CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#FestaAnualdasÁrvores 26/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Celebramos mais uma edição da Festa Anual das Árvores com grande entusiasmo e compromisso com o meio ambiente!

Na última sexta-feira (19) os agricultores da Associação Comunitária do Sítio Lírio, tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre Combate aos Incêndios Florestais. O momento aconteceu na sede da Associação e foi realizado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura, juntamente com a Empresa Ambiental Ceará e Associação Comunitária do Sítio Lírio.

A palestra sobre Combate aos Incêndios Florestais, trouxe informações valiosas e estratégias fundamentais para proteger nossas áreas naturais. Além disso, realizamos a entrega e o plantio de mudas nativas, fortalecendo o reflorestamento e a biodiversidade de nossa região.

Foi uma oportunidade única de unir esforços em prol do meio ambiente e promover a educação ambiental para toda a comunidade. Agradecemos a participação de todos que contribuíram para o sucesso desta importante iniciativa.

#peixamento 30/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PEIXAMENTO DE 50 MIL ALEVINOS NO AÇUDE GRAVATAR, LOCALIZADO NO SÍTIO TELHAS.

Ontem dia 30 de novembro, presenciamos um momento marcante do nosso município. O "Peixamento de 50 mil alevinos" no Açude Gravatar, localizado no Sítio Telhas.

O evento contou com a presença do Secretário da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, Oriel Filho e demais representantes da secretaria, além dos secretários municipais e vereadores.

O Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2022/2023 para todo o Estado foi lançado pelo Governo do Ceará no dia 28 de junho de 2022, e esta sendo executado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). A ação visa a reposição dos estoques pesqueiros dos açudes públicos do Estado, com o aproveitamento das águas represadas nos açudes, aumentando a produção pesqueira extrativista, gerando alimento de alto valor nutritivo, além de possibilitar a geração de renda e oportunidades de trabalho, para todos que dependem da pesca.

Agradecemos imensamente o apoio crucial do Governo do Estado do Ceará e sua parceria com o Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Agricultura. Juntos, fortalecemos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da nossa região.

#MeioAmbiente 10/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROGRAMA “VOLUNTARIADO” DA AMBIENTAL CEARÁ NA CIDADE DE SANTANA DO CARIRI

Primeira Edição do Programa "Voluntariado" da Ambiental Ceará na Cidade de Santana do Cariri

No último sábado, dia 07 de outubro, o Prefeito Samuel Cidade Werton juntamente com o secretariado municipal, participarão da primeira edição do programa "Voluntariado" da Ambiental Ceará na cidade de Santana do Cariri.

Ação tinha como objetivo desenvolver uma grande ação voluntária de revitalização da Praça Padre Cristiano Coelho, no largo da Igreja Senhora Sant'Ana, na sede do município, como capinagem do entorno da igreja, pintura e reposição de pedra cariri nas estruturas da praça. Ação de estrema importância, já que a Igreja Senhora Sant'Ana integra o percurso da romaria da Bem-Aventurada Benigna Cardoso, realizada neste mês outubro, além de ser o local que guarda os restos mortais dela, a Heroína da Castidade e a Primeira Beata do Estado do Ceará.

Em paralelo ao trabalho de revitalização, uma outra equipe de colaboradores da Ambiental Ceará, conduziram atividades recreativas e educativas para as crianças no local, com direito a distribuição de guloseimas, pintura facial e brincadeiras com palhaço. Como também apresentação da peça "Ana Cacimba e o Ciclo do Saneamento", criada e encenada por colaboradores da Ambiental Ceará que conta a história de uma criança que tem o desafio de escrever uma redação sobre saneamento. Assim, ela encontra, no processo de escrita, personagens fantásticos: Como a água, o esgoto, os resíduos sólidos e a chuva.

Lembramos que todas as ações desenvolvidas foram conduzidas pelos colaboradores da empresa e marca. Assim, o Programa de Voluntariado da Aegea - empresa líder em saneamento privado do Brasil e controladora da Ambiental Ceará, visa estimular que os colaboradores liderem ações sociais e, com isso, o trabalho voluntário seja um valor dentro da empresa.

A Gestão Municipal de Santana do Cariri juntamente com a empresa Ambiental Ceará e seus colaboradores queremos ir além das obras de esgotamento sanitário no município. Queremos levar mais qualidade de vida e felicidade para pessoas através das nossas ações, como também um ambiente mais saudável e digno para todos.

#MeioAmbiente 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SANTANA DO CARIRI FOI PALCO DO CINE BOM DE PRAÇA.

No último sábado (16), a cidade de Santana do Cariri foi palco do Cine Bom de Praça. Noite encantadora com a exibição dos filmes "Cine Holliúdy" e "Pequenos Guerreiros", na praça Tereza Cabral. Ação teve o apoio do Governo Municipal de Santana do Cariri, através da secretaria de Cultura e Turismo e a parceria Público-Privada entre a Ambiental Ceará, Cagece e o Governo do Estado do Ceará.

As sessões de cinema foram totalmente gratuitas com direito a pipoca e todo o universo mágico da sétima arte: essa é a experiência que o projeto Cine Bom de Praça idealizado pela Ambiental Ceará e Ambiental Crato, vem proporcionar nos sete municípios do Cariri atendidos pelas empresas. Onde moradores destas cidades terão acesso gratuito a produções que valorizam a cultura cearense.

A iniciativa reforça o pilar de promover transformações que vão além das obras de esgotamento sanitário nessas cidades. Todos os setes municípios receberão a estrutura de cinema itinerante, que será montada ao ar livre. Os filmes exibidos serão "Pequenos Guerreiros", dirigido por Bárbara Cariry e que teve parte das cenas gravadas em cidades da região; e "Cine Holliúdy", com direção de Halder Gomes e nomes como Edmilson Filho, Falcão, Karla Karenina e Haroldo Guimarães no elenco. A expectativa é reunir, ao todo, quase 5 mil pessoas nas sessões.

A escolha do audiovisual como essência desse projeto se deu para valorizar a vocação cultural que o Ceará tem para o cinema, seja com longas e curtas metragens produzidos aqui ou com a realização de festivais com projeção nacional. O estado é também a terra natal de cineastas, atores e diretores que assinam trabalhos ímpares nesse segmento. Dessa forma, o Cine Bom de Praça é uma maneira da Ambiental Ceará e a Ambiental Crato se aproximarem dos moradores e estimular que as vidas deles sejam transformadas a partir de vários aspectos - do saneamento básico à cultura.

#MeioAmbiente 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SANTANA DO CARIRI ATRAVÉS DA AMBIENTAL CEARÁ, RECEBE NESTE SÁBADO (16) O CINE BOM DE PRAÇA COM SESSÃO GRATUITA DE CINEMA

A Ambiental Ceará e Ambiental Crato vão exibir "Cine Holliúdy" e "Pequenos Guerreiros" em sessões gratuitas de cinema no Cariri. As sessões serão apresentadas por meio do Cine Bom de Praça, onde moradores de sete cidades da região terão acesso gratuito a produções que valorizam a cultura cearense.

As sessões de cinema serão totalmente gratuitas e apresentadas em uma praça da cidade, com direito a pipoca e todo o universo mágico da sétima arte: essa é a experiência que o projeto Cine Bom de Praça, da Ambiental Ceará e Ambiental Crato, vai proporcionar nos sete municípios do Cariri atendidos pelas empresas. A estreia do projeto teve seu lançamento no ultimo domingo, dia 11 de setembro na cidade de Missão Velha, com a exibição dos filmes "Pequenos Guerreiros" e "Cine Holliúdy".

A iniciativa reforça o pilar de promover transformações que vão além das obras de esgotamento sanitário nessas cidades. Assim além de Missão Velha, as cidades de Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Crato receberão a estrutura de cinema itinerante, que será montada ao ar livre. Os filmes exibidos serão "Pequenos Guerreiros", dirigido por Bárbara Cariry e que teve parte das cenas gravadas em cidades da região; e "Cine Holliúdy", com direção de Halder Gomes e nomes como Edmilson Filho, Falcão, Karla Karenina e Haroldo Guimarães no elenco. A expectativa é reunir, ao todo, quase 5 mil pessoas nas sessões.

A escolha do audiovisual como essência desse projeto se deu para valorizar a vocação cultural que o Ceará tem para o cinema, seja com longas e curtas metragens produzidos aqui ou com a realização de festivais com projeção nacional. O estado é também a terra natal de cineastas, atores e diretores que assinam trabalhos ímpares nesse segmento. Dessa forma, o Cine Bom de Praça é uma maneira da Ambiental Ceará e a Ambiental Crato se aproximarem dos moradores e estimular que as vidas deles sejam transformadas a partir de vários aspectos - do saneamento básico à cultura.

E não poderíamos esquecer que a cidade de Santana do Cariri será o próximo destino do Cine Bom de Praça. Você é nosso convidado para uma sessão de cinema especial! Que acontecera no próximo sábado, dia 16 de setembro, as 18:30 e 20:30, na praça Tereza Cabral. Essa ação tem como apoio: O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da secretaria de Cultura e Turismo e a parceria Público-Privada entre a Ambiental Ceará, Cagece e o Governo do Estado do Ceará.

Você é nosso convidado, venha participar!

#AJA-AGENTEJOVEMAMBIENTAL 08/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE NESTA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (02), FOI REALIZADA A PRIMEIRA REUNIÃO COM A NOVA TURMA DO AJA (AGENTE JOVEM AMBIENTAL)

Nesta quarta-feira (02), o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Paulo Henrique e a Coordenadora Regional do Programa Agente Jovem Ambiental - AJA, Cristhiane Arraes Chaves Magalhães realizaram a primeira reunião com a nova turma dos AJAS municipais de Santana do Cariri, para planejamento das ações que deverão acontecer neste segundo semestre de 2023 com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente. A reunião aconteceu no Centro de Ensino e Música Maria Eurenice Coelho - CEM, na sede do município.

Esse plano vem facilitar a gestão das práticas em Educação Ambiental no Município de Santana do Cariri, possibilitando o planejamento, mapeamento e o acompanhamento das ações do AJAS no contexto da produtividade dos seus planos de trabalho. Além de estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente em nosso município.

O Programa Agente Jovem Ambiental - AJA é uma política de estado, criada pelo Governo do Ceará, por meio da Lei 17.383/2020. Executado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), oferece oportunidade de atuação em projetos socioambientais para cerca de 10 mil jovens em todos os 184 municípios cearenses.

Atualmente, o desgaste ambiental vem crescendo repentinamente, deixando-nos quase que imobilizados diante de inúmeros casos de violência ao meio ambiente. Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos.

Colhemos o que plantamos! Juntos, podemos construir um futuro mais verde e consciente em Santana do Cariri.

#MeioAmbiente 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ACONTECEU NESTA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA (27), O LANÇAMENTO DO PROGRAMA SOCIAL AFLUENTES. Qque tem como objetivo promover a integração entre associações de moradores e a empresa.
#MeioAmbiente 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE URCA EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI REALIZOU OFICINA COM TEMA "ANIMAIS PERIGOSOS"

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), promoveu no dia 13 de julho a oficina "Animais Perigosos: O Que Precisamos Saber para uma Boa Convivência". O evento aconteceu no Centro de Interpretação e Educação Ambiental, localizado no Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha-CE.

Santana do Cariri foi representada pelo secretário municipal de meio ambiente, Paulo Henrique Duarte, a coordenadora do setor de vigilância em saúde do município, Patrícia do Vale, além dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

A oficina abordou um tema de extrema relevância para os moradores do sopé da Floresta Nacional do Araripe (FLONA) e teve como objetivo desmistificar conceitos equivocados sobre a convivência com os animais da região.

Foi uma oportunidade enriquecedora de aprendizado e conscientização, visando promover uma relação harmoniosa entre os moradores e a fauna local.

#MeioAmbiente 28/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMANA DO JUNHO AMBIENTAL 2023.

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Geopark Araripe, realizou a Semana do Junho Ambiental 2023 em Santana do Cariri. Que aconteceu do dia 13 ao dia 16 de junho com o tema: Coleta Seletiva!

Abertura da semana JUNHO AMBIENTAL aconteceu na Quadra do Polo de convivência Pedro Linard Rocha, com apresentação das palestras: Descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos, Recursos hídricos e coleta seletiva, unidos para um bem de todos" e "Lixo e a poluição dos recursos hídricos". Apresentadas respectivamente por Rivaldo do Nascimento - Técnico em Agropecuária da ACACE, e Rosangela Teixeira - Vereadora da Cidade de Jucás e Presidente do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe.

Já a programação do dia 14 ao dia 16, contou com: mutirão de limpeza na Vila da Cidadania, aula de campo no Sitio Nicásio - vivencia agroecológica e plantio de mudas nativas. E finalizou com uma oficina ministrada pelo Geopark Araripe sobre o Reuso da garrafa Pet, com o objetivo de reutilizar a garrafa pet para produção do brinquedo "vai e vem".

A Semana do Junho Ambiental 2023 em Santana do Cariri foi repleta de atividades, que nos trouxe informações valiosas sobre a importância de preservação do meio ambiente e ações que promovem mais ainda a sustentabilidade.

Vamos todos juntos construir um futuro mais verde e consciente em Santana do Cariri!

#MeioAmbiente 07/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE PARTICIPOU DA ABERTURA DO I SIMPÓSIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO E PRÁTICAS AMBIENTAIS.

Nesta segunda-feira (05), o Secretário de Meio Ambiente de Santana do Cariri - Paulo Henrique Duarte, participou da abertura do I Simpósio Regional de Educação e Práticas Ambientais que aconteceu na sede da Universidade Federal do Cariri - UFCA, no Campus Juazeiro do Norte.

O evento é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Autarquia Municipal de Meio Ambiente - AMAJU, Secretaria de Educação - SEDUC, através da Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, Geopark Araripe Mundial da UNESCO e Universidade Federal do Cariri - UFCA.

O Simpósio trás o tema "Nas Veredas da Educação Ambiental", marca o início da série de atividades realizadas em alusão à Semana do Meio Ambiente que aconteceu nos dias 05 e 06 de junho. E contou com workshops, minicursos, oficinas, capacitação, troca de experiências e planejamento de ações, além de oficinas temáticas. A fanfarra da Escola Iva Emídio Gondim abriu, oficialmente, a cerimônia.

O evento contou, também, com a presença do diretor Executivo do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, do diretor de Geoeducação do Geopark, Fábio Alexandre, da docente do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da UFCA, Celme Torres e o comandante da Guarda Civil Metropolitana - GCM, Jozimar Correia.

O simpósio teve como objetivo capacitar os participantes, através da troca de experiências para o planejamento de ações no horizonte da educação ambiental.

#saneamentobasico 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE NESTA QUARTA-FEIRA (10), FOI REALIZADO REUNIÃO SOBRE O ESGOTAMENTO SANITÁRIO E SEUS BENEFÍCIOS.

Nesta quarta-feira (10), a Ambiental Ceará, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Santana do Cariri e Assistência Social de Santana do Cariri, realizou uma reunião sobre esgotamento sanitário e os seus benefícios para sua vida e de sua família. É sua cidade mais saneada!

O objetivo foi discutir o tema "Novas Histórias para o Saneamento". O encontro contou com a participação da Diretora-Presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim, Diretor Executivo Danilo Almeida da Ambiental Crato e os demais entregastes da ambiental. Além do Vice-Prefeito de Santana do Cariri, João Paulo Cabral e os (as) Secretários (as) Municipais de Meio Ambiente, Assistência Social, Agricultura, Administração, Governo e as demais autoridades e população presente no encontro que aconteceu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha e abordou a Parceria Público-Privada (PPP) do Esgotamento Sanitário.

O projeto de PPP contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário, bem como serviços comerciais, a cargo da iniciativa privada, pelo período de 30 anos. O objetivo é universalizar o esgotamento sanitário até 2033, garantindo que 90% da população das cidades atendidas pela PPP tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto. A cobertura será ampliada para 95% até 2040.

Em Santana do Cariri, serão investidos mais de 15 milhões de reais. Onde a realização da 1ª obra dos 100 dias, terá um investimento R$ 2,2 milhões e terá um período de 60 dias para ser realizada. Os bairros impactados nesta primeira obra será a Rua São Pedro e Centro da cidade.

A Gestão Orgulho de Ser Santanense está comprometida em trabalhar cada dia mais para um melhor desenvolvimento e bem-estar da população. Essa importante ação representa um importante avanço do saneamento básico que vem proporcionar mais saúde, dignidade humana, qualidade de vida, além de transformação social, ambiental e econômica para a vida da população Santanense!

#MeioAmbiente 05/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE COMITÊ DO ALTO JAGUARIBE APROVA PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA SUA REGIÃO HIDROGRÁFICA.

Comitê do Alto Jaguaribe aprova Plano de Recursos Hídricos da sua região hidrográfica

Nesta quarta-feira (03), o Secretário de Meio Ambiente de Santana do Cariri, Paulo Henrique de Souza que atualmente também participa da Câmaras Técnicas: "Meio ambiente e Educação ambiental", esteve na Cidade de Iguatu -CE, reunido com os demais companheiros(as) de luta, membros do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe para participar da 41ª reunião Extraordinária do CSBHAJ. Aonde durante este momento o Comitê aprovou os Programas e Ações do Plano de Recursos Hídricos de sua Região Hidrográfica, finalizando a 3ª e última etapa do processo de atualização do documento.

A equipe de pesquisadores da UFC/FUNCAP, consultores e o corpo técnico da Cogerh irão alterar pontos específicos sugeridos durante a reunião para retornar o documento à plenária.

Além disso, o Comitê aprovou as resoluções 4, 5 e 6 para três Câmaras Técnicas: "Meio ambiente e Educação ambiental", "Mulheres pelas águas" e "Comunicação e Capacitação". As CTs haviam sido criadas pelo colegiado durante a 77ª Reunião Ordinária, ocorrida em abril.

Os trabalhos para o plano iniciaram em julho de 2022, passando pela etapa de Diagnóstico e de Prognóstico até definir o plano de ação. As ações foram alocadas nos seguintes eixos temáticos: demanda hídrica, oferta hídrica, gerenciamento dos recursos hídricos, aspectos ambientais e político-institucional.

Esses programas devem conduzir ao alcance do objetivo estratégico do PRH, que visa proporcionar a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos.

#festadasarvores 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE FOI REALIZADO NESSE DIA 29 A FESTA ANUAL DAS ÁRVORES, O TEMA PROPOSTO PARA ESSE ANO FOI "ÁRVORES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS"

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA em parceria com a Prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveu neste dia (29) no Polo de Convivência, a Festa Anual das Árvores, o tema proposto para esse ano foi "ÁRVORES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS"

Essa é uma ação da SEMA em parceria com os municípios cearenses e sempre ocorre na última semana de março a fim de celebrar as chuvas.

Houve palestras "Água, Árvore e Clima" com Kevin Brasil - Técnico Operacional da COGERH.

Palestra: Potencialidades do Vale dos Buritis. Com Denise Rodrigues - Engenheira Agrônoma.

Palestra: Educação, Ambiental e Sustentabilidade, com ênfase no empreendedorismo com Junior - Instrutor SENAC.

Palestra: Coleta Seletiva com Milena Borba - Fiscal Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Crato.

Participaram do momento alunos das escolas da rede pública do município, bem como os profissionais da educação e houve um momento simbólico com a plantação de mudas.

Celebramos as espécies nativas da região, que garantem o equilíbrio do meio ambiente, reforçando, assim, todos os ensinamentos sobre preservação difundidos em nossas escolas.

#parcerias 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ASSINADO O ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO E O SISAR

Mais uma excelente notícia para os santanenses, em especial aos moradores do distrito de Anjinhos.

Foi assinado o acordo de cooperação entre o município e o Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia Hidrográfica do Salgado (SISAR) para a implementação do serviço de abastecimento de água no distrito.

Com esse acordo, os moradores de Anjinhos terão acesso à água tratada, o que irá melhorar ainda mais a qualidade de vida e promover um ambiente mais saudável e sustentável.

Seguiremos empenhados em buscar soluções que tragam cada vez mais benefícios para os santanenses.

#MeioAmbiente 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE NO ÚLTIMO SÁBADO (6) FOI DADO INICIO AO CURSO EXERCICIO DO AGENTE AMBIENTAL EM SANTANA DO CARIRI.

No último sábado (6), os agentes da Guarda de Santana do Cariri, em parceria com a TAF, com a Guarda Civil Metropolitana do Crato/Ce, com os agentes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e da instituição UPAMA, participaram do curso Exercício do Agente Ambiental, que tem como objetivo a formação de multiplicadores para preservação do meio ambiente e proteção dos animais.

#MeioAmbiente 16/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE O PREFEITO SAMUEL CIDADE PARTICIPOU NESTA QUINTA (15) DO LEILÃO DE CONCESSÃO DO MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.

O prefeito Samuel Cidade participa hoje do Leilão de Concessão do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, onde Santana do Cariri faz parte das 10 cidades do COMARES-CE.

Essa concessão visa eliminar os lixões dos municípios, a concessão de manejo de resíduos sólidos vai beneficiar 10 municípios, que a partir de então, passarão a destinar o lixo de forma adequada, realidade diferente do que temos atualmente, aonde parte de um início de coleta seletiva, posteriormente levada para central de resíduos sólidos, onde irá separar os materiais, o que for útil e reciclável continuará no município para que a população que trabalha como catadores de recicláveis possa efetuar a venda destes materiais, o que não for útil será enviado para a cidade de Nova Olinda, e o que não for de interesse dos municípios são enviados para a cidade de Juazeiro do Norte onde funcionará a Central Regional.

O projeto iniciado inclui a execução, pela concessionária vencedora, do serviço de encerramento dos lixões dos municípios consorciados.

#Agenda 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2022 - DE 6 A 10 DE JUNHO.

Semana do Meio Ambiente 2022 - De 6 a 10 de Junho.
Tema: Nascentes preservadas, água garantida.

Fique atento a programação e participe:

??? Dia 06 • Segunda-Feira | Abertura da Semana do Meio Ambiente
?? 9h - Caminhada de conscientização e entrega de folders, acompanhada da Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo.
Local: Praça Isaura Pires (Rua Arcelino Arraes)

??? Dia 07 • Terça-feira
?? 8h30 - Mutirão de limpeza e plantio de mudas de árvores nativas.
Local: Vila da Cidadania.

??? Dia 08 • Quarta-feira
?? 9h - Palestra "NASCENTES PRESERVADAS, ÁGUA GARANTIDA"
Local: Auditório do Polo de Convivência Pedro Linard Rocha

??? Dia 10 • Sexta-Feira
?? 8h30 - Concurso de Desenho.
TEMA: A Mãe Natureza.
Local: Escola Municipal Rachel de Queiroz

?? 9h30 - Concurso de Paródias
TEMA: As Belezas Naturais de Santana do Cariri;
Local: Escola Municipal Generosa Amélia da Cruz.

?? 18h - Filme: A Lei da Água.
Local: Praça Tereza Cabral

Contamos com a sua presença.

#Agenda 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2022 - DE 6 A 10 DE JUNHO.

Semana do Meio Ambiente 2022 - De 6 a 10 de Junho.
Tema: Nascentes preservadas, água garantida.

Fique atento a programação e participe:

??? Dia 06 • Segunda-Feira | Abertura da Semana do Meio Ambiente
?? 9h - Caminhada de conscientização e entrega de folders, acompanhada da Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo.
Local: Praça Isaura Pires (Rua Arcelino Arraes)

??? Dia 07 • Terça-feira
?? 8h30 - Mutirão de limpeza e plantio de mudas de árvores nativas.
Local: Vila da Cidadania.

??? Dia 08 • Quarta-feira
?? 9h - Palestra "NASCENTES PRESERVADAS, ÁGUA GARANTIDA"
Local: Auditório do Polo de Convivência Pedro Linard Rocha

??? Dia 10 • Sexta-Feira
?? 8h30 - Concurso de Desenho.
TEMA: A Mãe Natureza.
Local: Escola Municipal Rachel de Queiroz

?? 9h30 - Concurso de Paródias
TEMA: As Belezas Naturais de Santana do Cariri;
Local: Escola Municipal Generosa Amélia da Cruz.

?? 18h - Filme: A Lei da Água.
Local: Praça Tereza Cabral

Contamos com a sua presença.

#MeioAmbiente 12/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PROGRAMA AGENTE JOVEM AMBIENTAL SELECIONA 27 JOVENS DE SANTANA DO CARIRI

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que estão abertas as inscrições para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA). São 27 vagas destinadas para jovens de Santana do Cariri que tenham entre 15 e 29 anos de idade, que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio de escola pública do Ceará.

O prazo para inscrição é de 12 a 26 de fevereiro de 2021, através do endereço eletrônico da Secretaria de Meio Ambiente: www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja.

O programa tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis e na promoção de ações socioambientais no município. Além de ampliar as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil.

Para mais informações, os interessados podem acessar o edital do programa no site da Secretaria de Meio Ambiente do Estado ou procurar o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Santana do Cariri, Paulo Henrique, que fica localizado na Rua Dr. Plácido Cidade Nuvens, Centro, 387.

#MeioAmbiente 16/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE MEIO AMBIENTE PROMOVE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE COLETAS SELETIVAS NO SÍTIO COBRAS

Santana do Cariri é um dos municípios da região que faz parte do Projeto de Coletas Seletivas do Governo Estadual. Seguindo o cronograma de ações, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu, no sábado,15, ação de Educação Ambiental sobre Coletas Seletivas no Sítio Cobras.

A atividade contou com palestra, ministrada pelo titular da pasta, Vicente Paulo, além do recolhimento de resíduos sólidos e distribuição de mudas. "As pessoas foram orientadas a fazer a separação dos recicláveis e como motivação doamos as mudas", contou o secretário.

A iniciativa visa melhorar o Índice de Qualidade de Meio Ambiente -IQMA, gerar renda com a coleta do material reciclável e diminuir volume de resíduos destinado ao lixão.Com o trabalho de conscientização espera-se ainda reduzir em até 70% de lixo destinado ao lixão.Para isso, a Associação dos Catadores tem participação direta afim de atingir esses resultados. Os participantes da entidade têm recebido qualificação para o melhor desempenho funcional, conforme contou o secretário.

A atividade visa atingir inicialmente as pequenas comunidades, devendo acontecer em todo município. No Sítio Cobras, o compromisso teve a participação do microempresário Soares, da Agente Comunitária de Saúde, Márcia além dos moradores da comunidade.

#MeioAmbiente 11/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ENCONTRO REÚNE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM SANTANA DO CARIRI O município de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, aderiu ao projeto de implantação das Coletas Seletivas. O projeto é coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria das Cidades e o Governo Federal. A adesão ao projeto mostra o compromisso que o município tem com a destinação correta dos resíduos sólidos e com a qualificação dos catadores de materiais recicláveis.

Catadores de materiais recicláveis estiveram presentes na noite de quinta-feira,10, no auditório do Museu de Paleontologia em mais uma das oficinas que estão sendo oferecidas para qualificar os catadores de Santana do Cariri. A reunião foi voltada também para identificar as potencialidades e desafios a serem enfrentados para a execução do trabalho de coletas seletivas, bem como para a formalização da Associação de Catadores de Santana do Cariri - ASCASC.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Vicente Paulo, o governo municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está dando total apoio ao processo de formalização da Associação de Catadores de Santana do Cariri, bem como nas oficinas de qualificação dos catadores. Nesse momento, explica o secretário os catadores estão se qualificando quanto a tipologia e classificação dos resíduos sólidos recicláveis. Vicente Paulo disse ainda que a medida vai permitir que os catadores trabalhem com mais segurança e tenha uma melhor qualidade de vida.

A capacitação contou com a presença da pedagoga Aline Sá Gondim; do Professor Gustavo; da Presidente da Associação de Catadores do Eusébio, Antônia Hercília; do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Vicente Paulo, e dos membros da ASCASC.
#MeioAmbiente 18/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE SANTANA DO CARIRI REALIZA MAIS UMA OFICINA SOBRE COLETAS SELETIVAS A Secretaria de Meio Ambiente de Santana do Cariri em parceria com a Secretaria Estadual das Cidades realizou, nesta segunda-feira (17), mais um oficina sobre coletas seletivas dentro do projeto do consórcio COMARES-UC, que visa mitigar de modo sustentável a problemática do lixo no município.

A perspectiva é de inclusão dos catadores no projeto que visa trazer muitos benefícios à população quanto a saúde, renda e preservação do meio ambiente.
#MeioAmbiente 31/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMA PROMOVE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM SANTANA DO Com o objetivo de acelerar a organização da coleta seletiva em Santana do Cariri, o governo Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a FASTEF (Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa), promoveu nesta manhã desta quarta-feira, 30, Reunião técnica para apresentação do Projeto de Inclusão Social e Produtiva de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis em Redes Solidárias do Estado do Ceará.

O encontro aconteceu Polo de Convivência Pedro Linard Rocha e reuniu representantes do projeto, Nilson Bastos - Coordenador, Antônia Hercília - Catadora e Mobilizadora e Edson Ambrósio -Assessor de comunicação. A gestão pública esteve representada pelas Secretarias de Assistência Social, Agricultura, Educação e Saúde, além da gerencia da limpeza pública, bem como a equipe de articulação Regional da Secretaria das Cidades e comunidade em geral.

PROJETO

O projeto está sendo executado em curso em 94 municípios do estado do Ceará pela instituição, através de um convênio da Secretaria das Cidades/Meio Ambiente, com recursos oriundos da SENAES-Secretara Nacional de Economia Solidária| Ministério do Trabalho. O objetivo como o próprio nome sugere é a Inclusão e sócio-produtiva dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, promovendo maior qualidade de vida, além de inseri-los em projetos sociais que possam garantir direitos.

Durante o encontro foi discutida uma agenda municipal para implantação da coleta, onde diversas ações deverão ser realizadas no decorrer de 14 meses até a implantação da coleta. Acontecerão também capacitação e organização dos catadores em associação.

Durante o compromisso, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Vicente Paulo, foi enfático ao defender a necessidade urgente da implantação das coletas seletivas no município. Para ele, a gestão dos resíduos sólidos é um marco para a melhoria no ambiente e da qualidade de vida da população, interferindo diretamente nos aspectos de saúde e desenvolvimento econômico do município.
#MeioAmbiente 22/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE MEIO AMBIENTE REALIZA MELHORIAS NO LIXÃO MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santana do Cariri, tem desenvolvido ações de acordo com às normas técnicas e a legislação vigente, em relação ao lixão do município. Antes do Natal, a prefeitura promoveu melhorias na área do depósito de resíduos, que fica localizada no Sítio Canta Galo.

O lixão foi criado há mais de 10 anos e nos últimos seis, entrou em colapso. A proposta de intervenção do Prefeito, Pedro Henrique (MDB), é se adequar e promover o desenvolvimento sustentável através da implantação das coletas seletivas no município.

A ação para reduzir o impacto ambiental será a instalação de ECOPONTOS, em logradouros e praças do município. A população vai ser orientada a entregar os resíduos sólidos nesses locais. O objetivo é permitir praças e ruas mais limpas e agradáveis para o uso da população e visitantes.

O secretário de Meio Ambiente, Vicente Paulo Ribeiro, explicou que o trabalho educativo de sensibilização e conscientização da população para o destino correto dos resíduos sólidos, será uma das estratégias. A meta segundo ele, é reduzir até 70% do envio de resíduos sólidos que serão depositados nessa área. O projeto chega ao município através dos esforços do Prefeito Municipal, em parceria com o governo Estadual.
#MeioAmbiente 04/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE SANTANA DO CARIRI PARTICIPA DO CONSELHO DO GEOPARK ARARIPE O Secretário de Meio Ambiente de Santana do Cariri, Vicente Paulo Ribeiro, participou na última sexta-feira,30, da reunião do Conselho do Geopark Araripe, em Crato. O evento teve como pauta, reestruturar o Conselho, avaliar e planejar ações desenvolvidas pelo Geopark, em observância aos objetivos previstos pela UNESCO.

Vicente Paulo Ribeiro considera importante a participação do município de Santana do Cariri no Conselho. Ele ressaltou que a gestão “ A união faz a força” tem buscado potencializar o turismo científico no município. Desenvolvidas ações com estudantes da rede municipal de ensino para promover a valorização das riquezas naturais e disseminar o conhecimento paleontológico.

Detentora do título de Capital Cearense da Paleontologia, Santana do Cariri possui o maior complexo paleontológico mundial, localizado na Chapada do Araripe principal campo de estudo de pesquisadores do mundo inteiro. Na cidade está sediado o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (URCA). O local recebe turistas e estudiosos durante todos os meses do ano.
#MeioAmbiente 26/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE SANTANA DO CARIRI PROMOVE OFICINA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu oficina para implementação da Coleta Seletiva dos resíduos sólidos do município. A atividade aconteceu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha, e contou com a participação da vice-prefeita, secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Paulo e demais secretários

A oficina aconteceu em parceria com o governo do Estado e para o secretário, a implantação da coleta seletiva dos resíduos sólidos será importante para reduzir os impactos causados pela ação humana no meio ambiente.Através a iniciativa, explica o gestor os agentes recicladores poderão melhorar suas rendas.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Preocupada com a formação de crianças e jovens santanenses, a secretaria de meio ambiente promoveu ainda, durante a semana do município, uma oficina de educação ambiental com pintura de réplicas oferecidas pelo Geopark Araripe.
A ação que foi realizada no Centro Pastoral Ana Feitosa de Oliveira, proporcionou a juventude de Santana, o contato direto com peças de pterossauros, dinossauros e répteis, encontrados na cidade, considerada a capital Cearense de Paleontologia. O secretário reforça o compromisso da gestão “ a união faz a força”, em promover educação ambiental e a preservação das riquezas naturais e paleontológicas do município.
#Audiência 20/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE FAZ ARTICULAÇÃO JUNTO A SECRETÁRIA ESTADUAL.
Nesta manhã de quinta-feira, (19), o Secretário Municipal de Meio Ambiente Vicente Paulo participou de importantes reuniões com equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e com o Secretário Estadual das Cidades, Paulo Henrique Lustosa.

As referidas reuniões aconteceram no auditório da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), em Juazeiro do Norte. Em pauta, a avaliação do Diagnóstico de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de 2017, feito a partir da análise do Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM).

Já o encontro com o Secretário Paulo Henrique Lustosa aconteceu na Universidade Regional do Cariri (URCA), na cidade de Crato, e foi oportuno para tratar das atividades do Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (Comares).

O secretário Vicente Paulo, ressalta que ações como estas impulsionam a realização de novos projetos que aperfeiçoam a atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santana do Cariri.
www.santanadocariri.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 19:12:02