CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Turismo 07/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO Santana do Cariri recebeu a Visita Técnica para ampliação e modernização do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens

Na última sexta-feira (01), O prefeito Samuel juntamente com o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Sávio Cidade, receberam em Santana do Cariri uma comitiva formada pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, Tiago Santana do Instituto Mirante Ceará e o arquiteto José Manuel Carvalho.

A visita contou também com a participação do Reitor da Universidade Regional do Cariri - Urca, Carlos Kleber, a Vice-reitora, Socorro Vieira, Diretor Executivo do Geopark Araripe Mundial da UNESCO, Eduardo Guimarães e o Diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro.

A visita da comitiva tinha como objetivo estabelecer uma articulação entre o MCTI, O Ministério da Educação, o Governo do Ceará, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, Urca e o Secitece para viabilizar a construção do novo Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, como também a ampliação e modernização do Geossitio Parque dos Pterossauros. Projeto este que tem objetivo de atender à crescente demanda do Museu por mais espaço e estrutura, principalmente para atenderá a demanda ocasionada pela repatriação ocorrida no final do ano passado de 2023, dos 998 fósseis retirados ilegalmente da Bacia do Araripe e levados à França.

A comitiva além de visitar a sede do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e o Geossitio Parque dos Pterossauros, também visitaram o Complexo Turístico e Religioso da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva. Mais uma grande obra que está transformando a nossa cidade e atraindo visitantes de todo o país.

#Turismo 23/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PARTES DA ESTÁTUA DA BEM-AVENTURADA BENIGNA CARDOSO COMEÇAM A SER ERGUIDAS NA BASE NO COMPLEXO, NO BAIRRO INHUMAS.

Na última quinta-feira (15), as partes da estátua da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva começaram a ser erguidas na base localizada no topo do Complexo Turístico e Religioso em Santana do Cariri. As mesmas começaram a chegar ao complexo no dia 23 de novembro de 2023, e na sequência já foram guinchadas até a base para facilitar na hora da instalação.

O monumento tem aproximadamente 26 metros de altura e foi esculpida ao longo dos últimos meses por uma equipe de artesãos da empresa MultiPlay Parks, localizada em Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, e ao final da confecção transportada até Santana do Cariri. O mesmo ficara localizada bem no topo do Complexo e no seu em torno se encontra formado por um templo para celebração de missas campais, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados. Ao todo, são cerca de R$ 15 milhões investidos pelo Governo do Estado, no Complexo Turístico e Religioso em nosso município de Santana do Cariri.

Esta conquista é fruto de uma grande parceria entre o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal e a paróquia Sra. Sant'Ana, que juntos estão unidos para fazer um grande Complexo Turístico e Religioso na região, proporcionando mais conforto e segurança para os romeiros e visitantes.

A entrega deste maravilhoso equipamento está prevista para este semestre, segundo a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), responsável pela obra. Este será um marco histórico para Santana do Cariri!

#Turismo 08/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI RECEBE A VISITA DA COMITIVA DO MINISTRO DO TURISMO, CELSO SABINO.

No último sábado (06), o nosso município recebeu a visita da comitiva do Ministro do Turismo, Celso Sabino, Senadora Augusta Brito, a Secretária Estadual de Turismo, Yrwana Albuquerque que foram recepcionados pelo Prefeito Samuel Cidade Werton, a Primeira-Dama Natalia Magalhães e o secretariado municipal. Juntos, eles percorreram nossa região, destacando a importância de conhecer e valorizar cada detalhe da nossa querida Santana do Cariri.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de visitar o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e de inspecionar as obras em andamento no Complexo da Menina Benigna, um projeto de grande relevância para o desenvolvimento e preservação do nosso patrimônio histórico e cultural.

A Secretária Estadual de Turismo, Yrwana Albuquerque, reforçou a importância de alavancar o turismo religioso em nossa região. Acreditamos que promover a riqueza cultural e histórica de Santana do Cariri é essencial para impulsionar o desenvolvimento local.

O Deputado Federal Luis Gastão e a Deputada Federal, Fernanda Pessoa, e os deputados estaduais Nelinho, Yuri do Paredão e Davi de Raimundão também fizeram parte dessa comitiva, contribuindo para fortalecer os laços entre os representantes estaduais e federais em prol do nosso município.

Agradecemos a todos os envolvidos por reconhecerem o potencial de Santana do Cariri e por trabalharem conosco para um futuro ainda mais promissor.

#Turismo 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO VEM PRA SANTANA!

Ontem quarta-feira (06), o município de Santana do Cariri teve a grande honra de recebermos Aucelio, analista do SEBRAE Cariri, junto à comitiva do prefeito Tiago Castro de Cabaceiras-PB. Empresários e entusiastas do turismo integraram a comitiva, prontos para compartilhar experiências e descobrir os encantos do Cariri.

A comitiva teve a oportunidade de conhecer vários equipamentos turísticos do município, dentre eles o Geossítio Pontal da Santa Cruz, Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana, Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Santuário Beata Benigna e toda sua história.

O município tem como foco total está fortalecendo o turismo local, impulsionando a economia da região por meio da campanha "Vem pra Santana". Então convidados a todos a fazerem parte desta campanha e virem conhecer todo o potencial turístico que o município tem a oferecer.

Juntos, estamos construindo um futuro turístico vibrante e repleto de oportunidades para nossa população!

#Turismo 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DO DIA 13 A 17 DE OUTUBRO, SANTANA DO CARIRI FOI PALCO DA PRIMEIRA EXPEDIÇÃO ASTROTURÍSTICA DO PROJETO ASTROTURISMO.

Do dia 13 a 17 de outubro, a cidade de Santana do Cariri foi palco da primeira Expedição Astroturística do projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros, com o tema: Expedições Astroturísticas Um Eclipse No Sertão do Cariri.

O objetivo do projeto foi unir Astronomia, Geografia, Geologia, Ecoturismo, Geoturismo e Educação Ambiental em atividades voltadas para o público, tomando como motivação principal, a ocorrência do eclipse. Além disso, pretendia consolidar as atividades realizadas na Casa de Pedra, base da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, localizada no bairro Inhumas, na cidade de Santana do Cariri e estabelecer assim parcerias importantes para o desenvolvimento do Astroturismo no Ceará e na Caatinga.

O evento foi realizado entre os dias 13 a 17 de outubro de 2023 pelo Observatório do Valongo da UFRJ, Departamento de Geografia do Instituto de Geociências IGEO/UFRJ, AstroTrilhas Rio de Janeiro, Astroturismo nos Parques Brasileiros, Night Sky Astrofotografia por Igor Borgo e Centro de Ciências Matemáticas e da natureza- CCMN. Além do apoio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e do Governo Municipal de Santana do Cariri.

A região da Chapada do Araripe, no estado do Ceará, rica em diversidade geológica e biológica, enquadrou-se como um dos locais mais promissores para contemplaram a magia do eclipse anular do sol que encantou o Brasil no último sábado, dia 14 de outubro. Este acontecimento não foi apenas um evento científico e astronômico, mas também uma oportunidade de promover ainda mais o patrimônio e as atrações culturais e naturais de Santana do Cariri, enriquecendo o potencial turístico do nosso município.

#Turismo 11/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETÁRIOS MUNICIPAIS ESTIVERAM PRESENTES NO LANÇAMENTO DO PLANO DE AÇÃO TERRITORIAL TURÍSTICO CHAPADA DO ARARIPE.

Na última quarta-feira (09), o Vice-Prefeito João Cabral juntamente com os Secretários (as) Municipais de Cultura Ypsilon Rodrigues, Governo Maria Robervânia, Administração Ericka Rodrigues, Meio Ambiente Paulo Henrique e Agricultura Alberto Junior, estiveram presentes no lançamento do Plano de Ação Territorial Turístico Chapada do Araripe. O produto é resultado de uma ação regional articulada entre 8 municípios do Cariri, através do PRODETER - Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, e a cidade de Santana do Cariri é um deles.

O lançamento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte. O objetivo do Plano é atender e contribuir com o desenvolvimento local e territorial através da disposição econômica e turística entre as gestões locais, que são os municípios de Araripe, Assaré, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Missão Velha e Santana do Cariri.

No evento, entre as autoridades presentes estiveram o Reitor da Universidade Regional do Cariri - URCA, Carlos Kleber e a e Vice-Reitora e Superintendente do Araripe UNESCO Global Geoparks - UGGp, Socorro Vieira, o Diretor Executivo do Araripe UGGp, Eduardo Guimarães Francisco Lima e o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia de Gestão em Turismo da URCA, Josier Ferreira.

Assim, a união entre as gestões locais e seus parceiros e representantes promete fazer avanços no turismo de cada localidade, através de estudos, utilização de ferramentas gerenciais e a proposição de ações para investimento em diversos potenciais turísticos.

Turismo e investimento sério e a gestão municipal reforça o seu compromisso no desenvolvimento cultural, turístico e sustentável do município. Aonde estamos fazendo o máximo possível para que novos investimentos na área sejam possíveis através de parcerias que façam nossa cidade se desenvolver cada dia mais.

#Turismo 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI RECEBEU NESTA QUINTA-FEIRA (23), VISITA DA SECRETÁRIA DE TURISMO DO CEARÁ YRWANA GUERRA.

A visita da Secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Guerra, ao complexo da Menina Benigna e ao Geossítio Pontal da Santa Cruz, na última quinta-feira(23), foi uma oportunidade de mostrar os potenciais da Rota Cariri, que agora está mais integrada do que nunca, com um mesmo objetivo: promover o turismo e o desenvolvimento sustentável na região.

Durante a visita, a Secretária teve a oportunidade de conhecer de perto as obras do complexo da Menina Benigna e fazer algumas observações em relação ao fluxo de visitantes e à gestão e manutenção do equipamento.

Além disso, discutiu-se a pavimentação em malha asfáltica que interligará a sede do município até o Pontal da Santa Cruz, um trajeto de 5km, obra que será realizada em parceria com o governo do estado do Ceará.

Já no Geossítio Pontal da Santa Cruz, o segundo ponto turístico mais visitado da região do Cariri, a Secretária ficou encantada com a beleza natural do lugar e sua importância para o Geopark Araripe.

Essa visita simbólica da Secretaria de Estado fortalece ainda mais a união entre os municípios da Rota Cariri e reforça a importância de uma rota bem organizada e estruturada para o desenvolvimento da região.

Aguardamos agora um olhar mais atento para a região, pois a Rota Cariri bem organizada e estruturada trará benefícios para diversos setores.

#Turismo 05/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SANTANA DO CARIRI SEDIA SEGUNDO ENCONTRO DA ROTA CARIRI DE TURISMO

O segundo encontro de Secretários da Rota Cariri Cearense de Turismo, aconteceu na manhã desta sexta-feira (05), na cidade de Santana do Cariri. O objetivo foi dar continuidade às discussões quanto ao turismo de todas as cidades que abrangem a Rota a fim de pensar estratégias para alavancar a economia turística da região.

Na oportunidade, foi lançada a Campanha "Esse ano não tem folia, mas tem cultura, fé e alegria", que busca incentivar a visitação de turistas durante o Feriadão de Carnaval ao roteiro turístico da região. Além disso, os secretários discutiram formas de impulsionar as ações ligadas à Rota Cariri em plataformas digitais e de imprensa.

Para o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton, que também participou da reunião, "é possível sim engrandecer o nosso turismo, temos paisagens belíssimas, artesãos de renome nacional e disposição para fazer isso. Mas, primeiro, a gente precisa valorizar o que é nosso, nos conhecer a fundo, para desenvolver o nosso potencial".

O secretário de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix, apontou para as belezas naturais como o Vale do Buriti, assim como para o turismo religioso da próxima Beata Cearense, Benigna Cardoso. "Temos qualidade, quantidade e diversidade, por isso vamos ampliar cada vez mais o leque de discussões pensando no desenvolvimento turístico da nossa região", comentou o gestor da pasta".

Além dos secretários de Turismo William Luxo (Nova Olinda), Tony almeida (Assaré), Rafael Branco (Crato), Isaac Luna (Barbalha) e Padre Paulo Cesar (Juazeiro do Norte), o vice-prefeito de Santana do Cariri, João Cabral, e o prefeito Ítalo Brito, de Nova Olinda, também participaram da reunião. O próximo encontro será realizado na cidade de Assaré, no dia 05 de março de 2021.

#Turismo 21/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMO DE SANTANA DO CARIRI PARTICIPA DE ENCONTRO DA ROTA CARIRI DE TURISMO

Na última quarta-feira (20), o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ypsilon Félix, participou de um encontro entre secretários de Turismo da Região do Cariri. O objetivo foi debater a atividade turística dos municípios, as potencialidades e os principais desafios do turismo em cada cidade, principalmente sob um contexto de pandemia.

Segundo Ypsilon, "Santana do Cariri possui uma importância especial, no que tange o fomento das diversas ramificações do Turismo na região, com olhares do Brasil e Mundo. O próximo encontro, inclusive, acontecerá na nossa cidade, em fevereiro. Estamos empolgados".

O primeiro encontro reuniu, além do secretário de Cultura e Turismo de Santana do Cariri, o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Pr. Paulo Cesar de Lima Andrelino, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, Rafael Aureliano Gonçalves Branco; secretário de Turismo e Cultura de Barbalha, Isaac Luna; secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Olinda, Willyam Luxo; e o secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré, Tony Almeida.

ROTA CARIRI

A "Rota Cariri" é uma iniciativa lançada em 2020 pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, que visa introduzir a região como uma das principais rotas turísticas do país, reunindo religião, cultura, ecologia e ciência.

#Turismo 03/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO SANTANA DO CARIRI INTEGRA A ROTA CARIRI LANÇADA NESTA TERÇA-FEIRA

O município de Santana do Cariri esteve representado durante o lançamento da Rota do Turismo do Cariri, a "Rota Cariri", do Governo do Ceará. A iniciativa é das Secretarias de Turismo e Cultura, em parceria com o SEBRAE.

A Rota Cariri visa incluir a região sul do Ceará no roteiro turístico do país, com atrativos que reúnem religiosidade, cultura, ecologia e ciência. O lançamento do projeto ocorreu nesta terça-feira (03/03), no Centro de Convenções, em Crato.

Santana do Cariri , Nova Olinda e Assaré são os municípios do Cariri Oeste que se somam a Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha na Rota, inicialmente.

O prefeito Pedro Henrique que participou juntamente com a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, destacou que o momento foi muito importante para o município e dará ainda mais visibilidade a Santana do Cariri, com o objetivo de atrair mais visitantes e investidores e, consequentemente movimentar a economia local.

O Secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, o diretor do SEBRAE/CE Joaquim Cartaxo, reforçaram a necessidade de fomentar o turismo na região, através da ação conjunta do Governo e instituições que atuam nessa frente de promoção do desenvolvimento regional.

Participaram ainda da solenidade, o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piuba, o prefeito do Crato, José Ailton Brasil , o Secretário Executivo da Setur, Anderson Palácio e representantes da Câmara Setorial de Turismo do Ceará.

#Turismo 07/10/2019 PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO GOVERNO MUNICIPAL DISCUTE COM O BISPO DIOCESANO PROJETO DO COMPLEXO TURÍSTICO DE BENIGNA, EM SANTANA DO CARIRI O Procurador do Município de Santana do Cariri, Sangiorgy Ribeiro, representando o prefeito Pedro Henrique Correia e o engenheiro João Lucas, estiveram reunidos em audiência com o Bispo Diocesano Dom Gilberto Pastana e o Pároco Paulo Lemos, na cúria Diocesana, na manhã desta segunda-feira,7.

A pauta do encontro foi apresentar a área que o município vai destinar para o Centro de Romaria, a praça de Eventos e um Monumento de Benigna, no Bairro Inhumas. Os projetos estão em fase de elaboração.

O prefeito Pedro Henrique Correia que cumpria outra agenda, disse que o projeto do complexo turístico de Benigna vai favorecer o desenvolvimento do turismo religioso na cidade e assim estimular a geração de renda e mais oportunidade para os cidadãos.
“Eu não tenho dúvidas que com esse projeto, com apoio da diocese, do governo do estado, teremos um turismo religioso aquecido e consequentemente a geração de renda para nosso povo”, destacou.
www.santanadocariri.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 03:10:58