesta segunda-feira,20, da indústria Grendene, localizada em Crato, a doção de 120 protetores faciais, 300 jalecos e 300 gorros. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) serão destinados aos profissionais de saúde da rede municipal, que atuam na linha de frente no combate do novo Coronavírus (COVID-19).

A Secretária de Saúde, Aline Alencar, agradeceu a empresa pela doação e destaca que os equipamentos são importantes para proteger os profissionais da saúde que estão atuando diuturnamente no combate do novo Coronavírus, através das mais diversas atividades que estão sendo desenvolvidas pela prefeitura.

#BARREIRASANITÁRIA 20/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BARREIRA SANITÁRIA - GOVERNO MUNICIPAL JÁ ORIENTOU MAIS DE 300 PESSOAS

Conforme as medidas amplamente divulgadas pelo Governo Municipal para conter o novo Coronavírus (COVID-19), a barreira sanitária, que teve início no último sábado, dia 18, já orientou centenas de pessoas que entraram no município nos últimos 3 dias.

Até esta segunda-feira (20), nas barreiras localizadas na entrada principal da sede e no distrito de Araporanga, foram abordados mais de 300 veículos, entre carros, caminhões e motocicletas. Os condutores foram orientados pelas equipes formadas por profissionais da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e Guarda Civil Municipal. Após a orientação tiveram os veículos foram adesivados com etiqueta da Secretaria Municipal de Saúde de forma a identificá-los.

Nesta terça-feira (21), a barreira será realizada no distrito de Dom Leme, localizado na região serrana do município, divisa com o Estado de Pernambuco. O objetivo da ação é atingir todas as comunidades que fazem divisas com outras cidades e possa haver circulação de pessoas entrando e saindo diariamente.

#santanacontraocoronavirus 20/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI CONCLUI DESINFECÇÃO DAS UBS’S E ESPAÇOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO

Dentro das ações planejadas pela Prefeitura Municipal de Santana do Cariri para combater o avanço da Covid-19, e seguindo o cronograma do Secretaria Municipal de Saúde, a etapa de desinfecção dos espaços públicos e UBS’s da sede e distritos foi concluída, assegurando a população ambientes higienizados e, consequentemente, mais saudáveis. Espaços que apresentavam maior circulação de pessoas, como praças e pontos turísticos, além de repartições públicas, também passaram pelo processo de higienização.

Até esta segunda-feira (20), todas as Unidades Básicas de Saúde do município tanto da sede quanto dos distritos de Araporanga, Anjinhos, Dom Leme e Brejo Grande e dos sítios Latão e Guritiba, bem como suas praças receberam o benefício. De acordo com a coordenação da Vigilância em Saúde, esta ação será realizada novamente, conforme haja evolução da pandemia.

#santanacontraocoronavirus 18/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA FAZ A DESINFECÇÃO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E DE LOCAIS PÚBLICOS

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio do Serviço de Controle de Endemias está executando, a partir deste sábado, 18 de abril, a ação de desinfecção das suas Unidades Básicas de Saúde e de locais públicos, como praças da sede e dos distritos.

De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde, Diogo Moreira, o objetivo da desinfecção é assegurar a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde municipal e dos profissionais. Através dela, objetiva-se a eliminação de micro-organismos diversos presentes nas Unidades, como vírus e bactérias.

Neste sábado (18), a equipe realiza a desinfecção no distrito de Araporanga, nas praças e na UBS Casa de Parto Nossa Senhora da Saúde. A desinfecção contempla ainda a Unidade Básica de Saúde do Sítio Latão, o distrito de Anjinhos, na praça da capela e na Unidade Básica de Saúde e Mini Maternidade Maria Rosalina de Sena.

No domingo (19), a desinfecção será na sede, no Calçadão Municipal, nas praças Maria Elaíla Paiva e Pedro Alves de Oliveira no entorno da Prefeitura, na praça Teresa Cabral (praça dos quiosques), e nas UBS’s da sede: Centro de Saúde Maria Zilmar e Unidade Básica Luiz Gomes Linard (UBS da rua São Pedro).

Na segunda-feira (20), será a vez do distrito de Dom Leme, com a desinfecção nas praças e na UBS Rosa Siqueira Coelho, e do distrito Brejo Grande e Sítio Guritiba nas respectivas Unidades Básicas de Saúde.

Esta é mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde em prol da saúde da população santanense, e faz parte do planejamento e controle do novo Coronavírus no município.

#imunização 18/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI INICIA SEGUNDA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no último dia 24 de março, em Santana do Cariri, e teve como prioridade na primeira fase profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos, por determinação do Governo Federal.

Na primeira etapa, a Secretaria Municipal de Saúde atingiu 92% do público-alvo vacinado, porcentagem considerada um sucesso. De acordo com a gestora da pasta, Aline Alencar, o excedente se deve aos dados do IBGE, nos quais a meta se baseia, estarem defasados, apresentando um número menor de idosos do que o município atualmente possui.

Para suprimir a demanda, a Secretaria de Saúde solicitou as vacinas que faltam via documentação ao Ministério da Saúde.

As doses estão sendo esperadas para os próximos dias e serão disponibilizadas em paralelo com a segunda etapa de vacinação, que tem como grupo prioritário povos indígenas, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, portuários, profissionais das forças de segurança e de salvamento, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A segunda etapa teve início na última sexta-feira (17), e o chamamento para a vacinação no município será feito por meio dos agentes de saúde, que entrarão em contato com as pessoas que se encaixam em um dos grupos listados e acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) referentes à sua localidade.

#BARREIRASANITÁRIA 17/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COVID-19: SANTANA DO CARIRI ADOTA BARREIRA SANITÁRIA NA CIDADE

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, tem ampliado os atendimentos em saúde para descartar casos do novo Coronavírus (Covid-19). Entre as medidas estabelecidas pelo governo municipal está a instalação de uma barreira sanitária.

A informação da nova medida foi divulgada pelo Prefeito Pedro Henrique, em entrevista à Radio Vale do Buriti FM, na última quinta-feira (16). O programa contou ainda com a participação da Secretária de Saúde, Aline Alencar e o Coordenador de Vigilância em Saúde, Diogo Moreira.

A barreira sanitária, decretada pelo prefeito, terá início neste sábado, dia 18 de abril, na Avenida Patativa do Assaré, próximo à Praça Teresa Cabral, conhecida como "praça dos quiosques", principal entrada da cidade e conta com o trabalho da Atenção Básica, Vigilância Santiária, Guarda Municipal e Destacamento da Polícia Militar.

O objetivo será rastrear todas as pessoas que visitam o município para identificação de sinais e sintomas do COVID-19, sendo os sintomáticos avaliados pela equipe volante do município, composta por médico e técnico de enfermagem. Além de orientar motoristas e motociclistas sobre a importância de medidas preventivas contra o novo Coronavírus (Covid-19).

MONITORAMENTO DE VIAJANTES

Todos os viajantes que chegam para permanecer no município serão cadastrados pelo serviço de vigilância sanitária para monitoramento de sinais e sintomas ficarão em isolamento social por um período de 14 dias. A barreira também permitirá identificar o tempo que os visitantes pretendem permanecer no município, a finalidade da visita e ainda o repasse de informações educativas para o controle da COVI-19.

Vale ressaltar que este serviço estará disponível durante todo o feriado, iniciando-se no sábado dia 18 até a terça dia 21.

O Prefeito Pedro Henrique reconhece as dificuldades por conta da extensão territorial do município, com diversas entradas de acesso pela zona rural, e por isso, pede que a população colabore com as autoridades e notifique junto à Secretaria de Saúde pessoas que chegarem em qualquer parte do território municipal.

Para isto, destaca o telefone da Ouvidoria do município: (88) 9 97357627 que está à disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana. E pede para cautela e, quem puder, fique em casa, evite aglomerações, reuniões entre amigos, e fique atento à rotina de higienização.

#samusantana 16/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VISITA DA COORDENAÇÃO REGIONAL DO SAMU DISCUTE ÚLTIMOS AJUSTES PARA A INSTALAÇÃO DA BASE

Nesta quinta-feira,16, o Prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correia Lopes, juntamente com a Secretária de Saúde, Aline Maria Alencar, receberam a visita da Coordenação da Regional do SAMU do Crato, Rejane Felipe, para uma vistoria no espaço que vai sediar a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Durante o compromisso foram definidos alguns ajustes. O prédio receberá nos próximos dias pintura e outros benefícios. A expectativa é que o serviço seja entregue à população santanense nos próximos dias. A atividade contou com a participação do Ouvidor, Pedro de Gerson e da Adjunta da Saúde Zilmar Nunes.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Mais cedo, o prefeito durante uma entrevista na Rádio Vale do Buriti, em que participou a Secretária de Saúde e a coordenação da Vigilância Epidemiológica, divulgou em primeira mão que um dos dois casos suspeitos registrados no município foi DESCARTADO, tem apenas um caso em investigação.

#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 15/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VIGILÂNCIA EM SAÚDE MONTIRA PESSOAS QUE CHEGAM EM SANTANA

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde tem intensificado o monitoramento de pessoas que chegam ao município. O objetivo é orientar viajantes para prevenir a propagação do novo Coronavírus (Covid-19).

No início da semana a pasta registrou o monitoramento de pelo menos 42 pessoas, que foram abordadas pela equipe que é formada por profissionais da Vigilância Sanitária, Enfermeiros, além de Agentes Comunitários de Saúde.

A Secretaria de Saúde volta a reforçar a necessidade do distanciamento social e dos cuidados com a higiene pessoal. Outro ponto importante é que a Prefeitura quer que você interaja com ela e tire suas dúvidas, diga em que lugar estão as pessoas que chegaram de outra cidade/estado, para que nosso município não tenha nenhum caso confirmado da doença.

Para manter você conectado com a gestão, contate o telefone da Ouvidoria (88) 9. 97357627

Prefeitura de Santana do Cariri, e você, na luta contra o Coronavírus.

#emendaparasaúde 14/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI RECEBE EMENDA PARLAMENTAR PARA INVESTIMENTOS EM SAÚDE

Nesta segunda-feira,13, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) depositou na conta da Prefeitura de Santana do Cariri recurso no valor de R$ 500 mil, para investimentos na área da saúde do município. O recurso faz parte da emenda de bancada destinada pelo Deputado Federal Moses Rodrigues.

O prefeito Pedro Henrique agradeceu ao parlamentar pela destinação do recurso e destacou que esse investimento fortalece a melhoria das condições de saúde no município, diante de todo enfrentamento da atualidade.

Prefeitura Municipal de Santana do Cariri

A União faz a força

#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 14/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE À DENGUE EM SANTANA DO CARIRI

A Prefeitura de Santana do Cariri inicia a semana intensificando o trabalho de combate ao Aedes aegypti em diversas ruas da cidade. A ação tem à frente as Equipes de Vigilância em Saúde e Controle de Endemias.

Foi desencadeado ação de bloqueio nas Ruas Nicostrato Nuvens, Senhora Santana e São Pedro para controlar o mosquito transmissor de diversas doenças, entre elas, dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a Prefeitura, outras ruas da área central da cidade serão contempladas com o serviço. A Secretaria de Saúde ressalta a importância da cooperação dos cidadãos para a eliminação dos focos.

Confira as principais orientações para combater o mosquito:

Tampe os tonéis e caixas d’água;

Mantenha as calhas sempre limpas;

Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

Mantenha lixeiras bem tampadas;

Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

Limpe ralos e canaletas externas;

Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

#santanacontraocoronavirus 13/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CORONAVÍRUS (COVID-19) ONDE PROCURO AJUDA?

A Prefeitura de Santana do Cariri tem reforçado os atendimentos na saúde para descartar qualquer suspeita do novo Coronavírus. Em caso de dúvidas você pode contatar o Hospital Municipal e Maternidade Senhora Santana, através do telefone: 35451182 e do contato da Ouvidoria (88) 999357627.

Prefeitura de Santana do Cariri e você, na luta contra o Coronavírus!

#santanacontraocoronavirus 13/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI TEM SEGUNDO CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS SOB INVESTIGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta segunda-feira,13, a notificação do segundo caso suspeito de novo Coronavírus (Covid-19), no município. Trata-se de pessoa do sexo feminino, de 26 anos, que apresentou sintomas como: febre, tosse e dor de garganta. A paciente que reside na zona rural apresenta bom estado de saúde, encontra-se estável e em quarentena domiciliar.

A paciente foi atendida em uma Unidade de Saúde - UBS. O início dos sintomas foi registrado no dia 11 de abril. Foi coletado pelo serviço laboratorial do município material para exame no LACEN.

A Equipe de Saúde da Família está monitorando a paciente, bem como todos os contatos, que foram colocados em isolamento domiciliar. Importante destacar que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza aos casos suspeitos, todo o suporte que lhe cabe para análise diagnóstica e condução do monitoramento dos casos durante o período de quarentena.

PRIMEIRO CASO

Em relação ao primeiro caso notificado no município, ressaltamos que a paciente evoluiu com bom quadro geral de saúde, tendo executado criteriosamente todo o período de quarentena estabelecido. No momento a paciente encontra-se sem nenhum sintoma da doença e aguarda a conclusão do exame diagnóstico, o qual deverá ser liberado pelo Laboratório Central (LACEN) nos próximos dias.

Informamos, ainda, haver demora na liberação dos laudos do LACEN devido à grande demanda de exames que este serviço tem recebido de todo Estado, no entanto o município de Santana do Cariri tem monitorado diariamente a liberação do resultado laboratorial.

#atendimentovolante 08/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI TERÁ ATENDIMENTO VOLANTE DURANTE A SEMANA SANTA

Devido ao avanço da pandemia pelo novo Coronavírus (Covid-9) e visando o bem-estar de toda população santanense, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando durante o feriado da Semana Santa o serviço médico de atendimento volante.

O serviço será destinado aos cidadãos quem apresentem síndrome gripal e sintomas clássicos da Covid-19, como: febre alta, tosse, coriza e falta de ar. Pessoas acamadas com dificuldade de locomoção, que necessitam de atendimento médico e morem em áreas de difícil acesso também poderão solicitar o benefício.Esses cidadãos serão atendidos pela equipe formada por médico e enfermeiro que circularão pelo território municipal.

O atendimento acontecerá desta quinta-feira, dia 09 ao dia 12 de abril de 8 às 17h. Os cidadãos devem entrar em contato com o Hospital Municipal e Maternidade Senhora Santana, através do telefone: (88) 3545-1182 ou 99735-7627.

#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 07/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROMOVE FISCALIZAÇÃO EM SANTANA DO CARIRI; CONFIRA BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem intensificado as mediadas para o combate ao Covid-19 no município.

Nesta segunda-feira (06/04), a equipe da Secretaria composta pela Vigilância Sanitária, profissionais do Nasf e Agentes Comunitários de Saúde, percorreram as ruas do centro da cidade para orientar os cidadãos acerca das boas práticas de higiene e da necessidade de distanciamento social, como principal alternativa de combate ao novo coronavírus.

Além disso, a equipe orientou os donos de estabelecimentos comerciais e interditou os empreendimentos abertos que não fazem parte do perfil conforme as determinações dos decretos estadual e da prefeitura.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

A Prefeitura tem reforçado os atendimentos na saúde para descartar qualquer suspeita do novo Coronavírus. A Secretaria de Saúde informa que segundo o boletim epidemiológico desta segunda-feira, o município possui apenas (01) um caso suspeito de Covid-19, estando a secretaria aguardando o resultado dos exames.

#covid19 02/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE EMITE NOTA INFORMATIVA

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e o HOSPITAL E MATERNIDADE SRA SANTANA, tem a esclarecer que não há casos de Covid-19 com internamento no HMSS.

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (02/04/2020), apresenta apenas 01caso suspeito, aguardando resultado de exame. Informamos ainda que estamos preparados com uma sala de isolamento com suporte para atender casos suspeitos.

Vale destacar que é importante que os cidadãos obedeçam aos decretos de isolamento social publicados nos últimos dias pelo Governo Municipal e Estadual. Fiquem atentos às medidas de prevenção e permaneçam em isolamento social.

Não é momento de pânico e sim de prevenção, o mais importante é FICAR EM CASA.A orientação é que as pessoas que estão desembarcando em nossa cidade devem ficar em isolamento social por 14 dias.

As que apresentarem sintomas como: febre e tosse devem procurar uma Unidade Básica de Saúde, e em caso de febre alta, tosse e cansaço, dirigir-se ao Hospital, que se necessário serão encaminhados para o serviço de referência através da Central de Regulação.

A Secretaria informa ainda que em respeito aos princípios éticos e legais, não divulga quaisquer informações de identificações (nome, fotos) de casos suspeitos, confirmados ou não.

#covid19 26/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BOLETIM CORONAVÍRUS - 26 DE MARÇO DE 2020

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulga o mais recente Boletim Epidemiológico sobre Coronavírus (Covid-19). Até às 15h00 desta quinta-feira (26/03/2020), há registro de um caso suspeito em isolamento domiciliar.

Trata-se de uma mulher, 20 anos de idade, que manteve contato com indivíduo de sexo feminino proveniente de São Paulo que veio ao município de Santana do Cariri e permaneceu na cidade no período de 13 a 24 de março.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a paciente deu entrada na unidade hospitalar na noite de quarta-feira(25/03) e apresentava quadro de febre, coriza, mialgia e cefaleia. A mulher foi avaliada na unidade hospitalar pela equipe médica plantonista.

A paciente permaneceu inicialmente na unidade para ser medicada em leito de isolamento. Verificando-se pela médica que se tratava de um quadro estável a medica liberou a paciente para ISOLAMENTO DOMICILIAR.

Nesta quinta-feira, dia 26 de março de 2020, a paciente foi conduzida a unidade laboratorial do município na qual realizou-se a coleta de amostra de SWAB. Esta foi encaminhada ao Laboratório Central do Estado, onde será analisada para posterior CONFIRMAÇÃO ou DESCARTE do caso.

Ainda na manhã de hoje a paciente foi reavaliada na Unidade Hospitalar e mediante a permanência de um bom quadro clínico geral foi mantida a orientação de permanecer em domicílio em isolamento.

Todos os procedimentos e protocolos do Ministério da Saúde estão sendo seguidos para a condução do caso suspeito.

#imunização 25/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO MUNICIPAL ADOTA MEDIDAS EXCEPCIONAIS PARA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde deu início à Campanha Nacional de Vacinação nesta terça-feira (24/03), de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, que antecipou a Campanha em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

Neste primeiro momento serão vacinados os idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Ainda em decorrência do novo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde adotou medidas excepcionais para a contensão do vírus.

Em várias comunidades, os idosos domiciliados e acamados serão atendidos em casa pelos profissionais da saúde e demais serão vacinados nas Unidades de Saúde ou em pontos de apoio, conforme comunicado e agendamento dos Agentes de Saúde; em outras localidades, todos os idosos serão vacinados em suas casas.

A Secretaria de Saúde informa que, até então, foram distribuídas pelo Ministério da Saúde um percentual das vacinas, mas que até sexta-feira, dia 27, as demais serão entregues.

É importante lembrar que a vacina contra a gripe é trivalente mas não protege contra o Coronavírus, imunizando contra Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). O novo Coronavírus ainda não possui vacina, no entanto, por possuir sintomas semelhantes entre a COVID-19 e a gripe, essa imunização facilita o diagnóstico da nova doença por exclusão.

#covid19 20/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO DE SANTANA DO CARIRI TIRA DÚVIDAS DA POPULAÇÃO SOBRE O COVID 19 EM ENTREVISTA DE RÁDIO

O Governo Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, tirou dúvidas da população sobre a pandemia Coronavírus (Covid19) durante entrevista na rádio Vale do Buriti, emissora educativa vinculada à secretaria de Educação.

A entrevista contou com participação do Prefeito Pedro Henrique Correia que falou que o munícipio tem seguido as orientações dos órgãos de saúde para conter a proliferação do Coronavírus - Covid 19, como a Organização Mundial de Saúde- OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

O prefeito lembrou que assinou no último dia 16 de março decreto que suspende diversas atividades com o objetivo de evitar a proliferação do vírus na cidade, assim como a criação do Comitê Intersetorial de enfrentamento e controle da pandemia Informou ainda que o telefone da Ouvidoria estará à disposição dos munícipes para a retirada de dúvidas. O telefone é 9.97357627.

O gestor garantiu que serviços essenciais como abastecimento de água, coleta de lixo e a segurança feita pelo guarda civil municipal continuarão a acontecendo normalmente na cidade.Por fim o prefeito agradeceu a equipe da secretaria de saúde, da polícia militar e disse que a palavra é conscientização onde pediu que a população mantenha em isolamento social.

BOLETIM

Outra autoridade que participou da entrevista, foi a Secretária de Saúde, Aline Alencar que trouxe o boletim atualizado. Nesta sexta-feira, dia 20 de março não existem casos de Coronavírus, sejam suspeitos em internação ou em isolamento domiciliar, e muito menos confirmados, no município.

A gestora informou que as Unidade de Saúde estarão atendendo a população e pediu que as pessoas evitem viagens desnecessárias; pediu que os idosos evitem sair de casa. A orientação é que outras pessoas auxiliem esse público em algumas atividades, mas respeitando distância mínima orientada pelas autoridades de saúde.

Já o Coordenador da Vigilância em Saúde, Diogo José Moreira, tirou diversas dúvidas da população que chegavam através do whatsapp da emissora. Diogo reforçou que as pessoas fiquem em casa, e tomem as medidas preventivas.A Equipe da Vigilância em Saúde estará de plantão através do telefone da ouvidoria para esclarecer as dúvidas dos municípes.

#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI SÃO ORIENTADOS SOBRE A PREVENÇÃO DA COVID-19

Atendendo ao Plano de Contingenciamento Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) estabelecido pela Prefeitura Municipal frente à pandemia da doença, a coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu, no início da semana, ação de prevenção a pandemia junto aos estudantes de uma escola municipal.

O Coordenador da Vigilância em Saúde,Diogo José Moreira, esteve na Escola Escritora Rachel de Queiroz orientando os estudantes sobre os cuidados a serem tomados para evitar a transmissão do coronavírus, com um momento de conscientização nas aulas de Ciências, abordando a temática e os cuidados individuais a serem tomados.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que nenhum caso da COVID-19 foi detectado no município de Santana do Cariri, mas reforça que é necessário manter-se atento aos cuidados com prevenção e higienização.

#covid19 18/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REÚNE EQUIPE PARA DISCUTIR PLANO DE CONTINGENCIAMENTO DO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Seguindo o Plano de Contingenciamento Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) adotado pelo Governo Municipal de Santana do Cariri diante da pandemia da doença, a Secretaria Municipal de Saúde realizou reunião com todos os profissionais da Saúde do município afim de discutir as medidas a serem tomadas e o papel de cada profissional no combate à enfermidade.

De acordo com secretária da pasta, Aline Alencar, o Plano de Contingência é uma demanda necessária e importante, adotada pelo prefeito Pedro Henrique, para que todas as precauções sejam efetivadas de maneira a neutralizar a entrada do vírus no município, bem como sua possível propagação.

Para isso, várias medidas estão sendo executadas, tais como: capacitação de profissionais biomédicos para realização de testes do coronavírus, em caso de suspeita; capacitação de profissionais médicos, enfermeiros e profissionais de saúde de toda a rede; e compartilhamento do Plano de Contingência à COVID 19 para que os profissionais possam entender o fluxo da doença, o seu papel na prevenção, e como se posicionar diante de uma possível suspeita e confirmação.

Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza à população santanense que está seguindo todos os protocolos adotados pelas instâncias mundiais responsáveis, bem como realizando diversas capacitações da equipe de profissionais da Saúde do município, para que, em caso de algum paciente apresentar a doença, as devidas medidas sejam empregadas.

#Saúde 16/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA CRIA COMITÊ DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS E SUSPENDE ATIVIDADES EM SANTANA DO CARIRI

Em decorrência da pandemia global do novo Coronavírus (COVID-19),e da confirmação de casos da doença no Estado do Ceará, o prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correira Lopes, convocou uma reunião emergencial para estabelecer as medidas preventivas a serem tomadas no município.

Ocorrida nesta segunda-feira (16), com a presença dos secretários de Saúde, Governo, Educação, Assistência Social, Esporte e Juventude, Cultura e Turismo, Controladoria Geral e Procuradoria, estabeleceu-se a publicação do Decreto Nº 1603001/2020, de 16 de março de 2020, que cria o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), que apresentará, nos próximos dias, o Plano de Contingenciamento Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (COVID-19); e estabelece, pelo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado, as seguintes medidas a serem adotadas de imediato:

- Suspensão de todas as viagens nacionais e internacionais do prefeito, secretários municipais e servidores municipais a serviço do Município, excetuados os casos de necessidade e para preservar o interesse público;

- Todo servidor municipal deve comunicar à sua chefia imediata qualquer viagem turística para os locais de risco, definidos pelo Ministério da Saúde ou OMS, e, quando do retorno, apresentar-se no Departamento de Saúde Ocupacional para avaliação;

- Suspensão dos eventos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com público superior a cinquenta pessoas;

- Suspensão das atividades e eventos esportivos de responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude com público superior a cinquenta pessoas;

- Suspensão da realização de eventos de grande aglomeração de pessoas, sejam públicos ou privados, com público superior a cinquenta pessoas;

- Visitação ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens;

- Suspensão de todas as atividades escolares no Município, por quinze dias, a partir de 18 de março de 2020.

#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 16/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI PROMOVE AÇÕES PREVISTAS NO PLANO DE CONTIGÊNCIA DA COVID 19

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu, nesta segunda-feira (16/03) a coordenação da Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e Guias Turísticos do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, para atualizar, orientar e capacitar os guias nas medidas preventivas para evitar a transmissão do novo coronavirus- Covid 19.

A ação acontece em atendimento ao Plano de Contingência, elaborado pelo Governo Municipal, que tem o objetivo de organizar a nível municipal as ações de prevenção, controle e recuperação da saúde dos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

O Decreto Nº 1603001/2020, de 16 de março de 2020, do Governo Municipal , estabelece, pelo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado, as seguintes medidas a serem adotadas de imediato:

- Suspensão de todas as viagens nacionais e internacionais do prefeito, secretários municipais e servidores municipais a serviço do Município, excetuados os casos de necessidade e para preservar o interesse público;

- Todo servidor municipal deve comunicar à sua chefia imediata qualquer viagem turística para os locais de risco, definidos pelo Ministério da Saúde ou OMS, e, quando do retorno, apresentar-se no Departamento de Saúde Ocupacional para avaliação;

- Suspensão dos eventos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com público superior a cinquenta pessoas;

- Suspensão das atividades e eventos esportivos de responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude com público superior a cinquenta pessoas;

- Suspensão da realização de eventos de grande aglomeração de pessoas, sejam públicos ou privados, com público superior a cinquenta pessoas;

- Visitação ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens;

- Suspensão de todas as atividades escolares no Município, por quinze dias, a partir de 18 de março de 2020.

#Saúde 09/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA FIRMA TERMO DE COLABORAÇÃO COM A ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS (AACESC)

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a Associação dos Agentes de Combate às Endemias do município por meio de termo de Colaboração. O objetivo é a proteção da saúde da população Santanense.

O termo de colaboração estabelece o planejamento em saúde e a execução do Plano de Trabalho da equipe para o ano-exercício de 2020 mediante qual ficam estabelecidas uma série de ações e metas de controle sobre os programas relacionados ao Controle da Dengue, Rastreamento do Calazar, Monitoramento do Tracoma e do Controle da Infestação do Barbeiro através do desenvolvimento do Programa de Controle da Doença de Chagas.

A parceria prevê o cumprimento das metas em sua totalidade e desta forma controlar as condições de agravamento à saúde no município; a equipe de Controle de Endemias e Vigilância em Saúde tem trabalhado incessantemente com o apoio da gestão municipal e alcançado excelentes indicadores de saúde, inclusive com reconhecimento das ações desenvolvidas por meio de premiações ao município como o incentivo "Todos Contra o Mosquito", do Governo do Estado do Ceará e ainda pelo do "Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde (PQAVS)" do Ministério da Saúde.

Está é mais uma prova do compromisso da gestão municipal com o bem-estar e a saúde da população Santanense.

#Mulher 09/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE REALIZA DURANTE ESTA SEMANA DIVERSAS AÇÕES COM AS MULHERES DE SANTANA DO CARIRI

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, promove durante toda semana nas unidades básicas de Saúde, rodas de conservas, palestras e diversas ações do Março Lilás junto as mulheres do município.

Nesta segunda-feira (09/03), no PSF da Guritiba foram realizados testes rápidos, prevenção do câncer e palestra sobre os direitos da mulher, com uma psicóloga. À tarde, na Secretaria de Saúde houve o Café da Tarde com o Tema: "Mulheres Fortes", na roda de conversa, foi discutido o papel da mulher na família e na sociedade. A atividade foi realizada junto com a equipe técnica.

A titular da pasta, Aline Alencar afirma que as ações são importantes pois empoderam as mulheres sobre o seu papel na sociedade e reforça o compromisso da gestão com a política municipal de promoção da saúde da mulher.

#agentescomunitáriosdesaúde 19/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REÚNE ACS’S PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri (SMS) reuniu os agentes comunitários de saúde (ACS) para a construção o Plano de Trabalho da categoria para o ano de 2020. Com o nome "Café com Ideias", o evento que aconteceu nesta quarta-feira (19) e contou com presença do prefeito Pedro Henrique, foi importante para apresentar os resultados obtidos em 2019.

O gestor Santanense parabenizou os profissionais pelo empenho com o trabalho que é desenvolvido, "Antes de tudo, quero parabenizar a todos pelo importantíssimo trabalho que vocês, agentes, fazem pela saúde do nosso município, assim como toda a equipe da Secretaria de Saúde, e dizer que estou muito feliz de ver que vocês trabalham em equipe e tem essa visão de união, buscando sempre o melhor para a saúde do nosso povo. Prova disso é o trabalho realizado no ano passado, um grande avanço para a saúde do nosso município. Continuemos assim, trabalhando para construir uma Santana cada vez melhor. "

#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 18/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI PROMOVE AÇÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

O Governo Municipal de Santana do Cariri, por meio da secretaria de Saúde, através das ações do Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Mosquito da Dengue realizou, na manhã desta terça-feira (18), mais uma mobilização social de conscientização contra o Aedes aegypt.

As equipes de Controle de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária percorreram ruas do centro da cidade e do bairro São Pedro visitando domicílios, coletando potenciais recipientes com criadouros do mosquito e alertando a população sobre medidas de prevenção com distribuição de panfletos e alertas em carro de som.

Esta atividade faz parte das ações programadas pela Vigilância em Saúde e já percorreu diversas comunidades rurais do município alertando os moradores sobre os riscos de doenças como: dengue, febre amarela, zika e chikungunya, causadas pelo Aedes aegypti.

#imunização 16/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA PROMOVE DIA D DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O SARAMPO

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde, participou da Campanha Nacional contra o Sarampo, no sábado,15, com o dia D de vacinação.

Todas as Unidades de Saúde do município atenderam das 8 às 16 horas, para a vacinação de crianças de 5 a jovens de 19 anos. As Unidades de Saúde da Rua São Pedro, Araporanga e Guritiba contaram com a presença de médicos durante a ação.

De acordo com a secretária de Saúde, Aline Alencar, a campanha vacinou cerca de 400 pessoas e superou as expectativas, " A meta nossa era 300 crianças a serem vacinadas, porém a gente não vacinou só sarampo, a gente vacinou todas as vacinas do calendário vacinal da faixa etária", disse.

Além disso, muitas foram as pessoas que se dirigiram as unidades para avaliação de cartão, vacinar e realizar a atualização vacinal, de acordo com a faixa etária.

SOBRE A DOENÇA

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

#Saúde 12/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI AVANÇA NA SAÚDE COM DIVERSOS ATENDIMENTOS

O Governo Municipal de Santana do Cariri continua avançando cada vez mais na esfera da saúde, prova disso são as ações promovidas pela secretaria municipal Saúde nas comunidades do município, levando atendimentos para as localidades que não dispõem de Unidades Básicas de Saúde.

Nesta quarta-feira (12), a comunidade do Mororó foi contemplada com ações do Centro de Saúde da sede. A atividade contou com a atuação de enfermeiros, Agentes de Saúde e Odontólogo.

Neste primeiro momento foram atendidas gestantes e idosos hipertensos que fazem parte dos grupos prioritários. Durante o dia foram promovidas atividades educativas em saúde e ações odontológicas.

Segundo a secretária de Saúde, Aline Alencar, a ida de dentistas para as microáreas do município que não dispõem de unidades básicas de Saúde é um grande trunfo da atenção primária e resulta na promoção da saúde com a resolução dos problemas de centenas de moradores, através dos serviços prestados pelos profissionais.

Novos equipamentos para o Hospital Municipal

Além de abranger os atendimentos para comunidades rurais do município, novos equipamentos foram adquiridos para o Hospital e Maternidade Senhora Santana (HMSS). Foram adquiridos os seguintes equipamentos: monitor multiparâmetros, desfibrilador convencional, central de nebulização, bisturi elétrico e bomba de infusão. Estes novos aparelhos trarão mais comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, que não mais precisarão se deslocar a cidades vizinhas ou recorrer a clínicas particulares para receber estes atendimentos.

O avanço da saúde municipal é comemorado pelo prefeito Pedro Henrique, "Essas novas aquisições para o Hospital Municipal permitem uma maior comodidade para a nossa população, garantindo um resultado mais rápido e consequente melhoria de vida. Além de novos equipamentos, a presença de profissionais da saúde nas comunidades rurais que não possuem UBS’s, fazendo atendimentos e prestando atividades educacionais nas áreas são fundamentais para que possamos continuar avançando cada vez mais".

#agentescomunitáriosdesaúde 24/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA ENTREGA NOVOS UNIFORMES A AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, efetuou na manhã desta quinta-feira,23, no auditório Polo de Convivência Pedro Linard Rocha a entrega de novos uniformes para 35 agentes comunitários de saúde que atuam na atenção básica do município. O kit é composto por duas camisas, duas calças, um par de sapatos, boné, bolsa e protetor solar.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Pedro Henrique, da vice Bibiane Sampaio, da secretária de Saúde - Aline Alencar, o secretário de Ouvidoria - Pedro de Gerson, a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Santana do Cariri - Maria de Fátima Soares, a Coordenadora dos Agentes Comunitários de Santana do Cariri - Mara Luana Dias, além dos vereadores Arclébio Dias e Gildo Lopes.

O prefeito Pedro Henrique, ressaltou a importância deste momento para a saúde do município, “Este é um momento ímpar para a categoria, que há tanto tempo luta por melhores condições de trabalho, mas é uma conquista também para a saúde do nosso município, que terá profissionais mais motivados para o cumprimento do seu trabalho. Trabalho esse, fundamental para todos nós, especialmente para aqueles que vivem na zona rural do município e não tem como se deslocar para uma Unidade Básica de Saúde. O trabalho dos agentes de saúde é primordial na melhoria dos índices alcançados pela secretaria de Saúde, e nós reconhecemos isso. Por isso fiz questão de me reunir com vocês, agentes, e escutar suas demandas, porque só assim, juntos e fortes, podemos alcançar o melhor para Santana.”

Essa é a primeira vez em quase oito anos que a categoria recebe novo fardamento. A presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Maria de Fátima Soares, agradeceu ao prefeito Pedro Henrique pelo apoio à categoria e pelo acolhimento das demandas, “Quero aproveitar este momento para agradecer à gestão do prefeito Pedro Henrique que atendeu as nossas demandas. Enfim podemos resgatar o nome pelo qual a nossa categoria é reconhecida: como guerreiros, batalhadores, que trabalham não importa o tempo, no sol ou na chuva. Há anos lutávamos por este fardamento e sempre recebíamos o ‘não’, então agora eu o agradeço em nome de toda a categoria pelo reconhecimento”.

PROJETO DE LEI

O prefeito Pedro Henrique assinou o Projeto de Lei Nº 2301001/2020, a ser enviado à Câmara Municipal e deliberado pelo Poder Legislativo, que dispõe sobre a concessão de incentivo adicional aos Agentes Comunitários de Saúde, autorizando auxílio financeiro no exercício 2020. O repasse será de periodicidade mensal e na porcentagem de 43% para os ACS’s.

Sobre o incentivo o gestor lembrou “Esta era uma reivindicação não só dos agentes, mas também um desejo meu, o de assegurar à categoria, diante da lei, um aumento proporcional ao seu esforço. Fiquei muito feliz quando, ao me reunir com o secretário de Finanças, Olímpio Arraes, pudemos chegar ao significativo valor de 43%. Continuaremos trabalhando juntos para que todos tenham o reconhecimento que merecem, e a saúde do nosso povo progrida cada vez mais”.
#campanhadecombateahanseníase 20/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA CAMPANHA “JANEIRO ROXO” DE PREVENÇÃO A HANSENÍASE A prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde inicia o calendário de campanhas educativas de 2020. Durante os próximos dias, as equipes de saúde estarão desenvolvendo ações de prevenção a hanseníase, na campanha “Janeiro Roxo”.

A programação contará com palestras e rodas de conversa com a população, e capacitação ministrada pelo Dr. Mamede para todos os agentes comunitários de saúde.

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

A secretaria municipal de Saúde alerta que a hanseníase tem cura, e a melhor prevenção é ficar atento aos sintomas para diagnóstico precoce e tratamento imediato, visto que esta é uma doença que se instala na pele e nos nervos, podendo causar alterações motoras, úlceras e problemas de visão.

Confira o calendário com as datas das ações nas equipes de saúde:

Neste dia 20, a Unidade básica de Saúde da Araporanga abriu a programação alusiva ao janeiro Roxo.
Dia 23 Unidade Básica de Saúde - São Pedro, com Dr Mamede Cruz para agentes de Saúde sobre hanseníase
Dia 28 Unidade Básica de Saúde- Latao
Dia 30 Unidade Básica de Saúde -Guritiba
Dia 31 Centro de Saúde

#Saúde 08/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COM RESULTADOS POSITIVOS EM 2019, SECRETARIA DE SAÚDE VISA OTIMZAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE EM SANTANA DO CARIRI A Secretaria de Saúde de Santana do Cariri fechou 2019 com um balanço positivo em atendimentos junto à população. Entre as iniciativas propostas pelo governo municipal estão as atividades coletivas e procedimentos coletivos. Os números foram os seguintes: 473 Atividades Coletivas e 24.399 Procedimentos Coletivos.
Já os procedimentos individuais e atendimentos médicos registraram, 15.534 e 14.10, respectivamente. A população é testemunha dos avanços que a saúde municipal tem registrado nos últimos dois anos, fruto de esforços do prefeito municipal, Pedro Henrique Correia. Exemplo disso, o Hospital Municipal Senhora Santana, recebeu novos equipamentos e uma nova ambulância integra a frota municipal, melhorando assim o atendimento aos munícipes.
A titular da pasta Aline Alencar, destaca que os resultados têm acontecido graças ao empenho do prefeito que tem buscado investimentos para a área, seja em Fortaleza ou em Brasilia. Outro fator determinante, comenta a gestora, diz respeito aos servidores que integram a rede municipal de saúde que tem se empenhado para proporcionar o acesso aos serviços com mais qualidade, tanto na sede quanto na zona rural.


#Planejamento 17/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE AVALIA AÇÕES DE 2019 E ALINHA PROJETOS PARA 2020, EM SANTANA DO CARIRI Na manhã desta terça-feira,17, o Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde reuniu as equipes da estratégia Saúde da Família -EFS´s, para avaliação das ações ao longo de 2019.O encontro ocorreu no auditório do Museu de Paleontologia.

A pauta girou em torno das produções, metas, progressos e experiências vividas pelas equipes nas Unidades Básicas de Saúde.

“Além de mostrar os resultados, algo extremamente necessário e relevante, momentos como este nos permitem conhecer realidades diferentes que exigem abordagens diferentes e inovadoras, fazendo com que o trabalho da equipe de saúde seja desafiador, mas ao menos tempo empoderador e repleto de possibilidades. Prova disso são algumas das experiências apresentadas, e as formas surpreendentes que as equipes conseguiram lidar com as situações adversas. Isso é inspirador para todos nós, porque nos possibilita crescer e alcançar patamares ainda maiores; além de que, tomar conhecimento de novas abordagens nos permite estudá-las e aplicá-las nas demais UBS”, observou a secretária de Saúde, Aline Alencar.

O prefeito Pedro Henrique, por sua vez, considera ocasiões como estas extremamente necessárias e importantes para fazer o diagnóstico do trabalho prestado pela gestão municipal aos santanenses, ademais na área da saúde, uma das prioridades do seu governo. “Eu fico muito satisfeito de ver que as equipes de saúde do nosso município são muito bem preparadas com profissionais excelentes e altamente capacitados que sabem o significado de trabalho em equipe. Sabemos que as dificuldades são muitas, principalmente nas comunidades rurais, mas temos trabalhado incansavelmente para obtermos os melhores resultados possíveis, e seguiremos firmes com este propósito”.

#Planejamento 08/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE TÉCNICA DE SANTANA DO CARIRI PARTICIPA DO PLANEJAMENTO REGIONAL EM SAÚDE A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou nos dias 5 e 6 de dezembro, em Juazeiro do Norte, do Planejamento Regional em Saúde Cariri, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado.

O encontro reuniu gestores municipais, gestores de unidades de saúde, prestadores de serviço e técnicos de saúde dos 45 municípios da macrorregião. A equipe técnica da saúde formada pela Central de Marcação de Exames, Consultora Técnica, Coordenação da Atenção básica e a Informatização esteve presente.

A pauta gerou estimulou discussões sobre como melhorar o acesso dos cidadãos ao Sistema Único de Saúde (SUS); os principais problemas de acesso aos serviços, as dificuldades de financiamento da rede e foram estabelecidas prioridades e objetivos estratégicos comuns entre os entes municipais e o Estado.

Segundo a Secretária de Saúde, Maria Aline Alencar, o momento foi importante para fortalecer a rede junto a equipe central da Secretaria de Saúde. Conforme disse a secretária, é através de capacitações e planejamentos que Santana do Cariri tem avançado na saúde, uma orientação do prefeito Pedro Henrique.

#Saúde 03/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO MUNICIPAL INTENSIFICOU OS CUIDADOS À SAÚDE DO HOMEM DURANTE O NOVEMBRO AZUL O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde intensificou os cuidados relacionados à saúde do homem no Novembro Azul, movimento mundial de combate ao câncer de próstata. Durante todo o mês foram realizadas palestras e ações em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

As Unidades Básicas de Saúde da Sede, Araporanga, Anjinhos, Brejo Grande, Dom Leme, Latão e Guritiba receberam os profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, e a equipe do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, composta por fisioterapeuta, biomédicas, fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga e educador físico.

No decorrer da campanha, além de fazer o alerta sobre a prevenção do câncer de próstata, doença que acomete cerca de 70 mil brasileiros a cada ano, foram realizados 38 exames de toque retal, importante exame para detectar a presença de nódulo na região da próstata, que pode indicar o câncer.Ademais o exame de toque, foram realizados cerca de 200 testes rápidos, avaliação antropo médica com educador físico, e consultas e esclarecimentos com a equipe do NASF.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que durante todo o ano, não só no Novembro Azul, é importante a conscientização da população masculina quanto aos cuidados e prevenção do câncer de próstata, que é uma doença silenciosa, sendo necessário consultar o urologista anualmente, para aqueles que possuem 45 anos de idade, ou aos 40 anos, se houver histórico familiar, e realizar os exames necessários solicitados pelos profissionais de saúde.
#outubrorosa 31/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI ENCERRA CAMPANHA OUTUBRO ROSA COM PROGRAMAÇÃO NO BAIRRO INHUMAS A prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou nesta quarta-feira (30), as ações alusivas à Campanha Outubro Rosa, com uma programação na Casa de Pedra, no bairro Inhumas.

Cerca cinquenta mulheres participaram da programação que contou com roda de conversa com a Dra. Tereza Magda, que discutiu as formas de prevenção e cuidados contra o câncer de Mama e de Colo de útero.Houve ainda a participação da nutricionista Samily Leopoldino que fez um demonstrativo de alimentação saudável, apresentando a importância da ingestão de alimentos que podem prevenir o câncer; e contrapartida, apresentou alimentos não saudáveis, que podem colocar em risco a saúde.

A participação do Educador Físico, Henrique Ronei Duarte, garantiu orientações sobre atividades físicas, e a sua importância para a saúde, tanto física quanto mental. O momento contou também com O Cine D´las que exibiu o filme "Pronta para amar" que conta a história de uma jovem diagnosticada com câncer e sua luta pela sobrevivência.

A Secretária Municipal de Saúde, Aline Alencar agradeceu a presença de todas e falou sobre a importância da prevenção, da realização de exames regularmente, e dos cuidados diários com a alimentação, atividades físicas e visitas periódicas aos profissionais da saúde.

A Secretária Municipal de Saúde explica que os cuidados devem ser estendidos por todo o ano, não somente durante a campanha do Outubro Rosa e os exames de prevenção do câncer de mama e do colo do útero podem ser realizados pelos profissionais de Saúde nas UBS e Postos de Saúde espalhados pelo município, basta procurar o mais próximo e solicitar uma consulta.

O prefeito Pedro Henrique cumpre agenda na capital, juntamente com a primeira-dama, Maianne Maia, onde trata de assuntos de interesse do município. A Vice-prefeita Bibiane Sampaio, por sua vez, trouxe o abraço do prefeito Pedro Henrique e acompanhou juntamente com os profissionais da rede, população e secretários municipais toda programação.
#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 28/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA PROMOVE AÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI NA COMUNIDADE DE ARAPORANGA A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio das ações do Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Mosquito da Dengue realizou, na última semana, mais uma importante mobilização social no Distrito de Araporanga.

As Equipes de Controle de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiologica e Vigilância Sanitária realizaram visitas domiciliares difundindo medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti, distribuindo panfletos, realizando a coleta de recipientes potenciais criadouros intradomiciliares, e dialogando com os moradores do distrito; com o carro de som percorreram todas as ruas da localidade para divulgar as medidas de prevenção e alertar a população em geral.

O prefeito Pedro Henrique reconhece a importância dessas ações para formação da população " A gente sabe que o mosquito Aedes aegypti prefere o calor, e estamos enfrentando um outono bastante quente, por isso entendemos que é extremamente necessárias e importantes mobilizações como esta, onde os agentes e vigilantes de saúde atuam diretamente nas comunidades junto aos moradores, mostrando a importância dos cuidados e prevenção contra o mosquito", ressaltou.
#Saúde 19/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA PROMOVE DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E ATENDIMENTOS DO ‘OUTUBRO ROSA’ A prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou, neste sábado 19, o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A atividade tem como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos. Durante a programação a Unidade Básica de Saúde Luiz Gomes Linard, na rua São Pedro e o Centro de saúde estiveram abertas das 8:00 às 12h00, para atender a demanda.

Na Unidade Básica de Saúde Luiz Gomes Linard, da rua São Pedro, os enfermeiros e os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, promoveram diversos atendimentos com as mulheres dentro das atividades da campanha de prevenção contra câncer de mama e colo de útero.

O prefeito Pedro Henrique acompanhado de uma comitiva que incluiu a vice-prefeita Bibiane Sampaio; o secretário de Ouvidoria, Pedro de Gerson, o vereador Gildo Lopes e a Secretária de Saúde, Aline Alencar, estive visitando os locais. Pedro acompanhou a vacinação das crianças e conversou com os profissionais que estavam realizando as atividades do outubro Rosa, uma programação dedicada exclusivamente à saúde da mulher santanense.

Sobre as campanhas, o gestor reconheceu a necessidade de intensificar para assim imunizar a população santanense contra algumas doenças. Parabenizou a Secretaria de Saúde pelas ações do ‘Outubro Rosa’ que tem realizado diversas atendimento junto ao público feminino do município. “Nós temos avançado com a saúde municipal, através dos atendimentos, medicação, exames e nas campanhas também. Nosso desejo é fazer com que o cidadão se sinta acolhido e acima de tudo volte para casa satisfeito”, disse o gestor.

#outubrorosa 17/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ‘OUTUBRO ROSA’ - SAÚDE MUNICIPAL PROMOVE PALESTRA E ATENDIMENTOS PARA MULHERES DE SANTANA DO CARIRI A prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo diversas ações de sensibilização do público feminino, quanto a prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero.As ações incluem palestras, rodas de conversas e atendimentos nas Unidades de Saúde (UBS), da sede e da zona rural do município,as atividades relacionadas ao ‘outubro Rosa’.

Nesta quarta-feira (16), no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, uma palestra ministrada pelo médico José Mamede e por José Gilberto Sales, enfermeiro na Unidade Básica de Saúde Luiz Gomes Linard, tirou as dúvidas quanto ao exame papanicolau e a mamografia. Cerca de 70 mulheres participaram da atividade.

Os profissionais abordaram sobre o que é o câncer de mama e câncer do colo do útero, as formas de prevenção e a importância de realizar os exames rotineiramente, bem como o autoexame da mama.Durante a conversa, pausas para ouvir das participantes os relatos e experiências com familiares ou conhecidos que já passaram pelo diagnóstico de um dos dois tipos de câncer.
Dados apontam que o câncer de mama, atualmente, é o segundo tipo de câncer mais comum entre as brasileiras, e o câncer do colo do útero, ocupa o quarto lugar.

ATENDIMENTO
Após a palestra, o enfermeiro José Gilberto Sales atendeu pacientes e realizou o exame de toque da mama, verificando a sua condição e solicitando, àquelas que necessitassem, o exame de mamografia para quem tem indicação.
Sugeriu, também, junto aos presentes, uma data para que seja realizado exames de prevenção no turno da noite, para aquelas mulheres que estão atarefadas durante o período diurno e não podem ir à Unidade de Saúde realizar o exame.

#outubrorosa 14/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AÇÕES DO OUTUBRO ROSA CHEGAM À ZONA RURAL DE SANTANA DO CARIRI A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu ações do Outubro Rosa, no distrito de Anjinhos e no Sítio Bois, na última sexta-feira,11.

Uma roda de conversa com o grupo de idosos da localidade abordou para a importância do autoexame e da prevenção como medida essencial para uma vida mais saudável. A atividade teve a participação da equipe de Saúde da Família que é composta por médico, enfermeiro e Agente Comunitário de Saúde. Os servidores das duas secretarias participaram do momento.

O prefeito Pedro Henrique destacou a importância dessas ações chegarem as comunidades rurais. “ Nós sabemos da importância do cuidado com a vida e entendemos que enquanto governo temos que chegar e oferecer com qualidade os serviços para nossa população que mora em lugares distantes”, disse.

A Secretária Municipal de Saúde Aline Alencar, destacou que as ações do Outbro Rosa estão acontecendo nas mais diversas localidades do município, nas UBS´s, CRAS, pontos de apoios, entre outros. Para a gestora, o envolvimento das equipes das secretarias colabora para o êxito das ações.
#Saúde 04/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO MUNICIPAL PRESTA HOMENAGEM AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE COMBATE ÀS ENDEMIAS, PELO SEU DIA O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, presta homenagem, nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE), pela passagem do seu dia.

A Secretaria Municipal de Saúde vem parabenizar e agradecer a esses profissionais que com seu trabalho colaboram para que a saúde em nosso município ofereça qualidade e dignidade aos nossos munícipes.

Parabéns a todos vocês, que percorrem as ruas, bairros, sítios, comunidades e distritos visitando as famílias, levando orientações, promovendo a cidadania e contribuindo para o fortalecimento e o sucesso das pessoas.

O prefeito Pedro Henrique Correia Lopes, a Secretaria de Saúde Aline Maria de Alencar da Franca e os Coordenadores dos ACS´s e ACE, Maria Luana Dias Pereira e Diogo José M. Rodrigues parabenizam a todos. Que sejam reconhecidos e respeitados sempre por toda sociedade santanense.
#samusantana 02/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI RECEBE VISITA DA COORDENAÇÃO DO SAMU PARA AJUSTAR DETALHES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE BASE NA CIDADE Prefeito Pedro Henrique destacou que o município está empenhado para sediar a base do serviço na cidade.
#VIGILÂNCIAEMSAÚDE 30/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI TEM AVALIAÇÃO POSITIVA NO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O município de Santana do Cariri, é destaque na 20ª Regional de Saúde, no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, o município ficou com a segunda a melhor classificação na cobertura de indicadores de vigilância dentre 13 municípios.

Os indicadores sem relacionam às notificações e encerramentos, sob diversos aspectos, aos dados do VIGIAGUA, Controle de Endemias, SIM/SINASC, ao Sistema SI-PNI, programas chave de Vigilância em Saúde. Para o Coordenador de Vigilância em Saúde, Diogo J. M. Rodrigues, o resultado é fruto da parceria implementada pela equipe da vigilância em saúde, com demais profissionais e a sociedade santanense.

A Secretária Municipal de Saúde, Aline Alencar, por sua vez, reforça que a ação fortalecida por meio da atuação dos profissionais, resulta num avanço na saúde do município e na qualidade de vida dos cidadãos, “Os resultados são oriundos do trabalho intersetorial, onde envolve o Agente de Endemias, o Agente Comunitário de Saúde, a estratégia de Saúde da família e todos os profissionais da rede”.
#setembroamarelo 30/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMINHADA ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO ‘SETEMBRO AMARELO’, EM SANTANA DO CARIRI A prefeitura de Santana Cariri, por meio das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, promoveu na manhã desta segunda-feira,30, caminhada de encerramento das ações do setembro amarelo, mês de prevenção ao Suicídio. A concentração se deu em frente à praça do colégio Adrião do Vale Nuvens, seguindo pelas principais ruas da cidade, encerrando no Calçadão Municipal.

A caminhada contou com a presença da Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo; dos alunos da Escola Municipal Hermano Chaves Frank, que abrilhantaram o percurso com a sua fanfarra e balizas; estudantes das escolas municipais Generosa Amélia da Cruz e Rachel de Queiroz e da rede particular de ensino do Instituto Psicopedagógico. Os idosos usuários do Centro de Referência em Assistência Social- CRAS e os dos profissionais fizeram parte do momento.

A psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social, Danúsia Lacerda falou sobre o setembro amarelo e a importância da prevenção, “este assunto é muito complexo e multifatorial, e que gera diversos traumas para as famílias envolvidas; no entanto, mais que nunca, é preciso falar sobre ele. Antes achava-se que quanto menos falasse, melhor, porque (a ideia) não iria se propagar; mas hoje percebemos que é o contrário, é necessária a discussão para que possamos ajudar o maior número possível de pessoas. O município disponibiliza de quatro profissionais da psicologia, duas na Assistência Social, uma na Saúde e uma na Educação, portanto, se você estiver se sentindo deprimido ou passando por algum tipo de crise, não hesite em procurar uma de nós, é para isso que existimos, para ajudar”, explicou.

Durante todo o mês de setembro, a prefeitura por meio das suas secretarias, realizou diversas atividades e ações de conscientização e prevenção ao suicídio. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que, nos últimos três anos, o município apresentou vinte e cinco casos de suicídio, um dado alarmante e por esta razão, a gestão municipal tem mobilizado profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social para prestarem assistência àqueles que necessitam de ajuda.
#Medicamentos 26/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REABASTECE UNIDADES DE SAÚDE E PSF COM NOVOS MEDICAMENTOS A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde está reabastecendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Programa Saúde na Família (PSF) com a medicação oriunda da Programação Pactuada e Integrada (PPI), compra que o Governo Municipal realizou junto ao Estado e o Ministério da Saúde; ficando restabelecida a aquisição de fármacos para o abastecimento da população santanense, no que se refere aos medicamentos da compra compartilhada.

O recebimento destes medicamentos foi agendado para esta quinta-feira,26, junto ao serviço da COASF (Coordenadoria de Assistência Farmacêutica) em Fortaleza.

A Secretária Municipal de Saúde, Aline Alencar, esclarece que dentre os itens recebidos, estarão restabelecidas a entrega de fitas de glicemia; bem como os remédios controlados; as medicações da atenção secundária e novos aparelhos para as pessoas cadastradas como diabéticas, para que elas possam ter o controle dos seus índices glicêmicos no domicílio conforme prescrição médica, e estarão disponíveis nas UBS a partir da próxima semana.
#Saúde 25/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPANHA ‘SETEMBRO AMARELO’ É ESPAÇO PARA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, EM SANTANA DO CARIRI A prefeitura de Santana do Cariri, através das secretarias municipais, tem desenvolvido diversas atividades para valorizar a vida e discutir sobre as formas de prevenir o autoextermínio. A foi campanha intensificada desde o dia 10 de setembro, quando se celebra o Dia Mundial de prevenção ao suicídio.

Com atividades acontecendo em todo o território municipal, o Pontal da Santa Cruz, um dos principais pontos turísticos da cidade, recebeu na última segunda-feira,23, uma iluminação toda especial, em alusão a campanha.

Já na terça-feira,24, o assunto foi tema de uma palestra, ministrada pelo Dr. José Mamede Cruz dos Santos. O profissional tocou em diversos pontos fundamentais sobre a temática “A linha que separa a vida da morte é a sensibilidade”, abordando as diversas vertentes em que as políticas públicas podem influenciar na prevenção ao suicídio.

O evento ocorreu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha e o público-alvo foram os servidores públicos das secretarias, que com o fonoaudiólogo Alex Josberto, e as psicólogas Maria do Socorro da Silva, Sabrina Pedralino e Ana Geudy Neres, participaram de dinâmicas e entraram nas discussões.

A Secretária Municipal de Saúde, Aline Alencar, recepcionou o público, abordou brevemente o tema do “Setembro Amarelo” e falou da importância em trabalhar de maneira intersetorial, com as secretarias de Educação, Assistência Social e demais secretarias. A gestora disse que o objetivo do momento é proporcionar aos servidores oportunidades de esclarecimentos e reforçar que a vida de cada um é importante para o TODO, sobretudo quando se trabalha em prol de objetivos comuns: o seu bem e do próximo.

A programação segue até dia 30, quando ocorre uma Mobilização Social, com a presença de estudantes da Rede municipal, acompanhada pela Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo. A atividade tem início às 8 horas, pelas principais ruas da cidade.
#Saúde 24/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PONTAL DA SANTA CRUZ GANHA ILUMINAÇÃO ESPECIAL EM ALUSÃO AS AÇÕES DO SETEMBRO AMARELO Na noite da última segunda-feira (23), o geossítio Pontal da Santa Cruz, cartão postal do município de Santana do Cariri recebeu uma iluminação especial. As luzes do cruzeiro receberam a coloração amarela, simbolizando o “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, uma ação da prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde.

O acendimento da luz amarela aponta para a intensificação das ações desenvolvidas pelas secretarias municipais. Para marcar a abertura das atividades, o músico Gustavo Almeida apresentou um repertório gracioso com uma performance especial do seu crepúsculo musical, ao pôr do sol.

Fizeram parte deste momento os secretários municipais e servidores das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Governo. Aproveitando a ocasião, a secretária de Saúde, Aline Alencar, proferiu algumas falas sobre a importância do diálogo constante sobre este tema, e a necessidade de ações voltadas à prevenção do suicídio, que é hoje uma das principais causas de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.
#Saúde 22/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO MUNICIPAL PROMOVE AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O SETEMBRO AMARELO


O governo municipal de Santana do Cariri, está promovendo diversas ações de sensibilização ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Do dia 1º ao dia 25 acontecem rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde do município, e palestras nas escolas com os alunos do ensino fundamental e médio.

Na próxima segunda-feira (23), às 18h, o Pontal da Santa Cruz, um dos cartões postais da cidade receberá iluminação temática. Na terça-feira (24) acontecerá uma palestra com médico, Dr. José Mamede Cruz dos Santos, no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha, com o tema: “A linha que separa a vida da morte é a sensibilidade”, e tem como público-alvo os profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Para encerrar o mês, na segunda-feira, dia 30, a partir das 8h será realizada uma mobilização social nas principais ruas da cidade, com a presença de escolas e profissionais, que serão acompanhados pela Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo.
#Controle 21/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO MUNICIPAL REALIZA MOBILIZAÇÃO CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI, NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO O governo municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde promoveu na última quinta-feira,19, mais uma ação Intersetorial de enfrentamento ao Aedes aegypti. A atividade foi coordenada pelos serviços de Vigilância em Saúde e Controle de Endemias.

A ação ocorreu na zona rural e contemplou a comunidade do Sítio Latão de Baixo com uma grande mobilização social, na qual houve a participação dos estudantes da EMEIEF Joaquim Pinheiro de Menezes,membros do Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, composto por membros das Secretarias Municipais de Saúde, Obras, Educação, Meio Ambiente, Ação Social e da associação dos Agentes de Combate às Endemias de Santana do Cariri (AACESC).

A atividade objetivou orientar a população para a eliminação dos criadouros do mosquito. Houve também a distribuição de panfletos com orientações individuais aos residentes da localidade e a coleta de recipientes propícios a se tornarem focos do mosquito, sendo os mesmos destinados a coleta em caminhão de apoio. A ação faz parte das estratégias da Vigilância em Saúde para o controle do vetor da dengue no município.
#Gestão 17/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO MUNICIPAL FORTALECE A INTERSETORIALIDADE DAS SECRETARIAS COM A OFERTA DE SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO A prefeitura de Santana do Cariri, por meio das Secretarias municipais, intensificou a oferta de serviços à comunidade santanense durante os dias em que o Caminhão do Cidadão esteve no município, de 10 a 15 de setembro.
Os serviços das Secretarias de Assistência Social e Saúde, continuam sendo oferecidos nos equipamentos destas pastas, no CRAS e nas Unidades Básicas de Saúde. Os atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde somam: 451 Teste rápido, 54 Tipagem sanguínea e Fator RH e mais de 600 aferições de Pressão Arterial.
A Secretária de Saúde, Aline Alencar, observa que a oferta dos serviços à população aproxima o poder público das pessoas e assegura direitos aos cidadãos. “Essas ações são intersetoriais pois, perpassa pelas diversas secretarias que o cidadão santanesense pode procurar. Desde a Assistência Social à saúde, a educação e entre outras. O sentido é esse, fortalecer a União para que a população tenha mais qualidade de vida, como nos orienta o prefeito Pedro Henrique”, disse a secretária.
Além da sede, os distritos Dom Leme, Araporanga e Brejo Grande, receberam o Caminhão. Essas comunidades já sediaram ou irão sediar as ações do Programa Prefeitura na Comunidade, que além de aproximar a gestão municipal dos cidadãos, oferta diversos serviços nas áreas de Assistência social, atividades esportivas, educação ambiental, atendimento médico e odontológico, entre outros serviços.
#imunização 11/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO INTENSIFICADA EM SANTANA DO CARIRI Doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde - UBS´s
#Saúde 02/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NASF REALIZA AÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO Nesta segunda-feira (1°), O Nasf - AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família - e Atenção Básica) composto pelos profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Nutrição, foram na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nossa Senhora da Saúde no distrito de Araporanga, para uma ação voltada à equipe de saúde da localidade. Foi realizada dinâmica de grupo, na qual foram ouvidos os profissionais, suas angústias e dificuldades, e foram propostas soluções. Em seguida houve um momento de reflexão ministrado pelo motorista da equipe da unidade básica, Josilanio. Essa mesma ação foi realizada na UBS do Latão, e se estenderá às demais unidades.
#Saúde 27/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE MOBILIZAÇÃO CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO DISTRITO DE DOM LEME Dando prosseguimento à campanha contra o mosquito Aedes aegypti, nesta manhã (26) foi realizada a mobilização no distrito de Dom Leme, resultado da parceira entre as secretarias de Saúde e de Educação, por meio do serviço de Vigilância em Saúde e Controle de Endemias, e do programa Saúde na Escola.

O objetivo das ações de conscientização, é o de alertar a população santanense sobre os riscos ocasionados pelo Aedes aegypti na transmissão de doenças como a dengue, a zica e a chikungunya, que são doenças graves e trazem grandes consequências à saúde da população. Nesse sentido, o objetivo principal da campanha é orientar a comunidade para evitar os focos e criadouros do mosquitos, contribuindo, assim, para a saúde e a qualidade de vida de todos.

A ação contou com a participação dos profissionais da rede de vigilância em saúde, do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, do PACS - Programa Agentes Comunitário de Saúde, dos estudantes e professores da E.M.E.I.F José Juca de Sousa Castro e de profissionais da educação do município.
Mais uma vez o Governo Municipal enfatiza a importância da colaboração entre governo e comunidade no combate ao mosquito.
A união faz a força!
#Saúde 19/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EQUIPE DE CONTROLE DE ENDEMIAS REALIZA RASTREAMENTO CANINO PARA CALAZAR NAS COMUNIDADES DO DISTRITO DE ARAPORANGA A ação está sendo desenvolvida objetivando a segurança dos santanenses no sentido de evitar a transmissão da leishmaniose. Essa atividade faz parte da meta anual, que será encerrada na comunidade de Latão, e dará início a uma nova etapa de atividades.
#Saúde 18/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SÁUDE PARTICIPA DE ENCONTRO ESTADUAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, EM FORTALEZA. A Secretária Municipal de Saúde, Aline Alencar, e a coordenadora de Estratégia de Saúde na Família (ESF) e do Programa Saúde na Escola (PSE), Celenita Lacerda, estão participando do Encontro Estadual da Atenção Primária à Saúde, em Fortaleza, nestes dias 17 e 18 de junho.

Valendo-se das informações obtidas na Oficina de Territorialização que a Secretaria de Saúde realizou na última quarta-feira (12), na qual foi feito um mapeamento que detectou a necessidade de ampliação no número de agentes de saúde e de equipes, e de melhorias no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a secretária Aline Alencar fez uma consultoria com a técnica do Ministério da Saúde, Raylayne, para buscar novas estratégias de trabalho que fortaleçam a atenção básica no município de Santana do Cariri.
#Saúde 14/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE OFICINA DE TERRITORIALIZAÇÃO COM OS AGENTES DE SAÚDE E ENFERMEIROS DO PSF Nesta quarta-feira (12) a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma Oficina de Territorialização com os Agentes de Saúde e Enfermeiros do PSF do município, no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha.

Entre estes profissionais da saúde também estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde Aline Alencar, a Enfermeira Marisângela da Costa, e o Coordenador de Vigilância em Saúde Diogo José Moreira, que discursaram sobre o planejamento estratégico para o ano de 2019, dando atenção aos indicadores que são passíveis das ações diretas da atenção básica.

Ao longo de todo o dia foram analisados grupos específicos e estratégias a serem empregadas pelos profissionais de saúde; discutidos métodos para orientações e acompanhamento dos pacientes; planejamento de capacitações e atualizações contínuas; e alinhamento do tratamento do paciente pelos agentes de saúde e enfermeiros do PSF.

Durante a explanação, as questões levantadas pelos profissionais presentes foram ouvidas e discutidas, a fim de elaborar planos e propostas para melhor atender os pacientes de todas os grupos da atenção básica e de todas as zonas do município.

Também foi feito um mapeamento do município, onde foram identificadas áreas descobertas de agente comunitário de saúde e áreas que precisam ser ampliados o número de agentes de saúde.
#Saúde 12/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI REALIZA BORRIFAÇÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri por meio dos Serviços de Vigilância em Saúde e de Controle de Endemias está realizando a borrifação contra o mosquito da dengue em toda a Sede municipal, no Bairro Inhumas e no Distrito de Pontal da Santa Cruz. O objetivo é reduzir a circulação do mosquito e assim evitar a transmissão de doenças! Esta é mais uma ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde em prol do bem estar e da saúde da população santanense!
#Saúde 22/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO MUNICIPAL PROMOVE AÇÃO EM COMBATE À VIOLÊNCIA E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Na manhã desta quarta-feira (22), aconteceu a caminhada "Faça Bonito", em alusão à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, lançada neste sábado (18).

Esta ação promovida pelo Governo Municipal, através das Secretarias de Assistência Social e Educação, marca o dia "D" de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil, e se trata de uma mobilização nacional que teve início há 46 anos.

A concentração aconteceu na Praça da Escola Adrião do Vale Nuvens e o percurso se estendeu até a Praça Coronel Felinto Cruz. Autoridades estiveram presentes na caminhada, dentre elas, a Vice-prefeita Bibiane Sampaio e o Vereador Eduardo Freire, além de estudantes da rede municipal de ensino e da rede particular.

Este foi um momento imprescindível de conscientização e de esclarecimento para toda a população santanense sobre a importância da proteção a crianças e adolescentes.
#Saúde 18/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE I SEMANA DA ENFERMAGEM É REALIZADA EM SANTANA DO CARIRI A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 16 e 17 de maio, a I Semana da Enfermagem do município. O evento contou com a participação de profissionais da saúde como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Foram realizadas oficinas de APH - Atendimento Pré-Hospitalar, Adm de Medicamentos e o momento Cuidando do Cuidador.
A abertura contou com um ato motivacional com a palestrante e Especialista em Relacionamentos e Analista Comportamental, a coaching Danielle Esmeraldo.

Durante a tarde, o Enfermeiro José Hiago Feitosa Matos ministrou a oficina de Aperfeiçoamento em APH - Atendimento Pré-Hospitalar, que é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar.

A programação foi encerrada com a Enfermeira Especialista, Ana Alinne Gomes da Penha, que ministrou a oficina de administração de medicamentos, evidenciando as diversas vias de aplicação e suas particularidades. Para fechar a solenidade, além da entrega de certificados, a equipe técnica e organizadores do evento homenagearam a colega Roslene Bitu Alencar, enfermeira com vasta experiência em gestão pública relacionada a saúde e aniversariante do dia, que recebeu o carinho de todos os participantes.

Este evento teve um resultado muito satisfatório e abre espaço para que se realizem outros em momento oportuno.
#Saúde 26/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A Secretaria de Saúde de Santana do Cariri através do NASF (NUCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA) e equipe técnica, realizou nesta sexta-feira dia 26 de abril de 2019, uma ação de mobilização social envolvendo diversos profissionais da saúde: enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista e odontólogo.

Foram disponibilizadas orientações sobre prevenção e tratamento da Hipertensão, Vacinação contra a Influenza, verificação de pressão arterial, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), orientações nutricionais entre outras, atendendo um público em torno de 100 pessoas. Um dos objetivos desta ação é chamar a atenção da população para esta problemática, estando estes serviços disponíveis nas Unidades de Saúde da Família, conforme Cronograma Mensal de Atividades.

A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias, quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada Hipertensão Arterial. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Os fatores de risco para Hipertensão Arterial são:

• Hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados;

• Sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão;

• Hereditariedade: quem tem o pai ou a mãe com hipertensão tem mais chances de se tornar hipertenso.

• Diabetes;

• Alcoolismo e Tabagismo

• Sedentarismo

• Estresse

• Envelhecimento

• Entre outros

O exercício físico faz parte do tratamento da hipertensão. Os melhores exercícios são os aeróbios como caminhados, corridas, ciclismo ou natação. A intensidade do treinamento deve ser orientada individualmente. O importante é acumular pelo menos 30 minutos de exercícios ao dia.

As adequações do estilo de vida são tão importantes quanto o uso de medicações. Embora, seja difícil modificar hábitos de vida, uma cuidadosa atenção às recomendações de reduzir o consumo diário de sal na alimentação, abandonar o sedentarismo, realizar atividades físicas programadas, o alcance do peso ideal e a adoção de uma alimentação equilibrada podem ser fundamentais. Dietas com maior consumo de vegetais reduzem significativamente a pressão e atenuam ou eliminam a necessidade de medicamentos.

Portanto é importante ressaltar que o controle da hipertensão exige muito esforço e apesar de não ter cura, seguindo as orientações médicas é possível ter boa qualidade de vida.
#Saúde 15/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA A IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri junto ao Conselho Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira, 12 de abril, a sua IX Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

O momento contou com a participação de representantes do poder executivo, do poder legislativo, de membros servidores municipais de diversas categorias como médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde e de controle de endemias e com importantíssima representação da comunidade por meio da participação dos usuários do SUS das diversas localidades municipais.

A Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada 4 anos e objetiva atender aos anseios da população e dos profissionais com o lançamento de propostas a serem desenvolvidas pela gestão para o quadriênio seguinte.

O momento foi de participação social e de escuta dos usuários que participaram ativamente do processo de planejamento.
#Saúde 09/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 12 A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio d a Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu encontros de pré-conferências no período de 25 de março a 09 de abril. As reuniões se deram nos períodos da manhã e a tarde, conforme programação estabelecida pela pasta. As atividades são preparatórias para a 9ª Conferência Municipal da Saúde com o tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS, que será realizada próximo dia 12 de abril às 08h da manhã no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha, neste município.

Pré-conferências

As pré-conferências são instâncias para propor ações de saúde para o Plano Plurianual, onde serão eleitos os representantes para participarem da etapa municipal, levando assim as propostas para apreciação a ser realizada na conferência do município.

O público debaterá os assuntos que serão abordados na Conferência. A temática central será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, dando ênfase também a composição, organização e funcionamento do Conselho de Saúde.

Em cada localidade foram escolhidos dois representantes, denominados de delegados, para levarem as propostas de cada uma das comunidades para que seja feito o diagnóstico detalhado sobre a situação da saúde pública no município e serem elaboradas propostas para sua melhoria, que serão enviadas para a etapa regional, estadual e, por sua vez, para a etapa nacional.

Foram convidados a participar desses encontros, os trabalhadores das unidades e serviços de saúde, usuários do sistema de saúde e representantes dos conselhos que compreendem a saúde.
#Saúde 08/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA REALIZA ENTREGA DE NOVA AMBULÂNCIA PARA A SAÚDE A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através do esforço em prol do atendimento de emergência e pensando sempre na melhor assistência à população santanense, recebeu nesta manhã, por intermédio de parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, um veículo ambulância. A cerimônia, realizada em frente ao paço municipal, contou com a presença de diversas autoridades do governo do município, entre elas, o Prefeito Pedro Henrique Correia Lopes, que discursou para os presentes, a Vice-prefeita Bibiane Sampaio, a Secretária de Saúde Aline Maria Alencar, além de outros secretários, subsecretários, vereadores e funcionários da rede municipal.

O município de Santana do Cariri conta atualmente, com a chegada deste novo veículo, com uma frota de seis ambulâncias para melhor atender a população, e está sempre trabalhando em busca de mais melhorias para a comunidade.

Essa aquisição só foi possível devido os esforços do Prefeito Pedro Henrique, do Governador do Estado e da Secretaria de Saúde Estadual.
#Saúde 28/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETÁRIA DE SAÚDE SE REÚNE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) E JUNTOS ESTRUTURAM MELHORIAS PARA ATENDER A POPULA Aconteceu, no último dia 28 do mês de março, uma reunião no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha. Participaram da reunião os Agentes Comunitários de Saúde (ACS); a Secretária Municipal de Saúde, Aline Alencar; a Coordenadora dos ACS, Maria Luana e a Coordenadora da Atenção Básica, Mariângela Costa. Também estiveram presentes alguns representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região do Cariri.

A Secretária fez sua apresentação e explanou suas demandas, apresentando o relatório anual de produção dos agentes com base nos dados do sistema de informação do Esus. “Nós levamos uma proposta no sentido de buscar melhores formas de trabalho, tais como novas planilhas para melhorar o registro de atividade das visitas domiciliares de cada agente.”, pontuou a Secretária.

Em uma dinâmica realizada com todos presentes, foram ouvidas as reivindicações e sugestões de cada um dos agentes, podendo assim entender a real problemática que há em cada uma das áreas em busca de melhorias conforme a necessidade de cada uma delas.

A Secretária conversou com os agentes comunitários de saúde e esclareceu sobre as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde para esta categoria profissional e os processos de trabalho para eles. Os Agentes também foram orientados sobre as suas visitas, sobre como agir em determinadas situações, e que esclarecimentos que devem ser feitos aos moradores.

“Este é um trabalho muito importante, deve ser realizado com muito respeito ao cidadão, pois somos responsáveis pelo que fazemos e pelo que deixamos de fazer; somos servidores públicos e servimos ao povo. O futuro de Santana do Cariri está em nossas mãos, somos todos responsáveis e estamos de portas abertas para todos. Vamos realizar um serviço de parceria com o cidadão.”, declarou a Secretária.
#Saúde 14/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE MUNICIPAL REÚNE ESTUDANTES DURANTE AÇÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta terça-feira,12, no Polo de Convivência Pedro Rocha Linard, uma ação de combate ao Aedes aegypti.

A atividade encampada pelo Núcleo de Saúde da Família- NASF e pela Coordenação de Vigilância em Saúde, reuniu dezenas de estudantes da Escola Escritora Rachel de Queiroz.

De forma didática, os estudantes participaram de palestra e acompanharam vídeos educativos sobre as características do Aedes Aegypti: mosquito transmissor da dengue e outras doenças, discutindo a importância do cuidado para não manter a água parada em casa.

De acordo com o órgão Municipal de Saúde, o momento foi importante para fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti no município, principalmente com a participação da escola e a parceria da Secretaria de Educação, dos membros do Nasf e a Vigilância em Saúde e principalmente do alunado.
#Saúde 08/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GESTÃO REALIZA PLANEJAMENTO COLETIVO DE AÇÕES DAS SECRETARIAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã de ontem, quinta-feira (7), reunião com os enfermeiros das Equipes de Saúde da Família (ESF).

O encontro que aconteceu na sede do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), contou ainda com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares e membros da Secretaria Municipal de Assistência social.

O objetivo foi programar as ações do Programa Saúde na Escola - PSE, assim como as atividades da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que está acontecendo no município.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Rosilene Bitu, o momento foi de construção coletiva onde as secretarias trabalharão de maneira unificada para levar informação e orientação a população juvenil de Santana do Cariri, além de oferecer serviços de saúde.
#Saúde 05/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AGENTES DE ENDEMIAS VISITAM COMUNIDADES DE SANTANA DO CARIRI NO CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado ações de controle do mosquito Aedes aegypti durante todo o ano. O cuidado é redobrado durante a quadra chuvosa, através do trabalho coordenado pelo do setor de Vigilância em Saúde e Controle de Endemias, com objetivo de diminuir os casos de Dengue, Zika e Chikungunya, na sede, distritos, sítios e vilas do município.

Em janeiro foram atendidas as localidades do distrito Dom Leme, Cajueiro, Pedra Branca, Latão, Pontal, Brejo Grande e a sede municipal. Os Agentes de Endemias realizaram 2.710 visitas domiciliares para rastreamento de focos e aplicação de larvicida para controle focal em 1.403 residências.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2018 os resultados no controle do Aedes aegypti foram positivos. A equipe da pasta traçou o planejamento estratégico em saúde para manter o mesmo padrão de qualidade nas ações de controle do mosquito em 2019.
#Saúde 02/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, vem a público, em face dos últimos acontecimentos divulgados em redes sociais, com acusações infundadas e com intuito de denigrir a imagem da gestão, esclarecer sobre o episódio envolvendo uma cidadã santanense e que é servidora municipal, quando não fora possível atendimento pré-agendado no Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha.

O município de Santana do Cariri, a exemplo de outros, não dispõe de atendimento para casos de alta complexidade, como é o caso da pessoa envolvida na publicação. Procedimentos dessa natureza são enviados para Fortaleza, onde é protocolado o processo para a marcação dos procedimentos cirúrgicos.

Neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu comunicado da Central de Marcação do Estado, informando que a paciente deveria estar no Hospital do Coração, em Barbalha, para o atendimento na data 01 de fevereiro de 2019.Vale ressaltar que quem marca a data e horário do atendimento é a macrorregional. O município é, apenas, intermediário entre o usuário e o Estado. Desta forma, a gestão informou à paciente acerca da data da consulta e providenciou TRANSPORTE para o DESLOCAMENTO da mesma até a unidade hospitalar, onde seria atendida.

Infelizmente, por algum motivo que não sabemos informar ainda, o médico não realizou o procedimento. Compete ainda dizer que, a própria Secretária de Saúde, Rosilene Bitu está empenhada em tomar conhecimento sobre quais os motivos do não atendimento, tendo contatado a direção do hospital para esclarecimento, devendo elucidar aos envolvidos no caso, o porquê do incidente.

Quanto à questão da incapacidade para o trabalho, levantada pela filha da paciente, também mostrada na publicação, a servidora NÃO SOLICITOU READAPTAÇÃO à gestão municipal, podendo assim fazê-lo de forma documental. O benefício que fora solicitado e prontamente concedido, no Instituto de Previdência - PREVISAN, fora o auxílio-doença, estando a mesma com o benefício garantido até o mês de março.

Ressaltamos que todos os benefícios são requeridos pelo próprio servidor, não sendo o município, parte competente para tal. Apenas, para conceder, através do Instituto supracitado.

Lamentamos que pessoas usem dessa prática para tentar manchar a imagem da gestão municipal que sempre está à disposição da população do município para ajudar da melhor maneira, sem distinção. Nosso desejo é oferecer uma saúde de qualidade para toda população e para isso adquirimos um veículo para incrementar a frota municipal e transportar com segurança nossos pacientes.

Sempre primando pela oferta de serviços de saúde a todos os santanenses de maneira igualitária, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.


Santana do Cariri- Ceará, 02 de fevereiro de 2019.

Rosilene Bitu
Secretária Municipal de Saúde
#Saúde 02/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, vem a público, em face dos últimos acontecimentos divulgados em redes sociais, com acusações infundadas e com intuito de denegrir a imagem da gestão, esclarecer sobre o episódio envolvendo uma cidadã santanense e que é servidora municipal, quando não fora possível atendimento pré-agendado no Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha.

O município de Santana do Cariri, a exemplo de outros, não dispõe de atendimento para casos de alta complexidade, como é o caso da pessoa envolvida na publicação. Procedimentos dessa natureza são enviados para Fortaleza, onde é protocolado o processo para a marcação dos procedimentos cirúrgicos.

Neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu comunicado da Central de Marcação do Estado, informando que a paciente deveria estar no Hospital do Coração, em Barbalha, para o atendimento na data 01 de fevereiro de 2019.Vale ressaltar que quem marca a data e horário do atendimento é a macrorregional. O município é, apenas, intermediário entre o usuário e o Estado. Desta forma, a gestão informou à paciente acerca da data da consulta e providenciou TRANSPORTE para o DESLOCAMENTO da mesma até a unidade hospitalar, onde seria atendida.

Infelizmente, por algum motivo que não sabemos informar ainda, o médico não realizou o procedimento. Compete ainda dizer que, a própria Secretária de Saúde, Rosilene Bitu está empenhada em tomar conhecimento sobre quais os motivos do não atendimento, tendo constatado a direção do hospital para esclarecimento, devendo elucidar aos envolvidos no caso, o porquê do incidente.

Quanto à questão da incapacidade para o trabalho, levantada pela filha da paciente, também mostrada na publicação, a servidora NÃO SOLICITOU READAPTAÇÃO à gestão municipal, podendo assim fazê-lo de forma documental. O benefício que fora solicitado e prontamente concedido, no Instituto de Previdência - PREVISAN, fora o auxílio-doença, estando a mesma com o benefício garantido até o mês de março.

Ressaltamos que todos os benefícios são requeridos pelo próprio servidor, não sendo o município, parte competente para tal. Apenas, para conceder, através do Instituto supracitado.

Lamentamos que pessoas usem dessa prática para tentar manchar a imagem da gestão municipal que sempre está à disposição da população do município para ajudar da melhor maneira, sem distinção. Nosso desejo é oferecer uma saúde de qualidade para toda população e para isso adquirimos um veículo para incrementar a frota municipal e transportar com segurança nossos pacientes.

Sempre primando pela oferta de serviços de saúde a todos os santanenses de maneira igualitária, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Santana do Cariri- Ceará, 02 de fevereiro de 2019.
Rosilene Bitu
Secretária Municipal de Saúde
#Saúde 01/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI ENTREGA NOVO VEÍCULO E REFORÇA FROTA DA SAÚDE O governo Municipal de Santana entregou, na manhã desta sexta-feira, 1º de fevereiro, um veículo Fiat modelo Mobi Provence para a secretaria de saúde que será destinado para ações da pasta. A solenidade ocorreu de fronte a prefeitura municipal com grande participação popular.

A secretária Municipal de Saúde Rosilene Bitu, recebeu das mãos do prefeito Pedro Henrique, a chave do veículo que reforça agora a frota municipal. A gestora da pasta agradeceu ao prefeito e destacou que o gestor tem visão de coletivo e de administração que tem gerado resultados. Para ela, o veículo que chega ao município é consequência de todo esforço da administração.

O prefeito Pedro Henrique Correia, comemorou a aquisição do veículo e falou da felicidade de mais uma conquista para o município. O chefe do executivo afirmou que a conquista é do povo e relembrou que a 15 dias um veículo foi entregue ao conselho tutelar.

O gestor voltou a afirmar que a união é a marca do sucesso de uma gestão, “Sabemos que muito temos que andar e não devemos parar de sonhar. Se nós andarmos juntos, de mãos dadas, unidos, eu tenho certeza que nós conseguiremos grandes feitos para o nosso município”, finalizou.

A vice-prefeita Bibiana Sampaio, por sua vez, destacou que conquistas que chegam ao município, são resultados do empenho do prefeito e da gestão. “Podem ter certeza que mais conquistas virão”, afirmou.

A solenidade foi acompanhada pelos vereadores Arclébio Dias, Gildo Lopes, Ismael Feitosa e Joaquim Teles, servidores públicos e secretários e contou com a participação da Banda de música municipal Francisco de Paulo Araújo.
#Saúde 31/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GOVERNO MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI ABRE AÇÕES DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA A abertura da Semana Nacional da Prevenção a gravidez na Adolescência, tem início nesta sexta-feira, 01/02, conforme determina a Lei n 13.798 de 03 de janeiro de 2019. Em Santana do Cariri, o governo Municipal, através das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e dos órgãos Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, vão promover diversas ações de orientação para a juventude.

Serão realizadas atividades de educação em saúde, em todas as escolas municipais de ensino fundamental e escola estadual de ensino médio. Entrega da Caderneta do adolescente, rodas de conversa e palestras sobre a temática. Acontecerá também encaminhamento para atendimento individual com profissionais do NASF e Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de orientações sobre formas de prevenção da gravidez não planejada.

SEMANA

A Semana Nacional de Combate a Gravidez na Adolescência tem por objetivo chamar atenção da sociedade para a problemática da gravidez na Adolescência, que atinge altos índices no Brasil. A gravidez precoce tem consequências sérias para a vida das jovens e para o país. Segundo especialistas, além de riscos para a mãe e o bebê, a gestação precoce leva as jovens a enfrentar conflitos psicológicos e familiares, abandonar os estudos e ter maior dificuldade para se encaixar no mercado de trabalho. O Estatuto da Criança e do Adolescente define como criança quem tem até 12 anos incompletos e como adolescente, quem tem idade entre 12 e 18 anos.
#Saúde 18/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI RENOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE O município de Santana do Cariri, renovou, nesta terça-feira,18, o Conselho Municipal de Saúde. O conselho possui representação da sociedade civil e do poder público. A nova composição é formada por Celenita Gonçalves de Lacerda, Presidente, Heloísa Eveline Duarte Homem, vice-presidente, Janaína ngelo de Lima, secretária e Ypsilon Rodrigues Felix, tesoureiro, para o biênio 2018/2020.

A reunião aconteceu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Rosilene Bitu, além de representantes da 20ª Coordenadoria de Saúde. A Secretária destacou o Conselho Municipal de Saúde possui papel fundamental para a melhoria da oferta de serviços em saúde no município, por reunir representações da sociedade civil organizada. Além de eleger o conselho, o encontro capacitou ainda os novos conselheiros que irão atuar de acordo com as orientações da nova estrutura organizacional da Secretaria de Saúde (SESAU).
#Saúde 17/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES DO DEZEMBRO VERMELHO O governo Municipal de Santana do Cariri - A união faz a força, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu campanha de prevenção contra as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) junto a população do município.

Foram disponibilizados testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde e promovida rodas de conversas com os adolescentes da Escola de Ensino Médio Adrião do Vale Nunes, atividades promovidas pela Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Nasf, Equipe de Saúde da Família e Serviço laboratorial. As ações fazem parte da campanha Dezembro Vermelho e de acordo com a secretaria, durante a toda a campanha mais de 400 pessoas participaram das atividades.

O Dezembro Vermelho é um movimento de conscientização da população mundial sobre a prevenção e o combate à AIDS. A campanha iniciou desde 1987, quando assembléia mundial da saúde e a Organização das Nações Unidas definiram o dia primeiro de dezembro como dia internacional de luta contra a AIDS.
#Saúde 06/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI INTEGRA CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE E AMPLIA ATENDIMENTO EM SAÚDE PARA A POPULAÇÃO Ampliar o atendimento em saúde para a população é o compromisso da gestão de Santana do Cariri. A Capital da Paleontologia e mais doze municípios da região, integra o Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato. A união destes municípios tem o objetivo de prestar serviços especializados através da Policlínica da Microrregião do Crato (Centro de especialidades Odontológicas do Crato) e também da policlínica em Campos Sales.

Na quarta-feira,5, aconteceu em Crato, reunião com os membros do Conselho Fiscal do Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato. Na pauta, o funcionamento da Policlínica. Durante o encontro, os prefeitos assinaram um ofício solicitando audiência com o governador Camilo Santana.

O prefeito Pedro Henrique Correia Lopes, MDB, participou do encontro e considerou importante porque ajustou os detalhes para o funcionamento da Policlínica do Crato que vai receber os pacientes de Santana do Cariri para atendimentos odontológicos.

O gestor comenta que além de buscar o bom funcionamento da Unidades Básicas de Saúde UBS´s, no município tem ampliado parcerias para ofertar serviços de saúde para a população de Santana - “ Nós trabalhamos todos os dias para oferecer o melhor para o nosso povo, esse é o meu compromisso, oferecer os serviços básicos com muita qualidade para nossa população que tanto já sofreu”, apontou.

CONSÓRCIO
O CSMRC é uma entidade sem fins lucrativos que proporciona o fortalecimento da gestão e o desenvolvimento das ações conjuntas e de objetivos comuns, para a melhoria e eficiência da prestação dos serviços públicos às populações desses municípios. Além de Santana do Cariri participam do consórcio, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi Salitre, Tarrafas e Várzea Alegre.
#Saúde 03/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTANA DO CARIRI SE CAPACITA PARA OTIMIZAR SERVIÇOS DE SAÚDE OFERECIDOS A POPULAÇÃO O Governo Municipal de Santana do Cariri, “A união faz a força”, tem o compromisso de oferecer um atendimento de Saúde, digno e de qualidade as pessoas do município. Para atingir este objetivo, a gestão tem investido na capacitação dos profissionais.

Durante os dias 29 e 30 de novembro, em Fortaleza, a saúde municipal esteve representada no encontro do projeto Qualifica APSUS . A iniciativa do Governo do Estado do Ceará, que treina profissionais da saúde para realizar a estratificação de risco dos grupos prioritários como, crianças, gestantes, hipertensos, diabético, entre outros, melhorando o atendimento prestado à população nas Unidades Básicas de Saúde - UBS.

O município de Santana que pertence à 20.ª Regional de Saúde, esteve com representantes dos demais municípios, representado pelo Coordenador de Vigilância em Saúde, Diogo José Moreira Rodrigues, que vai capacitar no âmbito municipal os profissionais das unidades de saúde, face passo do projeto.
#Saúde 24/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAÚDE MUNICIPAL PROMOVE AÇÕES NA PROGRAMAÇÃO NO ANIVERSÁRIO DE SANTANA DO CARIRI A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri, participou na manhã de sexta-feira ,23, das ações da semana do município. Diversos setores da saúde municipal estiveram envolvidos na atividade que contou com a participação dos profissionais da Atenção básica; Vigilância em Saúde; Controle de Endemias; Nasf, CEO e Hospital Municipal Senhora Santana.

As equipes ofertam serviços como: aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, rastreamento de tracoma, educação em saúde para o controle de focos do mosquito Aedes aegypti; orientação sobre o câncer de próstata e de mama além de correta posição postural e ergonômica do trabalho.

Foi feita a distribuição de hipoclorito para o tratamento de água de consumo humano, administração de terapia como ventosas e aplicado flúor em crianças.Mais de 200 pessoas foram atendidas pelos diversos serviços ofertados pela secretaria.
#Saúde 01/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.
#Saúde 21/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REUNIÃO COM AGENTE COMUNITÁRIOS DE SAÚDE Neste dia 21 de Agosto estivemos reunidos com os Agentes comunitários de Saúde e durante esse encontro falamos sobre vários tópicos e reivindicações da classe, dentre elas alguns reajustes e condições de trabalho, mais a gestão está junto com a assessoria jurídica analisando essas reivindicações e garantindo que tudo que puder ser feita da forma legal ser a feita, para que ambas as partes sejam beneficiadas.
www.santanadocariri.ce.gov.br
Emitido dia 20/05/2024 às 00:55:27