CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 02/05/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Santana do Cariri participa do 3° Encontro do Sistema Estadual de Cultura, na Assembleia Legislativa do Ceará.

O brilho cultural de Santana do Cariri iluminou os corredores da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, durante o 3° Encontro do Sistema Estadual de Cultura. Sob a liderança do Secretário de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix, a cidade marcou presença de forma vibrante e engajada.

Com mais de 300 entusiastas da cultura cearense reunidos, incluindo dirigentes, gestores, produtores, pesquisadores e representantes de entidades do setor, o evento foi palco de uma verdadeira celebração da diversidade cultural do estado.

O primeiro dia foi marcado por uma intensa troca de experiências entre as gestões municipais, onde ideias e práticas foram compartilhadas em prol do fortalecimento cultural de cada comunidade. Além disso, uma inspiradora aula magna sobre o recém-sancionado Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura foi o ponto alto do evento, destacando a importância desse sistema apelidado carinhosamente de "SUS da Cultura".

Mas as emoções não pararam por aí! Na noite da última sexta-feira (26/04), no majestoso Theatro José de Alencar, foi selado um compromisso histórico: a consolidação da estrutura de governança das políticas públicas de cultura no Ceará. Esse momento emblemático reafirmou a necessidade de pactuação de competências, colaboração e gestão conjunta dos entes federativos em prol de uma cultura forte e inclusiva.

Nesse contexto, o Ceará reafirma seu compromisso com a cultura ao firmar o "Pacto pela Cultura" e convocar os municípios para integrarem o Novo Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura (Pro-Siec). Com determinação e entusiasmo, Santana do Cariri e todos os presentes abraçam essa causa.

#Cultura 26/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Preservando a Tradição dos Caretas em Santana do Cariri e Mantendo Viva a Cultura Local!

No último domingo (24), foi realizado o evento dos Caretas 2024 em Santana do Cariri, com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

O evento contou com o Desfile dos Grupos Tradicionais Municipais dos Caretas da cidade, saindo do Calçadão Cel. Felinto Cruz até a Praça Tereza Cabral. O cortejo contou com a participação de mais de 400 caretas, entre moradores da sede e da zona rural (após se cadastrarem na Secretaria de Cultura e Turismo em 2024). E além do desfile, a programação continua até domingo (31/03) em Santana do Cariri, culminando com a tradicional malhação do Judas na praça Tereza Cabral, a partir das 13h.

A presença dos caretas nas ruas e sítios do interior resiste ao tempo. Essa tradição se mantém com características próprias em cada região cearense. Fantasiados com seus trajes e máscaras assustadoras, chicotes, chocalhos, os caretas animam a cidade por onde passam, saem pelas ruas festejando e pedindo donativos para a tradicional Malhação do Judas, realizada no Sábado de Aleluia ou no Domingo de Páscoa durante a Semana Santa. Malhando assim, um espantalho que representa o apóstolo Judas Iscariotes, o traidor de Cristo.

Este evento icônico encerra a semana de celebrações, agregando ainda mais valor à rica tradição cultural da região. Assim, o evento dos Caretas 2024 em Santana do Cariri, destaca o compromisso da gestão em apoiar e preservar essa manifestação cultural única, que une comunidades e mantém viva a identidade local.

#Cultura 15/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Santana do Cariri marca presença na 4ª Conferência Nacional da Cultura ao lado de autoridades Nacionais.

Na emblemática quarta edição da Conferência Nacional da Cultura (CNC), realizada entre os dias 4 e 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, o Município de Santana do Cariri marcou sua participação significativa. Ao lado da Ministra de Estado da Cultura Margareth Meneses e da Secretária de Estado Luísa Cela, Ypsilon Félix representou com destaque o Município de Santana do Cariri na delegação do Estado do Ceará.

O evento, organizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), contou com a correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), e o apoio essencial da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Em pauta, as discussões sobre políticas públicas culturais foram intensas, visando estabelecer diretrizes prioritárias para garantir transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas terão um papel fundamental na orientação do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), delineando o caminho da pasta para a próxima década.

Sob o tema "Democracia e Direito à Cultura", esta edição nacional da CNC foi um marco para a promoção do diálogo e da construção coletiva de políticas culturais inclusivas e participativas, reafirmando o compromisso com a diversidade e a democratização do acesso à cultura em todo o país.

#Cultura 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ACONTECEU NESTE ÚLTIMO DIA 16, A EXPOAC 2023 EM DOM LEME.

No último sábado (16), o Prefeito Samuel Cidade e o Vice-Prefeito João Paulo Cabral tiveram a honra de participar da IX Exposição de Arte e Cultura da Chapada do Araripe e Região, a EXPOAC, é realizada anualmente no Calçadão do Distrito do Dom Leme em Santana do Cariri.

A EXPOAC vem mais uma vez trazer oportunidade de exposição e vendas de produtos artesanais, culinária e outros trabalhos, valorizando a cultura da terra. Foi um evento ímpar, marcado pela riqueza cultural da comunidade.

O evento contou com apresentações artísticas, feira de artesanato e barraquinhas de comidas típicas, Oficinas de Biscoito e de Paleontólogo — Descobrindo os fósseis de Santana do Cariri, bingo beneficente e entrega de mudas nativas. Todos que passaram pelo evento puderam conferir as mais variadas peças de artesanato feitas por artesãos da região.

O momento contou ainda com as belíssimas apresentações do grupo de Flauta Doce David Alisson Soares e da Dança do Reisado Santo Antônio para os visitantes que foram prestigiar a exposição. E para alegrar ainda mais o evento tivemos a apresentação do Forró Pé de Serra, Forró das Antigas com Francisco Alves e Léo do Acordeon, forró com a cantora Izetchy e Fofinho do Forró.

A EXPOAC é realizado pelo Centro de Cultura Eliseu Bento dos Santos, pela vereadora Luciene Soares e os Artesãos da Chapada e contou com o apoio da gestão orgulho de ser santanense, através das secretarias de Cultura e Turismo, Governo, Assistência Social e Meio Ambiente.

#Cultura 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI, PRESENTE NA 4.ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA DO CEARÁ (4ª CEC).

Santana do Cariri, presente na 4.ª Conferência Estadual de Cultura do Ceará (4ª CEC).

Realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no SESC Iparana, o evento reuniu agentes e gestores culturais para construir, coletivamente, propostas para o futuro das políticas públicas no setor.

Com o tema "Democracia e o exercício dos direitos culturais no Estado do Ceará", o evento é realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC).

Esse momento contou com a participação da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela. Também marcaram presença os delegados eleitos na conferência Municipal de Cultura: Sandro Cidrão, Roque Eide, Bárbara Yohanna e o secretário Municipal de Cultura Ypsilon Félix.

#Cultura 09/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETÁRIO DE CULTURA YPSILON FÉLIX MARCA PRESENÇA NO ENCONTRO REGIONAL DOS DIRIGENTES DA CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ.

No último dia 8 de novembro de 2023, Santana do Cariri, através do secretário de Cultura, Ypsilon Félix e da técnica de Cultura, Juliana Nunes, se destacou no cenário cultural ao marcar presença no aguardado encontro regional dos dirigentes da cultura do estado do Ceará.

O evento, que teve como palco o município de Assaré/CE, reuniu líderes e entusiastas da cultura de toda a região, proporcionando um ambiente rico em debates e discussões de relevância ímpar.

Uma das pautas de destaque durante o encontro foi a necessidade de fortalecer os laços entre a secretaria de cultura do estado e os municípios.

A aproximação entre essas esferas administrativas é fundamental para fomentar projetos culturais, preservar o patrimônio artístico e garantir que a cultura seja acessível a todas as comunidades.

Além disso, outro ponto crucial abordado foi o acompanhamento da execução da lei Paulo Gustavo. Esta lei, que leva o nome do querido humorista brasileiro, tem o propósito de promover e proteger a cultura no país, reconhecendo sua importância fundamental para o desenvolvimento social e econômico.

#Cultura 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO A QUINTA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA ACONTECE HOJE 30 DE OUTUBRO

Hoje dia 30 de outubro, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, tem a honra de convidar a todos os santanenses para a Quinta Conferência Municipal de Cultura, com o tema: DEMOCRACIA E O EXERCÍCIO DOS DIREITOS CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO CARIRI.

A conferência acontecera as 16h, no Polo de Convivência Pedro Linard na sede do município. Na mesma ocasião também será anunciado o resultado da seleção para a Lei Paulo Gustavo de Santana do Cariri.

Então você santanense não deixe de participar da Quinta Conferência Municipal de Cultura do seu município. Será um evento imperdível para todos aqueles comprometidos em promover a excelência na cultura de nossa cidade. Sua participação é fundamental para enriquecer nossas discussões. Esperamos você!

#Cultura 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO O PREFEITO SAMUEL PARTICIPOU DA ENTREGA DOS CERTIFICADOS PARA AS 12 ARTESÃS PARTICIPANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA.

Nesta terça-feira (29), o Prefeito Samuel Cidade Werton juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura Alberto Junior e a vereadora Luciene Soares, participaram da entrega dos certificados para as 12 artesãs participantes do curso de Formação Básica em Rendas de Bilro.

O curso foi ministrado pela artesã Zélia Feitoza de Alencar integrante do Grupo Artesãos da Chapada no período de 25 de julho a 29 de agosto de 2023 no Centro de Artesanato Eliseu Bento dos Santos no Distrito de Dom Leme, município de Santana do Cariri/CE.

O evento contou ainda com a participação dos alunos da Oficina de Flauta Doce do distrito de Dom Leme que a todos encantaram com uma belíssima apresentação.

Este foi um momento especial que aconteceu no Centro de Artesanato Elizeu Bento dos Santos com a culminância do projeto e a entrega dos certificados para as rendeiras, mulheres fortes que nos dão orgulho pela dedicação e determinação.

Fica aqui nosso agradecimento a todos os envolvidos!

#Cultura 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO GRANDE ESPETÁCULO COM "MAGYA E O MISTÉRIO", DO GRUPO FOLHAS DE PAPEL ANIMAM A TARDE DE DOMINGO NA PRAÇA DO CALCADÃO.

No último domingo, 27 de agosto, os moradores do município puderam apreciar a Praça Cel. Felinto Cruz se transformar em um verdadeiro palco de encanto e alegria, com o espetáculo "Magya e o Mistério", do Grupo Folhas de Papel.

Magia! Mistério! Essas são as palavras mágicas ditas do início ao fim desse espetáculo conduzido pelos palhaços internacionalmente desconhecidos: a assistente Magya, e o mágico Mystério. Essa dupla de charlatões transforma qualquer picadeiro improvisado em um grande e glamoroso palco, digno do show business. E juntos, com a participação intensa da plateia, mostram com muito bom humor seus grandes truques mágicos de baixo orçamento.

A Mostra Sesc Cariri de Culturas é realizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do SESC e do SENAC, trazendo consigo uma proposta apaixonante: a de mergulhar nas riquezas culturais da nossa região, celebrando a diversidade e a criatividade.

Neste ano de 2023, a Mostra aconteceu de 24 a 27 de agosto, com uma programação intensa em 31 municípios (Santana do Cariri foi uma delas), levando no seu grande balaio muita música, tradição, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, gastronomia, moda e o que mais você imaginar!

Agradecemos a todos que se fizeram presente e juntos participaram de uma experiência única e inesquecível!

#Cultura 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO GRUPO DEIXA DE TEATRO APRESENTOU NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (08) GRANDE ESPETÁCULO "NINHO DE ARAPUÁ" EM FRENTE AO CASARÃO.

Nesta terça-feira (08), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Grupo Deixa de Teatro, realizou a apresentação do espetáculo "Ninho de Arapuá", em frente ao Casarão Coronel Felinto da Cruz Neves em Santana do Cariri-CE.

Ninho de Arapuá é uma peça teatral em cartaz, e a primeira apresentação da turnê aconteceu em Santana do Cariri, na noite desta terça-feira. A direção é de Denir Duarte, o roteiro de Melquiades Lima, a iluminação de Denir Duarte, a sonoplastia de Kerlon e David Leite, e a criação visual de Denir Duarte e Atila Araújo.

O espetáculo foi repleto de poesia e reflexões sobre as conexões humanas e a importância da valorização de nossas raízes culturais. Através de performances cativantes e diálogos envolventes, proporcionou a todos os presentes uma jornada inesquecível em suas raízes culturais.

O Grupo Deixa de Teatro vem fazer uma viagem no tempo em comemoração ao aniversário de 1 ano. Eles vão reapresentar os seguintes espetáculos: Ninho de Arapuá e Alice no beco da alucinação. A turnê acontecerá nas cidades natais dos integrantes do grupo.

[14:30, 14/08/2023] Taina: Na última terça-feira (8), o prefeito Samuel Cidade Werton realizou uma significativa visita ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde se reuniu com o Secretário Nacional Inácio Arruda.

O principal propósito desse encontro foi pleitear recursos para investimentos na área de ciência e tecnologia em Santana do Cariri, visando fortalecer nosso compromisso com a inovação e o progresso em nossa região.

Nessa ocasião, também foi debatido o evento de Astronomia no Pontal da Santa Cruz, que contemplará a observação do eclipse solar total, um acontecimento que atrairá centenas de visitantes para o nosso município.

Agradecemos ao Secretário Inácio Arruda pelo seu apoio e dedicação a essas importantes iniciativas que visam alavancar o conhecimento científico e promover o turismo em Santana do Cariri.

#Cultura 13/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ROTA TURÍSTICA DE SANTANA DO CARIRI NA EXPOCRATO 2023!

Santana do Cariri marca presença na 70ª Expocrato, a maior feira agropecuária do Nordeste! Em parceria com o Sebrae e CEART, montamos um espaço especial de divulgação da nossa rota turística, apresentando as belezas naturais, a cultura e o artesanato local.

Venha nos visitar e conheça tudo o que Santana do Cariri tem a oferecer. No stand da Rota Cariri, você encontrará informações sobre os principais pontos turísticos da região, além de poder apreciar e adquirir peças únicas de artesanato produzidas por nossos artesãos.

A 70ª Expocrato teve início no último domingo e vai até o dia 16/07. Aproveite essa oportunidade para explorar o que há de melhor em nossa cidade e descobrir os encantos da nossa cultura e tradição.

Esperamos por você no stand da Rota Cariri na Expocrato!

#Cultura 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ENCERRAMENTO DO CIRCUITO SANTANA JUNINO 2023

Na última sexta-feira (30), tivemos uma noite marcada por muita alegria e emoção no encerramento do Circuito Santana Junina 2023. O evento encerrou suas apresentações com uma atmosfera repleta de alegria e emoção. Onde o público, juntamente com as quadrilhas juninas locais, cantou e se emocionou, celebrando a cultura e as tradições da região.

O evento contou com o apoio da Gestão Municipal, que tem demonstrado comprometimento com os movimentos culturais do município. Na ocasião, o Secretário de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix, anunciou que enviará um projeto de lei à Câmara dos Vereadores, para oficialmente reconhecer o Circuito Santana Junina como patrimônio cultural imaterial da cidade. Caso aprovado, o evento será incluído no calendário de eventos oficiais do município.

A presença de autoridades também marcou o evento, Vice-Prefeito João Paulo Cabral e os vereadores Fernando Maia, Pedro Eduardo e Luciene Soares, prestigiaram as apresentações. Os Secretários Municipais também estiveram presentes, ressaltando o compromisso da gestão "Orgulho de Ser Santanense" com o desenvolvimento cultural e econômico de Santana do Cariri.

Além de celebrar a cultura local, o evento também trouxe benefícios econômicos para a região. Pequenos e grandes empreendedores tiveram a oportunidade de aumentar seus rendimentos, aquecendo a economia local.

Com o encerramento do Circuito Santana Junina 2023, Santana do Cariri reafirma sua identidade cultural e valoriza as tradições juninas que fazem parte da história e do cotidiano do município. A gestão municipal, por meio de ações como essa, fortalece o município e promove seu desenvolvimento, tanto no âmbito cultural quanto econômico.

#Cultura 20/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO FESTIVAL DE ARTE E RENDA CARIRI, UMA INICIATIVA QUE REÚNE EMPREENDEDORES E INCENTIVA A ECONOMIA LOCAL.

No último sábado (17), ocorreu no Calçadão o Festival de Arte e Renda Cariri, uma iniciativa do Instituto Kariús que contou com o apoio da Prefeitura de Santana do Cariri através da Secretária de Cultura. O evento teve como objetivo reunir empreendedores que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento da economia local.

Durante todo o dia, foram exibidas barracas com produtos típicos e artesanatos. À noite, houve uma apresentação musical e contamos com a alegria contagiante do humorista Jorge Luiz, conhecido nas redes sociais como "Selma de Nieta".

#Cultura 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ LUISA CELA E COMITIVA VISITARAM SANTANA DO CARIRI NESTA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA (8)

Na última quinta-feira (8), recebemos a visita da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e sua comitiva, em Santana do Cariri.

Iniciamos a visita pelo Museu de Paleontologia, um verdadeiro tesouro que preserva e divulga a história da nossa região.

Em seguida, tivemos a oportunidade de mostrar a riqueza cultural e histórica do nosso município, visitando a sede da Secretaria de Cultura. Foi um momento de diálogo e troca de ideias sobre projetos e iniciativas para fortalecer ainda mais o cenário cultural em nosso município.

Agradecemos a visita e reafirmamos nosso compromisso em preservar e promover nossa identidade cultural, contribuindo para o desenvolvimento artístico e cultural de Santana do Cariri e de toda a região.

#Cultura 04/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO O PREFEITO SAMUEL CIDADE, PARTICIPOU NO ÚLTIMO DOMINGO DA APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA EM FORTALEZ O Prefeito Samuel Cidade, e demais autoridades participaram no último domingo (2) da apresentação da Orquestra Contemporânea Brasileira no Cineteatro São Luis, em Fortaleza.
#Cultura 07/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETÁRIOS DE CULTURA, MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA PARTICIPARAM DE REUNIÃO DE ALINHAMENTO DO PROGRAMA LÍDER.

Nesta terça-feira (7), os secretários municipais de Cultura, Meio Ambiente e Agricultura, participaram da reunião de alinhamento do programa Líder.

O programa Líder é uma iniciativa do SEBRAE, que reúne pessoas de diferentes área e setores, unidos por uma agenda comum de projetos, estratégias e ações que visam impulsionar o desenvolvimento econômico regional de forma sustentável.

O grupo trabalhará em três eixos principais: Inovação, Infraestrutura e Geração de Emprego e Renda. Dentro desses eixos, foram definidas 14 estratégias, que a partir de agora serão conduzidas por 14 grupos de trabalho.

A proposta do Líder é transformar a nossa região em um polo de conexões, inovação e oportunidades ainda maior, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.

#Cultura 06/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NO ÚLTIMO DOMINGO (04) ACONTECEU A VII EXPOAC, EXPOSIÇÃO DE ARTE E CULTURA DA CHAPADA E REGIÃO NO DISTRITO DE DOM LEME.

No último domingo (04) aconteceu a VII EXPOAC, Exposição de Arte e Cultura da Chapada e Região no distrito de Dom Leme.

O evento contou com apresentações artísticas, feira de artesanato e barraquinhas de comidas típicas, todos que passaram pelo evento puderam conferir as mais variadas peças de artesanato feitas por artesãos da região.

O Reisado de Santo Antônio fez uma belíssima apresentação para os visitantes que foram prestigiar a exposição. Ao entardecer tivemos um bingo beneficente e apresentação com o repentista Josué Sabino.

O evento é realizado pelo Centro de Cultura Eliseu Bento, a vereadora Luciene Soares e Artesãos da Chapada com o apoio da gestão orgulho de ser santanense, através das secretarias de Esporte, Educação e Cultura.

#Cultura 17/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI CANCELA EVENTO SOCIAL DA FESTA DE SENHORA SANT´ANA E ATIVIDADES RELIGIOSAS ACONTECERÃO PELA INTERNET

O prefeito do município de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correia e o Padre Paulo Lemos, decidiram nesta quarta-feira (17) cancelar a tradicional festa social de Senhora Sant´Ana. A medida tomada pelo gestor, juntamente com a Secretária de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa, é uma forma de prevenção para conter o avanço do coronavírus (Covid-19).Uma primeira reunião no início do mês com participação do vereador Eduardo Freire e do Procurador Municipal, Sangiorgy Ribeiro iniciou as discussões.

A decisão do cancelamento dos eventos socioculturais presenciais promovidos pelo governo municipal que aconteceriam de 16 a 26 de julho foi tomada após reunião remota entre os gestores. A programação religiosa,no entanto, deverá acontecer de forma não presencial, por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais da Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana.

Liliane Feitosa disse lamentar o cancelamento dos eventos, mas afirma ser necessário para a manutenção da saúde da população. O prefeito Pedro Henrique, por sua vez, diz que o momento é de salvar vidas e as aglomerações são responsáveis por parte do contágio das pessoas, segundo aponta as autoridades de saúde.

A festa de Senhora Santana reúne, todos os anos, milhares de pessoas, santanenses e visitantes para as celebrações da padroeira que dá nome à cidade. Além disso é a época preferida dos filhos ausentes de Santana, (santanenses residentes em outras cidades) que visitam sua cidade natal, familiares e amigos.

#Cultura 10/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ABERTO PROCESSO SELETIVO PARA O GRUPO DE FLAUTA DOCE DE SANTANA DO CARIRI

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo lançou o edital nº 01/2020 referente ao processo seletivo para o Grupo de Flauta Doce de Santana do Cariri, para o preenchimento de 15 vagas. Podem se inscrever crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 18 anos.

As inscrições estão sendo realizadas nos dias 10 e 11 de fevereiro, e nos dias 12 e 13 serão feitas as avaliações. Os classificados para o Grupo participaram de curso que terá duração de 12 meses.Os critérios de avaliação e classificação serão feitos através de análise da documentação e entrevista, a serem avaliados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Os documentos necessários para a inscrição são: cópia do RG ou Certidão de Nascimento e do CPF, comprovante de endereço e residência em Santana do Cariri e ficha de inscrição preenchida. Para os menores de 18 anos, é necessário portar as cópias do RG e CPF do seu responsável legal, bem como a presença do mesmo no ato da inscrição.

INCENTIVO FINANCEIRO

Conforme a Lei Municipal 873/2019, de 20 de maio de 2019, os participantes do Grupo de Flauta Doce receberão, a título de incentivo, uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensais. O Edital e demais anexos poderão ser obtidos através do site oficial da Prefeitura Municipal santanadocariri.ce.gov.br ,na aba PUBLICAÇÕES, ou na sede da secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Deputado Furtado Leite, 205 - Centro, Santana do Cariri, de segunda-feira a sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas.

#Cultura 10/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO GOVERNO MUNICIPAL E PARÓQUIA DISCUTEM DETALHES DA XVI ROMARIA DE BENIGNA O Governo Municipal de Santana do Cariri, discutiu, na manhã de ontem,9, juntamente com o pároco de Senhora Sant´Ana, Paulo Lemos, os detalhes da XVI Romaria de Benigna que ocorre no próximo dia 24 de outubro.
A reunião contou com a presença do Prefeito Pedro Henrique, o Procurador do Município Sangiorgy Ribeiro, além da Secretária de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa e o Secretário de Ouvidoria, Pedro de Gerson.

O encontro discutiu a necessidade de aumentar a infraestrutura para o evento, visto que o prefeito e a diocese já conseguiram o apoio do Governo do Estado. O prefeito Pedro Henrique se prontificou preparar toda uma logística para receber os visitantes. Outros assuntos como o Complexo de Benigna, o Centro de Apoio ao Romeiro, a praça e o monumento de benigna, também estiveram na pauta. Estes projetos encontram-se em fase de elaboração.












#Cultura 12/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO CONCERTO NA PRAÇA ESTREIA COM APRESENTAÇÃO DA BANDA DE MÚSICA FRANCISCO PAULO DE ARAÚJO, NA PRAÇA DA VILA DA CIDADANIA
#Cultura 10/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO CONCERTO NA PRAÇA ESTREIA COM APRESENTAÇÃO DA BANDA DE MÚSICA FRANCISCO PAULO DE ARAÚJO Estreia do Projeto ocorre na próxima quarta-feira,11, às 18:30,na Praça da Vila da Cidadania.
#Cultura 25/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PROJETO MEMORIAL DA MÁRTIR BENIGNA DESENVOLVE TRABALHO COM FOCO NA EDUCAÇÃO Na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, no bairro de Inhumas, o Projeto Memorial da Mártir Benigna Cardoso que desenvolve um trabalho com foco na educação, na arte e na socialização da história da jovem Benigna, recebeu mais uma ação do governo municipal de Santana do Cariri através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Universidade Regional do Cariri - URCA representada pelo Geoparque Araripe na pessoa da professora Neuma Galvão e sua equipe. Tivemos também a participação da arte-educadora do ICMBIO, a professora Maria Ferrer (Lozinha). Esta ação é resultado do acordo de cooperação assinado recentemente entre as instituições.

A ação foi volta para educação ambiental, com a reutilização de óleo comestível coletado nos domicílios para a fabricação de sabonetes e sabão de modo artesanal, e que em breve serão comercializados vindo a complementar a renda das famílias envolvidas no projeto. Também foi oferecida uma oficina de arte para as crianças e adolescentes que fazem parte do projeto, e teve como foco a educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
#Cultura 22/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO FESTA DOS CARETAS PRESERVA TRADIÇÃO EM SANTANA DO CARIRI Realizada há mais de 15 anos no município de Santana do Cariri, a tradicional Festa dos Caretas aconteceu mais uma vez ontem, 21 de abril, no paço da Prefeitura Municipal, e teve início às 16 horas e com a participação dos caretas da Rua Padre Cicero e a turma de Caretas da Rua São Pedro.

Homens se vestem com um figurino bem diferente e usam máscaras que amedrontam as pessoas. Com muita animação, os caretas chamam a atenção por onde passam.

Os caretas saem com seus corpos e rostos encobertos com capuz, máscaras, saiotes de tecidos com cores variadas, chocalhos, música e muito barulho. Durante toda a Semana Santa, eles saem em busca de esmolas nas residências, entre os transeuntes e em lojas comerciais.

O objetivo dos caretas é coletar gêneros alimentícios, bebida e dinheiro para formar a tradicional brincadeira da Malhação do Judas, na noite do Domingo de Páscoa.

A festa integra o Ciclo da Paixão, em que o profano se evidencia, culminando com a malhação do Judas. Os Caretas, que mais parecem demônios mascarados, percorrem comunidades e cidades em busca de prendas que são postas no Círculo de Caretas. Os moradores que participam da brincadeira tentam invadir o círculo para pegar as prendas, que são guardadas pelos caretas.

Este ano os caretas tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Cariri na pessoa do Prefeito Pedro Henrique Correia Lopes e também da Secretaria de Cultura do município. O Organizador do grupo de Caretas da Rua São Pedro disse estar muito feliz pois há 12 anos coordena a turma de caretas do seu bairro e a brincadeira vem se fortalecendo a cada ano, demonstrando a importância que a tradição tem para a cultura do nosso município. “Este ano chegamos ao numero de 40 participantes no grupo de caretas da rua São Pedro, e esperamos que próximo ano tenhamos no mínimo o mesmo número de participantes, além de algumas novidades que iremos preparar para deixar a brincadeira bem mais interessante”, disse Dilemon.
#Cultura 28/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL ENVIA PROJETO DE LEI À CÂMARA PARA REGULARIZAR A BANDA DE MÚSICA MUNICIPAL O executivo municipal de Santana do Cariri, através do Prefeito Pedro Henrique Correia Lopes, enviou à Câmara Municipal de Santana do Cariri, o Projeto de Lei que visa regulamentar a Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo. Com essa Lei, é definida a remuneração de uma bolsa-auxílio com a finalidade de assistir monetariamente os seus integrantes. Ela possui efeito imediato para seleção, caso seja aprovada, e prioriza os membros que já fazem parte do grupo.

Para a seleção de músicos é necessário ter mais de 18 anos, residir no município e estar devidamente matriculado, caso ainda estude. A sua composição é de até 35 músicos e um maestro, que serão efetivados por pelo menos um ano, com a possibilidade de extensão. Conta ainda com a atuação de menores-aprendizes de 8 a 17 anos, que serão treinados pelos músicos, com o objetivo de manter vivo o legado musical da cidade, tendo vista o desejo do Prefeito Pedro Henrique de perpetuar essa herança e fazer a Banda Municipal conhecida para além do Cariri.

As inscrições serão feitas mediante edital que será lançado logo que o projeto seja aprovado e sancionado. Com 25 artigos, o Projeto de Lei garante outros tópicos importantes como a melhoria e manutenção dos equipamentos, uniformização, reforma estrutural da sede da banda, locomoção, estadia e alimentação quando necessário o seu deslocamento.


#Cultura 27/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI CELEBRA O MÊS DA MULHER No dia 27 deste mês de março, a Prefeitura Municipal juntamente com as Secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Cultura e Turismo ofereceram, como forma de comemorar o mês da mulher, serviços e atividades voltadas para toda a comunidade feminina.

Com o tema “Com saúde e sem violência! Pela valorização da vida!”, o evento realizou-se na Praça do Calçadão e contou com ações como teste de glicemia, distribuição de preservativos e hipoclorito, rastreamento do tracoma, imunização, fisioterapia e panfletagem da dengue. As mulheres presentes também puderam desfrutar de um momento de interação com a realização de atividades físicas que foram ministradas pelos fisioterapeutas.
A Secretária de Assistência Social, Helena Dias, agradeceu a presença de todas as participantes e dos servidores que auxiliaram nos trabalhos de atendimento à população.

O Governo Municipal, em nome do Prefeito Pedro Henrique, saúda e felicita todas as mulheres santanenses.
#Cultura 20/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO REÚNE ARTESÃO E ARTESÃS DE SANTANA DO CARIRI Artesãos e Artesãs se reuniram em Santana do Cariri. A iniciativa foi da Secretária de cultura e turismo do Município que junto a classe procura buscar efetivar ações para a classe.

Na manhã de ontem, quarta-feira dia 20, o Governo municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou um encontro com artesãs e artesãos, do município para buscar melhores ações acerca de associativismo e artesanato como instrumento de desenvolvimento econômico e solidário.

A reunião foi comandada pela secretaria de Cultura e Turismo, Liliane Feitosa que aproveitou o momento para fazer uma integração com a classe e pedir mais união e aproximação com Secretária para que assim possam alavancar propostas para incentivar o Artesanato de Santana do Cariri.

Liliane Feitosa secretaria de cultura e turismo falou sobre a importância da capitação e angariação de recursos para fortalecer a classe, para que dessa maneira, consiga atender aos anseios de todos e consequentemente valorizar cada vez mais, a classe como realmente merecem. O evento contou ainda, com a presença do senhor Édio Callou analista técnico do SEBRAE Cariri e coordenador do projeto de turismo e artesanato na região do Cariri que ressaltou a importância desta reunião, onde foi um pontapé inicial para um importantíssimo trabalho em parceria com a prefeitura através da secretaria de turismo e cultura do município, visando à melhoria do produto artesanal e o envolvimento dos artesãos nos projetos de capacitação e qualificação para posteriormente fazerem suas participações em eventos nacionais, tendo em vista, ainda da pouca produção do município em relação aos outros municípios do Cariri. E essa participação precisa ser incentivada, ela tem que ser trabalhada, para que esse produto saia com a melhor qualidade e que o mercado do setor possa ganhar o merecido destaque.

Santana do Cariri é um dos principais polos turísticos da região e tem visitação média, segundo informações do próprio museu, de mais de 28 mil pessoas por mês na cidade. Estes turistas que vêm de fora e procuram o artesanato regional que tem valor agregado, não só para a divulgação do município como para o desenvolvimento do comércio.

Além disso, as feiras nacionais que o SEBRAE realiza a outros parceiros vem abrindo diversas oportunidades para todos os artesãos do Cariri. Entre as solicitações dos Artesãos, estão, principalmente, cursos de capacitação e aperfeiçoamento e apoio para que eles participem de feiras
e eventos dentro e fora de Santana do Cariri, além da criação da associação de artesãos de Santana do Cariri.
#Cultura 26/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PRIMEIRA PRAÇA TEMÁTICA DE SANTANA DO CARIRI RECEBE RÉPLICAS DE DINOSSAUROS Antes mesmo do ano acabar, o governo de Santana do Cariri - A união faz a força, tem a primeira praça temática da cidade. O projeto é fruto de uma parceria entre prefeitura municipal e Universidade Regional do Cariri- URCA.A Praça Maria Elaíla Paiva, no centro da cidade, recebe a instalação de réplicas de dinossauros, nesta quarta-feira,26.

Na semana passada, participei de audiência com o magnífico Reitor da Universidade Regional do Cariri-URCA, Patrício Melo e o vice-reitor, Lima Junior, aonde firmamos parcerias para execução de projetos voltados para educação, turismo e desenvolvimento sustentável no município.

Além das réplicas de dinossauro, a praça Maria Elaíla Paiva ainda passará por pintura e ganhará nova iluminação. Agradeço a parceria da URCA, através do Reitor Patrício Melo. Essa é a realização de um sonho. Santana por ser a capital da Paleontologia, precisava de espaços como esses, para alavancar ainda mais o potencial turístico do nosso município.
#Cultura 23/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ABERTA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE 133 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SANTANA DO CARIRI A programação dos 133 anos de emancipação política de Santana do Cariri foi oficialmente aberta na manhã desta sexta-feira,23.A solenidade contou com participação do prefeito municipal, Pedro Henrique, vice-prefeita, Bibiana Sampaio, representantes do legislativo, autoridades municipais e população em geral.

Em seu pronunciamento, o prefeito municipal, enalteceu os 133 anos de história de Santana e, fez um convite a pensar 133 anos à frente, com mais oportunidades e a união da sociedade santanense.

A programação contou com apresentação da banda de música Francisco Paula de Araújo e EEP Moreira de Souza, Juazeiro do Norte (FAMOSA). O programa seguiu até meio dia com ações das secretarias municipais de Administração, Esporte, Educação, Cultura e Turismo; Saúde, Assistência Social e Agricultura.

Atividades como: Atendimento jurídico; Corrida de saco e brincadeiras diversas; Exposição histórica de Santana do Cariri, contação de história; Exposição artesanato local; Aferição pressão arterial, teste de glicemia; Serviços de higiene e beleza, arte e diversão para a criançada apresentação de palhaços de Circo Sangine, além de distribuição de mudas de hortaliças e plantas medicinais, contou com grande participação popular.

Já a noite, acontece o Momento de comemoração ao dia das igrejas evangélicas (Lei municipal 599/2009), que contou com pregação e testemunho de Wellington Camargo, irmão da dupla Zezé di Camargo e Luciano; participação especial de Erismar Camargo, na Praça Coronel Felinto Cruz. A programação segue até domingo,25 com mais atividades.
www.santanadocariri.ce.gov.br
Emitido dia 19/05/2024 às 23:35:34