CódigoCategoriaPublicaçãoSecretariaLinkTítuloTexto
922 #Saúde 01/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/922 MUTIRÃO DA SAÚDE! Ontem, dia 29 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, disponibilizou diversos serviços para cuidar da saúde da população santanense. Durante o mutirão foram oferecidos os serviços de Odontopediatria com Dra. Jessica Monaliza, Cirurgia Oral Menor com Dr. Kaio Luan e Profilaxia e Restaurações Simples com Dra. Janaína Lins. Além disso, tivemos diversos outros serviços disponíveis, como: Aferição de pressão arterial, Teste de glicemia, Tipagem sanguínea, Acupuntura e Evidenciação de placa. Foi uma oportunidade incrível de cuidar da sua saúde bucal e geral. Agradecemos a presença de todos que participaram dos benefícios desse importante mutirão!
913 #Saúde 09/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/913 CARNAVAL DA SAÚDE EM SANTANA DO CARIRI! Carnaval da Saúde em Santana do Cariri! A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretária Municipal de Saúde, promoveu nessa sexta-feira (09) na Praça do Calçadão, o II Carnaval da Saúde. Uma equipe de profissionais esteve presente, fazendo vários atendimentos aos nossos santanenses na promoção de sua saúde e bem-estar. Os serviços disponibilizados, foram: Aferição de pressão arterial; Teste de glicemia; Testes de tipagem sanguínea; Aplicação tópica de flúor; Avaliação fisioterapêutica e orientações; Atividade funcional em grupo; Atividades de hiit com o profissional de educação física; Orientações sobre prevenção das ist´s; Orientações sobre leishmaniose e arboviroses. Assim, os santanenses aproveitaram esta festa com diversos serviços gratuitos que foram disponibilizados para cuidar bem da sua saúde. Agradecemos a cada pessoa, amigos e familiares que juntos vinheram celebraram o Carnaval da Saúde em nosso município. Carnaval com Saúde, cuidando de você e de quem curte o carnaval ao seu lado!
911 #Saúde 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/911 IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELA CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO DO MUNICÍPIO - CAF. A Secretária Municipal de Saúde de Santana do Cariri, compartilha com os santanenses informações importantes sobre o trabalho realizado pela Central de Abastecimento Farmacêutico do município - CAF. A responsável pela CAF na unidade é a Farmacêutica, Lais. Ela nos informa que os medicamentos são obtidos por meio da PPI (Programação Pactuada Integrada) e pelo Ministério da Saúde. Após aquisição e seleção, esses medicamentos são distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde, garantindo um fornecimento eficiente e contínuo. A atuação da CAF desempenha um papel essencial na gestão farmacêutica, contribuindo para assegurar o acesso adequado dos cidadãos a medicamentos essenciais. O comprometimento da equipe reflete o cuidado com a saúde da população santanense.
910 #Saúde 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/910 ONTEM, DIA 07 DE JANEIRO, FOI REALIZADO A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2024 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI. Ontem, dia 07 de janeiro, foi realizado a primeira reunião de 2024 do Conselho Municipal de Saúde de Santana de Cariri. A mesma aconteceu no Auditório do Polo de Convivência Social Pedro Linard Rocha. No início da reunião foi lida a Ata da última reunião do Conselho em 2023 pela Secretaria do Conselho, Willania Neves. A mesma foi votada e assinada pelos Membros do Conselho presente. Na sequência foram apresentadas as seguintes pautas: Consolidado de Ações da Atenção Primária à Saúde do ano de 2023 pelo Coordenador da Atenção Básica do Município, Kleber Marques; Lei de Atendimento Prioritário pela Dr. Vanessa, Biomédica do Município; Plano Municipal de Contingencia para Enfrentamento de Epidemias por Arboviroses do Município de Santana do Cariri ano exercício 2024, Plano Municipal de Contingência para Respostas as Emergências em Saúde Pública - Novo Coronavirus (Covid-19) e Síndrome Gripal (SG)/Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ano exercício 2024 e Plano de Ação da Operação Carnaval Seguro Fevereiro 2024 pela ENF. Tatiane Noyare, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município e pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Dr. Diogo José e o Plano das Ações da Vigilância Sanitária - ano 2024 por Ana Eneide Feitosa, Coordenadora da Vigilância Sanitária do Município. Finalizando a apresentação de cada plano, os mesmos foram votados e aprovados pelos Membros do Conselho Municipal de Saúde presentes na reunião. Momento muito importante para definir as ações que serão trabalhadas pela saúde no município de Santana do Cariri. A gestão municipal juntamente com o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, agradece a todos os profissionais da área da saúde, cujo empenho e dedicação permitiu realizar e apresentar essas pautas e planos tão importantes para a saúde do nosso município e que serão trabalhados por todos durante este ano em exercício de 2024. O comprometimento e dedicação de todos são fundamentais para a promoção de uma saúde de qualidade na vida dos nossos cidadãos santanenses.
908 #Saúde 02/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/908 É COM ENORME ORGULHO QUE O MUNICÍPIO DE SANTANA DO CARIRI, COMPARTILHA MAIS UMA GRANDE CONQUISTA COM OS SANTANENSES! É com enorme orgulho que o município de Santana do Cariri, compartilha mais uma grande conquista com os santanenses! Neste dia 01 de fevereiro, o prefeito Samuel Cidade Werton juntamente com a secretária municipal de Saúde, Ana Cristina e o Diretor do Hospital e Maternidade Senhora Sant´Ana, o Dr. Diogo José realizaram a entrega de mais uma Nova Ambulância para o município de Santana do Cariri. A solenidade de entrega ocorreu em frente ao Hospital, onde o prefeito Samuel agradeceu ao Senador Eduardo Girão, que possibilitou essa conquista com sua emenda parlamentar. Esta parceria vem fortalecer os atendimentos de saúde dos nossos santanenses de maneira mais digna. "É mais um auxilio para a Secretaria de Saúde, os profissionais têm se desdobrado, feito o máximo de esforço e, obviamente quanto melhor forem os equipamentos, melhor será o atendimento que poderemos prestar", ressalta o prefeito. Essa conquista significativa para os santanenses só foi possível graças à emenda parlamentar do Senador Eduardo Girão, onde o mesmo destinou este recurso para melhor atender e fortalecer os serviços da saúde no município. Assim, a gestão municipal empenhou-se em agilizar todo o processo de aquisição, garantindo a chegada dessa ambulância o mais rápido possível! Agradecemos a todos que com sua parceria vem somando aos esforços da gestão municipal em ter realizado em um breve período, aquisição de quatro novas ambulâncias para proporcionar um atendimento de qualidade a nossa população Santanense.
906 #Saúde 01/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/906 RECEBEMOS O 1° LUGAR NO RANKING DO ESTADO DO CEARÁ E O 6° LUGAR NO RANKING NACIONAL NO RESULTADO DO PREVINE BRASIL É com imenso orgulho que o município de Santana do Cariri, compartilha com todos vocês mais uma grande conquista! O nosso município mais uma vez é destaque estadual e nacional nos indicadores do Previne Brasil. Recebemos o 1° lugar no ranking do Estado do Ceará e o 6° lugar no ranking nacional no resultado do Previne Brasil do quadrimestre 2023 Q3. O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS) do Brasil, em 2019. E só em 2022 o Ministério da Saúde começou a fazer o pagamento por desempenho do Previne Brasil, com base nos resultados alcançados por cada município brasileiro. Esse é um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. E foi por meio destes resultados alcançados que o município Santanense conquistou esses resultados "inéditos", fruto de muito trabalho e dedicação para melhorar a qualidade dos serviços de saúde em Santana do Cariri. Os resultados falam por si, com nosso índice evoluindo de 7,91 em 2021, para 9,25 em 2022 e, finalmente, atingindo a nota 10 em 2023. Esse é um reflexo direto do compromisso da gestão municipal e de todos que fazem parte da secretaria municipal de Saúde com a saúde e o bem-estar dos santanenses. Estamos orgulhosos de nosso progresso e continuaremos trabalhando incansavelmente para oferecer serviços de saúde de qualidade e melhorar ainda mais esses resultados e assim manter Santana do Cariri no topo em termos de atendimento à saúde. Parabéns a todos os que tornaram isso possível.
886 #Saúde 21/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/886 É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE ANUNCIAMOS A ENTREGA DE UMA AMBULÂNCIA PARA O DISTRITO DE DOM LEME É com grande satisfação que anunciamos a entrega de uma ambulância para o distrito de Dom Leme, um passo significativo em direção à melhoria dos serviços de saúde em nossa comunidade. Essa conquista é fruto do comprometimento e dos recursos próprios investidos pela administração municipal, liderada pelo prefeito Samuel Cidade. A aquisição da ambulância é um marco importante para a qualidade dos serviços de atendimento médico na região, proporcionando um meio de transporte seguro e eficiente para casos de emergência. Este investimento reflete o compromisso da administração em garantir o bem-estar e a segurança dos moradores de Dom Leme, fortalecendo a infraestrutura necessária para a resposta rápida diante de situações críticas. A entrega da ambulância não apenas simboliza o empenho do governo local em promover a saúde da população, mas também destaca a transparência na gestão dos recursos públicos. Ao utilizar recursos próprios, a administração reforça seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a busca por soluções que beneficiem diretamente os cidadãos. Que esta ambulância seja um instrumento valioso na preservação da vida e na promoção da saúde no Dom Leme. A comunidade pode confiar que a administração municipal continuará empenhada em buscar soluções inovadoras e eficazes para atender às necessidades da população, consolidando um futuro mais saudável e seguro para todos.
875 #Saúde 05/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/875 DEZEMBRO VERMELHO! PREVINA-SE! Em dezembro, vestimos a cor vermelha em prol da conscientização e combate ao vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O Dezembro Vermelho é um mês dedicado à mobilização nacional, buscando informar, prevenir e promover a importância da saúde sexual. Nossas unidades básicas de saúde estarão ativamente envolvidas, oferecendo testes rápidos de HIV para a população. A detecção precoce é crucial, e essas ações visam promover a saúde sexual, desmistificar tabus e incentivar a busca por cuidados médicos. Previna-se!
872 #Saúde 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/872 AULÃO HIT: SANTANA MAIS ATIVA ENCERRA COM ENERGIA POSITIVA O NOVEMBRO AZUL EM SANTANA DO CARIRI Ontem dia 30 de novembro, o município de Santana do Cariri encerrou com chave de ouro a campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, especialmente a prevenção do câncer de próstata. O ponto alto do encerramento foi o "Aulão Hit", uma iniciativa inovadora realizada através do projeto Santana Mais Ativa, aberto para toda população em geral que mesclou atividade física, informação e interatividade. Durante todo o mês, o município foi palco de diversas palestras e rodas de conversa sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Profissionais da saúde compartilharam informações valiosas, esclareceram dúvidas e incentivaram a população a cuidar da própria saúde. Na Praça do Calçadão municipal, o local do evento estava vibrante, com música, energia positiva e a presença de educadores físicos, que lideraram as atividades do "Aulão Hit". Os participantes puderam desfrutar de uma combinação de exercícios físicos, como dança e aeróbica, enquanto absorviam informações importantes sobre a prevenção de doenças masculinas. O encerramento da campanha Novembro Azul em Santana do Cariri, com o "Aulão Hit", demonstrou que é possível abordar temas sérios de forma leve e participativa. A comunidade se envolveu ativamente, promovendo a conscientização e a importância de cuidar da saúde masculina. Que essa iniciativa inspire outros municípios a adotarem abordagens inovadoras para disseminar informações cruciais sobre o bem-estar da população.
812 #Saúde 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/812 CAMINHADA ECOLÓGICA CONTRA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA! Nesta segunda-feira (28), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, em conjunto com o Comitê Gestor Municipal de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, realizaram uma Caminhada Ecológica Contra Dengue, Chikungunya e Zika, na sede no município. Toda a população santanense foi convidada a participar da caminhada ecológica que teve sua concentração em frente a UBS Luis Gomes Linard, localizada na Rua São Pedro. A caminhada ecológica foi uma oportunidade de promover a saúde e a conscientização sobre a importância do combate aos vetores que transmitem essas doenças. Todos juntos fizeram parte dessa ação em prol do nosso município! Juntos, podemos fortalecer as medidas de prevenção e garantir um ambiente mais saudável para todos.
827 #Saúde 14/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/827 REALIZADA IMPORTANTE REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE Na manhã de hoje, dia 14, realizamos uma importante reunião do Conselho Municipal de Saúde em Santana do Cariri. O encontro aconteceu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha e abordou pautas essenciais para a nossa comunidade. Os temas em destaque foram o Fluxograma de Diagnóstico Parasitológico da Doença de Chagas e a Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao segundo quadrimestre de 2023. A gestão Orgulho de Ser Santanense reafirma seu compromisso com a saúde e o desenvolvimento de nosso município.
791 #Saúde 02/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/791 CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO, PROMOVEU UM EVENTO EM ALUSÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR. Foi destinada aos colaboradores do setor administrativo.
788 #Saúde 28/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/788 CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO ENCERRAM GRUPO DO PROJETO ACOLHEDOR E INICIAM NOVO GRUPO. Nesta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação de Santana do Cariri, Tatiana Nayara Lavor e do Coordenador da Assistência Básica do Município, Kleber Marques, enceraram o 4 Grupo do Projeto AcolheDor e iniciaram o 5 Grupo que eles chamam de G4 e G5. Foi um momento de convívio e troca de experiências entre o pessoal que estava encerrando o Projeto AcolheDor G4 com os novos participantes do G5. O momento aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação de Santana do Cariri, aonde os participantes relataram todas as transformações que ocorreram na vida deles no dia a dia e as mudanças na qualidade de vida. Repassando assim, para os colegas que estão chegando suas experiências positivas com o projeto, enquanto os novatos falaram das suas expectativas. O Projeto AcolheDor foi criado e iniciado em 2022, ano passado aqui no município de Santana do Cariri e tem como finalidade tratar pessoas com dor lombar crônica, restabelecendo a qualidade de vida das pessoas atendidas. Ou seja, seu objetivo é melhorar e aliviar a dor lombar, além da melhoria física, psicológica, emocional e social para vida desses pacientes. O Pré-requisitos para participar do projeto: Pessoas com dor lombar crônica e que apresentem encaminhamento médico. O projeto é desenvolvido nas segundas e quartas-feiras, às 8h, no Centro Especializado em Reabilitação de Santana do Cariri. Então você que se encaixa neste perfil e queira participar do projeto, encaminhe-se até o Centro de Reabilitação para obter mais informações. A Gestão Orgulho de Ser Santanense segue trabalhando incansavelmente para promover mais saúde e bem-estar aos santanenses.
785 #Saúde 21/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/785 O MUNICÍPIO DE SANTANA DO CARIRI ESTÁ AVANÇANDO NA MELHORIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. O município de Santana do Cariri está avançando na melhoria da Atenção Primária à Saúde com a implantação da Equipe Multiprofissional (eMulti).
782 #Saúde 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/782 JULHO É O MÊS DEDICADO À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E O CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO. A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através das Secretarias de Saúde, promoveu na última quarta-feira, 12 de julho, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), um evento em alusão ao julho verde e amarelo, mês de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço e as hepatites virais! Durante o evento, foi realizado uma palestra sobre o rastreamento do câncer de cabeça e pescoço e as hepatites virais. Foram abordados os principais aspectos das doenças e a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Promovemos também uma série de serviços para a população, visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Os serviços disponibilizados foram: Rastreamento do câncer de boca; Orientação de prevenção às hepatites virais; Aferição de pressão arterial; Testes de glicemia; Atividades funcionais; Vigilância em saúde; Vacina de hepatite B; Evidenciação de placa bacteriana. Já o câncer de cabeça e pescoço são tumores que surgem na tireoide, na boca, na garganta, na laringe, na faringe, na paratireoide, na traqueia e na região sinonasal. A população tem que ficar alerta sobre qualquer mancha branca ou vermelha na boca por mais de 15 dias ou modificação na voz. As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. E na maioria das vezes são infecções silenciosas que não apresentam sintomas. Porém, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. A participação de todos que estiveram presente nesta ação no Centro de Especialidades Odontológicas, foi fundamental para que juntos possamos reforçar as ações de combate, prevenção e controle dessas doenças. Reforçamos o nosso compromisso em promover a saúde e o bem-estar da população de Santana do Cariri.
745 #Saúde 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/745 PALESTRA SOBRE BULLYING E VIOLÊNCIA NA ESCOLA, REALIZADA NA ESCOLA PAULO RODRIGUES DUARTE, NO DISTRITO DE ARAPORANGA. Os alunos do curso técnico, Saúde com Agente, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Santana do Cariri, promoveram na última segunda-feira (15) uma Palestra com tema Bullying e Violência na Escola. A palestra aconteceu na EMEIEF Paulo Rodrigues Duarte, no distrito de Araporanga, e contou com a participação da psicóloga Dra. Maria Luiza, a coordenadora da vigilância epidemiológica de Santana do Cariri, Patrícia do Vale, e dos alunos do curso técnico, Saúde com Agente. A expressão "bullying" vem do inglês, "bully", agressor, poderoso e intimidador - uma pessoa que usa força ou poder para prejudicar ou intimidar aqueles que são mais fracos - hoje é utilizada para definir atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos contra algum indivíduo ou grupo. Quando acontece bullying no ambiente escolar, as vítimas têm autoestima afetada, transtornos de atenção e concentração, evasão escolar, baixo rendimento, agressividade e dificuldades de relacionamento social. Além disso, contamina a comunidade escolar com ansiedade e medo. A realização de momentos como este tem o objetivo de conscientizar e discutir formas de combate ao bullying e à violência nas escolas, promovendo um ambiente seguro e saudável para todos os estudantes e a comunidade escolar.
729 #Saúde 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/729 NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA (19), ALUNOS DO CURSO TÉCNICO SAÚDE COM AGENTE REALIZARAM UM ENCONTRO COM HIPERTENSOS E DIABÉTICO Na última quarta-feira (19), os alunos do curso técnico Saúde com Agente realizaram um encontro sobre a importância da prevenção, cuidado e tratamento da hipertensão arterial e diabetes. O evento aconteceu na UBS Luis Gomes Linard e contou com a presença de diversos profissionais da área de saúde, que ministraram palestras sobre o assunto. Além das palestras, o encontro também ofereceu serviços importantes para a população, como a aferição da pressão arterial e testes de glicemia. A realização do evento demonstrou a importância da conscientização e prevenção dessas doenças crônicas, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, contribuindo para promover uma vida mais saudável para os santanenses.
727 #Saúde 24/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/727 MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE REFORMADA ENTREGUE NO DISTRITO DE DOM LEME. O Prefeito Samuel Cidade Werton reinaugurou nesta quarta-feira (19), a Unidade de Saúde Mini Maternidade Rosa Siqueira Coelho, no distrito de Dom Leme em Santana do Cariri. O mesmo passou por uma reforma completa trazendo modernas instalações, ampliação do espaço, trazendo mais conforto e qualidade de atendimento para a população. Tivemos apresentação da Banda de Música Municipal - Francisco Paulo de Araújo, apresentação do grupo de Flauta Doce. Que veio abrilhantar ainda mais a noite! A cerimônia contou com a presença dos secretários municipais, Enfermeira Vanessa - Coordenadora da Unidade de Saúde Mini Maternidade Rosa Siqueira Coelho, Kleber Marques - Coordenador da Atenção Básica do município, Dr. Diogo - Diretor do Hospital e Maternidade Senhora Santana, os vereadores, e as demais autoridades e população que se fez presente. A gestão municipal agradece! Em breve, o posto de saúde também funcionará à noite, proporcionando mais comodidade e acesso aos serviços de saúde para a população. A gestão orgulho de ser santanense continua trabalhando dia e noite para levar saúde de qualidade para o santanense. Santana do Cariri tem avançado cada vez mais na área da saúde com reformas dos Postos de Saúde, é por essas e outras conquistas para o nosso município, que essa é a gestão que nos torna cada vez mais Orgulhosos de Ser Santanense.
720 #Saúde 11/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/720 SECRETARIA DE SAÚDE, PROMOVEU PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO NO PRÉ-NATAL PARA GESTANTES DO MUNICÍPIO No último dia 05 de abril, a Gestão Municipal, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma palestra sobre a importância da imunização no pré-natal, ministrada pela Técnica de Enfermagem Aline, para as gestantes em acompanhamento do Pré-Natal atendidas na Unidade Básica de Saúde Luís Gomes Linard. Durante a palestra, as gestantes foram orientadas sobre a importância da imunização para prevenir diversas doenças, tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê. A técnica de enfermagem também esclareceu dúvidas e reforçou a importância do acompanhamento médico durante a gestação. Então, você gestante não esqueça que a realização do pré-natal representa um papel fundamental na prevenção ou na detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Parabenizamos a equipe da Unidade Básica de Saúde pela iniciativa e comprometimento em promover a saúde de todas as gestantes que frequentam a unidade!
709 #Saúde 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/709 CENTRO DE SAÚDE MARIA ZILMAR CIDADE NUVENS, FOI INAUUGURADO NESSA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA. O Prefeito Samuel Cidade entregou na noite dessa última sexta-feira (17), o Centro de Saúde Maria Zilmar Cidade Nuvens, o mesmo passou por uma reforma completa onde teve o espaço ampliado, trazendo mais conforto e qualidade de atendimento para a população que necessita de atendimento de saúde na sede. Esteve presente na cerimônia a filha da homenageada, vice-prefeito e secretários. Em breve, o posto de saúde também funcionará à noite, proporcionando mais comodidade e acesso aos serviços de saúde para a população. Além disso, estamos trabalhando para reativar a área odontológica, para oferecer um atendimento ainda mais completo e qualificado. A gestão orgulho de ser santanense continua trabalhando dia e noite para levar saúde de qualidade para o santanense. Santana do Cariri tem avançado cada vez mais na área da saúde com reformas dos Postos de Saúde, é por essas e outras conquistas para o nosso município, que essa é a gestão que nos torna cada vez mais Orgulhosos de Ser Santanense.
676 #Saúde 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/676 CUIDAR DE QUEM CUIDA DA GENTE! DIA DE ATENDIMENTO AOS SERVIDORES DA SAÚDE NO CENTRO DE REABILITAÇÃO. "Para assumirmos a posição de cuidadores, é indispensável estarmos bem cuidados, ou por nós mesmos, ou também com a ajuda e participação dos que convivem conosco". - Costenaro e Lacerda, 2002. Pensando nessa premissa, a Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri, através do Centro Especializado em Reabilitação, ofertou nesta primeira semana de janeiro um momento de cuidado para os servidores da referida secretaria, onde os servidores foram atendidos pelos fisioterapeutas do serviço especializado. A ação será ampliada para os outros setores da secretaria. A gestão municipal continua empenhada em assegurar saúde e qualidade de vida aos munícipes e servidores do município.
672 #Saúde 04/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/672 A PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI RECEBEU NESTA MADRUGADA (30) REFORÇO PARA FROTA DE AMBULÂNCIAS DO MUNICÍPIO. A Prefeitura de Santana do Cariri através da Secretaria municipal de saúde recebeu no último dia 30, 2 ambulâncias para o reforço da frota do município. As ambulâncias vão auxiliar no transporte dos pacientes da sede e dos Anjinhos. Um dos veículos foi adquirido oriundo de recursos do Deputado Estadual Fernando Santana. Ainda é aguardada a chegada da terceira ambulância, adquirida com recursos próprios e que será destinada ao Distrito de Dom Leme. Esses equipamentos são muito importantes e necessários. Temos muito orgulho de trazer cada vez mais, melhorias à população Santanense."
653 #Saúde 03/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/653 NOVEMBRO AZUL CHEGOU E TRAZ UM IMPORTANTE ALERTA SOBRE O CUIDADO COM A SAÚDE DO HOMEM. Novembro Azul chegou e traz um importante alerta sobre o cuidado com a saúde do homem. Durante o mês de combate ao câncer de próstata, a campanha do Novembro Azul tem objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e demais doenças que acometem os homens. Fique atento às nossas redes sociais, que durante o mês de Novembro a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Saúde, realizará diversas ações para orientação e prevenção do câncer de próstata.
534 #Saúde 04/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/534 HOSPITAL E MATERNIDADE JÁ REALIZOU MAIS DE 60 PEQUENAS CIRURGIAS EM DOIS MESES O Hospital e Maternidade Senhora Sant'Ana, através da Secretaria Municipal de Saúde atingiu, no último mês de novembro, a marca de mais de 60 pacientes atendidos para a realização de pequenas cirurgias. A iniciativa, que teve início em setembro deste ano, é um serviço de retiradas de sinais, cistos simples, coletas de amostras para biópsias, dentre outras. Para as pessaos que necessitam deste tipo de atendimento, deve-se procurar o médico do Posto de Saúde da Família - PSF, para que sejam avaliadas e encaminhadas para a pequena cirurgia em questão.
480 #Saúde 29/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/480 PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI ADQUIRE APARELHO DE ULTRASSONOGRAFIA E OTIMIZA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO Com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento à saúde dos santanenses, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde adquiriu um aparelho de ultrassom, que foi instalado na sede da Secretaria de Saúde e já está em funcionamento. Nesta quarta-feira(29), os primeiros pacientes foram atendidos pelo Dr. Rafael Campelo, a exemplo da agricultora Francisca Valdirene, que parabenizou o município pelo novo serviço. "Nós santanenses estamos de parabéns por ter recebido em nossa cidade a máquina de ultrassom. Com isso nós não vamos mais precisar nos deslocar para as cidades de Crato, Juazeiro e Campos Sales, tendo esse excelente trabalho agora em nossa cidade. Agradecemos a secretaria municipal e a toda gestão pelo maravilhoso trabalho, desenvolvendo cada vez mais nossa cidade". De acordo com Dr. Rafael Campelo, a máquina é de excelente qualidade. Ele parabenizou o prefeito e a secretaria de saúde pela aquisição. "São poucos municípios grandes que tem uma máquina como esta. Santana que é uma cidade com uma população pequena e ter uma máquina dessa resolubilidade é sensacional ", afirmou. O prefeito Pedro Henrique esteve acompanhando os primeiros atendimentos, disse que o momento é histórico e importante para o município. Inicialmente, os atendimentos acontecerão na sede da secretaria, por causa da pandemia do novo Coronavírus. Logo que a pandemia encerre, os atendimentos ocorrerão no Hospital e Maternidade Senhora Santana, conforme explicou o gestor. A secretária de Saúde, Aline Alencar, por sua vez, afirmou que a implantação do serviço garantirá maior resolução do serviço de ultrassonografia, diminuindo o deslocamento dos pacientes, sobretudo, nesse período de pandemia.
365 #Saúde 18/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/365 ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI SÃO ORIENTADOS SOBRE A PREVENÇÃO DA COVID-19 Atendendo ao Plano de Contingenciamento Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) estabelecido pela Prefeitura Municipal frente à pandemia da doença, a coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu, no início da semana, ação de prevenção a pandemia junto aos estudantes de uma escola municipal. O Coordenador da Vigilância em Saúde,Diogo José Moreira, esteve na Escola Escritora Rachel de Queiroz orientando os estudantes sobre os cuidados a serem tomados para evitar a transmissão do coronavírus, com um momento de conscientização nas aulas de Ciências, abordando a temática e os cuidados individuais a serem tomados. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que nenhum caso da COVID-19 foi detectado no município de Santana do Cariri, mas reforça que é necessário manter-se atento aos cuidados com prevenção e higienização.
363 #Saúde 16/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/363 PREFEITURA CRIA COMITÊ DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS E SUSPENDE ATIVIDADES EM SANTANA DO CARIRI Em decorrência da pandemia global do novo Coronavírus (COVID-19),e da confirmação de casos da doença no Estado do Ceará, o prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correira Lopes, convocou uma reunião emergencial para estabelecer as medidas preventivas a serem tomadas no município. Ocorrida nesta segunda-feira (16), com a presença dos secretários de Saúde, Governo, Educação, Assistência Social, Esporte e Juventude, Cultura e Turismo, Controladoria Geral e Procuradoria, estabeleceu-se a publicação do Decreto Nº 1603001/2020, de 16 de março de 2020, que cria o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), que apresentará, nos próximos dias, o Plano de Contingenciamento Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus (COVID-19); e estabelece, pelo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado, as seguintes medidas a serem adotadas de imediato: - Suspensão de todas as viagens nacionais e internacionais do prefeito, secretários municipais e servidores municipais a serviço do Município, excetuados os casos de necessidade e para preservar o interesse público; - Todo servidor municipal deve comunicar à sua chefia imediata qualquer viagem turística para os locais de risco, definidos pelo Ministério da Saúde ou OMS, e, quando do retorno, apresentar-se no Departamento de Saúde Ocupacional para avaliação; - Suspensão dos eventos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com público superior a cinquenta pessoas; - Suspensão das atividades e eventos esportivos de responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude com público superior a cinquenta pessoas; - Suspensão da realização de eventos de grande aglomeração de pessoas, sejam públicos ou privados, com público superior a cinquenta pessoas; - Visitação ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens; - Suspensão de todas as atividades escolares no Município, por quinze dias, a partir de 18 de março de 2020.
359 #Saúde 09/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/359 PREFEITURA FIRMA TERMO DE COLABORAÇÃO COM A ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS (AACESC) A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a Associação dos Agentes de Combate às Endemias do município por meio de termo de Colaboração. O objetivo é a proteção da saúde da população Santanense. O termo de colaboração estabelece o planejamento em saúde e a execução do Plano de Trabalho da equipe para o ano-exercício de 2020 mediante qual ficam estabelecidas uma série de ações e metas de controle sobre os programas relacionados ao Controle da Dengue, Rastreamento do Calazar, Monitoramento do Tracoma e do Controle da Infestação do Barbeiro através do desenvolvimento do Programa de Controle da Doença de Chagas. A parceria prevê o cumprimento das metas em sua totalidade e desta forma controlar as condições de agravamento à saúde no município; a equipe de Controle de Endemias e Vigilância em Saúde tem trabalhado incessantemente com o apoio da gestão municipal e alcançado excelentes indicadores de saúde, inclusive com reconhecimento das ações desenvolvidas por meio de premiações ao município como o incentivo "Todos Contra o Mosquito", do Governo do Estado do Ceará e ainda pelo do "Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde (PQAVS)" do Ministério da Saúde. Está é mais uma prova do compromisso da gestão municipal com o bem-estar e a saúde da população Santanense.
344 #Saúde 12/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/344 GOVERNO MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI AVANÇA NA SAÚDE COM DIVERSOS ATENDIMENTOS O Governo Municipal de Santana do Cariri continua avançando cada vez mais na esfera da saúde, prova disso são as ações promovidas pela secretaria municipal Saúde nas comunidades do município, levando atendimentos para as localidades que não dispõem de Unidades Básicas de Saúde. Nesta quarta-feira (12), a comunidade do Mororó foi contemplada com ações do Centro de Saúde da sede. A atividade contou com a atuação de enfermeiros, Agentes de Saúde e Odontólogo. Neste primeiro momento foram atendidas gestantes e idosos hipertensos que fazem parte dos grupos prioritários. Durante o dia foram promovidas atividades educativas em saúde e ações odontológicas. Segundo a secretária de Saúde, Aline Alencar, a ida de dentistas para as microáreas do município que não dispõem de unidades básicas de Saúde é um grande trunfo da atenção primária e resulta na promoção da saúde com a resolução dos problemas de centenas de moradores, através dos serviços prestados pelos profissionais. Novos equipamentos para o Hospital Municipal Além de abranger os atendimentos para comunidades rurais do município, novos equipamentos foram adquiridos para o Hospital e Maternidade Senhora Santana (HMSS). Foram adquiridos os seguintes equipamentos: monitor multiparâmetros, desfibrilador convencional, central de nebulização, bisturi elétrico e bomba de infusão. Estes novos aparelhos trarão mais comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, que não mais precisarão se deslocar a cidades vizinhas ou recorrer a clínicas particulares para receber estes atendimentos. O avanço da saúde municipal é comemorado pelo prefeito Pedro Henrique, "Essas novas aquisições para o Hospital Municipal permitem uma maior comodidade para a nossa população, garantindo um resultado mais rápido e consequente melhoria de vida. Além de novos equipamentos, a presença de profissionais da saúde nas comunidades rurais que não possuem UBS’s, fazendo atendimentos e prestando atividades educacionais nas áreas são fundamentais para que possamos continuar avançando cada vez mais".
323 #Saúde 08/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/323 COM RESULTADOS POSITIVOS EM 2019, SECRETARIA DE SAÚDE VISA OTIMZAR OS SERVIÇOS DE SAÚDE EM SANTANA DO CARIRI A Secretaria de Saúde de Santana do Cariri fechou 2019 com um balanço positivo em atendimentos junto à população. Entre as iniciativas propostas pelo governo municipal estão as atividades coletivas e procedimentos coletivos. Os números foram os seguintes: 473 Atividades Coletivas e 24.399 Procedimentos Coletivos. Já os procedimentos individuais e atendimentos médicos registraram, 15.534 e 14.10, respectivamente. A população é testemunha dos avanços que a saúde municipal tem registrado nos últimos dois anos, fruto de esforços do prefeito municipal, Pedro Henrique Correia. Exemplo disso, o Hospital Municipal Senhora Santana, recebeu novos equipamentos e uma nova ambulância integra a frota municipal, melhorando assim o atendimento aos munícipes. A titular da pasta Aline Alencar, destaca que os resultados têm acontecido graças ao empenho do prefeito que tem buscado investimentos para a área, seja em Fortaleza ou em Brasilia. Outro fator determinante, comenta a gestora, diz respeito aos servidores que integram a rede municipal de saúde que tem se empenhado para proporcionar o acesso aos serviços com mais qualidade, tanto na sede quanto na zona rural.
303 #Saúde 03/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/303 GOVERNO MUNICIPAL INTENSIFICOU OS CUIDADOS À SAÚDE DO HOMEM DURANTE O NOVEMBRO AZUL O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde intensificou os cuidados relacionados à saúde do homem no Novembro Azul, movimento mundial de combate ao câncer de próstata. Durante todo o mês foram realizadas palestras e ações em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. As Unidades Básicas de Saúde da Sede, Araporanga, Anjinhos, Brejo Grande, Dom Leme, Latão e Guritiba receberam os profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, e a equipe do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, composta por fisioterapeuta, biomédicas, fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga e educador físico. No decorrer da campanha, além de fazer o alerta sobre a prevenção do câncer de próstata, doença que acomete cerca de 70 mil brasileiros a cada ano, foram realizados 38 exames de toque retal, importante exame para detectar a presença de nódulo na região da próstata, que pode indicar o câncer.Ademais o exame de toque, foram realizados cerca de 200 testes rápidos, avaliação antropo médica com educador físico, e consultas e esclarecimentos com a equipe do NASF. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que durante todo o ano, não só no Novembro Azul, é importante a conscientização da população masculina quanto aos cuidados e prevenção do câncer de próstata, que é uma doença silenciosa, sendo necessário consultar o urologista anualmente, para aqueles que possuem 45 anos de idade, ou aos 40 anos, se houver histórico familiar, e realizar os exames necessários solicitados pelos profissionais de saúde.
287 #Saúde 12/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/287 PALAVRA DADA É PALAVRA CUMPRIDA: PREFEITO GARANTE O PAGAMENTO RETROATIVO REFERENTE AO PMAQ O prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique, garante o pagamento retroativo referente ao PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade, para os Agentes Comunitários de Saúde do Estado que são cedidos ao município. O pagamento ocorre após liberação do documento de cessão de direito dos mesmos ao município. Esta semana o Governo Municipal honra o compromisso feito com os Agentes do município e realiza, integralmente, o pagamento retroativo referente a 8 meses. "Nós conversamos com as Agentes de Saúde do município, e nos comprometemos a pagar integralmente o equivalente a 8 meses logo que fosse possível. Estamos muito felizes que tenha dado certo de acordo com as nossas expectativas, e que antes do final do ano tenhamos conseguido cumprir com o acordado. Estamos fazendo sempre o possível para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do nosso município, e reconhecer a importância dos seus profissionais é fundamental" ressaltou o prefeito Pedro Henrique.
282 #Saúde 05/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/282 PREFEITO AGRADECE AO DEPUTADO FEDERAL IDILVAN PELA DESTINAÇÃO DE EMENDA PARLAMENTAR PARA AQUISIÇÃO DE AMBULÂNCIA O prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique, divulgou nesta segunda-feira,4, a informação da destinação de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Idilvan Alencar que viabilizará a aquisição de mais uma ambulância para a frota do município. O veículo será do modelo tipo van. O gestor, disse está muito contente, juntamente com a vice-prefeita, Bibiane Sampaio e todo governo municipal por mais uma conquista para o povo. "Aos poucos estamos conseguindo ampliar a frota ambulatória da nossa Saúde, proporcionando aos santanenses o cuidado e atenção que precisam. Agradeço muito ao meu amigo, Deputado Idilvan, pelo compromisso com a nossa gestão e com o nosso povo", agradeceu. Pedro Henrique agradeceu as outras pessoas que também colaboraram para a concretização da conquista. "Agradeço também aos amigos Montinny Linard e Tiago Soares pela colaboração nessa conquista. Isso é fruto de muito trabalho e muita dedicação, de reivindicar a contribuição dos deputados votados pelo nosso município, não só do deputado Idilvan, mas de todos os outros; esperamos que todos eles possam contribuir na prestação de serviço ao povo santanense", afirmou. Por fim, o chefe do executivo municipal reafirmou o compromisso de melhorar a saúde municipal. "Nós temos o foco e o compromisso de melhorar sempre; e essa aquisição, sem dúvida nenhuma, vai ajudar bastante na melhoria da Saúde no nosso município. Seguiremos trabalhando em prol da nossa Santana, certos de que, com trabalho e empenho, conquistaremos ainda mais".
268 #Saúde 19/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/268 PREFEITURA PROMOVE DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E ATENDIMENTOS DO ‘OUTUBRO ROSA’ A prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou, neste sábado 19, o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A atividade tem como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos. Durante a programação a Unidade Básica de Saúde Luiz Gomes Linard, na rua São Pedro e o Centro de saúde estiveram abertas das 8:00 às 12h00, para atender a demanda. Na Unidade Básica de Saúde Luiz Gomes Linard, da rua São Pedro, os enfermeiros e os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, promoveram diversos atendimentos com as mulheres dentro das atividades da campanha de prevenção contra câncer de mama e colo de útero. O prefeito Pedro Henrique acompanhado de uma comitiva que incluiu a vice-prefeita Bibiane Sampaio; o secretário de Ouvidoria, Pedro de Gerson, o vereador Gildo Lopes e a Secretária de Saúde, Aline Alencar, estive visitando os locais. Pedro acompanhou a vacinação das crianças e conversou com os profissionais que estavam realizando as atividades do outubro Rosa, uma programação dedicada exclusivamente à saúde da mulher santanense. Sobre as campanhas, o gestor reconheceu a necessidade de intensificar para assim imunizar a população santanense contra algumas doenças. Parabenizou a Secretaria de Saúde pelas ações do ‘Outubro Rosa’ que tem realizado diversas atendimento junto ao público feminino do município. "Nós temos avançado com a saúde municipal, através dos atendimentos, medicação, exames e nas campanhas também. Nosso desejo é fazer com que o cidadão se sinta acolhido e acima de tudo volte para casa satisfeito", disse o gestor.
245 #Saúde 04/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/245 GOVERNO MUNICIPAL PRESTA HOMENAGEM AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE COMBATE ÀS ENDEMIAS, PELO SEU DIA O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, presta homenagem, nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE), pela passagem do seu dia. A Secretaria Municipal de Saúde vem parabenizar e agradecer a esses profissionais que com seu trabalho colaboram para que a saúde em nosso município ofereça qualidade e dignidade aos nossos munícipes. Parabéns a todos vocês, que percorrem as ruas, bairros, sítios, comunidades e distritos visitando as famílias, levando orientações, promovendo a cidadania e contribuindo para o fortalecimento e o sucesso das pessoas. O prefeito Pedro Henrique Correia Lopes, a Secretaria de Saúde Aline Maria de Alencar da Franca e os Coordenadores dos ACS´s e ACE, Maria Luana Dias Pereira e Diogo José M. Rodrigues parabenizam a todos. Que sejam reconhecidos e respeitados sempre por toda sociedade santanense.
236 #Saúde 25/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/236 CAMPANHA ‘SETEMBRO AMARELO’ É ESPAÇO PARA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, EM SANTANA DO CARIRI A prefeitura de Santana do Cariri, através das secretarias municipais, tem desenvolvido diversas atividades para valorizar a vida e discutir sobre as formas de prevenir o autoextermínio. A foi campanha intensificada desde o dia 10 de setembro, quando se celebra o Dia Mundial de prevenção ao suicídio. Com atividades acontecendo em todo o território municipal, o Pontal da Santa Cruz, um dos principais pontos turísticos da cidade, recebeu na última segunda-feira,23, uma iluminação toda especial, em alusão a campanha. Já na terça-feira,24, o assunto foi tema de uma palestra, ministrada pelo Dr. José Mamede Cruz dos Santos. O profissional tocou em diversos pontos fundamentais sobre a temática "A linha que separa a vida da morte é a sensibilidade", abordando as diversas vertentes em que as políticas públicas podem influenciar na prevenção ao suicídio. O evento ocorreu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha e o público-alvo foram os servidores públicos das secretarias, que com o fonoaudiólogo Alex Josberto, e as psicólogas Maria do Socorro da Silva, Sabrina Pedralino e Ana Geudy Neres, participaram de dinâmicas e entraram nas discussões. A Secretária Municipal de Saúde, Aline Alencar, recepcionou o público, abordou brevemente o tema do "Setembro Amarelo" e falou da importância em trabalhar de maneira intersetorial, com as secretarias de Educação, Assistência Social e demais secretarias. A gestora disse que o objetivo do momento é proporcionar aos servidores oportunidades de esclarecimentos e reforçar que a vida de cada um é importante para o TODO, sobretudo quando se trabalha em prol de objetivos comuns: o seu bem e do próximo. A programação segue até dia 30, quando ocorre uma Mobilização Social, com a presença de estudantes da Rede municipal, acompanhada pela Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo. A atividade tem início às 8 horas, pelas principais ruas da cidade.
235 #Saúde 24/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/235 PONTAL DA SANTA CRUZ GANHA ILUMINAÇÃO ESPECIAL EM ALUSÃO AS AÇÕES DO SETEMBRO AMARELO Na noite da última segunda-feira (23), o geossítio Pontal da Santa Cruz, cartão postal do município de Santana do Cariri recebeu uma iluminação especial. As luzes do cruzeiro receberam a coloração amarela, simbolizando o "Setembro Amarelo", mês de prevenção ao suicídio, uma ação da prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Saúde. O acendimento da luz amarela aponta para a intensificação das ações desenvolvidas pelas secretarias municipais. Para marcar a abertura das atividades, o músico Gustavo Almeida apresentou um repertório gracioso com uma performance especial do seu crepúsculo musical, ao pôr do sol. Fizeram parte deste momento os secretários municipais e servidores das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Governo. Aproveitando a ocasião, a secretária de Saúde, Aline Alencar, proferiu algumas falas sobre a importância do diálogo constante sobre este tema, e a necessidade de ações voltadas à prevenção do suicídio, que é hoje uma das principais causas de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.
233 #Saúde 22/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/233 GOVERNO MUNICIPAL PROMOVE AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O SETEMBRO AMARELO O governo municipal de Santana do Cariri, está promovendo diversas ações de sensibilização ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Do dia 1º ao dia 25 acontecem rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde do município, e palestras nas escolas com os alunos do ensino fundamental e médio. Na próxima segunda-feira (23), às 18h, o Pontal da Santa Cruz, um dos cartões postais da cidade receberá iluminação temática. Na terça-feira (24) acontecerá uma palestra com médico, Dr. José Mamede Cruz dos Santos, no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha, com o tema: "A linha que separa a vida da morte é a sensibilidade", e tem como público-alvo os profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Para encerrar o mês, na segunda-feira, dia 30, a partir das 8h será realizada uma mobilização social nas principais ruas da cidade, com a presença de escolas e profissionais, que serão acompanhados pela Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo.
194 #Saúde 02/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/194 NASF REALIZA AÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO Nesta segunda-feira (1°), O Nasf - AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família - e Atenção Básica) composto pelos profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Nutrição, foram na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nossa Senhora da Saúde no distrito de Araporanga, para uma ação voltada à equipe de saúde da localidade. Foi realizada dinâmica de grupo, na qual foram ouvidos os profissionais, suas angústias e dificuldades, e foram propostas soluções. Em seguida houve um momento de reflexão ministrado pelo motorista da equipe da unidade básica, Josilanio. Essa mesma ação foi realizada na UBS do Latão, e se estenderá às demais unidades.
190 #Saúde 27/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/190 MOBILIZAÇÃO CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO DISTRITO DE DOM LEME Dando prosseguimento à campanha contra o mosquito Aedes aegypti, nesta manhã (26) foi realizada a mobilização no distrito de Dom Leme, resultado da parceira entre as secretarias de Saúde e de Educação, por meio do serviço de Vigilância em Saúde e Controle de Endemias, e do programa Saúde na Escola. O objetivo das ações de conscientização, é o de alertar a população santanense sobre os riscos ocasionados pelo Aedes aegypti na transmissão de doenças como a dengue, a zica e a chikungunya, que são doenças graves e trazem grandes consequências à saúde da população. Nesse sentido, o objetivo principal da campanha é orientar a comunidade para evitar os focos e criadouros do mosquitos, contribuindo, assim, para a saúde e a qualidade de vida de todos. A ação contou com a participação dos profissionais da rede de vigilância em saúde, do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, do PACS - Programa Agentes Comunitário de Saúde, dos estudantes e professores da E.M.E.I.F José Juca de Sousa Castro e de profissionais da educação do município. Mais uma vez o Governo Municipal enfatiza a importância da colaboração entre governo e comunidade no combate ao mosquito. A união faz a força!
187 #Saúde 19/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/187 EQUIPE DE CONTROLE DE ENDEMIAS REALIZA RASTREAMENTO CANINO PARA CALAZAR NAS COMUNIDADES DO DISTRITO DE ARAPORANGA A ação está sendo desenvolvida objetivando a segurança dos santanenses no sentido de evitar a transmissão da leishmaniose. Essa atividade faz parte da meta anual, que será encerrada na comunidade de Latão, e dará início a uma nova etapa de atividades.
184 #Saúde 18/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/184 SECRETARIA DE SÁUDE PARTICIPA DE ENCONTRO ESTADUAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, EM FORTALEZA. A Secretária Municipal de Saúde, Aline Alencar, e a coordenadora de Estratégia de Saúde na Família (ESF) e do Programa Saúde na Escola (PSE), Celenita Lacerda, estão participando do Encontro Estadual da Atenção Primária à Saúde, em Fortaleza, nestes dias 17 e 18 de junho. Valendo-se das informações obtidas na Oficina de Territorialização que a Secretaria de Saúde realizou na última quarta-feira (12), na qual foi feito um mapeamento que detectou a necessidade de ampliação no número de agentes de saúde e de equipes, e de melhorias no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a secretária Aline Alencar fez uma consultoria com a técnica do Ministério da Saúde, Raylayne, para buscar novas estratégias de trabalho que fortaleçam a atenção básica no município de Santana do Cariri.
181 #Saúde 14/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/181 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE OFICINA DE TERRITORIALIZAÇÃO COM OS AGENTES DE SAÚDE E ENFERMEIROS DO PSF Nesta quarta-feira (12) a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma Oficina de Territorialização com os Agentes de Saúde e Enfermeiros do PSF do município, no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha. Entre estes profissionais da saúde também estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde Aline Alencar, a Enfermeira Marisângela da Costa, e o Coordenador de Vigilância em Saúde Diogo José Moreira, que discursaram sobre o planejamento estratégico para o ano de 2019, dando atenção aos indicadores que são passíveis das ações diretas da atenção básica. Ao longo de todo o dia foram analisados grupos específicos e estratégias a serem empregadas pelos profissionais de saúde; discutidos métodos para orientações e acompanhamento dos pacientes; planejamento de capacitações e atualizações contínuas; e alinhamento do tratamento do paciente pelos agentes de saúde e enfermeiros do PSF. Durante a explanação, as questões levantadas pelos profissionais presentes foram ouvidas e discutidas, a fim de elaborar planos e propostas para melhor atender os pacientes de todas os grupos da atenção básica e de todas as zonas do município. Também foi feito um mapeamento do município, onde foram identificadas áreas descobertas de agente comunitário de saúde e áreas que precisam ser ampliados o número de agentes de saúde.
177 #Saúde 12/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/177 SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI REALIZA BORRIFAÇÃO CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri por meio dos Serviços de Vigilância em Saúde e de Controle de Endemias está realizando a borrifação contra o mosquito da dengue em toda a Sede municipal, no Bairro Inhumas e no Distrito de Pontal da Santa Cruz. O objetivo é reduzir a circulação do mosquito e assim evitar a transmissão de doenças! Esta é mais uma ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde em prol do bem estar e da saúde da população santanense!
163 #Saúde 22/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/163 GOVERNO MUNICIPAL PROMOVE AÇÃO EM COMBATE À VIOLÊNCIA E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Na manhã desta quarta-feira (22), aconteceu a caminhada "Faça Bonito", em alusão à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, lançada neste sábado (18). Esta ação promovida pelo Governo Municipal, através das Secretarias de Assistência Social e Educação, marca o dia "D" de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil, e se trata de uma mobilização nacional que teve início há 46 anos. A concentração aconteceu na Praça da Escola Adrião do Vale Nuvens e o percurso se estendeu até a Praça Coronel Felinto Cruz. Autoridades estiveram presentes na caminhada, dentre elas, a Vice-prefeita Bibiane Sampaio e o Vereador Eduardo Freire, além de estudantes da rede municipal de ensino e da rede particular. Este foi um momento imprescindível de conscientização e de esclarecimento para toda a população santanense sobre a importância da proteção a crianças e adolescentes.
162 #Saúde 18/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/162 I SEMANA DA ENFERMAGEM É REALIZADA EM SANTANA DO CARIRI A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 16 e 17 de maio, a I Semana da Enfermagem do município. O evento contou com a participação de profissionais da saúde como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Foram realizadas oficinas de APH - Atendimento Pré-Hospitalar, Adm de Medicamentos e o momento Cuidando do Cuidador. A abertura contou com um ato motivacional com a palestrante e Especialista em Relacionamentos e Analista Comportamental, a coaching Danielle Esmeraldo. Durante a tarde, o Enfermeiro José Hiago Feitosa Matos ministrou a oficina de Aperfeiçoamento em APH - Atendimento Pré-Hospitalar, que é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar. A programação foi encerrada com a Enfermeira Especialista, Ana Alinne Gomes da Penha, que ministrou a oficina de administração de medicamentos, evidenciando as diversas vias de aplicação e suas particularidades. Para fechar a solenidade, além da entrega de certificados, a equipe técnica e organizadores do evento homenagearam a colega Roslene Bitu Alencar, enfermeira com vasta experiência em gestão pública relacionada a saúde e aniversariante do dia, que recebeu o carinho de todos os participantes. Este evento teve um resultado muito satisfatório e abre espaço para que se realizem outros em momento oportuno.
151 #Saúde 26/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/151 DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A Secretaria de Saúde de Santana do Cariri através do NASF (NUCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA) e equipe técnica, realizou nesta sexta-feira dia 26 de abril de 2019, uma ação de mobilização social envolvendo diversos profissionais da saúde: enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista e odontólogo. Foram disponibilizadas orientações sobre prevenção e tratamento da Hipertensão, Vacinação contra a Influenza, verificação de pressão arterial, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), orientações nutricionais entre outras, atendendo um público em torno de 100 pessoas. Um dos objetivos desta ação é chamar a atenção da população para esta problemática, estando estes serviços disponíveis nas Unidades de Saúde da Família, conforme Cronograma Mensal de Atividades. A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias, quando essa força está aumentada, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue sendo denominada Hipertensão Arterial. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Os fatores de risco para Hipertensão Arterial são: • Hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados; • Sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão; • Hereditariedade: quem tem o pai ou a mãe com hipertensão tem mais chances de se tornar hipertenso. • Diabetes; • Alcoolismo e Tabagismo • Sedentarismo • Estresse • Envelhecimento • Entre outros O exercício físico faz parte do tratamento da hipertensão. Os melhores exercícios são os aeróbios como caminhados, corridas, ciclismo ou natação. A intensidade do treinamento deve ser orientada individualmente. O importante é acumular pelo menos 30 minutos de exercícios ao dia. As adequações do estilo de vida são tão importantes quanto o uso de medicações. Embora, seja difícil modificar hábitos de vida, uma cuidadosa atenção às recomendações de reduzir o consumo diário de sal na alimentação, abandonar o sedentarismo, realizar atividades físicas programadas, o alcance do peso ideal e a adoção de uma alimentação equilibrada podem ser fundamentais. Dietas com maior consumo de vegetais reduzem significativamente a pressão e atenuam ou eliminam a necessidade de medicamentos. Portanto é importante ressaltar que o controle da hipertensão exige muito esforço e apesar de não ter cura, seguindo as orientações médicas é possível ter boa qualidade de vida.
146 #Saúde 15/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/146 SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA A IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri junto ao Conselho Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira, 12 de abril, a sua IX Conferência Municipal de Saúde, com o tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS". O momento contou com a participação de representantes do poder executivo, do poder legislativo, de membros servidores municipais de diversas categorias como médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde e de controle de endemias e com importantíssima representação da comunidade por meio da participação dos usuários do SUS das diversas localidades municipais. A Conferência Municipal de Saúde ocorre a cada 4 anos e objetiva atender aos anseios da população e dos profissionais com o lançamento de propostas a serem desenvolvidas pela gestão para o quadriênio seguinte. O momento foi de participação social e de escuta dos usuários que participaram ativamente do processo de planejamento.
137 #Saúde 09/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/137 CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 12 A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio d a Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu encontros de pré-conferências no período de 25 de março a 09 de abril. As reuniões se deram nos períodos da manhã e a tarde, conforme programação estabelecida pela pasta. As atividades são preparatórias para a 9ª Conferência Municipal da Saúde com o tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS, que será realizada próximo dia 12 de abril às 08h da manhã no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha, neste município. Pré-conferências As pré-conferências são instâncias para propor ações de saúde para o Plano Plurianual, onde serão eleitos os representantes para participarem da etapa municipal, levando assim as propostas para apreciação a ser realizada na conferência do município. O público debaterá os assuntos que serão abordados na Conferência. A temática central será "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", dando ênfase também a composição, organização e funcionamento do Conselho de Saúde. Em cada localidade foram escolhidos dois representantes, denominados de delegados, para levarem as propostas de cada uma das comunidades para que seja feito o diagnóstico detalhado sobre a situação da saúde pública no município e serem elaboradas propostas para sua melhoria, que serão enviadas para a etapa regional, estadual e, por sua vez, para a etapa nacional. Foram convidados a participar desses encontros, os trabalhadores das unidades e serviços de saúde, usuários do sistema de saúde e representantes dos conselhos que compreendem a saúde.
136 #Saúde 08/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/136 PREFEITURA REALIZA ENTREGA DE NOVA AMBULÂNCIA PARA A SAÚDE A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através do esforço em prol do atendimento de emergência e pensando sempre na melhor assistência à população santanense, recebeu nesta manhã, por intermédio de parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, um veículo ambulância. A cerimônia, realizada em frente ao paço municipal, contou com a presença de diversas autoridades do governo do município, entre elas, o Prefeito Pedro Henrique Correia Lopes, que discursou para os presentes, a Vice-prefeita Bibiane Sampaio, a Secretária de Saúde Aline Maria Alencar, além de outros secretários, subsecretários, vereadores e funcionários da rede municipal. O município de Santana do Cariri conta atualmente, com a chegada deste novo veículo, com uma frota de seis ambulâncias para melhor atender a população, e está sempre trabalhando em busca de mais melhorias para a comunidade. Essa aquisição só foi possível devido os esforços do Prefeito Pedro Henrique, do Governador do Estado e da Secretaria de Saúde Estadual.
126 #Saúde 28/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/126 SECRETÁRIA DE SAÚDE SE REÚNE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) E JUNTOS ESTRUTURAM MELHORIAS PARA ATENDER A POPULA Aconteceu, no último dia 28 do mês de março, uma reunião no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha. Participaram da reunião os Agentes Comunitários de Saúde (ACS); a Secretária Municipal de Saúde, Aline Alencar; a Coordenadora dos ACS, Maria Luana e a Coordenadora da Atenção Básica, Mariângela Costa. Também estiveram presentes alguns representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região do Cariri. A Secretária fez sua apresentação e explanou suas demandas, apresentando o relatório anual de produção dos agentes com base nos dados do sistema de informação do Esus. "Nós levamos uma proposta no sentido de buscar melhores formas de trabalho, tais como novas planilhas para melhorar o registro de atividade das visitas domiciliares de cada agente.", pontuou a Secretária. Em uma dinâmica realizada com todos presentes, foram ouvidas as reivindicações e sugestões de cada um dos agentes, podendo assim entender a real problemática que há em cada uma das áreas em busca de melhorias conforme a necessidade de cada uma delas. A Secretária conversou com os agentes comunitários de saúde e esclareceu sobre as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde para esta categoria profissional e os processos de trabalho para eles. Os Agentes também foram orientados sobre as suas visitas, sobre como agir em determinadas situações, e que esclarecimentos que devem ser feitos aos moradores. "Este é um trabalho muito importante, deve ser realizado com muito respeito ao cidadão, pois somos responsáveis pelo que fazemos e pelo que deixamos de fazer; somos servidores públicos e servimos ao povo. O futuro de Santana do Cariri está em nossas mãos, somos todos responsáveis e estamos de portas abertas para todos. Vamos realizar um serviço de parceria com o cidadão.", declarou a Secretária.
119 #Saúde 14/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/119 SAÚDE MUNICIPAL REÚNE ESTUDANTES DURANTE AÇÃO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta terça-feira,12, no Polo de Convivência Pedro Rocha Linard, uma ação de combate ao Aedes aegypti. A atividade encampada pelo Núcleo de Saúde da Família- NASF e pela Coordenação de Vigilância em Saúde, reuniu dezenas de estudantes da Escola Escritora Rachel de Queiroz. De forma didática, os estudantes participaram de palestra e acompanharam vídeos educativos sobre as características do Aedes Aegypti: mosquito transmissor da dengue e outras doenças, discutindo a importância do cuidado para não manter a água parada em casa. De acordo com o órgão Municipal de Saúde, o momento foi importante para fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti no município, principalmente com a participação da escola e a parceria da Secretaria de Educação, dos membros do Nasf e a Vigilância em Saúde e principalmente do alunado.
95 #Saúde 08/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/95 GESTÃO REALIZA PLANEJAMENTO COLETIVO DE AÇÕES DAS SECRETARIAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã de ontem, quinta-feira (7), reunião com os enfermeiros das Equipes de Saúde da Família (ESF). O encontro que aconteceu na sede do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), contou ainda com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares e membros da Secretaria Municipal de Assistência social. O objetivo foi programar as ações do Programa Saúde na Escola - PSE, assim como as atividades da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que está acontecendo no município. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Rosilene Bitu, o momento foi de construção coletiva onde as secretarias trabalharão de maneira unificada para levar informação e orientação a população juvenil de Santana do Cariri, além de oferecer serviços de saúde.
93 #Saúde 05/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/93 AGENTES DE ENDEMIAS VISITAM COMUNIDADES DE SANTANA DO CARIRI NO CONTROLE DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado ações de controle do mosquito Aedes aegypti durante todo o ano. O cuidado é redobrado durante a quadra chuvosa, através do trabalho coordenado pelo do setor de Vigilância em Saúde e Controle de Endemias, com objetivo de diminuir os casos de Dengue, Zika e Chikungunya, na sede, distritos, sítios e vilas do município. Em janeiro foram atendidas as localidades do distrito Dom Leme, Cajueiro, Pedra Branca, Latão, Pontal, Brejo Grande e a sede municipal. Os Agentes de Endemias realizaram 2.710 visitas domiciliares para rastreamento de focos e aplicação de larvicida para controle focal em 1.403 residências. De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2018 os resultados no controle do Aedes aegypti foram positivos. A equipe da pasta traçou o planejamento estratégico em saúde para manter o mesmo padrão de qualidade nas ações de controle do mosquito em 2019.
90 #Saúde 02/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/90 NOTA DE ESCLARECIMENTO SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, vem a público, em face dos últimos acontecimentos divulgados em redes sociais, com acusações infundadas e com intuito de denegrir a imagem da gestão, esclarecer sobre o episódio envolvendo uma cidadã santanense e que é servidora municipal, quando não fora possível atendimento pré-agendado no Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha. O município de Santana do Cariri, a exemplo de outros, não dispõe de atendimento para casos de alta complexidade, como é o caso da pessoa envolvida na publicação. Procedimentos dessa natureza são enviados para Fortaleza, onde é protocolado o processo para a marcação dos procedimentos cirúrgicos. Neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu comunicado da Central de Marcação do Estado, informando que a paciente deveria estar no Hospital do Coração, em Barbalha, para o atendimento na data 01 de fevereiro de 2019.Vale ressaltar que quem marca a data e horário do atendimento é a macrorregional. O município é, apenas, intermediário entre o usuário e o Estado. Desta forma, a gestão informou à paciente acerca da data da consulta e providenciou TRANSPORTE para o DESLOCAMENTO da mesma até a unidade hospitalar, onde seria atendida. Infelizmente, por algum motivo que não sabemos informar ainda, o médico não realizou o procedimento. Compete ainda dizer que, a própria Secretária de Saúde, Rosilene Bitu está empenhada em tomar conhecimento sobre quais os motivos do não atendimento, tendo constatado a direção do hospital para esclarecimento, devendo elucidar aos envolvidos no caso, o porquê do incidente. Quanto à questão da incapacidade para o trabalho, levantada pela filha da paciente, também mostrada na publicação, a servidora NÃO SOLICITOU READAPTAÇÃO à gestão municipal, podendo assim fazê-lo de forma documental. O benefício que fora solicitado e prontamente concedido, no Instituto de Previdência - PREVISAN, fora o auxílio-doença, estando a mesma com o benefício garantido até o mês de março. Ressaltamos que todos os benefícios são requeridos pelo próprio servidor, não sendo o município, parte competente para tal. Apenas, para conceder, através do Instituto supracitado. Lamentamos que pessoas usem dessa prática para tentar manchar a imagem da gestão municipal que sempre está à disposição da população do município para ajudar da melhor maneira, sem distinção. Nosso desejo é oferecer uma saúde de qualidade para toda população e para isso adquirimos um veículo para incrementar a frota municipal e transportar com segurança nossos pacientes. Sempre primando pela oferta de serviços de saúde a todos os santanenses de maneira igualitária, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos. Santana do Cariri- Ceará, 02 de fevereiro de 2019. Rosilene Bitu Secretária Municipal de Saúde
88 #Saúde 02/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/88 NOTA DE ESCLARECIMENTO SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTANA DO CARIRI O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Saúde, vem a público, em face dos últimos acontecimentos divulgados em redes sociais, com acusações infundadas e com intuito de denigrir a imagem da gestão, esclarecer sobre o episódio envolvendo uma cidadã santanense e que é servidora municipal, quando não fora possível atendimento pré-agendado no Hospital do Coração do Cariri, em Barbalha. O município de Santana do Cariri, a exemplo de outros, não dispõe de atendimento para casos de alta complexidade, como é o caso da pessoa envolvida na publicação. Procedimentos dessa natureza são enviados para Fortaleza, onde é protocolado o processo para a marcação dos procedimentos cirúrgicos. Neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu comunicado da Central de Marcação do Estado, informando que a paciente deveria estar no Hospital do Coração, em Barbalha, para o atendimento na data 01 de fevereiro de 2019.Vale ressaltar que quem marca a data e horário do atendimento é a macrorregional. O município é, apenas, intermediário entre o usuário e o Estado. Desta forma, a gestão informou à paciente acerca da data da consulta e providenciou TRANSPORTE para o DESLOCAMENTO da mesma até a unidade hospitalar, onde seria atendida. Infelizmente, por algum motivo que não sabemos informar ainda, o médico não realizou o procedimento. Compete ainda dizer que, a própria Secretária de Saúde, Rosilene Bitu está empenhada em tomar conhecimento sobre quais os motivos do não atendimento, tendo contatado a direção do hospital para esclarecimento, devendo elucidar aos envolvidos no caso, o porquê do incidente. Quanto à questão da incapacidade para o trabalho, levantada pela filha da paciente, também mostrada na publicação, a servidora NÃO SOLICITOU READAPTAÇÃO à gestão municipal, podendo assim fazê-lo de forma documental. O benefício que fora solicitado e prontamente concedido, no Instituto de Previdência - PREVISAN, fora o auxílio-doença, estando a mesma com o benefício garantido até o mês de março. Ressaltamos que todos os benefícios são requeridos pelo próprio servidor, não sendo o município, parte competente para tal. Apenas, para conceder, através do Instituto supracitado. Lamentamos que pessoas usem dessa prática para tentar manchar a imagem da gestão municipal que sempre está à disposição da população do município para ajudar da melhor maneira, sem distinção. Nosso desejo é oferecer uma saúde de qualidade para toda população e para isso adquirimos um veículo para incrementar a frota municipal e transportar com segurança nossos pacientes. Sempre primando pela oferta de serviços de saúde a todos os santanenses de maneira igualitária, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos. Santana do Cariri- Ceará, 02 de fevereiro de 2019. Rosilene Bitu Secretária Municipal de Saúde
87 #Saúde 01/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/87 PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI ENTREGA NOVO VEÍCULO E REFORÇA FROTA DA SAÚDE O governo Municipal de Santana entregou, na manhã desta sexta-feira, 1º de fevereiro, um veículo Fiat modelo Mobi Provence para a secretaria de saúde que será destinado para ações da pasta. A solenidade ocorreu de fronte a prefeitura municipal com grande participação popular. A secretária Municipal de Saúde Rosilene Bitu, recebeu das mãos do prefeito Pedro Henrique, a chave do veículo que reforça agora a frota municipal. A gestora da pasta agradeceu ao prefeito e destacou que o gestor tem visão de coletivo e de administração que tem gerado resultados. Para ela, o veículo que chega ao município é consequência de todo esforço da administração. O prefeito Pedro Henrique Correia, comemorou a aquisição do veículo e falou da felicidade de mais uma conquista para o município. O chefe do executivo afirmou que a conquista é do povo e relembrou que a 15 dias um veículo foi entregue ao conselho tutelar. O gestor voltou a afirmar que a união é a marca do sucesso de uma gestão, "Sabemos que muito temos que andar e não devemos parar de sonhar. Se nós andarmos juntos, de mãos dadas, unidos, eu tenho certeza que nós conseguiremos grandes feitos para o nosso município", finalizou. A vice-prefeita Bibiana Sampaio, por sua vez, destacou que conquistas que chegam ao município, são resultados do empenho do prefeito e da gestão. "Podem ter certeza que mais conquistas virão", afirmou. A solenidade foi acompanhada pelos vereadores Arclébio Dias, Gildo Lopes, Ismael Feitosa e Joaquim Teles, servidores públicos e secretários e contou com a participação da Banda de música municipal Francisco de Paulo Araújo.
86 #Saúde 31/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/86 GOVERNO MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI ABRE AÇÕES DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA A abertura da Semana Nacional da Prevenção a gravidez na Adolescência, tem início nesta sexta-feira, 01/02, conforme determina a Lei n 13.798 de 03 de janeiro de 2019. Em Santana do Cariri, o governo Municipal, através das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e dos órgãos Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, vão promover diversas ações de orientação para a juventude. Serão realizadas atividades de educação em saúde, em todas as escolas municipais de ensino fundamental e escola estadual de ensino médio. Entrega da Caderneta do adolescente, rodas de conversa e palestras sobre a temática. Acontecerá também encaminhamento para atendimento individual com profissionais do NASF e Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de orientações sobre formas de prevenção da gravidez não planejada. SEMANA A Semana Nacional de Combate a Gravidez na Adolescência tem por objetivo chamar atenção da sociedade para a problemática da gravidez na Adolescência, que atinge altos índices no Brasil. A gravidez precoce tem consequências sérias para a vida das jovens e para o país. Segundo especialistas, além de riscos para a mãe e o bebê, a gestação precoce leva as jovens a enfrentar conflitos psicológicos e familiares, abandonar os estudos e ter maior dificuldade para se encaixar no mercado de trabalho. O Estatuto da Criança e do Adolescente define como criança quem tem até 12 anos incompletos e como adolescente, quem tem idade entre 12 e 18 anos.
67 #Saúde 18/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/67 SANTANA DO CARIRI RENOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE O município de Santana do Cariri, renovou, nesta terça-feira,18, o Conselho Municipal de Saúde. O conselho possui representação da sociedade civil e do poder público. A nova composição é formada por Celenita Gonçalves de Lacerda, Presidente, Heloísa Eveline Duarte Homem, vice-presidente, Janaína ngelo de Lima, secretária e Ypsilon Rodrigues Felix, tesoureiro, para o biênio 2018/2020. A reunião aconteceu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Rosilene Bitu, além de representantes da 20ª Coordenadoria de Saúde. A Secretária destacou o Conselho Municipal de Saúde possui papel fundamental para a melhoria da oferta de serviços em saúde no município, por reunir representações da sociedade civil organizada. Além de eleger o conselho, o encontro capacitou ainda os novos conselheiros que irão atuar de acordo com as orientações da nova estrutura organizacional da Secretaria de Saúde (SESAU).
65 #Saúde 17/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/65 SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES DO DEZEMBRO VERMELHO O governo Municipal de Santana do Cariri - A união faz a força, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu campanha de prevenção contra as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) junto a população do município. Foram disponibilizados testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde e promovida rodas de conversas com os adolescentes da Escola de Ensino Médio Adrião do Vale Nunes, atividades promovidas pela Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Nasf, Equipe de Saúde da Família e Serviço laboratorial. As ações fazem parte da campanha Dezembro Vermelho e de acordo com a secretaria, durante a toda a campanha mais de 400 pessoas participaram das atividades. O Dezembro Vermelho é um movimento de conscientização da população mundial sobre a prevenção e o combate à AIDS. A campanha iniciou desde 1987, quando assembléia mundial da saúde e a Organização das Nações Unidas definiram o dia primeiro de dezembro como dia internacional de luta contra a AIDS.
52 #Saúde 06/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/52 SANTANA DO CARIRI INTEGRA CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE E AMPLIA ATENDIMENTO EM SAÚDE PARA A POPULAÇÃO Ampliar o atendimento em saúde para a população é o compromisso da gestão de Santana do Cariri. A Capital da Paleontologia e mais doze municípios da região, integra o Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato. A união destes municípios tem o objetivo de prestar serviços especializados através da Policlínica da Microrregião do Crato (Centro de especialidades Odontológicas do Crato) e também da policlínica em Campos Sales. Na quarta-feira,5, aconteceu em Crato, reunião com os membros do Conselho Fiscal do Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato. Na pauta, o funcionamento da Policlínica. Durante o encontro, os prefeitos assinaram um ofício solicitando audiência com o governador Camilo Santana. O prefeito Pedro Henrique Correia Lopes, MDB, participou do encontro e considerou importante porque ajustou os detalhes para o funcionamento da Policlínica do Crato que vai receber os pacientes de Santana do Cariri para atendimentos odontológicos. O gestor comenta que além de buscar o bom funcionamento da Unidades Básicas de Saúde UBS´s, no município tem ampliado parcerias para ofertar serviços de saúde para a população de Santana - " Nós trabalhamos todos os dias para oferecer o melhor para o nosso povo, esse é o meu compromisso, oferecer os serviços básicos com muita qualidade para nossa população que tanto já sofreu", apontou. CONSÓRCIO O CSMRC é uma entidade sem fins lucrativos que proporciona o fortalecimento da gestão e o desenvolvimento das ações conjuntas e de objetivos comuns, para a melhoria e eficiência da prestação dos serviços públicos às populações desses municípios. Além de Santana do Cariri participam do consórcio, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi Salitre, Tarrafas e Várzea Alegre.
49 #Saúde 03/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/49 SANTANA DO CARIRI SE CAPACITA PARA OTIMIZAR SERVIÇOS DE SAÚDE OFERECIDOS A POPULAÇÃO O Governo Municipal de Santana do Cariri, "A união faz a força", tem o compromisso de oferecer um atendimento de Saúde, digno e de qualidade as pessoas do município. Para atingir este objetivo, a gestão tem investido na capacitação dos profissionais. Durante os dias 29 e 30 de novembro, em Fortaleza, a saúde municipal esteve representada no encontro do projeto Qualifica APSUS . A iniciativa do Governo do Estado do Ceará, que treina profissionais da saúde para realizar a estratificação de risco dos grupos prioritários como, crianças, gestantes, hipertensos, diabético, entre outros, melhorando o atendimento prestado à população nas Unidades Básicas de Saúde - UBS. O município de Santana que pertence à 20.ª Regional de Saúde, esteve com representantes dos demais municípios, representado pelo Coordenador de Vigilância em Saúde, Diogo José Moreira Rodrigues, que vai capacitar no âmbito municipal os profissionais das unidades de saúde, face passo do projeto.
35 #Saúde 24/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/35 SAÚDE MUNICIPAL PROMOVE AÇÕES NA PROGRAMAÇÃO NO ANIVERSÁRIO DE SANTANA DO CARIRI A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Cariri, participou na manhã de sexta-feira ,23, das ações da semana do município. Diversos setores da saúde municipal estiveram envolvidos na atividade que contou com a participação dos profissionais da Atenção básica; Vigilância em Saúde; Controle de Endemias; Nasf, CEO e Hospital Municipal Senhora Santana. As equipes ofertam serviços como: aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, rastreamento de tracoma, educação em saúde para o controle de focos do mosquito Aedes aegypti; orientação sobre o câncer de próstata e de mama além de correta posição postural e ergonômica do trabalho. Foi feita a distribuição de hipoclorito para o tratamento de água de consumo humano, administração de terapia como ventosas e aplicado flúor em crianças.Mais de 200 pessoas foram atendidas pelos diversos serviços ofertados pela secretaria.
29 #Saúde 01/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/29 DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil.
21 #Saúde 21/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.santanadocariri.ce.gov.br/informa/21 REUNIÃO COM AGENTE COMUNITÁRIOS DE SAÚDE Neste dia 21 de Agosto estivemos reunidos com os Agentes comunitários de Saúde e durante esse encontro falamos sobre vários tópicos e reivindicações da classe, dentre elas alguns reajustes e condições de trabalho, mais a gestão está junto com a assessoria jurídica analisando essas reivindicações e garantindo que tudo que puder ser feita da forma legal ser a feita, para que ambas as partes sejam beneficiadas.
www.santanadocariri.ce.gov.br
Emitido dia 21/06/2024 às 01:01:45