CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#BrasilSantoBeataBenigna 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Pré-estreia especial do documentário sobre a Beata Benigna da TV Evangelizar em Santana do Cariri/CE.

Ontem (08), a TV Evangelizar, em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Paróquia Sra. Sant'Ana, tiveram o prazer de realizar a pré-estreia especial do documentário sobre a Beata Benigna, em Santana do Cariri/CE.

O evento aconteceu no Salão Paroquial ao lado da Igreja Matriz de Sra. Sant'Ana, onde os fiéis e os interessados tiveram a oportunidade de mergulhar na vida e na história da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva.

Na ocasião o documentário também foi Transmitido em Rede Nacional pela Tv Evangelizar e no seu canal youtube.com/TVEvangelizarOficial. E foi com grande alegria que a nossa cidade de Santana do Cariri, teve o privilégio de ser o local da pré-estreia de mais um episódio da série documental "Brasil Santo", da TV Evangelizar.

Uma série apresentada pela Irmã Grazielle Rigotti, que vem retratar o caminho para a santidade e como o processo de canonização é tratado pela Igreja Católica. A mesma reúne entrevistas de familiares de brasileiros em processo de canonização, historiadores, estudiosos, Padres e Bispos de quatro estados brasileiros: Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e tem assinatura da roteirista e produtora Caroline Munhoz da Rocha.

Assim, o episódio da série documental sobre a Beata Benigna, veio proporcionar uma experiência emocionante e espiritualmente enriquecedora, trazendo à luz a devoção e a santidade da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva, uma figura venerada pela sua fé inabalável.

#Cultura 26/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Preservando a Tradição dos Caretas em Santana do Cariri e Mantendo Viva a Cultura Local!

No último domingo (24), foi realizado o evento dos Caretas 2024 em Santana do Cariri, com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

O evento contou com o Desfile dos Grupos Tradicionais Municipais dos Caretas da cidade, saindo do Calçadão Cel. Felinto Cruz até a Praça Tereza Cabral. O cortejo contou com a participação de mais de 400 caretas, entre moradores da sede e da zona rural (após se cadastrarem na Secretaria de Cultura e Turismo em 2024). E além do desfile, a programação continua até domingo (31/03) em Santana do Cariri, culminando com a tradicional malhação do Judas na praça Tereza Cabral, a partir das 13h.

A presença dos caretas nas ruas e sítios do interior resiste ao tempo. Essa tradição se mantém com características próprias em cada região cearense. Fantasiados com seus trajes e máscaras assustadoras, chicotes, chocalhos, os caretas animam a cidade por onde passam, saem pelas ruas festejando e pedindo donativos para a tradicional Malhação do Judas, realizada no Sábado de Aleluia ou no Domingo de Páscoa durante a Semana Santa. Malhando assim, um espantalho que representa o apóstolo Judas Iscariotes, o traidor de Cristo.

Este evento icônico encerra a semana de celebrações, agregando ainda mais valor à rica tradição cultural da região. Assim, o evento dos Caretas 2024 em Santana do Cariri, destaca o compromisso da gestão em apoiar e preservar essa manifestação cultural única, que une comunidades e mantém viva a identidade local.

#Cultura 15/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Santana do Cariri marca presença na 4ª Conferência Nacional da Cultura ao lado de autoridades Nacionais.

Na emblemática quarta edição da Conferência Nacional da Cultura (CNC), realizada entre os dias 4 e 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, o Município de Santana do Cariri marcou sua participação significativa. Ao lado da Ministra de Estado da Cultura Margareth Meneses e da Secretária de Estado Luísa Cela, Ypsilon Félix representou com destaque o Município de Santana do Cariri na delegação do Estado do Ceará.

O evento, organizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), contou com a correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), e o apoio essencial da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Em pauta, as discussões sobre políticas públicas culturais foram intensas, visando estabelecer diretrizes prioritárias para garantir transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas terão um papel fundamental na orientação do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), delineando o caminho da pasta para a próxima década.

Sob o tema "Democracia e Direito à Cultura", esta edição nacional da CNC foi um marco para a promoção do diálogo e da construção coletiva de políticas culturais inclusivas e participativas, reafirmando o compromisso com a diversidade e a democratização do acesso à cultura em todo o país.

#Turismo 23/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PARTES DA ESTÁTUA DA BEM-AVENTURADA BENIGNA CARDOSO COMEÇAM A SER ERGUIDAS NA BASE NO COMPLEXO, NO BAIRRO INHUMAS.

Na última quinta-feira (15), as partes da estátua da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva começaram a ser erguidas na base localizada no topo do Complexo Turístico e Religioso em Santana do Cariri. As mesmas começaram a chegar ao complexo no dia 23 de novembro de 2023, e na sequência já foram guinchadas até a base para facilitar na hora da instalação.

O monumento tem aproximadamente 26 metros de altura e foi esculpida ao longo dos últimos meses por uma equipe de artesãos da empresa MultiPlay Parks, localizada em Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, e ao final da confecção transportada até Santana do Cariri. O mesmo ficara localizada bem no topo do Complexo e no seu em torno se encontra formado por um templo para celebração de missas campais, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados. Ao todo, são cerca de R$ 15 milhões investidos pelo Governo do Estado, no Complexo Turístico e Religioso em nosso município de Santana do Cariri.

Esta conquista é fruto de uma grande parceria entre o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal e a paróquia Sra. Sant'Ana, que juntos estão unidos para fazer um grande Complexo Turístico e Religioso na região, proporcionando mais conforto e segurança para os romeiros e visitantes.

A entrega deste maravilhoso equipamento está prevista para este semestre, segundo a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), responsável pela obra. Este será um marco histórico para Santana do Cariri!

#Turismo 08/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI RECEBE A VISITA DA COMITIVA DO MINISTRO DO TURISMO, CELSO SABINO.

No último sábado (06), o nosso município recebeu a visita da comitiva do Ministro do Turismo, Celso Sabino, Senadora Augusta Brito, a Secretária Estadual de Turismo, Yrwana Albuquerque que foram recepcionados pelo Prefeito Samuel Cidade Werton, a Primeira-Dama Natalia Magalhães e o secretariado municipal. Juntos, eles percorreram nossa região, destacando a importância de conhecer e valorizar cada detalhe da nossa querida Santana do Cariri.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de visitar o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e de inspecionar as obras em andamento no Complexo da Menina Benigna, um projeto de grande relevância para o desenvolvimento e preservação do nosso patrimônio histórico e cultural.

A Secretária Estadual de Turismo, Yrwana Albuquerque, reforçou a importância de alavancar o turismo religioso em nossa região. Acreditamos que promover a riqueza cultural e histórica de Santana do Cariri é essencial para impulsionar o desenvolvimento local.

O Deputado Federal Luis Gastão e a Deputada Federal, Fernanda Pessoa, e os deputados estaduais Nelinho, Yuri do Paredão e Davi de Raimundão também fizeram parte dessa comitiva, contribuindo para fortalecer os laços entre os representantes estaduais e federais em prol do nosso município.

Agradecemos a todos os envolvidos por reconhecerem o potencial de Santana do Cariri e por trabalharem conosco para um futuro ainda mais promissor.

#NatalEncantado 22/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO O ESPÍRITO NATALINO JÁ CHEGOU EM SANTANA DO CARIRI!

Ontem, quinta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri realizou a comemoração de natal na Praça Cel. Felinto Cruz (Calçadão), sede do município. Uma noite especial repleta de encantamento com a chegada do tão esperado bom velhinho, que encheu o coração das crianças com muita alegria.

O evento contou com uma programação incrível com chegada do Papai Noel, Espetáculo de Natal da Galinha Pintadinha, Espetáculo Natal em Família. Sem contar nas participações especiais do Peppa Pig, Gummy Bear, Patinho e Jacaré, Show de Perna de Pau (Apresentação Palhaço Teco Teleco) e Show de Pirofagia. Além disso, tivemos brincadeiras, pipocas e algodão-doce para garantir ainda mais diversão.

Uma noite mágica que iluminou o pátio do Calçadão com sorrisos, música e muita alegria. As crianças e adultos se encantaram com as apresentações dos espetáculos natalinos apresentados, além das decorações, presença do bom velhinho e os personagens animados.

A comemoração foi um momento especial de confraternização e união, reforçando os laços que nos unem como comunidade. A gestão municipal gradece a todos que participaram e ajudaram a criar essa atmosfera única de amor e esperança. Desejamos que a magia natalina continue a iluminar o coração de todos os santanenses!

#Cultura 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ACONTECEU NESTE ÚLTIMO DIA 16, A EXPOAC 2023 EM DOM LEME.

No último sábado (16), o Prefeito Samuel Cidade e o Vice-Prefeito João Paulo Cabral tiveram a honra de participar da IX Exposição de Arte e Cultura da Chapada do Araripe e Região, a EXPOAC, é realizada anualmente no Calçadão do Distrito do Dom Leme em Santana do Cariri.

A EXPOAC vem mais uma vez trazer oportunidade de exposição e vendas de produtos artesanais, culinária e outros trabalhos, valorizando a cultura da terra. Foi um evento ímpar, marcado pela riqueza cultural da comunidade.

O evento contou com apresentações artísticas, feira de artesanato e barraquinhas de comidas típicas, Oficinas de Biscoito e de Paleontólogo — Descobrindo os fósseis de Santana do Cariri, bingo beneficente e entrega de mudas nativas. Todos que passaram pelo evento puderam conferir as mais variadas peças de artesanato feitas por artesãos da região.

O momento contou ainda com as belíssimas apresentações do grupo de Flauta Doce David Alisson Soares e da Dança do Reisado Santo Antônio para os visitantes que foram prestigiar a exposição. E para alegrar ainda mais o evento tivemos a apresentação do Forró Pé de Serra, Forró das Antigas com Francisco Alves e Léo do Acordeon, forró com a cantora Izetchy e Fofinho do Forró.

A EXPOAC é realizado pelo Centro de Cultura Eliseu Bento dos Santos, pela vereadora Luciene Soares e os Artesãos da Chapada e contou com o apoio da gestão orgulho de ser santanense, através das secretarias de Cultura e Turismo, Governo, Assistência Social e Meio Ambiente.

#Cultura 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI, PRESENTE NA 4.ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA DO CEARÁ (4ª CEC).

Santana do Cariri, presente na 4.ª Conferência Estadual de Cultura do Ceará (4ª CEC).

Realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no SESC Iparana, o evento reuniu agentes e gestores culturais para construir, coletivamente, propostas para o futuro das políticas públicas no setor.

Com o tema "Democracia e o exercício dos direitos culturais no Estado do Ceará", o evento é realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC).

Esse momento contou com a participação da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela. Também marcaram presença os delegados eleitos na conferência Municipal de Cultura: Sandro Cidrão, Roque Eide, Bárbara Yohanna e o secretário Municipal de Cultura Ypsilon Félix.

#Turismo 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO VEM PRA SANTANA!

Ontem quarta-feira (06), o município de Santana do Cariri teve a grande honra de recebermos Aucelio, analista do SEBRAE Cariri, junto à comitiva do prefeito Tiago Castro de Cabaceiras-PB. Empresários e entusiastas do turismo integraram a comitiva, prontos para compartilhar experiências e descobrir os encantos do Cariri.

A comitiva teve a oportunidade de conhecer vários equipamentos turísticos do município, dentre eles o Geossítio Pontal da Santa Cruz, Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana, Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Santuário Beata Benigna e toda sua história.

O município tem como foco total está fortalecendo o turismo local, impulsionando a economia da região por meio da campanha "Vem pra Santana". Então convidados a todos a fazerem parte desta campanha e virem conhecer todo o potencial turístico que o município tem a oferecer.

Juntos, estamos construindo um futuro turístico vibrante e repleto de oportunidades para nossa população!

#semanadomunicipio 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO O MUNICÍPIO DE SANTANA DO CARIRI COMPLETOU OS SEUS 138 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!

No último dia 25 de novembro, o município de Santana do Cariri completou os seus 138 anos de emancipação política e contou com uma programação incrível realizada ao logo da semana entre os dias 22 a 24 para todos os nossos queridos santanenses.

Dentro desta incrível programação tivemos a inauguração do Novo Calçamento e Ordem de Serviço para instalação da bomba do poço profundo do sítio Dom Vital no Cajueiro, cuidados com a saúde por meio de atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde, atendimentos socioassistenciais pela Secretaria de Assistência social, atividades culturais com os agentes culturais sobre a Lei Paulo Gustavo e palestra com o CrediAmigo, Exposição dos Projetos do Santana Científica, Prêmio Professor Inovador, jogos esportivos com a Final do Torneio de Futebol 2023, Desfile Cívico, Missa em Ação de Graças pelos 138 anos do Município em seguida corte do tradicional bolo com a belíssima apresentação da Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo na Igreja Matriz. E para fechar a noite com chave de ouro tivemos uma maravilhosa Festa Social com mais de 5 atrações de grandes artistas.

As diversas ações realizadas tinham como objetivo mergulhar nas raízes históricas do município de Santana do Cariri, resgatando memórias e reconhecendo as conquistas que moldaram a cidade ao longo desses 138 anos. Festejar o presente também foi uma parte essencial desse evento, destacando os avanços e conquistas que fazem de Santana do Cariri uma cidade abençoada e a cada dia mais próspera.

A união entre a Gestão Orgulho de Ser Santanense e a comunidade reflete o compromisso coletivo de construir um futuro ainda mais próspero. Olhamos assim para frente, enxergamos a cada dia um horizonte de oportunidades e desafios, porém, acima de tudo, renovamos nossa confiança no potencial incrível e na determinação gigante que a população santanense tem.

Parabenizamos a nossa amada cidade de Santana do Cariri pelos seus 138 anos de história e agradecemos imensamente a todos que colaboraram para realização deste belíssimo evento!

#Benigna 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PRIMEIRAS PARTES DA IMAGEM DE BENIGNA CHEGAM AO COMPLEXO DA BEATA, NO BAIRRO INHUMAS.

Nesta última quinta-feira (23), o Prefeito Samuel Cidade Werton foi pessoalmente ao Complexo Turístico e Religioso em Santana do Cariri receber as primeiras carretas que estavam trazendo as partes da estátua da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva. Na sequência a mesma já começou a ser guinchada até a base localizada no topo do complexo para ser instalada. O restante da estátua deve chegar de Fortaleza a Santana do Cariri na próxima quinzena e a previsão de inauguração do "Complexo de Benigna" é para janeiro de 2024.

Momento muito importante e esperado por todos, principalmente para os santanenses! Pois marca um momento significativo, celebrando a fé, cultura e história do município como também de toda a região do Cariri e do Estado do Ceará.

A estátua da Menina Benigna ficara localizada no topo do Complexo Turístico e Religioso no seu em torno se encontra formado por um templo para celebração de missas campais, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados.

Essa iniciativa é fruto de uma parceria sólida entre o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri e a paróquia Sra. Sant'Ana - Diocese de Crato, que estão unidos para fazer um grande Complexo Turístico e Religioso na região. E principalmente no intuito de melhor e receber as milhares de pessoas que circulam em Santana do Cariri, a construção do complexo com mais de 48 mil metros quadrados (m²) vem proporcionar mais conforto e segurança para os romeiros e visitantes.

Esse é mais um passo rumo ao progresso e à melhoria do nosso município. Continuaremos trabalhando para fazer de Santana do Cariri um lugar ainda mais acolhedor e convidativo para todos.

#semanadomunicipio 21/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO 138 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE SANTANA DO CARIRI, CONFIRA A PROGRAMAÇÃO.

Convidamos a toda a população para juntos celebrarmos os 138 anos de emancipação politica do Município de Santana do Cariri com uma programação incrível que será realizada nos dias 22, 23 e 24 de novembro! Vem conferir a programação completa e prepare-se para momentos de muita animação, cultura e alegria.

No dia 22 as 08h, teremos abertura do evento com hasteamento da bandeira, palavra das autoridades e belíssimas apresentações musicais com a Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo no Paço da Prefeitura Municipal de Santana do Cariri; as 09h será realizado atendimentos das Secretarias de Saúde e Assistência e as 18h30 temos a honra de convidar a todos para a Inauguração do Calçamento e Ordem de Serviço para instalação da bomba do poço profundo no Povoado Dom Vital no Cajueiro e para animar ainda mais esse grande momento a Festa fica por conta do Fofinho do Forró.

Já no dia 23 as 14h será realizado uma reunião com os agentes culturais sobre a Lei Paulo Gustavo no Auditório do Polo de Convivência Pedro Linard Rocha; as 17h ocorrera uma palestra com o CrediAmigo no Auditório do Polo de Convivência Pedro Linard Rocha e para fechar a noite teremos Show Evangélico na Praça Tereza Cabral.

E no 24 se encerra as celebrações com Exposição dos Projetos do Santana Científica na Quadra do Polo de Convivência Pedro Linard Rocha as 8h; prêmio Professor Inovador 2023 na Quadra do Polo de Convivência Pedro Linard Rocha as 12h; final do Torneio de Futebol 2023 no Lacerdão as 14h; Desfile Cívico com Saída do Polo de Convivência Pedro Linard Rocha as 16h; Missa em Ação de Graças pelos 138 anos do Município de Santana do Cariri as 19h e em seguida corte do tradicional bolo (Banda Música Municipal) na Igreja Matriz e a partir das 21h Festa Social na Praça Tereza Cabral com Deavele Santos / Erika Diniz / Gustavinho e Aroldinho / Fofinho do Forró e Pisadinha do JN.

Venha fazer parte dessa celebração especial! Estamos preparando uma festa inesquecível para todos.

#Cultura 09/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETÁRIO DE CULTURA YPSILON FÉLIX MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO REGIONAL DOS DIRIGENTES DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ.

No último dia 8 de novembro de 2023, Santana do Cariri, através do secretário de Cultura, Ypsilon Félix e da técnica de Cultura, Juliana Nunes, se destacou no cenário cultural ao marcar presença no aguardado encontro regional dos dirigentes da cultura do estado do Ceará.

O evento, que teve como palco o município de Assaré/CE, reuniu líderes e entusiastas da cultura de toda a região, proporcionando um ambiente rico em debates e discussões de relevância ímpar.

Uma das pautas de destaque durante o encontro foi a necessidade de fortalecer os laços entre a secretaria de cultura do estado e os municípios.

A aproximação entre essas esferas administrativas é fundamental para fomentar projetos culturais, preservar o patrimônio artístico e garantir que a cultura seja acessível a todas as comunidades.

Além disso, outro ponto crucial abordado foi o acompanhamento da execução da lei Paulo Gustavo. Esta lei, que leva o nome do querido humorista brasileiro, tem o propósito de promover e proteger a cultura no país, reconhecendo sua importância fundamental para o desenvolvimento social e econômico.

#CONFERÊNCIACULTURA 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NO ÚLTIMO DIA 30 DE OUTUBRO FOI REALIZADA A QUINTA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SANTANA DO CARIRI.

A quinta Conferência Municipal de Cultura de Santana do Cariri, realizada no último dia 30 de outubro, foi um marco significativo na promoção do diálogo e no fortalecimento dos direitos culturais em nosso município. O evento reuniu artistas, gestores públicos, ativistas culturais e cidadãos engajados em torno do tema central: "Democracia e o Exercício dos Direitos Culturais no Município de Santana do Cariri."

Neste encontro, a comunidade se uniu para discutir e refletir sobre a importância da cultura como um pilar fundamental da democracia. A cultura não é apenas uma expressão artística, mas também um meio de inclusão social, de afirmação de identidades e de promoção do desenvolvimento local. Os direitos culturais, portanto, são fundamentais para a garantia de uma sociedade mais justa e plural.

Durante a conferência, foram abordados diversos tópicos relacionados à cultura em Santana do Cariri. As discussões foram ricas em ideias, sugestões e propostas para fortalecer o setor cultural em nossa cidade. Os participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios no exercício de seus direitos culturais.

Além disso, a conferência permitiu a construção de políticas culturais mais alinhadas com as necessidades e desejos da comunidade. A participação ativa de todos os envolvidos reforçou a importância da cidadania cultural e da atuação conjunta para promover uma cultura mais inclusiva e diversificada em Santana do Cariri.

A quinta Conferência Municipal de Cultura foi um passo importante para o fortalecimento da cultura em nossa cidade e para o reconhecimento de que a democracia e os direitos culturais estão interligados. O evento demonstrou que, quando a comunidade se une em torno desses princípios, é possível construir um futuro cultural mais vibrante e democrático para Santana do Cariri. Agradecemos a todos os participantes por sua dedicação e engajamento, e estamos ansiosos para ver as ações e mudanças que surgirão a partir dessas importantes discussões.

#Cultura 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO A QUINTA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA ACONTECE HOJE 30 DE OUTUBRO

Hoje dia 30 de outubro, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, tem a honra de convidar a todos os santanenses para a Quinta Conferência Municipal de Cultura, com o tema: DEMOCRACIA E O EXERCÍCIO DOS DIREITOS CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO CARIRI.

A conferência acontecera as 16h, no Polo de Convivência Pedro Linard na sede do município. Na mesma ocasião também será anunciado o resultado da seleção para a Lei Paulo Gustavo de Santana do Cariri.

Então você santanense não deixe de participar da Quinta Conferência Municipal de Cultura do seu município. Será um evento imperdível para todos aqueles comprometidos em promover a excelência na cultura de nossa cidade. Sua participação é fundamental para enriquecer nossas discussões. Esperamos você!

#Benigna 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ENCERRAMENTO DA 1ª FESTA E 20ª ROMARIA DE BENIGNA CARDOSO QUE REUNIU CERCA DE 50 MIL FIÉIS EM SANTANA DO CARIRI

Na última terça-feira, dia 24 de outubro, aconteceu o encerramento da 1ª Festa e 20ª Romaria da Bem-aventurada Benigna Cardoso na cidade de Santana do Cariri, data que marca os 82 anos de seu martírio. Foi um momento cheio de fé, devoção e tradição que celebramos a vida e os ensinamentos da Heroína da Castidade, Primeira Beata do Estado do Ceará.

A cada ano que passa, observamos um maior número de devotos da Menina Benigna e este ano estima-se que cerca de 50 mil fiéis se fizeram presentes na celebração que foi ainda mais especial, marcando1ª Festa e 20ª Romaria Oficial da Primeira Beata Cearense.

No final da tarde, os fiéis se concentraram em frente ao Santuário, no bairro Inhumas, para dar início ao tradicional momento de oração e solene procissão com a imagem da Beata Benigna até o patamar da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, onde foi realizada a missa solene de encerramento da romaria.

A romaria acontece anualmente no período de 15 a 24 de outubro, e esta instituída, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará desde a criação da LEI N.º 16.906 de 18.06.19. A história da jovem Benigna Cardoso da Silva, santanense, cearense e brasileira também virou símbolo contra o Feminicídio no Estado do Ceará, através da Lei 162/19. Assim, o dia do seu martírio, 24 de outubro, passou a ser o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

A Gestão Municipal e a Paróquia de Senhora Sant'Ana trabalharam juntos para garantir que a 20ª Romaria e a Primeira Festa Oficial da Beata Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva de 2023, fosse um evento de grande sucesso! Agradecemos o apoio de todos que fizeram desta romaria um evento tão especial e inesquecível, cheio de fé, devoção e tradição!

#Turismo 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DO DIA 13 A 17 DE OUTUBRO, SANTANA DO CARIRI FOI PALCO DA PRIMEIRA EXPEDIÇÃO ASTROTURÍSTICA DO PROJETO ASTROTURISMO.

Do dia 13 a 17 de outubro, a cidade de Santana do Cariri foi palco da primeira Expedição Astroturística do projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros, com o tema: Expedições Astroturísticas Um Eclipse No Sertão do Cariri.

O objetivo do projeto foi unir Astronomia, Geografia, Geologia, Ecoturismo, Geoturismo e Educação Ambiental em atividades voltadas para o público, tomando como motivação principal, a ocorrência do eclipse. Além disso, pretendia consolidar as atividades realizadas na Casa de Pedra, base da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, localizada no bairro Inhumas, na cidade de Santana do Cariri e estabelecer assim parcerias importantes para o desenvolvimento do Astroturismo no Ceará e na Caatinga.

O evento foi realizado entre os dias 13 a 17 de outubro de 2023 pelo Observatório do Valongo da UFRJ, Departamento de Geografia do Instituto de Geociências IGEO/UFRJ, AstroTrilhas Rio de Janeiro, Astroturismo nos Parques Brasileiros, Night Sky Astrofotografia por Igor Borgo e Centro de Ciências Matemáticas e da natureza- CCMN. Além do apoio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e do Governo Municipal de Santana do Cariri.

A região da Chapada do Araripe, no estado do Ceará, rica em diversidade geológica e biológica, enquadrou-se como um dos locais mais promissores para contemplaram a magia do eclipse anular do sol que encantou o Brasil no último sábado, dia 14 de outubro. Este acontecimento não foi apenas um evento científico e astronômico, mas também uma oportunidade de promover ainda mais o patrimônio e as atrações culturais e naturais de Santana do Cariri, enriquecendo o potencial turístico do nosso município.

#diadascrianças 16/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DIA DAS CRIANÇAS EM SANTANA DO CARIRI, PURA ALEGRIA E DIVERSÃO EM UMA NOITE MÁGICA PARA A CRIANÇADA.

Na última quinta-feira, dia 12 de outubro, a gestão municipal Orgulho de Ser Santanense promoveu o Dia das Crianças em Santana do Cariri.

Um dia que ficará marcado para sempre na memória e na história do município.

O evento se iniciou na Praça Tereza Cabral com a presença dos personagens incríveis do Mundo Bita, Tio Flavinho e a Circo Companhia Traquejo para animar a garotada! Na sequência tivemos um cortejo e passeio saindo da Praça Tereza Cabral até a Praça Coronel Felinto Cruz, com esses personagens que tanto amamos.

A Praça Coronel Felinto Cruz, no centro da cidade já se encontrava repleta de crianças curtindo esse dia especial e mágico no Parque com brinquedos para garantir muita diversão! Assim, tivemos pula-pula para saltar de alegria; castelo inflável para soltar a imaginação; pipoca, algodão-doce e geladinho para adoçar ainda mais esse momento. Foram realizados também sorteios de brindes e cestas básicas para espalhar ainda mais alegria.

O Dia das Crianças em Santana do Cariri foi um mega evento, onde as crianças acompanhadas de familiares puderam prestigiar a magia dos personagens e curtir esse dia especial e mágico. Uma celebração incrível, repleta de risos e diversão para todas as idades! Foi uma oportunidade de unir gerações, compartilhar momentos especiais e celebrar a inocência e a alegria que as crianças trazem para nossas vidas.

Agradecemos a todos que fizeram deste Dia das Crianças um evento tão especial e inesquecível!

#orgulhodesersantanense 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO JUNTE-SE A NÓS NA 1ª FESTA E 20ª ROMARIA DE BENIGNA CARDOSO Você pode fazer parte como voluntário da 1ª Festa e 20ª Romaria de Benigna Cardoso!
#Benigna 25/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA SUPERINTENDÊNCIA DE OBRAS PÚBLICA E MULTIPLAY RESPONSÁVEIS PELA ESTATUA DE BENIGNA CARDOSO

Na última sexta-feira (22), o Prefeito Samuel Cidade Werton, acompanhado pelo secretariado municipal e pelo pároco da Paróquia Sant'Ana, Pe. Idemário Muniz, participou de uma importante reunião com representantes da Superintendência de Obras Públicas - SOP-CE e da empresa MultiPlay Parks, encarregada da confecção da estátua da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva, que em breve será instalada no complexo religioso em Santana do Cariri.

O propósito da reunião foi atualizar todos os envolvidos sobre o progresso da obra e coordenar os detalhes da montagem da estátua, que será um destaque na 20ª Romaria e na Primeira Festa Oficial da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva, marcadas para acontecer entre os dias 15 e 25 de outubro deste ano.

Reforçamos o compromisso da Gestão Municipal, da Paróquia Senhora Sant'Ana e da SOP-CE em trabalhar para assegurar que o complexo religioso de Santana do Cariri esteja o mais avançado possível em suas obras, garantindo o sucesso da 20ª Romaria e da Primeira Festa Oficial da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva em 2023. Juntos, estamos construindo um marco histórico para nosso município.

#LEIPAULOGUSTAVO 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO EDITAL DA LEI PAULO GUSTAVO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL, CONFIRA!

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que o edital para a Lei Paulo Gustavo, programa que visa promover a cultura, as artes e a produção cultural em nosso município, já está disponível no site oficial da prefeitura.

Link para o edital: https://santanadocariri.ce.gov.br/processoseletivo.php?grup=27

Aproveite essa oportunidade para fortalecer ainda mais a nossa cultura e celebrar a vida através das mais belas expressões artísticas!

#saladoempreendedor 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO A COORDENADORA DA SALA DO EMPREENDEDOR, MILENA SOARES PARTICIPOU DO ENCONTRO REGIONAL DE AD'S SEBRAE CARIRI.

Na última sexta-feira, dia 01 de setembro, a Coordenadora da Sala do Empreendedor de Santana do Cariri, Milena Soares participou do Encontro REGIONAL de AD's Sebrae Cariri que foi realizado no auditório do Sebrae Cariri, localizado na Av. Padre Cícero, 2241 em Juazeiro do Norte, CE.

O encontro tinha como objetivo estreitar a relação do SEBRAE Cariri com as Salas do Empreendedor e capacitar sistematicamente os Agentes.

O momento contou com a presença de Luis Feitosa e Silvia consultores do Sebrae, Maria do Carmo analista Sebrae, Elisangela Articuladora do Sebrae e Helena Oliveira agente territorial SEBRAE.

A programação do evento contou com acolhida/coffe e visita guiada nas instalações do Sebrae. Além das palestras sobre: Apresentação e alinhamento das Ferramentas do Sebrae com a Equipe Sebrae, Selo - Sílvia e Luiz, Oficina MasterClass Rede Extendida de Atendimento Cariri e Informes.

A participação de todos referidos no treinamento, foi de extrema importância! Pois assim entendemos que esses momentos de capacitação têm ajudado na integração e desempenho das Salas do Empreendedor da Região do Cariri.

#Cultura 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO O PREFEITO SAMUEL PARTICIPOU DA ENTREGA DOS CERTIFICADOS PARA AS 12 ARTESÃS PARTICIPANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA.

Nesta terça-feira (29), o Prefeito Samuel Cidade Werton juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura Alberto Junior e a vereadora Luciene Soares, participaram da entrega dos certificados para as 12 artesãs participantes do curso de Formação Básica em Rendas de Bilro.

O curso foi ministrado pela artesã Zélia Feitoza de Alencar integrante do Grupo Artesãos da Chapada no período de 25 de julho a 29 de agosto de 2023 no Centro de Artesanato Eliseu Bento dos Santos no Distrito de Dom Leme, município de Santana do Cariri/CE.

O evento contou ainda com a participação dos alunos da Oficina de Flauta Doce do distrito de Dom Leme que a todos encantaram com uma belíssima apresentação.

Este foi um momento especial que aconteceu no Centro de Artesanato Elizeu Bento dos Santos com a culminância do projeto e a entrega dos certificados para as rendeiras, mulheres fortes que nos dão orgulho pela dedicação e determinação.

Fica aqui nosso agradecimento a todos os envolvidos!

#Cultura 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO GRANDE ESPETÁCULO COM "MAGYA E O MISTÉRIO", DO GRUPO FOLHAS DE PAPEL ANIMAM A TARDE DE DOMINGO NA PRAÇA DO CALCADÃO.

No último domingo, 27 de agosto, os moradores do município puderam apreciar a Praça Cel. Felinto Cruz se transformar em um verdadeiro palco de encanto e alegria, com o espetáculo "Magya e o Mistério", do Grupo Folhas de Papel.

Magia! Mistério! Essas são as palavras mágicas ditas do início ao fim desse espetáculo conduzido pelos palhaços internacionalmente desconhecidos: a assistente Magya, e o mágico Mystério. Essa dupla de charlatões transforma qualquer picadeiro improvisado em um grande e glamoroso palco, digno do show business. E juntos, com a participação intensa da plateia, mostram com muito bom humor seus grandes truques mágicos de baixo orçamento.

A Mostra Sesc Cariri de Culturas é realizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do SESC e do SENAC, trazendo consigo uma proposta apaixonante: a de mergulhar nas riquezas culturais da nossa região, celebrando a diversidade e a criatividade.

Neste ano de 2023, a Mostra aconteceu de 24 a 27 de agosto, com uma programação intensa em 31 municípios (Santana do Cariri foi uma delas), levando no seu grande balaio muita música, tradição, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, gastronomia, moda e o que mais você imaginar!

Agradecemos a todos que se fizeram presente e juntos participaram de uma experiência única e inesquecível!

#Benigna 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREPARATIVOS PARA A VIGÉSIMA ROMARIA E A PRIMEIRA FESTA OFICIAL DA BEM-AVENTURADA BENIGNA CARDOSO.

Na última segunda-feira (14), o Prefeito Samuel Cidade, o Padre Idemário Muniz, Pároco de Santana do Cariri, Ypsilon Félix, Secretário de Cultura e Turismo, e comitiva, se reuniram com o senhor Artur Bruno da Assessoria Especial de Assuntos Municipais do Governo do Estado para tratar da aguardada Vigésima Romaria e a Primeira Festa Oficial da bem-aventurada Benigna.

Nesse contexto, o Governo do Estado do Ceará se mantém como um parceiro robusto na infraestrutura desse evento grandioso, agendado para ocorrer entre os dias 15 e 24 de Outubro de 2023. Evento que a cada ano, o número de devotos da Menina Benigna cresce de maneira notável, e este ano estima-se que cerca de 30 mil fiéis se façam presentes na celebração que será ainda mais especial, marcando os 83 anos de seu martírio e os 95 anos do nascimento da primeira Beata Cearense.

Valorizamos profundamente essa colaboração, especialmente considerando a LEI N.º 16.906, DE 18.06.19, que oficializa a Romaria da Menina Benigna no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará.

#Benigna 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETÁRIO YPSILON FÉLIX JUNTAMENTE DO PÁROCO PE. IDEMÁRIO MUNIZ VISITAM O ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO DA ESTÁTUA DE BENIGNA

Na última segunda-feira (14), o secretário de Cultura e Turismo - Ypsilon Félix juntamente com o pároco da paróquia Sra. Sant'Ana - Pe. Idemário Muniz e comitiva, foram fazer uma visita a empresa MultiPlay Parks no Eusébio em Fortaleza/CE, inspecionando o andamento da construção da estátua da bem-aventurada Benigna.

No intuito de melhor receber as milhares de pessoas que circulam em Santana do Cariri, o Governo do Ceará está investindo cerca de R$ 12,5 milhões na construção de um complexo com 48 mil metros quadrados (m²) que vai trazer mais conforto e segurança sanitária para os romeiros e visitantes.

A estrutura em torno da estátua da Menina Benigna é formada por um templo para celebração de missas campais, estátua, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados

Essa iniciativa é fruto de uma parceria sólida entre o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura de Santana do Cariri e a paróquia Sra. Sant'Ana - Diocese de Crato, que estão unidos para fazer um grande complexo religioso na região.

#Cultura 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO GRUPO DEIXA DE TEATRO APRESENTOU NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (08) GRANDE ESPETÁCULO "NINHO DE ARAPUÁ" EM FRENTE AO CASARÃO.

Nesta terça-feira (08), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Grupo Deixa de Teatro, realizou a apresentação do espetáculo "Ninho de Arapuá", em frente ao Casarão Coronel Felinto da Cruz Neves em Santana do Cariri-CE.

Ninho de Arapuá é uma peça teatral em cartaz, e a primeira apresentação da turnê aconteceu em Santana do Cariri, na noite desta terça-feira. A direção é de Denir Duarte, o roteiro de Melquiades Lima, a iluminação de Denir Duarte, a sonoplastia de Kerlon e David Leite, e a criação visual de Denir Duarte e Atila Araújo.

O espetáculo foi repleto de poesia e reflexões sobre as conexões humanas e a importância da valorização de nossas raízes culturais. Através de performances cativantes e diálogos envolventes, proporcionou a todos os presentes uma jornada inesquecível em suas raízes culturais.

O Grupo Deixa de Teatro vem fazer uma viagem no tempo em comemoração ao aniversário de 1 ano. Eles vão reapresentar os seguintes espetáculos: Ninho de Arapuá e Alice no beco da alucinação. A turnê acontecerá nas cidades natais dos integrantes do grupo.

[14:30, 14/08/2023] Taina: Na última terça-feira (8), o prefeito Samuel Cidade Werton realizou uma significativa visita ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde se reuniu com o Secretário Nacional Inácio Arruda.

O principal propósito desse encontro foi pleitear recursos para investimentos na área de ciência e tecnologia em Santana do Cariri, visando fortalecer nosso compromisso com a inovação e o progresso em nossa região.

Nessa ocasião, também foi debatido o evento de Astronomia no Pontal da Santa Cruz, que contemplará a observação do eclipse solar total, um acontecimento que atrairá centenas de visitantes para o nosso município.

Agradecemos ao Secretário Inácio Arruda pelo seu apoio e dedicação a essas importantes iniciativas que visam alavancar o conhecimento científico e promover o turismo em Santana do Cariri.

#Turismo 11/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETÁRIOS MUNICIPAIS ESTIVERAM PRESENTES NO LANÇAMENTO DO PLANO DE AÇÃO TERRITORIAL TURÍSTICO CHAPADA DO ARARIPE.

Na última quarta-feira (09), o Vice-Prefeito João Cabral juntamente com os Secretários (as) Municipais de Cultura Ypsilon Rodrigues, Governo Maria Robervânia, Administração Ericka Rodrigues, Meio Ambiente Paulo Henrique e Agricultura Alberto Junior, estiveram presentes no lançamento do Plano de Ação Territorial Turístico Chapada do Araripe. O produto é resultado de uma ação regional articulada entre 8 municípios do Cariri, através do PRODETER - Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, e a cidade de Santana do Cariri é um deles.

O lançamento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte. O objetivo do Plano é atender e contribuir com o desenvolvimento local e territorial através da disposição econômica e turística entre as gestões locais, que são os municípios de Araripe, Assaré, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri.

No evento, entre as autoridades presentes estiveram o Reitor da Universidade Regional do Cariri - URCA, Carlos Kleber e a e Vice-Reitora e Superintendente do Araripe UNESCO Global Geoparks - UGGp, Socorro Vieira, o Diretor Executivo do Araripe UGGp, Eduardo Guimarães Francisco Lima e o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Turismo da URCA, Josier Ferreira.

Assim, a união entre as gestões locais e seus parceiros e representantes promete fazer avanços no turismo de cada localidade, através de estudos, utilização de ferramentas gerenciais e a proposição de ações para investimento em diversos potenciais turísticos.

Turismo e investimento sério e a gestão municipal reforça o seu compromisso no desenvolvimento cultural, turístico e sustentável do município. Aonde estamos fazendo o máximo possível para que novos investimentos na área sejam possíveis através de parcerias que façam nossa cidade se desenvolver cada dia mais.

#paleontologia 02/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITO SAMUEL CIDADE JUNTO DOS SECRETÁRIOS, ACOMPANHARAM VISITA DOS ESPECIALISTAS AO GEOSSITIOS QUE COMPÕEM O GEOPARK

Nesta segunda-feira (31), o Prefeito Samuel Cidade Werton juntamente com os Secretários Municipais de Cultura e Meio Ambiente Ypsilon Felix e Paulo Henrique acompanharam de perto a visita dos avaliadores especialistas César Carlos Carvalho (Portugal) e César Goso (Uruguai) designados pela UNESCO para a missão de revalidação do Selo Verde UNESCO Global Geopark. A inspeção faz parte do cronograma de visitações aos Geossitios que compõem o Geopark Araripe-GA para a Missão de Revalidação Araripe UNESCO Global Geopark -UGGp 2023.

Em Santana do Cariri foram visitados o Geossítio Parque dos Pterossauros, Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e a Trilha e Geossítio Pontal da Santa Cruz. Na ocasião também se fizeram presentes o Diretor do Museu, Allysson Pontes Pinheiro, o Diretor Executivo do GA, Eduardo Guimarães, a Secretária Executiva do GA, Pedrina França, o Geólogo Dr. Rafael Celestino da Comunicação do GA, Nivaldo Soares Membro do Conselho do GA, o Geólogo Idalecio de Freitas, o Geólogo Raimundo Ronsi e os Bolsistas de Geoconservação e da Comunicação do GA, Alessandro Ruan e Andreia Freitas.

O Geopark Araripe passa neste momento pela sua quarta revalidação, um processo de avaliação de qualidade Geoparques Globais da UNESCO que acontece a cada quatro anos, tendo por finalidade avaliar o cumprimento de sua missão de preservação do patrimônio tangível e intangível nos limites de seu território, bem como promover o desenvolvimento local e interação com a comunidade. Essa avaliação permite que os geoparques sejam revalidados ao adquirir o Selo Verde para se manterem no Programa de Geoparques Globais da Unesco.

O Geopark Araripe situa-se no sul do Estado do Ceará, na região nordeste do Brasil e envolve os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O mesmo foi reconhecido em setembro de 2006, pela Rede Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO, como o primeiro Geoparque das Américas.

No mundo, a rede de geoparques mundiais da UNESCO conta com 195 Geoparques reconhecidos em 48 países. E atualmente, o Brasil possui cinco Geoparques Mundiais reconhecidos pela UNESCO e o Geopark Araripe é um deles.

Os avaliadores especialistas designados pela UNESCO para a missão de revalidação do Selo Verde UNESCO Global Geopark, puderam observar em Santana do Cariri a grande relevância que a cidade tem no cenário paleontológico, estimulando a pesquisa e o turismo científico na região, bem como a importância de preservar e valorizar o patrimônio cultural e científico do município, fortalecendo a identidade e o desenvolvimento sustentável da região.

#lugardefossilenomuseu 24/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITO SAMUEL PARTICIPA DA SOLENIDADE DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "UBIRAJARA PERTENCE AO BRASIL". A solenidaade aconteceu no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri-CE.
#Festa 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO A FESTA DE NOSSA SENHORA SANT'ANA COMEÇOU COM GRANDE SUCESSO E BATEU UM RECORDE DE PÚBLICO EM SANTANA DO CARIRI!

A Festa de Nossa Senhora Sant'Ana começou com grande sucesso e bateu um recorde de público em Santana do Cariri!

Ontem (16), uma multidão se reuniu no bairro Inhumas, Terra da Beata Benigna, para celebrar o início das festividades em honra à nossa padroeira, Nossa Senhora Sant'Ana.

Pela primeira vez na história de Santana do Cariri, um grande trio elétrico animou as comemorações do Pau da Bandeira, embalando o público com os sucessos do cantor Caio Brito.

A festa continua com mais dez dias de celebração, trazendo atrações locais e nacionais. É uma ocasião que reúne toda a comunidade em celebração à nossa padroeira e movimenta de forma positiva a economia local.

A Gestão Municipal tem se empenhado em fazer dessa festa um momento único e especial. Com dedicação e trabalho em equipe, vamos proporcionar uma festa incrível e de qualidade para todos os presentes.

#santanafashion 14/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NO ÚLTIMO SÁBADO (8) ACONTECEU A SEGUNDA EDIÇÃO DO SANTANA FASHION.

No último sábado(8), o Santana Fashion encantou Santana do Cariri com um desfile de estilo, talento e muita animação! O Prefeito Samuel Cidade marcou presença nesse momento especial e ressaltou a relevância desse evento para o fortalecimento da nossa economia local.

Além do incrível desfile de moda, que apresentou as tendências mais atuais, tivemos diversas atrações especiais para as crianças promovidas pelo SESC Lúdico.

O evento contou também com a presença de comerciantes locais, valorizando a produção local e estimulando o comércio da região. Foi uma oportunidade única de conhecer o talento dos empreendedores santanenses e apoiar a economia do nosso município.

#bandademúsicafpa 06/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NESTA QUARTA-FEIRA (05) ACONTECEU A SOLENIDADE DE RETOMADA DA BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL - FRANCISCO PAULO DE ARAÚJO.

Nesta quarta-feira (05), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou a Solenidade de Retomada da Banda de Música Municipal - Francisco Paulo de Araújo.

A solenidade contou com apresentações belíssimas da Banda de Música Municipal, além da entrega dos certificados de posse para todos os bolsistas, novatos e veteranos.

O momento contou também com a presença do prefeito Samuel Cidade Werton, Ypilon Felix - Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Mestre Chico, Maestro Paulo Fabiano, além de todos os bolsistas, novatos e veteranos que agora compõem a Banda de Música Municipal - Francisco Paulo de Araújo.

O evento aconteceu no auditório do Polo de Convivência Pedro Linard Rocha, em Santana do Cariri.

A Gestão Municipal parabeniza a todos os envolvidos na organização da solenidade e a Banda de Música Municipal - Francisco Paulo de Araújo, por proporcionarem aos bolsistas, novatos e veteranos essa oportunidade de mostrar seus talentos e habilidades.

Estamos comprometidos em continuar apoiando e contribuindo para o desenvolvimento artístico e cultural de Santana do Cariri e de toda a região.

#Cultura 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ENCERRAMENTO DO CIRCUITO SANTANA JUNINO 2023

Na última sexta-feira (30), tivemos uma noite marcada por muita alegria e emoção no encerramento do Circuito Santana Junina 2023. O evento encerrou suas apresentações com uma atmosfera repleta de alegria e emoção. Onde o público, juntamente com as quadrilhas juninas locais, cantou e se emocionou, celebrando a cultura e as tradições da região.

O evento contou com o apoio da Gestão Municipal, que tem demonstrado comprometimento com os movimentos culturais do município. Na ocasião, o Secretário de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix, anunciou que enviará um projeto de lei à Câmara dos Vereadores, para oficialmente reconhecer o Circuito Santana Junina como patrimônio cultural imaterial da cidade. Caso aprovado, o evento será incluído no calendário de eventos oficiais do município.

A presença de autoridades também marcou o evento, Vice-Prefeito João Paulo Cabral e os vereadores Fernando Maia, Pedro Eduardo e Luciene Soares, prestigiaram as apresentações. Os Secretários Municipais também estiveram presentes, ressaltando o compromisso da gestão "Orgulho de Ser Santanense" com o desenvolvimento cultural e econômico de Santana do Cariri.

Além de celebrar a cultura local, o evento também trouxe benefícios econômicos para a região. Pequenos e grandes empreendedores tiveram a oportunidade de aumentar seus rendimentos, aquecendo a economia local.

Com o encerramento do Circuito Santana Junina 2023, Santana do Cariri reafirma sua identidade cultural e valoriza as tradições juninas que fazem parte da história e do cotidiano do município. A gestão municipal, por meio de ações como essa, fortalece o município e promove seu desenvolvimento, tanto no âmbito cultural quanto econômico.

#CIRCUITOSANTANAJUNINO 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO FINAL DE SEMANA DE MUITA FESTA E COMIDA TÍPICA MARCAM CIRCUITO SANTANA JUNINO 2023.

A Prefeitura de Santana do Cariri através da Secretaria de Cultura, realizou do dia 23 ao dia 25 de junho, as apresentações do Circuito Santana Junino 2023, nos Distritos e Bairro da cidade.

Abertura aconteceu no Bairro Inhumas com muita animação, forró e belas apresentações com os grupos juninos. Nem precisa dizer que foi arretado, né!

Além do Bairro Inhumas, Dom Leme e Araporanga também foram palco do Circuito, com muito forró e majestosas apresentações dos grupos juninos.

O encerramento do Circuito Santana Junina 2023, acontecera nesta sexta-feira 30 de junho no Ginásio Poliesportivo Pedro Onofre Cidade, na sede da Cidade. Onde teremos apresentação de quadrilhas e muito forró com Luiz Fidelis e Banda no, calçadão.

Venha curtir e celebre conosco a festividade junina mais vibrante da região.

Serão momentos inesquecíveis, repletos de comidas típicas, quadrilhas e muita diversão para toda a família.

Não perca essa experiência única! Junte-se a nós e permita-se envolver pela energia contagiante dessa festa imperdível!

Venha com sua família e amigos e aproveite essa festa especial!

#Cultura 20/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO FESTIVAL DE ARTE E RENDA CARIRI, UMA INICIATIVA QUE REÚNE EMPREENDEDORES E INCENTIVA A ECONOMIA LOCAL.

No último sábado (17), ocorreu no Calçadão o Festival de Arte e Renda Cariri, uma iniciativa do Instituto Kariús que contou com o apoio da Prefeitura de Santana do Cariri através da Secretária de Cultura. O evento teve como objetivo reunir empreendedores que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento da economia local.

Durante todo o dia, foram exibidas barracas com produtos típicos e artesanatos. À noite, houve uma apresentação musical e contamos com a alegria contagiante do humorista Jorge Luiz, conhecido nas redes sociais como "Selma de Nieta".

#Cultura 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ LUISA CELA E COMITIVA VISITARAM SANTANA DO CARIRI NESTA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA (8)

Na última quinta-feira (8), recebemos a visita da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e sua comitiva, em Santana do Cariri.

Iniciamos a visita pelo Museu de Paleontologia, um verdadeiro tesouro que preserva e divulga a história da nossa região.

Em seguida, tivemos a oportunidade de mostrar a riqueza cultural e histórica do nosso município, visitando a sede da Secretaria de Cultura. Foi um momento de diálogo e troca de ideias sobre projetos e iniciativas para fortalecer ainda mais o cenário cultural em nosso município.

Agradecemos a visita e reafirmamos nosso compromisso em preservar e promover nossa identidade cultural, contribuindo para o desenvolvimento artístico e cultural de Santana do Cariri e de toda a região.

#LIDERCARIRI 29/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO REPRESENTANTES SANTANENSES PARTICIPARAM DO 1º SEMINÁRIO CONEXÃO E HORIZONTES DA AGENDA LIDER CARIRI

Hoje segunda-feira (29), o vice-prefeito Joao Paulo Cabral e a Coordenadora da Sala do Empreendedor - Milena Soares, junto do representante Santanense Sandro Cidrão, o Secretário de Agricultura Alberto Júnior e o Secretário de Meio Ambiente Henrique Souza participaram do 1º SEMINÁRIO CONEXÃO E HORIZONTES DA AGENDA LIDER CARIRI - TERRITÓRIO EMPREENDEDOR que aconteceu no Verde Vale Hotel na cidade de Juazeiro do Norte - CE.

O seminário é uma estratégia de Desenvolvimento Regional que tem como pilar o Programa Cidade Empreendedora e a Agenda LIDER CARIRI, com eixos que promovem a dinamização do desenvolvimento econômico e social. Que contou com: Apresentação da Agenda LIDER - Liderança para o Desenvolvimento Regional, Assinatura dos Termos de Parceria das CIDADES EMPREENDEDORAS (Prefeituras) e Adesão de novos líderes ao Movimento LIDER CARIRI.

Na oportunidade se fez presente o Superintendente do SEBRAE/CE - Sr. Joaquim Cartaxo, onde apresentou estratégias para promover o desenvolvimento da Região em parceria com as prefeituras e lideranças do Movimento LIDER CARIRI.

A estratégia TERRITÓRIO EMPREENDEDOR promove ações de apoio a implantação da Agenda LIDER CARIRI que busca o desenvolvimento de Polos Empreendedores na Região, integração de recortes territoriais ou conjunto de municípios que possuam uma atividade vocacional comum como elo prioritário do Desenvolvimento Econômico.

Com o intuito de fortalecer essa estratégia em construção, o Movimento LIDER e o Sebrae/CE convidaram as prefeituras de Santana do Cariri, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Várzea Alegre para celebrar o termo de parceria das ações para fortalecer os eixos do programa CIDADE EMPREENDEDORA para a melhoria do ambiente de negócios nos municípios. Ação que vem confirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável do seu município e Região.

#saladoempreendedor 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SALA DO EMPREENDEDOR JUNTO DE MEIS DE SANTANA DO CARIRI, PARTICIPARAM DA SEMANA DO MEI 2023 NOS DIAS 24 E 25 DE MAIO.

A Sala do Empreendedor juntamente com alguns MEIs de Santana do Cariri, participaram da SEMANA DO MEI 2023 nos dias 24 e 25 de maio, que aconteceu no Auditório do Geopark Araripe na cidade do Crato.

No dia 24: Ocorreu as Palestras de Orientação para o credito (CearaCredi) e Gestão Financeira com a profa. Dra. Laudeci Martins

E no dia 25: Ocorreu as Palestras de MKT Digital - Redes Sociais Empresariais (SEBRAE/CE) e Gestão Financeira com Helena Pinheiro

Semana do MEI (Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo) é o maior evento de empreendedorismo e negócios para microempreendedor individual do Brasil. O evento já está na sua 14ª edição e este ano aconteceu de 22 a 26 de maio, nos trazendo momentos de muitos aprendizados, conexões e experiências que transformam vidas e negócios que tinha ainda como objetivo falar de comportamento empreendedor, planejamento para formalizar ou decolar seu negócio, orientações para crédito, gestão financeira, inovação, transformação digital, atendimento ao cliente, como vender mais e melhor, marketing e muito mais.

Se você quer empreender, se formalizar em Santana do Cariri temos a Sala do Empreendedor que é uma iniciativa importante para impulsionar a economia santanense e fortalecer ainda mais o empreendedorismo local.

Está localizada na sede da Rádio Vale do Buriti, a sala oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para ajudar os empreendedores locais a alavancar seus negócios.

Milena Soares, a nova coordenadora da Sala do Empreendedor, está pronta para ajudar e esclarecer quaisquer dúvidas que os empreendedores possam ter.

Para mais informações, basta entrar em contato através do telefone 88 9 9781.8367 ou do e-mail saladoempreendedor.sc@gmail.com.

#religiosidade 19/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO O PREFEITO SAMUEL CIDADE E O SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMO, YPSILON FELIX PARTICIPARAM DA ABERTURA DA A EXPOCATÓLICA

O Prefeito Samuel Cidade Werton e o Secretário de Cultura e Turismo, Ypsilon Felix, estiveram presentes na abertura da Expocatólica, a maior feira de artigos religiosos católicos da América Latina.

O evento reúne expositores, fiéis e representantes da comunidade católica, promovendo um ambiente de fé, troca de experiências e celebração.

Essa iniciativa fortalece o vínculo entre a comunidade e os visitantes, tornando Santana do Cariri um destino cada vez mais atrativo para os turistas em busca de experiências religiosas enriquecedoras. Além disso, impulsiona o desenvolvimento do turismo religioso em nosso município, proporcionando progresso e oportunidades para a região.

Estamos comprometidos em promover Santana do Cariri como um destino de fé e espiritualidade, valorizando nossa cultura e tradições religiosas.

#LEIPAULOGUSTAVO 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NESTA SEGUNDA-FEIRA (15) FOI REALIZADA PLENÁRIA PARA DISCUTIR E DIVULGAR A LEI PAULO GUSTAVO.

Nesta segunda-feira (15), foi realizada uma plenária com os diversos representantes da cadeia cultural do Município, no âmbito de discutir e divulgar a Lei Paulo Gustavo e os encaminhamentos sobre a execução no Município de Santana do Cariri, e ainda contou com a colaboração do produtor cultural Wagner Góis

O momento aconteceu no Auditório do Polo de Convivência Pedro Linard Rocha, em Santana do Cariri.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022), foi criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. Lei que tem objetivo o repasse de R$ 3,862 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados, municípios e ao Distrito Federal no setor cultural do Brasil para o desenvolvimento de atividades e projetos culturais.

O nome da lei é uma homenagem ao grande ator e humorista brasileiro Paulo Gustavo (mais conhecido pelo personagem Dona Hermínia, em Minha Mãe é uma Peça) que infelizmente, faleceu devido a complicações da Covid-19, em 2021.

Foi muito importante a participação de todos os segmentos artísticos e culturais para que posam se informar sobre como submeter suas propostas de atividades e projetos culturais.

#orquestrainfantojuvenil 11/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NO ÚLTIMO SÁBADO (06) ALUNOS ATENDIDOS PELO PROJETO ORQUESTRA INFANTOJUVENIL REALIZARAM PRIMEIRO INTERCÂMBIO.

No último sábado (06) a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação em parceria com as Secretarias de Cultura, Turismo e Assistência Social, realizou o primeiro Intercâmbio com os alunos da rede de ensino de Santana do Cariri, atendidos pelo projeto Orquestra Infantojuvenil Santanense, em parceria com a Orquestra Contemporânea Brasileira e a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri. Parceria que atende mais de 70 jovens que recebem semanalmente aulas de violino, totalmente gratuitas no Centro de Educação e Música Maria Eurenice.

O evento aconteceu no Polo de Convivênc ia Pedro Linard Rocha, em Santana do Cariri e contou com a presença dos alunos, seus pais ou responsáveis, além do Vice-prefeito João Cabral, do Secretário de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix e da Coordenadora do CEM, Juliana Nunes, juntamente com técnicos da secretaria e colaboradores.

Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento onde houve uma troca de experiências, interação, apresentação de peças musicais e homenagens às mães presentes em comemoração ao Dia das Mães.

Foi emocionante acompanhar junto aos familiares a apresentação musical!

Com idealização do Maestro Arley França (@maestroarleyfranca e @sinfoniabr.oficial o projeto já é um sucesso!

#diadasmães 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI PROMOVE EVENTO COMEMORATIVO DO DIA DAS MÃES.

A Prefeitura de Santana do Cariri promoveu na noite deste domingo (07) na Praça do Calçadão, o evento comemorativo do Dia das Mães.

O evento que contou com a presença de centenas de de mães de várias regiões, e foi realizada a entrega de mais de 200 brindes, fogoes, maquina de lavar e etc. Em uma noite muito especial, a Seresta Baile ficou por conta dos cantores Marcos Flamengo e Cícero do Assaré que abrilhantaram a noite das nossas queridas mães, trazendo muita musicalidade, dança e diversão.

A ação foi realizada em parceria com o governo municipal, secretárias municipais e o comércio local.

Desde já nós que fazemos parte da Gestão Orgulho de Ser Santanense agradecemos a todos os envolvidos por proporcionar uma noite agradável para nossas queridas mães do nosso município!

#saladoempreendedor 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO A SALA DO EMPREENDEDOR DE SANTANA DO CARIRI AGORA TEM UM NOVO ENDEREÇO!

A Sala do Empreendedor de Santana do Cariri agora tem um novo endereço! Localizada na sede da Rádio Vale do Buriti, a sala oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para ajudar os empreendedores locais a alavancar seus negócios.

Entre os serviços disponíveis estão orientação para abertura, alteração e baixa do microempreendedor individual (MEI), emissão de boletos, declaração anual do MEI, parcelamento de dívidas tributárias, orientações sobre crédito, inscrição em eventos e capacitações e orientação para emissão de notas fiscais.

Milena Soares, a nova coordenadora da Sala do Empreendedor, está pronta para ajudar e esclarecer quaisquer dúvidas que os empreendedores possam ter.

Para mais informações, basta entrar em contato através do telefone 88 9 9781.8367 ou do e-mail saladoempreendedor.sc@gmail.com.

A Sala do Empreendedor é uma iniciativa importante para impulsionar a economia santanense e fortalecer ainda mais o empreendedorismo local.

#Cultura 04/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO O PREFEITO SAMUEL CIDADE, PARTICIPOU NO ÚLTIMO DOMINGO DA APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA EM FORTALEZ O Prefeito Samuel Cidade, e demais autoridades participaram no último domingo (2) da apresentação da Orquestra Contemporânea Brasileira no Cineteatro São Luis, em Fortaleza.
#caretas 04/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO TRAJES COLORIDOS, MELHOR BONECO DE JUDAS, MASCARAS E MUITA DIVERSÃO MARCARAM O EVENTO CORTEJO DOS CARETAS.

Nesta última sexta-feira (31), o Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, realizou o evento dos Caretas de Santana do Cariri.

Na programação aconteceu o cortejo dos caretas da praça Tereza Cabral até o Calçadão Municipal, houve concurso da melhor máscara, fantasia e boneco do judas, a competição agitou o público e encantou a todos numa noite de manifestação popular, unindo dança e música.

Já no próximo dia 09 de abril, acontecerá a malhação do judas no espaço da Praça Tereza Cabral, e contará com apresentação dos grupos tradicionais de Caretas da cidade.

Os caretas na Semana Santa

Essa antiga tradição popular, consiste em que esses personagens saiam às ruas com suas roupas idas, festejando e pedindo donativos.

#Cultura 07/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETÁRIOS DE CULTURA, MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA PARTICIPARAM DE REUNIÃO DE ALINHAMENTO DO PROGRAMA LÍDER.

Nesta terça-feira (7), os secretários municipais de Cultura, Meio Ambiente e Agricultura, participaram da reunião de alinhamento do programa Líder.

O programa Líder é uma iniciativa do SEBRAE, que reúne pessoas de diferentes área e setores, unidos por uma agenda comum de projetos, estratégias e ações que visam impulsionar o desenvolvimento econômico regional de forma sustentável.

O grupo trabalhará em três eixos principais: Inovação, Infraestrutura e Geração de Emprego e Renda. Dentro desses eixos, foram definidas 14 estratégias, que a partir de agora serão conduzidas por 14 grupos de trabalho.

A proposta do Líder é transformar a nossa região em um polo de conexões, inovação e oportunidades ainda maior, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.

#Turismo 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI RECEBEU NESTA QUINTA-FEIRA (23), VISITA DA SECRETÁRIA DE TURISMO DO CEARÁ YRWANA GUERRA.

A visita da Secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Guerra, ao complexo da Menina Benigna e ao Geossítio Pontal da Santa Cruz, na última quinta-feira(23), foi uma oportunidade de mostrar os potenciais da Rota Cariri, que agora está mais integrada do que nunca, com um mesmo objetivo: promover o turismo e o desenvolvimento sustentável na região.

Durante a visita, a Secretária teve a oportunidade de conhecer de perto as obras do complexo da Menina Benigna e fazer algumas observações em relação ao fluxo de visitantes e à gestão e manutenção do equipamento.

Além disso, discutiu-se a pavimentação em malha asfáltica que interligará a sede do município até o Pontal da Santa Cruz, um trajeto de 5km, obra que será realizada em parceria com o governo do estado do Ceará.

Já no Geossítio Pontal da Santa Cruz, o segundo ponto turístico mais visitado da região do Cariri, a Secretária ficou encantada com a beleza natural do lugar e sua importância para o Geopark Araripe.

Essa visita simbólica da Secretaria de Estado fortalece ainda mais a união entre os municípios da Rota Cariri e reforça a importância de uma rota bem organizada e estruturada para o desenvolvimento da região.

Aguardamos agora um olhar mais atento para a região, pois a Rota Cariri bem organizada e estruturada trará benefícios para diversos setores.

#Cultura 06/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NO ÚLTIMO DOMINGO (04) ACONTECEU A VII EXPOAC, EXPOSIÇÃO DE ARTE E CULTURA DA CHAPADA E REGIÃO NO DISTRITO DE DOM LEME.

No último domingo (04) aconteceu a VII EXPOAC, Exposição de Arte e Cultura da Chapada e Região no distrito de Dom Leme.

O evento contou com apresentações artísticas, feira de artesanato e barraquinhas de comidas típicas, todos que passaram pelo evento puderam conferir as mais variadas peças de artesanato feitas por artesãos da região.

O Reisado de Santo Antônio fez uma belíssima apresentação para os visitantes que foram prestigiar a exposição. Ao entardecer tivemos um bingo beneficente e apresentação com o repentista Josué Sabino.

O evento é realizado pelo Centro de Cultura Eliseu Bento, a vereadora Luciene Soares e Artesãos da Chapada com o apoio da gestão orgulho de ser santanense, através das secretarias de Esporte, Educação e Cultura.

#parcerias 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO FOI REALIZADA NA ULTIMO DIA (10) UMA OFICINA PARA DISCUTIR AS AÇÕES E PROJETOS PARA O PLANO DE MARKETING TURISTICO.

Na ultima quinta-feira (10), a Prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o SEBRAE, realizou uma oficina para discutir as ações e projetos para o Plano de Marketing Turístico do nosso município.

Os participantes, microempreendedores locais, puderam fazer suas análises e considerações, além de discutir as melhores estratégias para a próxima fase, que será a execução desse plano.

Na oportunidade, foi apresentado uma proposta chamada de Pilares Estratégicos:

- O que você quer vender?

- Como vocês querem que as pessoas conheçam Santana do Cariri?

- Qual identidade queremos passar para os turistas?

- Qual o público alvo?

- Qual o perfil do turista que vocês querem atrair?

- O que tem sido feito e o que pode ser melhorado na captação do turista para que ele se sinta acolhido e tenha o desejo de retornar ao município?

Objetivo é fazer com que os participantes, microempreendedores e a população em geral, entendam a importância da capacitação, organização e planejamento para o desenvolvimento dos seus negócios e consequentemente o desenvolvimento econômico do município como um todo.

O Turismo tem o poder de transformar vidas e a gestão municipal continua empenhada em investir em projetos que tragam benefícios para o turismo e a economia do nosso município.

#Festa 16/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA (14) OS MORADORES DO DISTRITO DE DOM LEME FESTEJARAM O SEU 37° ANIVERSÁRIO.

A gestão orgulho de ser Santanense parabeniza o distrito de Dom Leme pela passagem comemorativa dos seus 37 anos.

O distrito completou 37 anos na última segunda-feira, dia 14 de novembro, a data foi comemorada pela população e que contou com apresentação da Banda Municipal Francisco Paulo de Araújo, teve um café da manhã especial para todos os que estavam presentes.

O evento contou com a presença do vice-prefeito João Cabral, vereadora Luciene Soares, dos vereadores Danilo Leite, Cristiane Cabral e Ivanildo do Santos.

O distrito que antes tinha nome de "Rogério" passou a ser denominado de forma oficial Dom Leme no ano de 1985, pela Lei N° 197/85.

A cada ano que passa o lugar se destaca pela sua diversificação cultural, e por seu povo acolhedor, pacato e trabalhador, que se fazem sempre presente nas comemorações do distrito.

#Festa 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO VEM AÍ, UMA SEMANA CHEIA DE COMEMORAÇÕES PELOS 137 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO NOSSO MUNICÍPIO.

Santana do Cariri em breve completará seus 137 anos emancipação política e teremos uma programação para lá de especial para os nossos Santanenses!

A Semana do Município contará com atividades culturais, jogos esportivos, cuidados com a saúde, feiras, prêmios do projeto Professor Inovador, jepp, Semana do Bebê, Santana Cientifica e uma grande festa no dia 25.

#Romaria 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO BEATIFICAÇÃO E ROMARIA DA MENINA BENIGNA ARRASTA MULTIDÃO PARA SANTANA DO CARIRI.

Nesta segunda-feira (24) Benigna Cardoso da Silva foi beatificada pelo Vaticano durante uma missa solene presidida pelo arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner, assim se tornando primeira Beata Cearense

A missa para Beatificação de Benigna aconteceu no dia do seu martírio 24 de outubro, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante na cidade de Crato, Ceará e contou com a presença de pelo menos 50 mil fiéis.

Já na terça-feira (25), um dia após a sua Beatificação, aconteceu a 19ª Romaria de Benigna na cidade de Santana do Cariri, terra natal da jovem. Durante todo o dia mais de 30.000 fiéis se deslocam até o bairro Inhumas, local onde a jovem residia e foi brutalmente assassinada. Em Inhumas também está sendo sendo construído o complexo relegioso de Benigna Cardoso.

No final da tarde, os fiéis se concentraram na entrada da Sede de Santana do Cariri onde encontraram com a carreata vinda do Crato que trazia a imagem de Benigna e saíram todos em uma grande procissão até a Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana para a celebração da missa em ação de graças.

Benigna, jovem Santanense, Cearense e Brasileira virou simbolo contra o Feminicídio. O dia do seu martírio, 24 de outubro, passou a ser também o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

Nosso município está de portas abertas para receber todos os fiéis e devotos de Benigna.

#formação 11/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NA QUINTA-FEIRA (6), TIVEMOS O INÍCIO DAS AULAS DO CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA OPERADORES TURÍSTICOS DE SANTANA DO CARIRI.

Santana do Cariri, além de ser um município privilegiado geograficamente pela natureza, com belezas naturais, fontes, vegetação, solos férteis, trilhas...e outros atributos, suas riquezas paleontológicas extrapolam fronteiras, atraindo turistas e visitantes de vários estados e de muitos países. São professores, estudantes, universitários, paleontólogos e estudiosos do mundo inteiro, que buscam nos fósseis do Museu Paleontológico de Santana do Cariri, as respostas para todas as interrogações sobre a vida pretérita na terra, principalmente no que se refere ao período Cretáceo, cujas espécies encontradas no Município são únicas em diversidade e preservação, no campo científico. Este fato concedeu a Santana do Cariri, o título de "Capital Cearense da Paleontologia"; uma extensão do Geoparque Araripe.

Com o advento das romarias em torno da fama de santidade da Mártir Benigna de Inhumas, realizadas no dia 24 de outubro desde o ano de 2004; no que concerne ao turismo religioso, atualmente, Santana do Cariri recebe em média, o dobro do número de sua população, só nesta data. Romeiros, visitantes e curiosos se curvam genuflexos aos testemunhos de graças e ao exemplo de santidade de Benigna. Até a Santa Sé de Roma, conferiu seu reconhecimento: a primeira beata do Estado do Ceará é uma santanense: a venerável Benigna Cardoso da Silva.

A Casa Grande do Coronel Felinto Cruz guarda memórias de um período do século passado, no qual o coronelismo e o cangaço imperavam com muitas turbulências. Em meio a este cenário uma mulher santanense à frente do seu tempo, Generosa Amélia da Cruz, torna-se no ano de 1936, a primeira prefeita de Santana, do Ceará e a segunda do Brasil, fato que marca com letras douradas os anais da história política do país.

Estes três fatos já seriam suficientes para justificar a realização do Projeto "CONDUTORES TURÍSTICOS SANTANENSES", que visa a preparação de um receptivo juvenil, levando em consideração todos os aspectos, principalmente no conhecimento e repasse de todas estas informações aos que chegam à cidade. Sem falar que temos ainda, o majestoso Pontal da Santa Cruz - símbolo ancestral do nosso povo; o Museu da Memória Histórica Santanense, a Eurovile; a Matriz de Senhora Sant'Ana, com a Festa da Padroeira que é a terceira maior da Região do Cariri; a nossa rica e diversificada Cultura e o artesanato.

Santana do Cariri precisa preparar seus munícipes para receber bem e conduzir de forma adequada, todas as pessoas, que com certeza, vão continuar - de forma crescente -, visitando e fazendo turismo na cidade e em suas adjacências. O protagonismo e força dos estudantes adolescentes e jovens, faz desse público, a clientela adequada para esse fim.

A capacitação para Condutores Turísticos Santanenses abriu 30 vagas para estudantes entre 12 e 18 anos, matriculadas em escolas públicas e particulares. Destes, 15 serão selecionados para serem contemplados com uma bolsa, para atuação no Município.

#Romaria 04/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREPARATIVOS PARA A CERIMÔNIA DE BEATIFICAÇÃO DA MÁRTIR BENIGNA CARDOSO, CONFIRA A PROGRAMAÇÃO.

A Diocese de Crato segue nos preparativos para o grande dia da cerimônia de beatificação da jovem mártir Benigna Cardoso da Silva, futura primeira santa do Estado do Ceará. A programação está marcada para os dias 24 e 25 de outubro, com atividades nos municípios de Crato e Santana do Cariri, cidade natal da Heroína da Castidade.

No dia 24 de outubro, o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, em Crato-CE, será palco para a celebração da beatificação de Benigna, a qual será iniciada, às 15h, com o Momento da Misericórdia, conduzido pelo missionário Geraldinho e Comunidade Missão Resgate. Às 16h, o público prestigiará o musical A Hora do Martírio dirigido pela Comunidade Filhos Amados do Céu e Padre Monteiro. Às 17h, tem início a liturgia solene da beatificação da Serva de Deus, presidida pelo Cardeal enviado pelo Papa Francisco.

Já no dia 25 a programação seguirá com momentos festivos preparados também na terra de Benigna. Às 14h, uma carreata com a imagem da jovem sairá da cidade sede da Diocese até Santana do Cariri. A população local acolherá os devotos na entrada do município, com uma caminhada conduzindo o quadro com a imagem reconstruída de Benigna. Pelas ruas da cidade, percorrerá a procissão com destino à Paróquia Sant'Ana.

Créditos: Mártir Benigna.

#artesãos 29/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI PARTICIPA DA FENACCE 2022.

Santana do Cariri participou da FENACCE, onde teve um stand inteiramente dedicado ao município pela primeira vez.

"É nossa missão fortalecer e fomentar o artesanato de nossa cidade, participar da FENACCE é dar visibilidade ao nosso município, bem como aos artistas que no dia-a-dia desenvolvem grandes obras…esta feira também proporcionou a valorização, geração de renda e um intercâmbio com artistas de todo o país e do Mundo." Diz o Secretário de Cultura, Turismo e Romaria, Ypsilon Félix.

Participaram do evento Carlinhos, Neliane e Luizinha, artesãos Santanenses que representaram Santana do Cariri na Feira.

A FENACCE Feira Nacional de Artesanato e Cultura aconteceu de 16 a 25 de Setembro no Centro de Eventos do Ceará em Fortaleza.

A Feira contou com diversos stands onde ficaram expostos diversas culturas, artesanato de vários estados e localidades do Brasil, aconteceram apresentações artísticas culturais, como grupo de capoeira e reisado, oficina de perfumes, biscuit, entre outras.

Foi possível prestigiar artesanato de todo o país e conhecer alguns pratos típicos de outras regiões.

"Arte de Toda Parte" foi o tema da Feira em 2022.

#alece 14/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SOLENIDADE NA ALECE MARCA OS 81 ANOS DO MARTÍRIO DE MENINA BENIGNA CARDOSO DA SILVA

Os 81 anos do martírio da Menina Benigna foram lembrados, nesta quinta-feira (09/06), em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Benigna foi brutalmente assassinada em outubro de 1941, ao resistir a uma tentativa de estupro. Ela será a primeira beata da Diocese de Crato e do estado do Ceará, além da quarta mártir brasileira a ser reconhecida oficialmente pelo Vaticano.

O deputado Fernando Santana (PT), proponente da solenidade, informou que a oficialização da beatificação de Benigna acontecerá em 24 de outubro. "É um marco para o Ceará e Nordeste, não só pela questão religiosa - o que já justificaria -, mas pela questão econômica e do turismo religioso, que temos tão forte na região do Cariri", ressaltou. O parlamentar acrescentou ainda que o turismo religioso em Santana do Cariri também será impulsionado com a construção do Santuário da Menina Benigna, anunciada em março deste ano.

O parlamentar ressaltou ainda a importância de a historia de Benigna chegar às salas de aula e à população como um todo, "para ser mais uma fala de clamor para que a gente possa dar um basta à agressão contra a mulher e, sobretudo, ao feminicídio".

Para o deputado Marcos Sobreira (PDT), Maria Benigna é exemplo de resiliência e luta, sobretudo contra o feminicídio. Ele também destacou a importância da construção do Santuário da Menina Benigna e afirmou que o monumento se somará a tantos outros - como a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte - que fazem parte da rota do turismo religioso na região do Cariri, fomentando a economia e gerando emprego para a população.

O deputado Carlos Matos (União) assinalou que o testemunho de Maria Benigna "vale mais do que mil palavras" e pontuou que mesmo dos grandes erros é possível extrair grandes lições, observando que a história de Benigna traz inspiração para que os jovens "resistam aos contravalores". "O Ceará será outro depois de Menina Benigna, reconhecida em santidade e pelo seu ato heróico em resistir", frisou.

Segundo a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Leite, a solidão e o sofrimento de Benigna ao enfrentar o agressor apontam para a necessidade da rede de apoio que as mulheres passaram a buscar umas nas outras. "Estamos vivenciando o nascimento de uma santa pela narrativa das mulheres. Feita santa, Benigna será símbolo de defesa da dignidade de todas as mulheres", acentuou.

Prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade afirmou que a beatificação de Menina Benigna é motivo de orgulho para os cearenses. "A vida de Menina Benigna foi de sofrimento, muita dor, mas, acima de tudo, foi de superação. Meu muito obrigado ao povo santanense e, mais uma vez, viva Menina Benigna", enalteceu.

Conforme Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese do Crato, "o sangue de Benigna derramado fez com que a terra se tornasse sagrada e a realidade pudesse ser alvissareira no caminho da santidade", apontando que a santidade de Benigna está nas suas virtudes, sobretudo a da castidade. Dom Magnus pontuou ainda que a história de Benigna traz uma reflexão acerca de toda a violência existente no mundo contra as mulheres.

Entre os 32 homenageados no evento estão a governadora Izolda Cela; o ex-governador Camilo Santana; a secretária da SPS, Onélia Santana; Dom Magnus Lopes, bispo da Diocese do Crato, e os deputados Nizo Costa (PT) e Fernando Santana.

Também participaram da solenidade a desembargadora Maria Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), e Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira, bispo da Diocese de Tianguá.

BD/CG

13.06.2022

FONTE: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

#Benigna 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO GOVERNO DO ESTADO AUTORIZA INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO DE BENIGNA

Em solenidade neste domingo (27), o Governo do Ceará anunciou o início das obras do Santuário da Menina Benigna, em Santana do Cariri. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela, do Prefeito da cidade, Samuel Werton e do vice-prefeito João Paulo Cabral.

Anunciada para a cidade de Santana do Cariri, a estrutura em torno da estátua da Menina Benigna é formada por um templo para celebração de missas campais, estátua, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados.

No intuito de melhor receber esse volume de pessoas que circulam pela localidade, o Governo do Ceará investirá R$ 12,5 milhões na construção de um complexo com 48 mil metros quadrados (m²) que vai trazer mais conforto e segurança sanitária para os romeiros e visitantes.

O prefeito Samuel Werton comemorou a ordem de serviço e ressaltou que a obra não será apenas de ferro, tijolo e cimento. "Mas será obra de fé. Santana do Cariri será reconhecida como a capital da fé e aqui teremos a primeira santa cearense", apontou o prefeito, afirmando, ainda, que o santuário vai desenvolver a economia da cidade.

O governador Camilo Santana pediu celeridade na obra de modo que seja concluída até os festejos em homenagem à Menina Benigna, no mês de outubro. "É importante terminar o quanto antes porque essa é uma obra muito benéfica para o município. É uma obra diferenciada que vai garantir melhor devoção à nossa primeira beata cearense. Aqui já tem romarias, todos os anos e, se Deus quiser, até outubro teremos um espaço estruturado, bonito para receber bem os romeiros e peregrinos".

#artesãos 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO GOVERNO MUNICIPAL PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA ARTESÃOS DA CHAPADA, EM PARCERIA COM O SEBRAE

Com o olhar voltado para a geração de oportunidades, o Governo Municipal, em parceria com o Sebrae, promoveu na última quinta (21), a primeira capacitação para os artesãos da Chapada do Araripe.

O momento foi dirigido pela analista de negócios, Maria do Carmo, que tratou sobre a temática do empreendedorismo, como o aproveitamento de oportunidades e os caminhos possíveis para o MEI - Microempreendedor Individual.

"Esse momento de valorização é muito gratificante para nós que fazemos do artesanato um meio de vida", comentou Nilma Calixto, membro da Associação dos Artesãos da Chapada do Araripe.

"Esta é uma das primeiras ações direcionadas para a promoção de mais qualificação do nosso artesanato local, que é, sem sombra de dúvidas, um forte expoente econômico e cultural do município", destacou o prefeito Samuel Werton, que participou da capacitação ao lado dos artesãos.

#Romaria 15/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO LANÇA MANUAL DO ROMEIRO DURANTE A ROMARIA DE BENIGNA 2021

Pensando na logística, acolhimento e cuidados sanitários durante a Romaria de Benigna 2021, a Secretaria Cultura e Turismo de Santana do Cariri, lançou o Manual do Romeiro.

A publicação está disponível somente no formato virtual no site da Prefeitura: www.santanadocariri.ce.gov.br, e traz informações relevantes sobre a festividade.

O material tem o objetivo de manter os romeiros informados sobre as medidas que o Município está adotando em relação ao combate à Covid-19. Também possui tópicos dos decretos vigentes, além da programação completa da romaria, que terá formato híbrido. Traz, ainda, uma lista com locais turísticos que o romeiro poderá visitar com mais tranquilidade no pós pandemia.

A 18ª Romaria de Benigna acontece de 15 a 24 de outubro. A Secretaria de Cultura e Turismo está coordenando ações integradas entre as Secretarias Municipais de Obras, Saúde, Ouvidoria e Assistência Social, proporcionando acolhimento e orientações adequadas aos romeiros.

Link para acessar o Manual:

#caminhosdebenigna 02/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO GOVERNO DO CEARÁ ANUNCIA DATA DE ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DO COMPLEXO DE BENIGNA, EM SANTANA DO CARIRI

Outubro é um mês dedicado à vida e morte de Benigna Cardoso da Silva, em Santana do Cariri. No primeiro dia do mês, em reunião realizada na cidade de Crato, o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que no próximo dia 15 de outubro, data do natalício de Benigna Cardoso e abertura da 18ª romaria, será assinada, em Santana do Cariri, a ordem de serviço do Complexo Turístico Religioso da primeira beata do cearense.

O complexo, com uma área de 110.000m², contará com estátua da futura beata (cerca de 20 metros), salas de acolhimento aos romeiros, esplanada para celebrações, estacionamento (48 vagas para ônibus e 152 para carros), vias pavimentadas, jardins arborizados, construção de cenotáfio (no local do martírio) e trilha entre o santuário e o Sítio Oiti (denominada de Caminhos de Benigna). O investimento total desta obra está previsto em torno de R$ 16 milhões.

Estiveram presentes à reunião com o governador, Evandro Leitão (Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará), o Pe. José Vicente Pinto de Alencar (Administrador Diocesano), Pe. Paulo Lemos Pereira (Pároco de Santana do Cariri), ), Samuel Cidade Werton (Prefeito Municipal de Santana do Cariri), João Paulo Cabral (Vice-Prefeito Municipal de Santana do Cariri), Ypsilon Rodrigues Félix (Secretário de Cultura, Turismo e Romaria de Santana do Cariri), José Ailton Brasil (Prefeito Municipal do Crato, além de assessores das autoridades presentes.

A reunião discutiu também acerca dos preparativos para a cerimônia de beatificação de Benigna Cardoso, que aguarda confirmação de data pelo Vaticano, e sobre o projeto de construção de um museu dedicado à futura beata, em Santana do Cariri. O governador Camilo também se comprometeu com a infraestrutura da celebração da beatificação.

Entre os dias 15 e 24 de outubro deste ano, acontecerá a 18ª edição da romaria em honra da ‘Heroína da Castidade', celebrando neste ano, a preparação para a beatificação e fazendo memória do octogésimo aniversário do martírio de Benigna Cardoso.

#Romaria 23/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO GOVERNO MUNICIPAL E DIOCESE DO CRATO DISCUTEM MUSEU DE BENIGNA, EM SANTANA DO CARIRI

O Governo Municipal de Santana do Cariri e a Diocese do Crato, se reuniram na última quarta (22), para discutir o projeto do Museu de Benigna em Santana do Cariri. A reunião serviu para dar os primeiros passos para a construção desse importante centro que vai retratar a vida e morte de Benigna, além dos acontecimentos marcantes do seu pós-morte, através de imagens, documentos, dentre outras peças históricas.

A ideia é que o Museu componha o ciclo turístico do romeiro que visita Santana do Cariri, através da nossa futura Beata.

Estiveram presentes o o Prefeito Municipal Samuel Werton, o administrador Diocesano Padre José Vicente, Padre Francisco das Chagas da assessoria Jurídica da Diocese, o Pároco de Santana do Cariri, Pe. Paulo Lemos, o secretário de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix, secretário de Obras e Serviços Públicos, Sávio Werton, Dr. Júnior Bonfim e Tiago Fragoso da assessoria jurídica da Gestão municipal.

Há 18 anos, a venerável Benigna Cardoso, atrai mais de 30 mil visitantes por ano nas romarias que acontecem em Santana do Cariri.

A menina Benigna é considerada mártir e foi assassinada aos 13 anos por um adolescente que lhe assediava. Em 2019, o Papa Francisco autorizou sua beatificação, passando a ser a primeira beata cearense.

#Turismo 05/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI SEDIA SEGUNDO ENCONTRO DA ROTA CARIRI DE TURISMO

O segundo encontro de Secretários da Rota Cariri Cearense de Turismo, aconteceu na manhã desta sexta-feira (05), na cidade de Santana do Cariri. O objetivo foi dar continuidade às discussões quanto ao turismo de todas as cidades que abrangem a Rota a fim de pensar estratégias para alavancar a economia turística da região.

Na oportunidade, foi lançada a Campanha "Esse ano não tem folia, mas tem cultura, fé e alegria", que busca incentivar a visitação de turistas durante o Feriadão de Carnaval ao roteiro turístico da região. Além disso, os secretários discutiram formas de impulsionar as ações ligadas à Rota Cariri em plataformas digitais e de imprensa.

Para o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton, que também participou da reunião, "é possível sim engrandecer o nosso turismo, temos paisagens belíssimas, artesãos de renome nacional e disposição para fazer isso. Mas, primeiro, a gente precisa valorizar o que é nosso, nos conhecer a fundo, para desenvolver o nosso potencial".

O secretário de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix, apontou para as belezas naturais como o Vale do Buriti, assim como para o turismo religioso da próxima Beata Cearense, Benigna Cardoso. "Temos qualidade, quantidade e diversidade, por isso vamos ampliar cada vez mais o leque de discussões pensando no desenvolvimento turístico da nossa região", comentou o gestor da pasta".

Além dos secretários de Turismo William Luxo (Nova Olinda), Tony almeida (Assaré), Rafael Branco (Crato), Isaac Luna (Barbalha) e Padre Paulo Cesar (Juazeiro do Norte), o vice-prefeito de Santana do Cariri, João Cabral, e o prefeito Ítalo Brito, de Nova Olinda, também participaram da reunião. O próximo encontro será realizado na cidade de Assaré, no dia 05 de março de 2021.

#Turismo 21/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMO DE SANTANA DO CARIRI PARTICIPA DE ENCONTRO DA ROTA CARIRI DE TURISMO

Na última quarta-feira (20), o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix, participou de um encontro entre secretários de Turismo da Região do Cariri. O objetivo foi debater a atividade turística dos municípios, as potencialidades e os principais desafios do turismo em cada cidade, principalmente sob um contexto de pandemia.

Segundo Ypsilon, "Santana do Cariri possui uma importância especial, no que tange o fomento das diversas ramificações do Turismo na região, com olhares do Brasil e Mundo. O próximo encontro, inclusive, acontecerá na nossa cidade, em fevereiro. Estamos empolgados".

O primeiro encontro reuniu, além do secretário de Cultura e Turismo de Santana do Cariri, o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Pr. Paulo Cesar de Lima Andrelino, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, Rafael Aureliano Gonçalves Branco; secretário de Turismo e Cultura de Barbalha, Isaac Luna; secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Olinda, Willyam Luxo; e o secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré, Tony Almeida.

ROTA CARIRI

A "Rota Cariri" é uma iniciativa lançada em 2020 pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, que visa introduzir a região como uma das principais rotas turísticas do país, reunindo religião, cultura, ecologia e ciência.

#LeidaemergênciaCultural 16/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DIVULGA RESULTADO DA SELEÇÃO DE MESTRES DA CULTURA SANTANENSE

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, torna público o resultado final do chamamento público para seleção e titulação dos "MESTRES DA CULTURA POPULAR TRADICIONAL" DO MUNICIPIO DESANTANA DO CARIRI, previstas no edital nº 003/2020 da Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Santana do Cariri.

Edital nº 003/2020, de 13 de novembro de 2020 -Mestres da Cultura Popular Tradicional de Santana do cariri.

Categoria: Mestre da Cultura

Nomes: João Felix dos Santos e Luiza Lacerda Homem

#LeidaemergênciaCultural 30/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO LEI ALDIR BLANC - COMISSÃO DE HOMOLOGAÇÃO E FISCALIZAÇÃO APROVA AUXÍLIO FINANCEIRO PARA ENTIDADES CULTURAIS

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, reuniu no Casarão Cel. Felinto Cruz a Comissão de Homologação e Fiscalização da Lei Aldir Blanc. A referida comissão tem o objetivo de homologar e fiscalizar a execução do auxílio financeiro dos artistas e estabelecimentos culturais durante a pandemia da Covid19.

Durante a reunião foram analisadas as documentações das instituições inscritas no Mapa Cultural que desenvolvem atividades culturais com atuação comprovada.Foram realizadas 10 inscrições, destas, apenas 7 enviaram a documentação e se enquadraram nos critérios estabelecidos pela Lei Aldir Blanc.

Seis espaços culturais foram aprovadas para receber subsídios. As informações das instituições forão enviadas a Dataprev para autorizar a concessão do subsídio financeiro. Estes estabelecimentos tem um prazo de 120 para prestar contas da aplicação do recurso em suas atividades.

EDITAIS PRORROGADOS

Em virtude do feriado municipal do dia 25, a Secultur prorrogou até o próximo dia 4 de dezembro as inscrições dos editais de Incentivo às Artes, de promoção Shows e dos Mestres da Cultura Santanense. As inscrições podem ser realizadas na sede da Secultur que fica no Casarão Coronel Felinto Cruz, de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 14 horas. O formulário de inscrição deve ser baixado no portal oficial do município.

#LeidaemergênciaCultural 04/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO INICIA CADASTRO DE ARTISTAS E GRUPOS CULTURAIS DE SANTANA DO CARIRI

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) inicia, nesta segunda-feira (06), as inscrições de artistas, artesãos, grupos culturais, fazedores de Cultura do município de acordo com a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, aprovada pelo Governo Federal, que provê auxílio monetário para trabalhadores da área cultural com atividades suspensas por conta da pandemia de Covid-19. O registro alimentará o cadastro municipal e o mapa cultural do estado, um dos critérios para receber o auxílio.

As inscrições terão início nesta segunda-feira (06) na sede da Secretaria, das 09 às 13 horas para os moradores da sede e localidades do entorno. Para as demais localidades, orientadores sociais farão o cadastro. A lista com os orientadores pode ser consultada abaixo. As inscrições também poderão ser realizadas através do site da Prefeitura.

Será atendida uma quantidade reduzida de pessoas diariamente, de acordo com as normas de combate à Covid-19. Caso manifeste algum sintoma da doença, é indicado a realização da inscrição online. Para realizar a inscrição é necessário portar RG, CPF, comprovante de residência, CNPJ (se possuir), e uma pequena biografia.

A Secult esclarece que a seleção não é feita pelo órgão municipal, mas de acordo com os critérios determinados na Lei. Para maiores informações, procurar a sede da Secretaria ou o site oficial da Prefeitura:

Lista de orientadores sociais:

Neliane - Araporanga

Romana - Araporanga

Tonete - Brejo Grande

Geceneuda - Pontal da Santa Cruz

Maria da Penha - Dom Leme

Josefa Alves - Dom Leme

Anacir - São Gonçalo

Edna Alencar - Anjinhos

Luan - Cedro

Aparecida - Cajueiro

#Cultura 17/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI CANCELA EVENTO SOCIAL DA FESTA DE SENHORA SANT´ANA E ATIVIDADES RELIGIOSAS ACONTECERÃO PELA INTERNET

O prefeito do município de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correia e o Padre Paulo Lemos, decidiram nesta quarta-feira (17) cancelar a tradicional festa social de Senhora Sant´Ana. A medida tomada pelo gestor, juntamente com a Secretária de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa, é uma forma de prevenção para conter o avanço do coronavírus (Covid-19).Uma primeira reunião no início do mês com participação do vereador Eduardo Freire e do Procurador Municipal, Sangiorgy Ribeiro iniciou as discussões.

A decisão do cancelamento dos eventos socioculturais presenciais promovidos pelo governo municipal que aconteceriam de 16 a 26 de julho foi tomada após reunião remota entre os gestores. A programação religiosa,no entanto, deverá acontecer de forma não presencial, por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais da Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana.

Liliane Feitosa disse lamentar o cancelamento dos eventos, mas afirma ser necessário para a manutenção da saúde da população. O prefeito Pedro Henrique, por sua vez, diz que o momento é de salvar vidas e as aglomerações são responsáveis por parte do contágio das pessoas, segundo aponta as autoridades de saúde.

A festa de Senhora Santana reúne, todos os anos, milhares de pessoas, santanenses e visitantes para as celebrações da padroeira que dá nome à cidade. Além disso é a época preferida dos filhos ausentes de Santana, (santanenses residentes em outras cidades) que visitam sua cidade natal, familiares e amigos.

#santanacontraocoronavirus 21/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA PROMOVERÁ LIVE BENEFICENTE COM A BANDA DE MÚSICA NO DIA 30 DE MAIO

Com a iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, a Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo fará uma live beneficente para arrecadar doações, no dia 30 de maio, a partir das 17 horas.

A apresentação contará com as participações de Máspole Cidade, Maine Havélin e Deisiane Santos, além de músicos da Banda Municipal. De acordo com as normas de saúde, a equipe de músicos da Banda estará reduzida devido ao distanciamento social.

A live, que acontecerá no Pontal da Santa Cruz será transmitida através dos canais da Prefeitura, YouTube: prefeitura de Santana do Cariri e Instagram: prefeituradesantanadocariri

#CoraldaSeculttur 09/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO CORAL DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO ABRILHANTA ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DO SÍTIO MORORÓ

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo participou do aniversário da Associação Comunitária dos Trabalhadores do Sítio Mororó, na zona rural do município.

O evento realizado na noite do último domingo (08/03), comemorou os 19 anos de história daquela instituição.O Coral da Secretaria formado por 15 crianças e adolescentes realizou apresentação em homenagem às mulheres por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Para o Secretário Adjunto da Cultura, Sandro Cidrão, a apresentação do coral nas localidades é uma das formas de democratizar o acesso a cultura no município. Além do coral, se apresentou o grupo de capoeira Muzenza. O evento teve a participação de representações do IFCE e da UFCA.

#precarnavaldesantana 16/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PRÉ-CARNAVAL MOVIMENTOU FOLIÕES EM SANTANA DO CARIRI

O pré-carnaval levou às ruas de Santana do Cariri, centenas de foliões além de curiosos que foram acompanhar de perto a alegria da festa mais popular do país, no sábado,15. O programa foi preparado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Na Praça Tereza Cabral, local de encontro dos participantes foi dada a largada da folia. De lá até a Praça Coronel Felinto Cruz os foliões desceram ao som dos hits do momento.

A Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo realizou apresentação musical tocando o melhor do Carnaval. O momento mais esperado, sem dúvidas foi a escolha da virgem e das melhores caracterizações. A programação ficou completa com o encontro de paredões.

Para Secretária de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa, o evento mostrou que o Santanense gosta de Carnaval e além disso, reforça o compromisso do Governo Municipal em proporcionar o resgate das festas populares no município.

#artesãos 13/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA REÚNE ARTESÃOS SANTANENSES A FIM DE DISCUTIR PROJETOS PARA A CATEGORIA

Apoiar, estimular a qualificação e promover o artesanato local, são objetivos do Governo Municipal de Santana do Cariri. Para isso, a Secretaria de Cultura e Turismo, tem mantido um diálogo com os artesãos e artesãs, no sentido de dá visibilidade ao que é produzido por esses profissionais.

Nesta quinta-feira,13, no auditório do Museu de Paleontologia, foi realizado uma reunião com a representação da CEART (CEART - Central de Artesanato do Ceará) e artesãos locais para discutir ideias e propostas a fim de fomentar e disseminar o artesanato.O compromisso teve a presença da vice-prefeita, Bibiane Sampaio e de secretários.

Durante o encontro foi exposta a necessidade de uma maior exposição dos produtos em uma feira ao ar livre, em um ponto central da cidade, organizada com o apoio da prefeitura municipal, conforme sugeriu a secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa. As formas de empreender e difundir os produtos confeccionados pelos artesãos, também foi tema da pauta.

Segundo a secretária, esta será uma importante ferramenta para a divulgação dos seus trabalhos, bem como um grande passo em busca do planejamento e organização de um futuro espaço destinado exclusivamente para isso, o Centro de Artesanato no município.

A Secretaria de Administração também participou da atividade.A titular da pasta, Adriana Fernandes, lembrou que a Sala do Empreendedor, localizada no Casarão do Coronel Felinto, está de portas abertas pronta para receber aqueles que desejam abrir o seu próprio negócio, com diversas facilidades voltadas para cada tipo de comércio, além de ajuda técnica e incentivo financeiro.

Da CEART veio a técnica Ivone Moraes, que explicou sobre a parceria da entidade com o Governo Municipal e os artesãos do Estado.A CEART emite a identidade artesanal, que é um documento emitido dentro do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará (PDA) e permite o acesso dos artesãos aos serviços do programa, como: capacitação; assessoramento técnico; comercialização de produtos em pontos de venda e eventos da CEART; além da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Os presentes que atendessem os critérios estabelecidos pelo programa puderam fazer sua inscrição e em breve receberão sua identidade artesanal.

#precarnavaldesantana 11/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA PROMOVERÁ PRÉ-CARNAVAL EM SANTANA DO CARIRI, NO PRÓXIMO SÁBADO

O clima alegre e festivo do Carnaval tomará as ruas de Santana do Cariri, no próximo sábado dia 15, com o Pré-carnaval e desfiles das Virgens. A programação é promovida pela prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Previsto para iniciar a partir das 16 horas, na Praça Tereza Cabral, local de concentração dos foliões, o evento reunirá apresentação da Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo, com as famosas marchinhas e encontro de paredões tocando os hits do momento, além disso, serão 1 mil reais em prêmios para escolhas de máscaras e a virgem mais bela.

#Cultura 10/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ABERTO PROCESSO SELETIVO PARA O GRUPO DE FLAUTA DOCE DE SANTANA DO CARIRI

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo lançou o edital nº 01/2020 referente ao processo seletivo para o Grupo de Flauta Doce de Santana do Cariri, para o preenchimento de 15 vagas. Podem se inscrever crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 18 anos.

As inscrições estão sendo realizadas nos dias 10 e 11 de fevereiro, e nos dias 12 e 13 serão feitas as avaliações. Os classificados para o Grupo participaram de curso que terá duração de 12 meses.Os critérios de avaliação e classificação serão feitos através de análise da documentação e entrevista, a serem avaliados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Os documentos necessários para a inscrição são: cópia do RG ou Certidão de Nascimento e do CPF, comprovante de endereço e residência em Santana do Cariri e ficha de inscrição preenchida. Para os menores de 18 anos, é necessário portar as cópias do RG e CPF do seu responsável legal, bem como a presença do mesmo no ato da inscrição.

INCENTIVO FINANCEIRO

Conforme a Lei Municipal 873/2019, de 20 de maio de 2019, os participantes do Grupo de Flauta Doce receberão, a título de incentivo, uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensais. O Edital e demais anexos poderão ser obtidos através do site oficial da Prefeitura Municipal santanadocariri.ce.gov.br ,na aba PUBLICAÇÕES, ou na sede da secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Deputado Furtado Leite, 205 - Centro, Santana do Cariri, de segunda-feira a sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas.

#NatalSolidário #NatalcomArte 24/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI REALIZA II NATAL SOLIDÁRIO COM DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS PARA FAMÍLIAS CARENTES E BRINDES PARA CRIANÇAS Neste dia 23 de dezembro data que antecede o Natal, o prefeito Pedro Henrique e sua equipe encerrou a programação especial do II Natal Solidário e Natal com Arte, que incliu apresentações musicais, entrega de brindes para as crianças e cestas básicas para as familías cadastradas nos programas da Assistência social.

Toda a programação aconteceu na Praça Coronel Felinto Cruz ( Praça do Calçadão) e reuniu a chegada do Papai Noel, passeio das crianças no Trem Tsunami, brincadeiras, show da CIA da Alegria.com e concerto da Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo.

Durante o final de semana, o prefeito Pedro Henrique, a vice-prefeita Bibiane Samapaio e secretários municipais percorreram as comunidades da zona rural fazendo entrega de cestas básicas e brindes para as crianças. O prefeito Pedro Henrique considerou que o evento 'superou as expectativas' pela participação das famílias e das crianças. "A gente fez com que o Natal Solidário nesse segundo ano pudesse abranger o maior numéro de pessoas possível, tanto na zona rural,como na sede. A gente teve 95% de participação das pessoas da sede e cerca de 80% de toda população do município", observou.

"Tenho certeza que as pessoas que receberam uma cesta básica, ou um presente para seu filho vão ter um natal diferente.Essa é a ideia do Natal Solidário, ter esse momento de solidariedade, de olhar pro próximo",disse o gestor que recordou que o Natal Solidário começou na Paleofesta com a arrecadação de alimentos.

O prefeito Pedro Henrique agradeceu a vice-prefeita, Bibiane Sampaio, a primeira-dama Maianne Maia, os secretários municipais e servidores, assim como aos vereadores: Arclebio Dias,Eduardo Freire, Gildo Lopes, Joaquim Teles e Ismael Feitosa que apoiaram e acompanharam as atividades do II Natal Solidário.
#NatalSolidário #NatalcomArte 23/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO II NATAL SOLIDÁRIO - GOVERNO MUNICIPAL PERCORRE COMUNIDADES DE SANTANA DO CARIRI DISTRIBUINDO PRESENTES PARA AS CRIANÇAS O prefeito Pedro Henrique Correia, acompanhado de sua equipe de secretários e vereadores, realizou durante o sábado,21 e neste domingo,22, a entrega de presentes para as crianças de comunidades da zona rural. A programação faz parte do Natal Solidário, promovido pela prefeitura de Santana do Cariri, através das secretarias de Governo, Assistência Social e Cultura e Turismo.

Araporanga, Dom Leme e Brejo Grande foram os distritos da agenda. O gestor esteve acompanhado da primeira-dama, Maianne Maia levando a alegria do Natal para as crianças das comunidades que ficaram felizes com as lembrancinhas entregue pelo gestor e o Papai Noel.Já as famílias de baixa renda, cadastradas no Centro de Referência em Assistência Social-CRAS, participantes do programas, projetos e benefícios socioassistenciais receberam cestas básicas durante a programação.

O prefeito Pedro Henrique disse que esses dois dias tem sido intensos e possuem significado muito especial por cada gesto de carinho recebido das crianças e sobretudo das famílias. “É gratificante demais receber um abraço de uma criança, de uma família e saber que eles sabem que a gente tá lembrando deles”, disse o prefeito. Nas redes sociais o gestor escreveu: “ A Solidariedade é o melhor sentimento que expressa o respeito pela dignidade humana”.
II CANTATA NATALINA
À noite, a programação foi encerrada com a II Cantata Natalina, com apresentação do Coral Sementes de Deus, do Distrito Brejo Grande; Coral da Secretaria de Cultura e Turismo, além do Grupo de Flauta Tia Helena, da Escola Generosa Amélia da Cruz.
ENCERRAMENTO
Neste dia 23, segunda-feira, será a vez de realizar a entrega dos presentes de Natal na área urbana da cidade, na Praça Coronel Felinto Cruz, a partir das 18hs.Nesta noite acontece ainda a Chegada do Papai Noel e Conserto Musical com a Banda Francisco Paulo de Araújo.
#NatalSolidário #NatalcomArte 22/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA INICIA II NATAL SOLIDÁRIO COM DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS E NOITE DE APRESENTAÇÕES, EM SANTANA DO CARIRI A prefeitura de Santana do Cariri, iniciou neste sábado,dia 21, a programação do II Natal Solidário. Durante todo o dia, o prefeito Pedro Henrique, acompanhado de uma comitiva formada pela primeira-dama, Maianne Maia, da Vice-prefeita, Bibiane Sampaio, vereadores Arclebio Dias, Eduardo Freire, Gildo Lopes e Joaquim Teles, além de diversos secretários municipais, esteve visitando comunidades do Sertão distribuindo cestas básicas para as familias carentes e brindes para as crianças. As comunidades visitadas foram: Mamãos, Anjinhos, São Gonçalo, Pimenteiras,Tabuleiro,Ponta da Serra e Bonito.


À noite, em frente ao Casarão Coronel Felinto Cruz, duas apresentações abriram o programa do Natal com Arte, dentro do Natal Solidário. A performance "Noite Santa", interpretada pelos integrantes da Sociedade Teatral Santanense e membros do Coral da SECULTUR abriu a noite, que deu espaço também para manifestações da cultura popular, como a Lapinha do Distrito Anjinhos, que há 60 anos se mantém viva naquela comunidade e só agora teve oportunidade de participar de programações natalinas na cidade.


A programação segue até segunda-feira com um programa diversificado. Neste domingo, o prefeito continua com a distribuição das cestas básicas e a noite ocorre uma Cantada Natalina, com apresentações dos Corais do Brejo Grande; do Coral da SECULTUR e do Grupo de Flautas da Escola Generosa da Cruz.


Sobre essas programações, o prefeito Pedro Henrique disse que tem sido gratificante poder proporcionar um natal diferente em santana. "Estamos realizando o Natal Solidário pelo segundo ano consecutivo, tem sido grafiticante poder receber cada abraço, cada sorriso daquelas pessoas que nos abre às portas. O Natal tem que ser celebrado com solidariedade. Agradeço as doações de alimentos e as pessoas que estão comigo nesse projeto. Continuemos firmes e fortes, pois a União faz a força", disse.
#NatalSolidário #NatalcomArte 20/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO II NATAL SOLIDÁRIO E NATAL COM ARTE TEM INÍCIO NESTE SÁBADO Programação acontece de 21 a 23 de dezembro, em frente ao Casarão Coronel Felinto Cruz.
#NatalSolidário #NatalcomArte 18/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI EMBELEZA CENTRO DA CIDADE COM ILUMINAÇÃO NATALINA A prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, instalou iluminação e adornos natalinos em diversos pontos centrais da cidade. Praças, prédios e monumentos turísticos receberam a nova iluminação neste final de ano.O Casarão do Coronel Felinto Cruz, sede da secretaria e ponto histórico da cidade recebeu decoração especial; assim como a praça e calçadão em frente ao edifício. Outro ponto bastante querido pelos turistas e santanenses, o letreiro na entrada da cidade está todo iluminado e ornamentado.

Um dos símbolos da capital cearense da paleontologia, o dinossauro instalado na praça temática recebeu novo adorno, chamado de "Dinoel", buscando chamar ainda mais a atenção dos turistas neste final de ano, época de alta temporada na cidade. O prédio da prefeitura municipal e outras praças também foram contemplados com benefício.

“Santana do Cariri é uma cidade que atrai muitos turistas durante todo o ano, mas no final de ano, época de recesso natalino e de ano novo, muitas daquelas pessoas que não podem vir a nossa cidade por causa do trabalho ou demais afazeres, vêm até Santana para visitar o Museu de Paleontologia, o Casarão, o Pontal ou outros pontos turísticos, e nós do governo municipal queremos recebê-las da melhor forma possível. Durante alguns anos, Santana não recebeu nenhuma decoração natalina, então, fazer esse trabalho, é uma forma de embelezar a nossa cidade tanto para os santanenses quanto para os visitantes”, disse o prefeito Pedro Henrique.
#NatalSolidário #NatalcomArte 11/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO II NATAL SOLIDÁRIO Programação acontece de 21 a 23 de dezembro, em frente ao Casarão Coronel Felinto Cruz.
#paleofesta 26/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ENCERRADA AS COMEMORAÇÕES DA PALEOFESTA, EM ALUSÃO AOS 134 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SANTANA DO CARIRI A extensa programação da Paleofesta preparada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, marcou as comemorações dos 134 anos de Santana do Cariri, neste domingo,24, e segunda-feira,25.No domingo pela manhã ocorreu Encontro dos Filhos de Santana no Esporte e o lançamento do Cordel de Fagner Barros “A Jogada Cantada e Rimada”. À tarde ocorreram os Jogos do Executivo x Legislativo e a grande Final do PALEOFUT, Campeonato Municipal de Futebol de Campo, com entrega de premiação, pelo prefeito Pedro Henrique. Venceu o Paleofut o time Juventude da comunidade Mamãos.

SHOW
À noite, no Calçadão Municipal, o público pôde conferir um show musical com a Buscapé e a Banda Arreio de Ouro. Na sequência se apresentaram a dupla natural de Santana, Edson e Júnior, seguido das apresentações de Zé Cantor e Solteirões do Forró e do artista Ciço Bodim. Nesta segunda-feira,25, o prefeito fez o pronunciamento na Rádio Educativa Vale do Buriti , onde agradeceu ao apoio a todos os envolvidos com a programação da Paleofesta.
A importância da festa, segundo prefeito, Pedro Henrique, é que o aniversário da cidade seja a celebração de maneira plural, atendendo aos mais diversos públicos.

“Pensamos a Paleofesta justamente para atender aos anseios dos munícipes, em relação a uma festa de aniversário de uma cidade. A programação contou com a final do maior campeonato de Futebol da história do nosso município e tivemos ainda shows que atendeu aos gostos musicais da população”.

Às doze horas, o prefeito Pedro Henrique conduziu a contagem regressiva para um show pirotécnico, seguido do canto dos parabéns.Todos os eventos foram gratuitos e abertos ao público, que teve a oportunidade de doar um quilo de alimento para a 2ª do Natal Solidário.

A programação da Paleofesta contou com o apoio do Governo do Estado, Universidade Regional do Cariri, Geopark Araripe e Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. A primeira-dama, Maianne Maia, os vereadores Arclebio Dias,Eduardo Freire, Gildo Lopes,Ismael Feitosa e Joaquim Teles, secretários municipais e a população local e de cidade vizinhas participaram da programação.
#paleofesta 24/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO TERCEIRO DIA DA PALEOFESTA É MARCADO POR EMOÇÃO DURANTE O V ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICA Programação do teceiro dia contou com Exposição de Trabalhos Científicos e culturais das escolas municipais, além de feira da Agricultura Familiar e atividades com grupo de escoteiros.
#paleofesta 23/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI COMEMORA DIA DO EVANGÉLICO COM SHOW GOSPEL DURANTE A PALEOFESTA A comemoração do Dia Municipal do Evangélico, em Santana do Cariri, foi marcada por uma noite de louvores e show especial na sexta-feira, dia 22. A programação integrou as atividades da Paleofesta em alusão 134 anos do município, promovido pelo Governo Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Cantor Evangélico Rafael Ribeiro, a dupla André e Felipe e o vencedor do Grammy Latino, Delino Marçal, fizeram as apresentações em um palco montado no Calçadão Municipal que ficou tomado por evangélicos de diversas igrejas de Santana do Cariri e de cidades vizinhas, que vieram participar a programação.

De acordo com o prefeito Pedro Henrique, o número de evangélicos no município e em todo Brasil só cresce e esse momento era uma reivindicação antiga da comunidade evangélica. O gestor destaca que tem tido o compromisso de “olhar pra todos, todas as crenças. Olhar de uma forma especial’.

“O Dia do Evangélico na Paelofesta vem acrescentar, foi uma noite muito boa, participei do evento, também como participei dos outros eventos que já teve até hoje na Paleofesta e a gente ver esse importante acontecimento, é a segunda vez que acontece e todas as duas vezes foi o governo A União faz a força que proporcionou o evento”, afirmou o prefeito Pedro Henrique.
#paleofesta 22/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PALEOFESTA FOI ABERTA EM SANTANA DO CARIRI COM PROGRAMAÇÃO NO MUSEU E MISSA DA MISERICÓRDIA Nesta quinta-feira,21 de novembro, o Governo Municipal de Santana do Cariri deu início à Paleofesta, em alusão aos 134 anos de emancipação política do município. À tarde, no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, ocorreu o lançamento da campanha “Lugar de fóssil é no Museu”, e contou com a presença do prefeito Pedro Henrique, do Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, do diretor do Museu, Allysson Pinheiro e equipe, além de várias autoridades municipais e pessoas da comunidade.


Ainda no Museu,o grupo de flauta doce Tia Helena, da Escola Municipal Generosa Amélia da Cruz, e o grupo de coral da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fizeram apresentações.O momento contou ainda com a doação de cerca de mil peças fósseis, pelo estudante Natanael Alex Alves Pereira, da Universidade Regional do Cariri - URCA.


Durante a cerimônia, o prefeito Pedro Henrique falou um pouco sobre a nova identidade da semana do município, “A identidade da semana do município se refere a um dos maiores bens da nossa terra: a paleontologia, por isso a abertura da Paleofesta não poderia ser em lugar mais propício do que o próprio Museu de Paleontologia da cidade, que nos inspira, através da sua importância, não só para o município, mas para o mundo. Esperamos que este seja só o início de uma festividade que, confio eu, irá entrar no calendário cultural anual do Estado do Ceará”.


Civismo e Missa Campal

No Paço da Prefeitura Municipal, aconteceu a solenidade de hasteamento das bandeiras, acompanhado pela Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo, com a presença do prefeito Pedro Henrique, autoridades municipais e populares e às 18h deu-se início à Missa Campal, com o Padre Monteiro e Missionários. Um momento belíssimo de adoração, que reuniu centenas de santanenses de todos os cantos do município, além de muitos visitantes de cidades próximas. A Paleofesta segue até o dia 25, com programação voltada para os mais diversos públicos.

Confira a programação

Dia 22/Sexta-feira
8h as 12h - Prefeitura na Comunidade na Rua São Pedro
A partir das 08h - Roteiro Turístico com os alunos da Escolas Municipais.
18h- Show Gospel em comemoração ao Dia do Evangélico. Atrações: Delino Marçal, Andre e Felipe e Rafael Ribeiro.

Dia 23/sábado
07h as 11h - Feira da Agricultura e Baião Cultural
07h as 11h - Exposição dos Trabalhos Científicos dos alunos das Escolas Municipais.
08h as 17h - Atividades com Grupo de Escoteiros
18h30- V Encontro de Bandas

Dia 24/Domingo
9h - Encontro dos Filhos de Santana no Esporte
Lançamento do Cordel de Fagner Barros “A Jogada Cantada e Rimada”
15h - Jogos do Executivo x Legislativo
16h - Final do PALEOFUT com entrega de premiação (Estádio ‘ O Lacerdão’).
22h- Show com Ciço Bodim, Edson e júnior, Zé Cantor e Solteirões do Forró e Buscapé e a Banda Arreio de Ouro. Local no Calçadão Municipal.

Dia 25/Segunda-feira -Dia do Município
12h - Pronunciamento do Prefeito Municipal Pedro Henrique
Rádio Educativa Vale do Buriti
19h - Missa em Ação de Graças pelo aniversário do município - Matriz de Senhora Sant´Ana.
#paleofesta 20/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PALEOFESTA REÚNE PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA PARA POPULAÇÃO DE SANTANA DO CARIRI E VISITANTES O Governo Municipal de Santana do Cariri, promove de 21 a 25, a Paleofesta, em comemoração aos 134 anos de emancipação política do município. A programação envolve todas as secretarias de municipalidade, com um programa diversificado para a população e visitantes.

CAMPANHA
A primeira atividade da Paleofesta será o Lançamento da campanha “Lugar de Fóssil é no Museu”, no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, às 15horas desta quinta-feira,dia 21. As 17 horas acontece Hasteamento da Bandeira e as 17h30, Missa Campal com Padre Monteiro - Comunidade Filhos Amados do Céu, em frente à prefeitura.

Na sexta-feira,dia 22, os moradores da Rua São Pedro e adjacências receberão a equipe do Governo municipal com o Programa Prefeitura na Comunidade, a atividade ocorre de 8 as 12h.Concomitatemente, a partir das 8 horas os estudantes das Escolas Municipais participam de Roteiro Turístico, visitando os principais pontos de visitação da cidade.

DIA DO EVANGÉLICO - À noite, às 18 horas ocorre show Gospel em comemoração ao Dia do Evangélico. Os artistas Delino Marçal, Andre e Felipe e Rafael Ribeiro, são as atrações do programa.

ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICA
No sábado, dia 23, no Calçadão Municipal de 7h as 11h ocorre a Feira da Agricultura e Baião Cultural, como também a Exposição dos Trabalhos Científicos dos alunos das Escolas Municipais. O local recebe ainda, até as 17 horas, as atividades com Grupo de Escoteiros.
A programação noturna será de muita retreta com o V Encontro de Bandas de Música, o evento tem início às 18h30 e promete movimentar a cidade.

PALEOFUT- FINAL DO CAMPEONATO
A Programação de domingo será voltada às para o Esporte com jogo festivo às 9h - Encontro dos Filhos de Santana no Esporte e Lançamento do Cordel de Fagner Barros “A Jogada Cantada e Rimada”.
As 15horas acontecem Jogos do Executivo x Legislativo e as 16h - Final do PALEOFUT com entrega de premiação, no Estádio ‘ O Lacerdão’.

GRANDE SHOW
A noite a festa fica garantida com Ciço Bodim, Edson e júnior, Zé Cantor e Solteirões do Forró e Buscapé e a Banda Arreio de Ouro, o show começa às 22 horas, no Calçadão Municipal.

DIA DO MUNICÍPIO
A segunda-feira, dia 25, feriado municipal traz como programação o pronunciamento do Prefeito Municipal, Pedro Henrique na Rádio Educativa Vale do Buriti. E as 19 horas uma Missa será celebrada pelo Padre Paulo Lemos, em Ação de Graças pelo aniversário do município na Matriz de Senhora Sant´Ana.

A PALEOFESTA 2019 é uma realização da Prefeitura de Santana do Cariri, A União faz a força, com apoio do Governo do Estado do Ceará, Universidade Regional do Cariri e Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens.
#cavalgadadesantanadocariri 11/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI SEDIOU I CAVALGADA, NO DIA MUNICIPAL DO VAQUEIRO Santana do Cariri sediou, no último sábado, dia 9 de novembro, a I edição da Cavalgada, em comemoração ao Dia Municipal do Vaqueiro.Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Associação dos Vaqueiros de Pega de Boi e Cavalgada - AVAPEBSC, o evento reuniu cerca de 150 cavaleiros e vaqueiros, que partiram do Latão de Cima, em direção a sede municipal, na Chácara 13 Maio.

A programação contou com uma celebração religiosa presidida pelo Padre Carlos Aguiar, seguido de um almoço.Estiveram presentes no evento, a vice-prefeita, Bibiane Sampaio, os vereadores Arclébio Dias e Gildo Lopes, a Controladora, Nara Lopes e a Secretária de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa, que agradeceu a colaboração dos parceiros que viabilizaram o acontecimento.

A vice-prefeita, Bibiane Sampaio, por sua vez, parabenizou os vaqueiros, a secretaria de cultura e afirmou que o sucesso do evento é reflexo da união. A gestora, em nome do prefeito Pedro Henrique afirmou que os vaqueiros podem contar com o apoio do Poder Público nessas atividades.Mais tarde, durante coletiva de imprensa, o prefeito Pedro Henrique, parabenizou pela realização do evento e justificou a ausência, em virtude de uma reunião com os moradores de uma comunidade da zona rural.

O vereador Arclebio Dias, autor do Projeto de Lei que instituiu o dia do Vaqueiro demonstrou satisfação pelo sucesso do evento e agradeceu a todas aquelas pessoas que colaboraram para que a Cavalgada acontecesse. A I Cavalgada registrou ainda a participação de vaqueiros e amantes da atividade de cidades vizinhas como: Farias Brito e Altaneira.
#crepusculomusical 21/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO CREPÚSCULO MUSICAL É PROGRAMA IDEAL PARA APRECIAR PÔR DO SOL NO PONTAL DA SANTA CRUZ, EM SANTANA Mensalmente acontece no Geossítio Pontal da Santa Cruz,em Santana do Cariri, o Crepúsculo Musical. Projeto do Governo Municipal vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santana do Cariri.

O projeto que tem como objetivo enriquecer ainda mais os fins de tardes no Pontal da Santa Cruz, cartão postal da cidade, onde se pode apreciar um belíssimo pôr do sol com vista para a Chapada do Araripe e a sede de Santana do Cariri. A segunda edição do projeto ocorreu no último sábado (19).

Nesta edição, o sol resolveu se esconder mais cedo dando lugar as nuvens carregadas em um horizonte deslumbrante que anunciava chuva no Sertão. A bonita imagem se completou com melodias apropriadas para o entardecer, preparadas e executadas pelos saxofonistas Gustavo Almeida e Vinicio Alencar.

O prefeito Pedro Henrique, a vice prefeita, os secretários municipais, além de servidores e visitantes acompanharam as apresentações dos artistas.

Pedro Henrque parabenizou os envolvidos no projeto “Nesta edição estive apreciando o projeto junto com a vice-prefeita Bibiane Sampaio,a Secretária Municipal de Saúde, Aline Alencar; O Secretário de Ouvidoria, Pedro de Gerson, o vereador Arclebio. Parabenizo a secretaria de Cultura e Turismo, na pessoa de Liliane Feitosa e aos Músicos Gustavo Almeida e Vinicio Alencar pela bela apresentação”, destacou o prefeito nas redes sociais.
#concertonapraça 17/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO COM ‘CONCERTO NA PRAÇA’, PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI OFERECE MÚSICA À POPULAÇÃO E MOVIMENTA ESPAÇOS PÚBLICOS Oferecer à população o acesso à cultura musical; movimentar os espaços públicos da cidade e ainda divulgar o trabalho da Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo, são objetivos do ‘Concerto na Praça’, projeto da Prefeitura de Santana do Cariri, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Turismo.

A segunda edição do projeto, realizada na noite de quarta-feira (16), na Praça Teresa Cabral contou com um repertório popular com ritmos musicais diversificados: Dobrado, Mambo, Baião, Forró, Samba, Reggae, Chorinho, Maxixe, Brega e Frevo.

Entre uma peça e outra, o mestre Gustavo Almeida dava uma verdadeira aula sobre o gênero que a Banda acabou de executar, explicando desde suas origens até o porquê de a terem escolhido.

De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa, outra proposta do Projeto é oferecer aos ouvintes não só a experiência sonora, mas também o conhecimento e entendimento por trás de casa gênero musical.

O ‘Concerto na Praça’, juntamente com o ‘Crepúsculo Musical’, integram as ações da gestão do prefeito Pedro Henrique Correia com o objetivo oferecer cultura e arte a população, além de movimentar os espaços públicos.

Sobre o projeto, o gestor afirmou que a população tem recebido com muita alegria o Concerto na Praça. “ Nós temos percebido que a população tem recebido com muita alegria esse projeto. É algo novo e muito importante para as famílias, além é claro, de valorizar nossa banda de Música Municipal”, destaca.
#bandademúsicafpa 14/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL FRANCISCO PAULO DE ARAÚJO ABRILHANTA I ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICA DE JUCÁS A Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo participou do I Encontro de Bandas de Música na cidade de Jucás, na noite de ontem, domingo, 13 de outubro. Tendo como regente o Maestro Gustavo Almeida, a banda abrilhantou o evento com peças nos ritmos baião, frevo e forró.


O prefeito Pedro Henrique se disse muito feliz com o reconhecimento da Banda de Música Municipal "É muito gratificante saber que a nossa Banda Municipal é reconhecida pelo seu talento não só na nossa cidade, mas em toda a região, e isso se reflete na quantidade de convites que recebemos para que ela participe de eventos em outras cidades. Essa é a certeza de que o trabalho está sendo bem feito. Dou, mais uma vez, meus parabéns ao maestro Gustavo e a todos os integrantes da Banda", completou.


A Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo fará a segunda apresentação do ‘Concerto na Praça’, Projeto do Governo Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, nesta quarta-feira, 16 de outubro, na Praça Teresa Cabral (praça dos quiosques), às 18h30.
#Festa 19/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO APOIA FESTEJOS NAS COMUNIDADES E DISTRITOS DO MUNICÍPIO Comunidades celebram até o final do mês seus padroeiros. Governo Municipal colabora com a realização desses momentos que incluem, religiosidade e convivência comunitária.
#Festa 13/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITO E SECRETÁRIA DE CULTURA E TURISMO PARTICIPAM DE PLANEJAMENTO DA FESTA DA PADROEIRA DO BREJO GRANDE O Prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correia, participou, na quarta-feira,11, acompanhado da Secretária de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa, de um momento com a comunidade do Distrito de Brejo Grande, para o planejamento das festividades de Nossa Senhora dos Brasões.

A reunião contou com a participação de dezenas de pessoas da comunidade, líderes comunitários, vereadores e secretários. A secretária Liliane Feitosa afirmou que além de planejar com a comunidade, o momento é de escuta da população.

A senhora Idelzuite Mariano participou do encontro e considerou o fato como um momento histórico. Ela reside na localidade há 50 anos e revelou estar emocionada com o encontro e revelou que nunca um prefeito havia demonstrado interesse em participar de momentos como esse.

O prefeito Pedro Henrique, por sua vez, afirmou que o encontro objetivou ouvir também os anseios da comunidade, assim como foi uma oportunidade prestar contas do governo. "Esses momentos são ricos por que a gente escuta a comunidade e a comunidade nos escuta. Falamos das nossas conquistas, mas também dos nossos desafios e o mais importante de tudo: Nos colocamos sempre à disposição das comunidades, por que entendemos que é com união que vamos mudar a história de Santana", ressalta.

#Cultura 12/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO CONCERTO NA PRAÇA ESTREIA COM APRESENTAÇÃO DA BANDA DE MÚSICA FRANCISCO PAULO DE ARAÚJO, NA PRAÇA DA VILA DA CIDADANIA
#Cultura 10/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO CONCERTO NA PRAÇA ESTREIA COM APRESENTAÇÃO DA BANDA DE MÚSICA FRANCISCO PAULO DE ARAÚJO Estreia do Projeto ocorre na próxima quarta-feira,11, às 18:30,na Praça da Vila da Cidadania.
#Cultura 25/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PROJETO MEMORIAL DA MÁRTIR BENIGNA DESENVOLVE TRABALHO COM FOCO NA EDUCAÇÃO Na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, no bairro de Inhumas, o Projeto Memorial da Mártir Benigna Cardoso que desenvolve um trabalho com foco na educação, na arte e na socialização da história da jovem Benigna, recebeu mais uma ação do governo municipal de Santana do Cariri através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Universidade Regional do Cariri - URCA representada pelo Geoparque Araripe na pessoa da professora Neuma Galvão e sua equipe. Tivemos também a participação da arte-educadora do ICMBIO, a professora Maria Ferrer (Lozinha). Esta ação é resultado do acordo de cooperação assinado recentemente entre as instituições.

A ação foi volta para educação ambiental, com a reutilização de óleo comestível coletado nos domicílios para a fabricação de sabonetes e sabão de modo artesanal, e que em breve serão comercializados vindo a complementar a renda das famílias envolvidas no projeto. Também foi oferecida uma oficina de arte para as crianças e adolescentes que fazem parte do projeto, e teve como foco a educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
#Cultura 22/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO FESTA DOS CARETAS PRESERVA TRADIÇÃO EM SANTANA DO CARIRI Realizada há mais de 15 anos no município de Santana do Cariri, a tradicional Festa dos Caretas aconteceu mais uma vez ontem, 21 de abril, no paço da Prefeitura Municipal, e teve início às 16 horas e com a participação dos caretas da Rua Padre Cicero e a turma de Caretas da Rua São Pedro.

Homens se vestem com um figurino bem diferente e usam máscaras que amedrontam as pessoas. Com muita animação, os caretas chamam a atenção por onde passam.

Os caretas saem com seus corpos e rostos encobertos com capuz, máscaras, saiotes de tecidos com cores variadas, chocalhos, música e muito barulho. Durante toda a Semana Santa, eles saem em busca de esmolas nas residências, entre os transeuntes e em lojas comerciais.

O objetivo dos caretas é coletar gêneros alimentícios, bebida e dinheiro para formar a tradicional brincadeira da Malhação do Judas, na noite do Domingo de Páscoa.

A festa integra o Ciclo da Paixão, em que o profano se evidencia, culminando com a malhação do Judas. Os Caretas, que mais parecem demônios mascarados, percorrem comunidades e cidades em busca de prendas que são postas no Círculo de Caretas. Os moradores que participam da brincadeira tentam invadir o círculo para pegar as prendas, que são guardadas pelos caretas.

Este ano os caretas tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Cariri na pessoa do Prefeito Pedro Henrique Correia Lopes e também da Secretaria de Cultura do município. O Organizador do grupo de Caretas da Rua São Pedro disse estar muito feliz pois há 12 anos coordena a turma de caretas do seu bairro e a brincadeira vem se fortalecendo a cada ano, demonstrando a importância que a tradição tem para a cultura do nosso município. “Este ano chegamos ao numero de 40 participantes no grupo de caretas da rua São Pedro, e esperamos que próximo ano tenhamos no mínimo o mesmo número de participantes, além de algumas novidades que iremos preparar para deixar a brincadeira bem mais interessante”, disse Dilemon.
#Cultura 27/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI CELEBRA O MÊS DA MULHER No dia 27 deste mês de março, a Prefeitura Municipal juntamente com as Secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Cultura e Turismo ofereceram, como forma de comemorar o mês da mulher, serviços e atividades voltadas para toda a comunidade feminina.

Com o tema “Com saúde e sem violência! Pela valorização da vida!”, o evento realizou-se na Praça do Calçadão e contou com ações como teste de glicemia, distribuição de preservativos e hipoclorito, rastreamento do tracoma, imunização, fisioterapia e panfletagem da dengue. As mulheres presentes também puderam desfrutar de um momento de interação com a realização de atividades físicas que foram ministradas pelos fisioterapeutas.
A Secretária de Assistência Social, Helena Dias, agradeceu a presença de todas as participantes e dos servidores que auxiliaram nos trabalhos de atendimento à população.

O Governo Municipal, em nome do Prefeito Pedro Henrique, saúda e felicita todas as mulheres santanenses.
#Cultura 20/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO REÚNE ARTESÃO E ARTESÃS DE SANTANA DO CARIRI Artesãos e Artesãs se reuniram em Santana do Cariri. A iniciativa foi da Secretária de cultura e turismo do Município que junto a classe procura buscar efetivar ações para a classe.

Na manhã de ontem, quarta-feira dia 20, o Governo municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou um encontro com artesãs e artesãos, do município para buscar melhores ações acerca de associativismo e artesanato como instrumento de desenvolvimento econômico e solidário.

A reunião foi comandada pela secretaria de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa que aproveitou o momento para fazer uma integração com a classe e pedir mais união e aproximação com Secretária para que assim possam alavancar propostas para incentivar o Artesanato de Santana do Cariri.

Liliane Feitosa secretaria de cultura e turismo falou sobre a importância da capitação e angariação de recursos para fortalecer a classe, para que dessa maneira, consiga atender aos anseios de todos e consequentemente valorizar cada vez mais, a classe como realmente merecem. O evento contou ainda, com a presença do senhor Édio Callou analista técnico do SEBRAE Cariri e coordenador do projeto de turismo e artesanato na região do Cariri que ressaltou a importância desta reunião, onde foi um pontapé inicial para um importantíssimo trabalho em parceria com a prefeitura através da secretaria de turismo e cultura do município, visando à melhoria do produto artesanal e o envolvimento dos artesãos nos projetos de capacitação e qualificação para posteriormente fazerem suas participações em eventos nacionais, tendo em vista, ainda da pouca produção do município em relação aos outros municípios do Cariri. E essa participação precisa ser incentivada, ela tem que ser trabalhada, para que esse produto saia com a melhor qualidade e que o mercado do setor possa ganhar o merecido destaque.

Santana do Cariri é um dos principais polos turísticos da região e tem visitação média, segundo informações do próprio museu, de mais de 28 mil pessoas por mês na cidade. Estes turistas que vêm de fora e procuram o artesanato regional que tem valor agregado, não só para a divulgação do município como para o desenvolvimento do comércio.

Além disso, as feiras nacionais que o SEBRAE realiza a outros parceiros vem abrindo diversas oportunidades para todos os artesãos do Cariri. Entre as solicitações dos Artesãos, estão, principalmente, cursos de capacitação e aperfeiçoamento e apoio para que eles participem de feiras
e eventos dentro e fora de Santana do Cariri, além da criação da associação de artesãos de Santana do Cariri.
#Desenvolvimento 01/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI REALIZA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO -COMTUR Na manhã da última quarta-feira (27), ocorreu no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo- COMTUR. Participaram do encontro representantes da Sec. de cultura e turismo, Educação, Finanças, Associação dos transportes alternativos de Santana do cariri, guias de turismo, artesãos, empresas de turismo.

Foi eleita Presidente, Liliane Feitosa, o vice-presidente, Eric Lima e o secretário do conselho, Geovane Feitosa. O Conselho é formado 9 membros e suplentes de diversos setores do poder público e sociedade civil.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa, afirmou estar muito feliz com a composição do Conselho, haja vista que todos têm o mesmo objetivo: buscar divulgar o turismo de Santana do Cariri, sempre conscientizando as pessoas da necessidade de valorizar e cuidar do patrimônio turístico que o município possui e assim aquecer a economia local.

A gestora destacou que nesse curto período, a gestão municipal tem atraído a atenção para os vários segmentos turísticos e apoiado o Conselho Municipal de Turismo, visando criar condições para o desenvolvimento da atividade turística do Município.

COMTUR
O Conselho Municipal de Turismo é órgão consultivo, deliberativo, normativo vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo e de instituições representativas dos diversos setores que compõem o segmento de turismo com o objetivo formular a Política Municipal de Turismo, visando criar condições para o incremento e o desenvolvimento da atividade turística do município.
#Cultura 26/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PRIMEIRA PRAÇA TEMÁTICA DE SANTANA DO CARIRI RECEBE RÉPLICAS DE DINOSSAUROS Antes mesmo do ano acabar, o governo de Santana do Cariri - A união faz a força, tem a primeira praça temática da cidade. O projeto é fruto de uma parceria entre prefeitura municipal e Universidade Regional do Cariri- URCA.A Praça Maria Elaíla Paiva, no centro da cidade, recebe a instalação de réplicas de dinossauros, nesta quarta-feira,26.

Na semana passada, participei de audiência com o magnífico Reitor da Universidade Regional do Cariri-URCA, Patrício Melo e o vice-reitor, Lima Junior, aonde firmamos parcerias para execução de projetos voltados para educação, turismo e desenvolvimento sustentável no município.

Além das réplicas de dinossauro, a praça Maria Elaíla Paiva ainda passará por pintura e ganhará nova iluminação. Agradeço a parceria da URCA, através do Reitor Patrício Melo. Essa é a realização de um sonho. Santana por ser a capital da Paleontologia, precisava de espaços como esses, para alavancar ainda mais o potencial turístico do nosso município.
#Cultura 23/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ABERTA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE 133 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SANTANA DO CARIRI A programação dos 133 anos de emancipação política de Santana do Cariri foi oficialmente aberta na manhã desta sexta-feira,23.A solenidade contou com participação do prefeito municipal, Pedro Henrique, vice-prefeita, Bibiana Sampaio, representantes do legislativo, autoridades municipais e população em geral.

Em seu pronunciamento, o prefeito municipal, enalteceu os 133 anos de história de Santana e, fez um convite a pensar 133 anos à frente, com mais oportunidades e a união da sociedade santanense.

A programação contou com apresentação da banda de música Francisco Paula de Araújo e EEP Moreira de Souza, Juazeiro do Norte (FAMOSA). O programa seguiu até meio dia com ações das secretarias municipais de Administração, Esporte, Educação, Cultura e Turismo; Saúde, Assistência Social e Agricultura.

Atividades como: Atendimento jurídico; Corrida de saco e brincadeiras diversas; Exposição histórica de Santana do Cariri, contação de história; Exposição artesanato local; Aferição pressão arterial, teste de glicemia; Serviços de higiene e beleza, arte e diversão para a criançada apresentação de palhaços de Circo Sangine, além de distribuição de mudas de hortaliças e plantas medicinais, contou com grande participação popular.

Já a noite, acontece o Momento de comemoração ao dia das igrejas evangélicas (Lei municipal 599/2009), que contou com pregação e testemunho de Wellington Camargo, irmão da dupla Zezé di Camargo e Luciano; participação especial de Erismar Camargo, na Praça Coronel Felinto Cruz. A programação segue até domingo,25 com mais atividades.
www.santanadocariri.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 13:06:45