CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 26/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Cerimônia de Inauguração da Escola de Educação Infantil Maria Ribeiro Peixoto no Sitio Palmeiras em Santana do Cariri

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação, teve a honra de realizar na última sexta-feira (22), a cerimônia de Inauguração da Escola de Educação Infantil Maria Ribeiro Peixoto, localizada no Sitio Palmeiras em Santana do Cariri.

Foi um marco na educação do Sitio Palmeiras, pois cada tijolo carrega sonhos e cada sala abraça futuros brilhantes. Ocasião onde moradores daquela localidade puderam prestigiar as melhorias realizadas para oferecer um ambiente ainda mais acolhedor e propício ao aprendizado das nossas crianças.

A ordem de serviço desta reforma foi assinada juntamente com a presença da população local no dia 21 de dezembro de 2023, e posteriormente a obra já começou a ser realizada. E durante o momento o prefeito também resultou as palavras que ainda não tinham sido retiradas da sala de aula em meio a reforma: "Que a fé, paz, o amor, a saúde, o perdão, alegria, gratidão, a sabedoria e sobre tudo a esperança de dias melhores para o nosso município não nos falte".

Assim, a gestão municipal faz a entrega de mais um equipamento escolar com a infraestrutura adequada e atualizada para os nossos alunos. Compromisso que a mesma vem tendo ao longo da gestão, investindo em uma educação de qualidade para os nossos santanenses!

#Educação 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ENTREGA DA REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL GLÓRIA ALVES DE ARAÚJO, LOCALIZADA NO DISTRITO DO DOM LEME.

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira (04), a cerimônia de entrega da requalificação da Escola de Educação Infantil Glória Alves de Araújo, localizada no distrito do Dom Leme.

Foi um momento muito especial, onde os moradores daquela localidade puderam prestigiar as melhorias realizadas para oferecer um ambiente ainda mais acolhedor e propício ao aprendizado das nossas crianças.

A requalificação foi anunciada no dia 17 de janeiro, com a Visita Técnica feita pelo prefeito Samuel, o secretário municipal de Educação, o secretário e engenheiros da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos. Onde o prefeito ressaltou que este espaço já estava com a pintura deteriorada, além de existir um problema grande de impermeabilização e que tudo isso seria corrigido pela empresa que ganhou a licitação de manutenção. Então, essa foi a primeira escola que sofreu essas intervenções com objetivo de deixa-la mais moderna e adequada para receber os nossos alunos.

Assim, mais de 50% das escolas do município de Santana do Cariri já foram reformadas pela Gestão Orgulho de Ser Santanense. Compromisso que a mesma vem tendo ao longo da gestão, investindo em uma educação de qualidade para os nossos santanenses!

#Educação 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A NUTRICIONISTA SHERLLY MATOS, EXPLICA COMO É FEITO O CARDÁPIO DOS NOSSOS ALUNOS SANTANENSES.

A Nutricionista Sherlly Matos, responsável técnica pela merenda escolar de Santana do Cariri, explica como é feito o cardápio dos nossos alunos santanenses. As preparações são planejadas de acordo com as diretrizes do FNDE, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

O PNAE é um programa que vem oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. E de acordo com essas diretrizes, objetivo da gestão municipal é oferecer refeições variadas, nutritivas e que atendam às necessidades nutricionais dos alunos, respeitando a faixa etária, durante a permanência na escola.

A gestão Orgulho de Ser Santanense, está empenhada em fornecer uma merenda escolar de qualidade e saudável, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional de nossos alunos.

#Educação 26/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A GESTÃO MUNICIPAL ADQUIRIU NOVO MATERIAL ESCOLAR PARA IMPULSIONAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS SANTANENSES.

É com imersa alegria que a gerente municipal do PAIC Integra, Jaine Nuvens, comunica que a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri por meio da secretária municipal de Educação, adquiriu um novo material para impulsionar o aprendizado dos nossos alunos santanenses.

São livros da Editora Scarpa que foram selecionados cuidadosamente para estimular as habilidades e a consolidação do aprendizado dos alunos do 2º, 5º e 9º ano. Os mesmos têm uma abordagem completa, o conjunto inclui materiais destinados aos professores, cadernos de atividades e cadernos de jogos.

Acreditamos na importância de investir em recursos educacionais de qualidade para proporcionar experiências de aprendizado enriquecedoras aos alunos santanenses. Com esse novo material, buscamos fortalecer ainda mais a educação, visando o desenvolvimento integral dos estudantes.

#QualidadeDeEnsino #SantanaDoCariri #OrgulhoDeSerSantanense

#Educação 10/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS SE DESTACAM NA 18ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)

É com imensa alegria que o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, parabeniza os talentosos alunos que se destacaram na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP):

?? Armando Alves Feitosa Neto e Maria Joyce Felix de Aquino, da Escola José Jucá de Souza Castro, certificados com Menção Honrosa nos níveis 01 e 02, respectivamente.

?? Wanderson Pereira Xavier, da Escola Paulo Rodrigues Duarte, premiado com a medalha de bronze no nível 02.

O reconhecimento também se estende aos professores, à Equipe Pedagógica e à Direção Escolar pelo empenho e dedicação.

Parabéns, queridos alunos, pelo brilhante desempenho! Desejamos, mais uma vez, muito sucesso e boa sorte nas próximas edições. ????

#Educação 11/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZOU O ENCERRAMENTO DO CICLO FORMATIVO 2023 - MÓD. IV PAIC INTEGRAL.

A Secretaria Municipal de Educação realizou o encerramento do Ciclo Formativo 2023 - Módulo IV PAIC INTEGRAL no período de 17 de novembro a 07 de dezembro.

Os encontros foram contemplados com diversas temáticas abordadas dentro de cada eixo. Na ocasião, houve momentos para feedbacks de todas as ações desenvolvidas ao longo do ano letivo, afim de, alinhar junto ao corpo docente estratégias de melhorias para o ano seguinte.

Foi mais um módulo com foco na construção de conhecimento, direcionado para a realidade do dia a dia da escola.

Finalizamos o ano com um agradecimento especial a cada um(a) pelo empenho, dedicação e compromisso.

#Educação 08/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR, QUE SERÃO DISPONIBILIZADOS EM TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri realizou mais uma grande aquisição de produtos da agricultura familiar, que serão disponibilizados em todas as escolas do município.

Essa ação demostra o compromisso que a gestão municipal tem com uma alimentação saudável para nossas escolas e principalmente com a valorização do trabalho dos agricultores santanenses. E complementando ainda a alimentação escolar, também foi feito a aquisição de gênero alimentícios industrializados para que possamos garantir uma alimentação de forma mais variada com todos os nutrientes recomendados pela nossa nutricionista para os nossos alunos.

O Secretário da Educação, Márcio do Carmo, destacou a importância dessa iniciativa que não apenas fortalece a economia local, mas também contribui para uma alimentação mais saudável e sustentável para os estudantes.

O apoio à agricultura familiar não só promove o desenvolvimento local, mas também assegura uma alimentação de qualidade nas escolas, valorizando os produtores da região.

#Educação 04/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOS DIAS 18 À 20 DE DEZEMBRO ACONTECERÁ A II MOSTRA DAS UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS - UCE

Nos dias 18 à 20 de dezembro acontecerá a II Mostra das Unidades Curriculares Eletivas - UCE, nas escolas que ofertam o Tempo Integral na rede municipal de ensino: EMEIEF Escritora Rachel de Queiroz, EMEIEF Osvaldo Daxo de Alencar e EMEIEF José Jucá de Sousa Castro.

A Mostra é intitulada como II Mostra de Eletivas: Concretizando Saberes e Exibindo Aprendizados, os estudantes irão apresentar os produtos finais que cursaram ao longo do segundo semestre. Momento importante para expor para toda a comunidade escolar o que foi produzido, garantindo o compartilhamento de conhecimentos, experiências e de muito aprendizado.

#Educação 04/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO APROVADO POR UNANIMIDADE, PLANO DE CARGOS, CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL DOMAGISTÉRIO DE SANTANA DO CARIRI

Um momento histórico para Santana do Cariri! O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal do Magistério de Santana do Cariri, esquecido por 8 anos, finalmente recebeu a atenção merecida e foi aprovado por unanimidade pela Câmara dos Vereadores. Este avanço significativo é fruto da determinação incansável da gestão 'Orgulho de Ser Santanense', liderada pelo prefeito Samuel e pela equipe de Educação sob a coordenação do secretário Marcio do Carmo. A jornada envolveu profunda deliberação com a classe, parcerias estratégicas com assessorias jurídicas e contábeis, e uma colaboração fundamental com a Apeoc de Santana do Cariri.

Gratidão a todos que contribuíram para construir um futuro mais promissor para a educação local!

#Educação 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2024-2034)

Hoje sexta-feira(27), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação, realizou a Conferência Municipal de Educação Extraordinária com o tema: Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado Para a Garantia da Educação Como Direito Humano, Com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável.

A conferência foi realizada no Polo de convivência Pedro Linard, onde tivemos o privilégio de receber Gorette Pinheiro como nossa palestrante. Gorette é uma renomada profissional, graduada em Pedagogia, com uma vasta experiência em Gestão Escolar e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Ela também acumula em sua trajetória experiências como Professora Universitária e ocupou o cargo de Secretária de Educação de Solonópole entre os anos de 2015 a 2020. Seu conhecimento abrange as áreas de educação, relações humanas e parentalidade.

As Pré-Conferência aconteceram na quarta-feira, dia 25 de outubro, onde foram debatidos os VII Eixos. E hoje na conferência os mesmos foram debatidos na plenária dos eixos temáticos contidos no documento de referência. Assim, foram voltadas e feitas as alterações sugeridas pela plenária presente e na sequencia escolhidos os 3 delegados que iram pra segunda fase da Conferencia Regional representando a cidade de Santana do Cariri, que foram: O estudante Sidney e as professoras Ana Claudia e Simone.

A Conferência Municipal de Educação foi um evento imperdível para todos aqueles comprometidos em promover a excelência educacional em nossa cidade. A participação de todos os presentes foi fundamental para juntos contribuirmos na construção do Plano Nacional de Educação 2024-2034.

A Gestão Orgulho de Ser Santanense reafirma seu compromisso em buscar constantemente novas formas que garantam uma educação de qualidade, acessível e inclusiva para todos os santanenses.

#Educação 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TRAZ UMA ÓTIMA NOTÍCIA PARA OS SANTANENSES! Estamos felizes em compartilhar mais uma aquisição de mobiliário escolar novinho para equipar as escolas em Santana do Cariri.
#Educação 30/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A GESTÃO MUNICIPAL VISITOU A III FEIRA DE ELETIVAS DA ESCOLA ADRIÃO DO VALE NUVENS.

A Gestão Municipal visitou a III Feira de Eletivas da Escola Adrião do Vale Nuvens. O evento foi um verdadeiro sucesso e demonstrou o talento e dedicação dos alunos e professores envolvidos.

Durante a Visita, o Prefeito Samuel Cidade Werton, o Secretário de Educação, Márcio do Carmo, e o Secretário de Assistência Social, Adriano Casado, puderam conhecer de perto os projetos desenvolvidos pelos estudantes, que abrangeram diversas áreas do conhecimento.

A Gestão Municipal parabeniza a Escola Adrião do Vale Nuvens e a todos os envolvidos pela iniciativa e por proporcionarem aos estudantes essa oportunidade de mostrar seus talentos e habilidades.

Estamos comprometidos em continuar apoiando e investindo na educação, pois acreditamos que é por meio dela que construiremos um futuro ainda melhor para nosso município.

#Educação 30/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOS DIAS 23 E 28 DE JUNHO, ACONTECEU A I MOSTRA DAS UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS - UCE

Nos dias 23 e 28 de junho, aconteceu a I Mostra das Unidades Curriculares Eletivas - UCE, nas escolas que oferecem o Tempo Integral na rede municipal de ensino: EMEIEF Escritora Rachel de Queiroz, EMEIEF Osvaldo Daxo de Alencar e EMEIEF José Jucá de Sousa Castro.

A mostra foi intitulada como I Mostra de Eletivas: Concretizando Saberes e Exibindo Aprendizados, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar os produtos finais que cursaram ao longo do primeiro semestre, transformando teoria em prática.

O momento foi marcado pelo protagonismo estudantil e pela troca de experiências entre eles. Ficando assim evidenciado que o Tempo Integral propicia o desenvolvimento das potencialidades dos alunos.

A Gestão Municipal parabeniza a todas as escolas envolvidas pela iniciativa e por proporcionarem aos estudantes essa oportunidade de mostrar seus talentos e habilidades.

Estamos comprometidos em continuar apoiando e investindo na educação, pois acreditamos que é por meio dela que construiremos um futuro ainda melhor para nosso município.

#Educação 28/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI ASSINOU O TERMO DE ADESÃO AO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri assinou o termo de adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Essa iniciativa tem como objetivo principal garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental.

Para alcançar esse objetivo, serão implantadas políticas, programas e ações para promover a alfabetização e recomposição das aprendizagens das crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental. Com atenção especial àquelas que não atingiram os padrões adequados de alfabetização até o segundo ano.

Sabemos que a alfabetização é um elemento fundamental para a construção de trajetórias escolares bem-sucedidas. Ao garantir o direito à alfabetização, estamos proporcionando às nossas crianças as bases sólidas necessárias para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

A adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um passo importante para o fortalecimento da educação em Santana do Cariri. Estamos determinados a construir um futuro melhor para nossas crianças, proporcionando-lhes uma educação de qualidade e o pleno desenvolvimento de suas habilidades.

#Educação 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JOVENS SANTANENSES ESTÃO ENTRE OS 9 FINALISTAS DO PRÊMIO LED LUZ NA EDUCAÇÃO.

Jovens Santanenses estão entre os 9 finalistas do Prêmio LED Luz na Educação.

O Especial LED é um programa que vai reconhecer e valorizar ideias inovadoras que transformam realidades em diversas regiões do Brasil. Ao final da competição, 6 iniciativas vencedoras vão dividir o prêmio de R$1,2 milhão.

A iniciativa Células Motivadoras: Conectando-se com o Futuro surgiu em 2018 na EEMTI Adrião do Vale Nuvens através das jovens Alicy Neres, Lyliane e Joana nuvens, que diante de um cenário com elevados casos de evasão e de infrequência, notaram a necessidade de transformação. Assim, como agentes transformadoras, criaram uma série de intervenções para ajudar os alunos com a falta de perspectiva, projeto de vida e também a falta de motivação, sendo esse um fator marcante na educação pública brasileira.

Através do protagonismo das estudantes, houve a transformação nos índices da escola que apresentam uma melhora quando comparados aos anos de 2017, ano em que o projeto ainda não existia, 2018, quando o projeto foi implementado e os anos de 2019, 2020 e 2021, em que temos resultados bastantes convincentes, por ter como metodologia o cultivo da sensibilidade para o acolhimento de diversos alunos.

Tendo em vista o impacto do projeto, ele obteve grande destaque na realidade brasileira. E, com a inscrição no Movimento LED — Luz na Educação —, com o intuito de reconhecer e iluminar práticas inovadoras na educação brasileira-, se tornou um dos 3 SUPER FINALISTAS no prêmio LED. Assim, o projeto @_celulasmotivadoras será retratado no especial da TV que irá ao ar na TV Globo neste dia 26 de abril, após a novela das 21:00, que contará com diversas outras iniciativas e suas histórias durante o programa especial nos estúdios Globo.

#Educação 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SÁBADO DE BUSCA ATIVA ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. FORA DA ESCOLA, NÃO PODE!

Neste sábado (15), a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Saúde, deram inicio a campanha "Busca Ativa Escolar. Fora da Escola, não pode!", com o objetivo de unir forças intersetoriais nas causas que vão desde a identificação das crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão escolar, até a tomada de providências necessárias para a matrícula e permanência na escola.

A ação contou com a mobilização das escolas do municipio (seus gestores, professores e alunos), equipe da Assistência Social, agentes de saúde, autoridades e a população que se fez presente potencializando ainda mais a causa.

Foram realizadas caminhadas educativas e "adesivaço" pelas ruas da cidade, sítios e destritos.

Além de apresentações feita por alunos que retratavam o tema - Busca Ativa Escolar. Fora da Escola, não pode!

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas - Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Essa é a primeira de muitas outras ações que iremos realizar na campanha "Busca Ativa Escolar. Fora da Escola, não pode!".

#Educação 14/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA QUARTA-FEIRA (12), INICIOU ENTREGA DE NOVOS LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação começou a entregar nesta quarta-feira (12), mais uma vez novos livros didáticos e paradidáticos para alunos da educação infantil da rede pública de ensino do município.

Esse material faz parte da Coleção Aprender Construindo da editora IMEPH e incluem: livros didáticos, livros literários, painéis alfabéticos, cartazes ampliados e livros de apoio à formação continuada dos professores. Eles também terão acesso a uma plataforma digital da editora IMEPH, que tem como objetivo oferecer aos professores da Educação Infantil atividades de formação continuada e todos os recursos adquiridos no formato digital.

Esse material irá enriquecer ainda mais o futuro das nossas crianças, oferendo maior qualidade no ensino, proporcionando um desenvolvimento integral das crianças e aprimorando a formação continuada dos professores.

São investimentos na base da educação de Santana do Cariri que irão transformar e moldar o futuro do nosso município. Temos muito orgulho dos avanços que a educação de Santana do Cariri tem conquistado.

#Educação 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO O 7° MELHOR FOGUETE DA MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES (MOBFOG) 2023 É DE SANTANA DO CARIRI!

O 7° melhor foguete da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2023 é de Santana do Cariri!

Os estudantes da rede municipal de ensino de Santana do Cariri, Cícero Cristian Feitosa e João Paulo Galdino participaram na última semana da 16° Mostra Brasileira de Foguetes que é vinculada a OBA (Olímpia Brasileira de Astronomia), competição nacional de lançamento de foguete que foi realizado no Rio de Janeiro, onde de 39 equipes, tiveram êxito no lançamento e conquistaram o 7° lugar na competição.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Os alunos foram os únicos que passaram na seletiva para cursar o ensino médio e técnico na EEEP na cidade de Nova Olinda.

Desejamos que continuem trilhando uma trajetória de sucesso!

#Educação 08/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INICOU NESSA SEGUNDA-FEIRA (6), O ANO LETIVO DE 2023, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTANA DO CARIRI.

É com grande alegria que iniciamos nessa segunda-feira (6), o ano letivo de 2023, da rede municipal de ensino de Santana do Cariri.

A volta às aulas marca o início de mais um ciclo de aprendizagem, amizades e conquistas das crianças e jovens do nosso município.

Neste ano o tema para o ano letivo de 2023 é "Inovar, Avançar e Transformar: O desafio de fazer acontecer"

O ano de 2022, foi um ano promissor para a educação de Santana do Cariri, no total são 6 escolas reformadas atendendo ao novo padrão MEC, entrega de novos fardamentos e mochilas, carteiras e mesas escolares.

Desejamos a todos os gestores, professores, alunos e toda equipe da rede municipal de ensino de Santana do Cariri, uma excelente volta as aulas!

#Educação 25/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO DE VOLTA AS AULAS DA "ORQUESTRA INFANTOJUVENIL SANTANENSE".

A equipe do projeto "Orquestra Infantojuvenil Santanense" esteve reunida, na manhã desta segunda-feira, 23, para o planejamento anual de alinhamento das ações que serão desenvolvidas com apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura e Turismo.

Momento essencial para garantir que todas as atividades se concretizem da melhor forma possível ao longo do corrente ano. O encontro, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, aconteceu no Centro de Ensino e Música Maria Eurenice Coelho (C.E.M).

Já nesta terça-feira (24), foi realizada a primeira reunião de pais dos alunos da ORQUESTRA INFANTOJUVENIL SANTANENSE, o encontro teve como objetivo integrar os pais na educação musical dos filhos, ressaltando a relevância do projeto para os jovens.

Aproveitando a oportunidade, a professora das aulas de violino, Samara, preparou uma simples apresentação com os alunos.

Os discentes receberam os instrumentos para o estudo semanal, onde os mesmos puderam levar para suas casas. Portanto, na ocasião os pais assinaram o termo de compromisso e responsabilidade pelos instrumentos que serão entregues a estes alunos. A gestão orgulho de ser santanense acredita que o investimento em educação é o melhor caminho para o desenvolvimento pessoal.

#Educação 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO O MUNICÍPIO DE SANTANA DO CARIRI SERÁ REPRESENTADO POR DOIS ALUNOS NA 36ª JORNADA DE FOGUETES.

O município de Santana do Cariri será representado por dois alunos na 36ª Jornada de Foguetes.

Os estudantes do ensino fundamental da escola EMEIF JOSÉ JUCÁ DE SOUSA CASTRO- Distrito de Dom Leme, Cícero Cristian Feitosa Sabino e João Paulo Galdino de Alencar desenvolveram um foguete movido com água e ar pressurizado.

O bom desempenho dos alunos certamente se deve bastante aos seus esforços e de seus colegas e professores que se envolveram nesta jornada.

Eles participaram da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) a nível escolar que é vinculada a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), e por isso os dois alunos foram convidados, sendo uma das 3 equipes de foguetes que melhor se destacaram do sexto ao nono ano de sua escola, para participar da 36ª Jornada de Foguetes, uma competição nacional de lançamento de foguetes que será realizado no Rio de Janeiro.

#Educação 21/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITO DR. SAMUEL E O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO MÁRCIO DO CARMO PARTICIPARAM DO SARAU LITERÁRIO EM ARAPORANGA.

Nesta Quarta-feira ( 19), o prefeito Municipal Dr. Samuel e o Secretário de Educação Márcio do Carmo participaram do Sarau Literário denominado "Café Literário" na escola Paulo Rodrigues Duarte, Distrito de Araporanga. No ensejo, realizaram a entrega de equipamentos de grande utilidade para aquela escola, sendo dois bebedouros do tipo geláguas , uma TV Led 43' de última geração e um kit com microfone sem fio, além disso, foram entregues 100 novas carteiras escolares para reposição. Após a visita, o prefeito juntamente com o Secretário de Educação dirigiram-se para a Escola Hermano Chaves, no Sítio Mororó, onde realizaram a entrega dos mesmos equipamentos e carteiras anteriormente mencionados.

#Educação 09/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GRANDE CONQUISTA! CEM (CENTRO DE ENSINO E MÚSICA) É INAUGURADO EM SANTANA DO CARIRI. A Prefeitura de Santana do Cariri através da Secretaria de Educação inaugurou nessa quinta-feira (08) o CEM (Centro de Ensino e Música).
#Educação 09/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO VOLTA A ACONTECER APÓS 2 ANOS E MARCA 200 ANOS DA INDEPENDECIA DO BRASIL.

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação realizou nesta quarta-feira, o Desfile Cívico de 7 de setembro em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil que retorna após 2 anos sem ser realizado devido à pandemia, a programação contou com desfile de 11 escolas do município que saíram da praça Tereza Cabral em direção ao centro da cidade, todas as escolas traziam temas diversificados e apresentações com a fanfarra de cada instituição.

O desfile teve a participação da Banda Municipal Francisco Paulo de Araújo, tocando o hino nacional, estadual e municipal, enquanto o Prefeito Samuel, o vice João Cabral e a Professora Cicera Hálane hasteavam as bandeiras no mastro em frente à Prefeitura.

O desfile também foi prestigiado por um grande público, que vibrou com as apresentações das escolas.

#Educação 05/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI REALIZA ENTREGA DE NOVOS UNIFORMES ESCOLARES.

A Prefeitura de Santana do Cariri por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou nessa semana a entrega simbólica do novo fardamento escolar para os estudantes da rede municipal de ensino.

Algumas instituições já começaram a receber o novo fardamento, ao todo serão beneficiados aproximadamente 3.190 alunos da rede municipal e em breve estarão devidamente uniformizados no 2° semestre letivo do ano com fardamentos novinhos.

#Educação 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO, PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI RECEBE NOVO MOBILIÁRIO ESCOLAR PARA ESCOLAS DO MUNICÍPIO.
#Educação 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZOU NESTA QUINTA-FEIRA (01) AÇÃO ALUSIVA AO INÍCIO DA CAMPANHA DO SETEMBRO AMARELO.

Secretaria de Educação, com iniciativa da Psicologa da Educação Francisca Rodrigues e Samara Cidrão realizou na manhã dessa quinta-feira (01/09) nas dependências da Prefeitura de Santana do Cariri, uma ação alusiva ao início da campanha do Setembro Amarelo, mês de conscientização a prevenção ao suicídio.

Os servidores e visitantes foram recepcionados ao som da Banda Municipal Francisco Paulo de Araújo e ganharam lembrancinhas com frases de carinho e um laço amarelo simbolo da campanha.

A ação tem como foco acolher os funcionários, que lidam diariamente com o público, que por diversas vezes já chegam fragilizados e estressados, por conta de um dia ruim ou por não ter o atendimento esperado em algum local,e compreender que a depressão é uma doença e que seus funcionários podem apresentar eventos, sintomas ou desenvolver a doença. E, independente da situação é necessário respeitá-los, desenvolver ações preventivas, e cuidar deles para reduzir os impactos na própria saúde.

#Educação 24/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO JOVEM SANTANENSE GANHA BOLSA DE ESTUDO EM UNIVERSIDADE DE MASSACHUSETTS.

Letícia Vieira da Silva é o melhor exemplo de que com determinação e foco, pode se chegar a lugares inimagináveis. Filha de agricultores, cresceu na Zona Rural de Santana do Cariri- CE, durante toda a sua vida, Letícia estudou em escola pública se dedicando a ciências exatas, cultivando uma paixão pela astronomia e astronáutica.

Durante o ensino fundamental começou a participar de olimpíadas científicas onde conquistou 22 medalhas e obteve 6 menções honrosas nas mais de 30 competições que participou.

Entre os feitos de Letícia, estão o desenvolvimento de projetos de pesquisa sobre astronomia e o título de primeira Brasileira de escola pública a participar da fase internacional da Copa do Mundo da física.

Atualmente ganhou uma bolsa de estudos nos EUA para cursar Engenharia e Astronomia em "Smith College", em Massachusetts.

Letícia Vieira, é mais uma jovem que nos dá Orgulho de Ser Santanense.

#Educação 11/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI REALIZA ENTREGA DE KIT ESCOLAR AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Educação entregou nos últimos dias kits escolares para a retomada das aulas, os kits são compostos por mochila e novos livros.

Alunos de 13 escolas foram contemplados com a entrega dos kits exclusivos para educação infantil.

#Educação 27/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE CICLO DE PALESTRAS FAMÍLIA NA ESCOLA

A Secretaria Municipal de Educação realiza de 26 a 29 de abril, o Ciclo de Palestras em todas as escolas em alusão ao Dia Nacional da Família na escola. Com o tema "A importância da Participação da família na escola: Compartilhando saberes e responsabilidades. ", as palestras serão mediadas pela psicóloga escolar, Francisca Rodrigues.

Depois de dois anos de pandemia, a iniciativa acontecerá de forma presencial. "É um dia que valoriza e fortalece os laços entre a escola e a família, estimulando que nossos estudantes queiram estar na escola e procurem o melhor caminho profissional em suas vidas. Que toda a comunidade escolar possa aproveitar esse dia para reforçar esses laços, tornando o processo de ensino e aprendizagem ainda mais completo e empático, num esforço comum entre escolas, comunidade e famílias", destaca a psicóloga.

#Educação 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA INICIA REFORMA DE MAIS UMA ESCOLA MUNICIPAL

Dando continuidade ao pacote de melhorias nas estruturas das unidades escolares de Santana do Cariri, a Prefeitura iniciou a reforma da escola Paulo Rodrigues Duarte, no Distrito de Araporanga.

Entre as melhorias estão a ampliação de acessibilidade, nova iluminação, trocas de esquadrias (portas e janelas), pintura, troca de telhados e telhas, além de reparos estruturais que garantem mais segurança a alunos e profissionais da rede.

Essa é a quarta escola a ser contemplada com a reforma, tendo em vista o retorno presencial de março de 2022. "Os nossos alunos poderão estar de volta em um novo espaço, que certamente irá garantir uma melhor aprendizagem no retorno às aulas presenciais. A meta do Governo Municipal, através da secretaria de Educação, é avançar para as demais unidades escolares de Santana do Cariri que necessitem de reformas", comentou o secretário da pasta, Márcio do Carmo.

#Educação 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PRORROGA PRAZO PARA MATRÍCULAS DE ALUNOS NOVATOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

As matrículas para alunos novatos da rede municipal de ensino, poderão ser feitas até o dia 28 de janeiro de 2022, em Santana do Cariri. O prazo foi prorrogado pela Secretaria de Educação.

De acordo com o cronograma do município, o prazo para a efetivação das matrículas começou desde o dia 13 de dezembro de 2021. As matrículas poderão ser feitas presencialmente, nas secretarias das escolas.

Os pais ou responsáveis dos alunos devem levar em mãos a certidão de nascimento, cartão do SUS, NIS, comprovante de residência, documento do responsável, telefone para contato e o cartão de vacina.

#Educação 08/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA REALIZA REFORMAS EM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS Unidades de ensino municipais estão sendo restruturadas e recebem melhorias para ampliar segurança e acolhimento de alunos e profissionais da rede.
#Educação 11/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTANA DO CARIRI RECEBE RECONHECIMENTO NA 12ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ

O município de Santana do Cariri, recebeu, nesta terça-feira(11), reconhecimento do prêmio Escola Nota Dez pelo desempenho desejável no SPAECE ALFA dos 2º anos do ensino fundamental.

O evento ocorreu virtualmente com transmissão pelas redes sociais do Governo do Estado, por causa do Decreto de Isolamento Social. A solenidade teve a apresentação do Governador Camilo Santana que fez a chamada dos municípios e os secretários de educação e respectivos gestores municipais. A vice-governadora Izolda Cela e a secretária da Educação, Eliana Estrela, participaram da solenidade.

Em Crato, a entrega dos prêmios ocorreu no Auditório da Escola Violeta Arraes e reuniu os municípios que fazem parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação -CREDE.

A Secretária de Educação Gerllany Freire, que esteve acompanhada da Vice-prefeita Bibiane Sampaio recebeu o prêmio das mãos de Luciana Brito coordenadora da 18º Crede.

A gestora agradeceu ao prefeito Pedro Henrique pelo compromisso com a Educação e a todos os professores de Santana do Cariri, "Esse prêmio foi para as escolas dos 2º anos que se encontram no nível desejável. Agradeço aos gestores e a todos os profissionais pelo empenho para com a nossa educação", disse a gestora.

#Educação 30/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL VAI ENTREGAR 3 MIL KITS DA MERENDA ESCOLAR PARA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Educação fará a entrega de kits de merenda escolar na próxima semana. Ao todo serão entregues 3.187 kits, beneficiando todos os estudantes matriculados nas escolas da rede municipal. A medida faz parte de uma série de ações adotadas pelo governo municipal para amparar as famílias santanenses durante a pandemia da Covid-19.

Cada kit contém 2 pacotes de arroz, 2 pacotes de cuscuz, 1 pacote de açúcar, 1 biscoito doce, 1 bolacha salgada, 1 macarrão, 1 frango e 1 pacote de pão.

As entregas terão início nesta segunda-feira (03) e serão efetuadas por etapa.

Segunda-feira (03/08)

Manhã- alunos das séries: Infantil II, Infantil III, Infantil IV e EJA.

Tarde - alunos das séries Infantil V e 1º ano.

Terça-feira (04/08)

Manhã - os alunos do 2º e 3º ano.

Tarde - alunos do 4º e 5º ano.

Quarta-feira (05/08)

Manhã - alunos do 6º e 7º ano.

Tarde - alunos do 8º e 9º ano.

Para receber os alimentos o pai ou mãe do aluno deverá portar seu documento de identidade e o registro da criança, é necessário também levar anotado em um papel a série e turma que o seu filho ou filha estuda. A entrega será realizada nas escolas.

Aproveitando o momento, a Secretaria Municipal de Saúde entregará junto com o kit alimentício, um kit de higiene bucal para as crianças, contendo escova de dentes e creme dental. A ação é feita através do PSE com a equipe de saúde bucal, através do programa de Saúde na Escola. Dentro da estratégia, os profissionais da saúde explicarão, através de vídeo em linguagem própria para as crianças, orientações sobre a realização da higiene bucal de forma adequada.

#Educação 16/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENTREGA ATIVIDADES NO DOMICÍLIO DOS ESTUDANTES QUE NÃO TÊM ACESSO A INTERNET

A Secretaria de Educação continua com as aulas da rede municipal à distância, respeitando os protocolos de prevenção e controle da Covid-19 estabelecidos pela gestão municipal através da Secretaria de Saúde.

Desde o mês de maio as aulas têm sido realizadas de forma online para aqueles alunos que têm acesso à internet. Para os alunos que não têm acesso, os professores preparam as atividades e o núcleo gestor faz a entrega no domicílio de cada estudante, obedecendo todas as normas de distanciamento, higienização e prevenção à Covid-19.

Durante essa semana e na próxima, o núcleo gestor das escolas municipais estarão fazendo a entrega das atividades mensais do mês de julho aos seus alunos, tanto da sede quanto da zona rural.

No momento em que a entrega das novas atividades é feita, as dos mês anterior são recebidas para correção dos professores; para que dessa forma não haja prejuízo para os estudantes. A Secretaria de Educação salienta que tanto as tarefas recebidas quanto as entregues passam por um controle de higienização, sendo mantidas em um período de quarentena para maior segurança dos estudantes e dos servidores.

#Educação 09/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI REALIZA ENTREGA DE NOVAS CARTEIRAS ESCOLARES

A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta quinta-feira(9), novas carteiras escolares em unidades de ensino do município, nas zonas urbana e rural.

Foram distribuídas inicialmente cerca de 300 equipamentos para as escolas: Hermano Chavez Franck, na Pedra Branca, Osvaldo Daxo de Alencar, no Brejo Grande e na escola Escritora Escola Rachel de Queiroz. As entregas continuarão nesta sexta-feira(10), e na próxima segunda-feira.

Segundo a Secretária de Educação, Gellanny Freire, a aquisição dos novos equipamentos foi realizada com recursos próprios, com o objetivo de proporcionar aos estudantes da Rede Municipal de Ensino um ambiente escolar melhor e aconchegante, quando as aulas presenciais retornarem.

#Educação 04/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI ENTREGA A POPULAÇÃO DO BAIRRO INHUMAS, NOVA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação entregou, na tarde da última sexta-feira(3), em cerimônia simbólica, nova unidade de Educação infantil para a população do Bairro Inhumas.

A entrega ocorreu com a presenças do prefeito Pedro Henrique, da vice-prefeita, Bibiane Sampaio, da secretária de Educação, Gerllanny Freire, servidores e dos vereadores, Arclebio Dias, Eduardo Freire, Gildo Lopes, Ismael Feitosa e Joaquim Teles, respeitando o distanciamento permitido, orientado pelas autoridades sanitárias.

O equipamento de educação recebeu o nome de Maria Alaide de Sousa Alencar e vai atender aproximadamente 25 crianças do bairro, que antes estudavam na sede municipal.Agora, as famílias tem uma escola mais perto de suas casas para a educação das crianças. Joaquim Teles, familiar da homenageada agradeceu ao prefeito pelo empenho para conclusão da obra que iniciou há 6 anos.

Durante as falas, a vice-preita, Bibiane Sampaio parabenizou a comunidade pela conquista e ao prefeito Pedro Henrique pelo empenho para concluir a obra.

O prefeito Pedro Henrique, por sua vez,agradeceu a equipe de engenharia da prefeitura e a todos que colaboraram para entregar à população essa escola, "É um trabalho que todos construíram juntos, é dessa forma que a gente trabalha que a gente ver que a gente pode fazer com que o nosso município venha avançar a cada dia. Uma creche, uma escola de Educação Infantil num bairro é de extrema importância".

#Educação 02/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREFEITURA ENTREGA NOVA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO DISTRITO DOM LEME

Em cerimônia simbólica realizada na tarde dessa quarta-feira,1, a prefeitura de Santana do Cariri, entregou a nova Escola de Educação Infantil Glória Alves de Araújo, que fica no distrito Dom Leme.A solenidade contou com a presença do prefeito, Pedro Henrique, da Vice, Bibiane Sampaio,dos vereadores: Arclebio Dias, Eduardo Freire, Gildo Lopes, Ismael Feitosa e Lucas Matias, de servidores da escola e familiares da homenageada.

Durante a cerimônia, a Secretária de Educação Gerllanny Freire, destacou o comprometimento da gestão municipal em tornar realidade esse sonho. O Dom Leme possui o maior número de estudantes matriculados na rede municipal de ensino, lembrou a gestora, afirmando que pelo menos 180 crianças da educação infantil irão estudar no local, quando a pandemia passar.

O prefeito Pedro Henrique, por sua vez, lembrou que a obra se arrastava há 10 anos e quando assumiu a gestão encontrou diversas irregularidades na construção do equipamento. Disse que o momento é de gratidão, agradeceu a todos os envolvidos para que a obra fosse concluída e torceu para que a pandemia passe,"Esperamos que essa pandemia passe logo para que as crianças possam usufruir desse lugar maravilhoso. Só através da educação é que teremos uma Santana cada vez mais desenvolvida. Com a educação iremos avançar".

Os familiares da homenageada agradeceram ao governo municipal por concretizar o sonho da comunidade. A prefeitura entregará, na próxima sexta-feira(3) um segundo equipamento para a educação, trata-se da Escola de Educação Infantil Maria Alaíde de Sousa Alencar, no bairro Inhumas.

#Educação 20/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEOS GESTORES AVALIAM POSITIVAMENTE AULAS REMOTAS EM SANTANA DO CARIRI

A Prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação, adotou o ensino remoto para os estudantes da rede municipal nesse período de pandemia. O objetivo é que os estudantes mesmo em isolamento social continuem tendo acesso aos conteúdos planejados pela pasta. Para isso, a secretaria ouviu os professores e gestores escolares que atenderam prontamente a sugestão.

No início desta semana, aconteceu uma reunião por vídeoconferência com os núcleos gestores das 15 escolas. A pauta foi como os profissionais tem avaliado essa nova realidade, os desafios e o compartilhamento das experiências com as atividades enviadas para os alunos.

Os gestores da Escola José Jucá de Sousa Castro consideraram que a reunião foi satisfatória. "Foi muito produtiva e importante para esclarecermos dúvidas e compartilharmos experiências sobre essa nova modalidade de ensino que é o ensino remoto. Orientações muito pertinentes e as trocas de experiências ajudaram muito a darmos continuidade da melhor maneira possível as aulas nesse período de caos, priorizando e preocupando-se primeiramente com a aprendizagem dos nossos alunos".

De acordo com a secretária de Educação, Gerllany Freire, para os alunos que não tem acesso à internet, as escolas já iniciaram as entregas do conteúdo preparado pelos núcleos gestores e estarão acompanhando os estudantes de acordo com a necessidade.

#Educação 11/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTUDANTES VOLTAM ÀS AULAS COM ADAPTAÇÃO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL EM SANTANA DO CARIRI

Os estudantes da rede municipal de ensino de Santana do Cariri deram início as atividades nesta segunda-feira (11) de forma remota. O retorno proposto pela Secretaria de Educação e acordado com os professores, garante que as aulas aconteçam de forma online, por meio da interação entre professores, alunos e pais de alunos, através de plataformas digitais.

Desde o dia 18 de março que as aulas na rede municipal de ensino estão suspensas como forma de prevenção à disseminação do novo Coronavírus. Com a progressão do vírus no Estado, os órgãos de Educação prorrogaram a suspensão das aulas presenciais até, pelo menos, 1º de junho.

"Nós estamos enfrentando um momento singular na história da Educação do nosso município diante da pandemia que acomete o mundo, e sabendo da importância e papel que a educação possui, tivemos que buscar alternativas para minimizar o impacto dessa doença na vida das nossas crianças e adolescentes; por isso buscamos, primeiramente, zelar pela segurança dos nossos alunos, mantendo-os em casa, seguindo os protocolos dos órgãos de Saúde, para em seguida encontrarmos formas de contornar a situação. A adoção das atividades remotas foi a solução encontrada para continuar oferecendo um ensino de qualidade mesmo à distância", ressalta a secretária de Educação, Gerllanny Freire.

De acordo com a gestora, mesmo diante do novo desafio, já neste primeiro dia pode-se perceber o empenho dos professores diante da nova didática de ensino, através das aulas remotas. Os educadores passaram a utilizar vídeos, áudios, fotos e mensagens de textos para se comunicar com os estudantes e responsáveis, através do aplicativo Whatsapp e outros canais como Youtube.

Para aqueles alunos que não possuem acesso à internet ou aparelhos com o aplicativo, a Secretaria está identificando os alunos junto às escolas, que terão as atividades entregues em casa. Para os estudantes da zona rural, os motoristas das rotas deixarão as atividades, para os da sede, funcionários serão encarregados desta tarefa. A secretária ratifica que nenhum estudante ficará no prejuízo durante as aulas não presenciais.

#Educação 22/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COMEMORAM O CARNAVAL

A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta sexta-feira (21/02), comemoração carnavalesca com os alunos das escolas que integram a rede municipal de ensino.

Acompanhadas por paredões de som os estudantes das escolas Escritora Rachel de Queiroz e Generosa Amélia da Cruz, desfilaram pelas ruas da cidade. A Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo também acompanhou o percurso.Houve concentração e folia dos alunos no Calçadão Coronel Felinto Cruz.As escolas preparam blocos e competições com desfiles e escolhas das melhores fantasias.

Titular da Secretária de Educação, Gerllany Freire, acompanhou a programação e parabenizou as equipes das escolas pelo planejamento do carnaval. Gerllany considerou o programa como um espaço importante de fortalecimento da convivência comunitária entre os estudantes.

#Educação 31/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTANA DO CARIRI - AULAS DA REDE MUNICIPAL RETORNAM NESTA SEGUNDA-FEIRA Hoje é o último dia de férias para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Santana do Cariri. Conforme calendário escolar da Secretaria de Educação as aulas devem ter início na segunda-feira, dia 3 de fevereiro em todas as unidades educacionais do município. Esta semana, os servidores da educação - coordenadores, diretores, secretários escolares, participaram da jornada pedagógica que encerrou nesta sexta-feira,31.

As aulas retornam também para as crianças matriculadas nas 3 Escolas de educação infantil e 13 escolas que ofertam Educação infantil e fundamental. A Rede Municipal de Ensino conta com 3.236 estudantes e cerca de 300 professores.


Segundo a Secretária de Educação, Gerllany Freire, o governo municipal tem realizado constantes formações cujo público alvo são os professores, com o objetivo de promover mais qualidade e humanização na educação de Santana do Cariri.

“Estes professores motivados, desempenham com mais qualidade seu trabalho e isso tem tido um resultado significativo. O prefeito Pedro Henrique está sempre antenado com a qualidade da educação e nós estamos trabalhando de mãos dadas”.
#Educação 29/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AULAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTANA DO CARIRI RETORNAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Educação informa que as inscrições para o preenchimento de vagas do ano de 2020, na Rede Municipal de Ensino ocorrem até esta quinta-feira, dia 30 de janeiro. O calendário escolar prevê 200 dias letivos, com início na próxima segunda-feira, dia 03 de fevereiro.

A Rede Municipal de Ensino de Santana do Cariri, oferece educação infantil, ensino fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos- EJA. O governo municipal tem o compromisso de ofertar uma educação de qualidade, através da valorização dos profissionais, quando propôs na semana passada, o reajuste para o magistério no percentual de 12,84%, além de assegurar merenda de qualidade, transporte escolar e fardamento completo para o alunado.

ESTRADAS E TRANSPORTE ESCOLAR

Para garantir que os estudantes cheguem seguros nas unidades de ensino, a prefeitura propôs uma agenda de trabalho conjunta com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que está recuperando as estradas vicinais, proporcionando vias mais acessíveis para o transporte escolar e para os moradores das comunidades rurais do município. Quanto à manutenção dos veículos, até o início das aulas, os ônibus já estarão na cidade, após terem passado por manutenção, conforme garante a pasta da educação.

O prefeito Pedro Henrique, destaca que o governo municipal tem trabalhado de forma unificada para garantir uma educação de qualidade para os Santanenses, como nunca foi visto antes.
“Nosso lema é União, ninguém trabalha só. A Secretaria de Educação, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, tem trabalhado diariamente unidas para proporcionar a infraestrutura necessária para que nossos estudantes tenham uma educação melhor. Estamos trabalhando, otimizando os poucos recursos que temos e os resultados começam a aparecer”, observa.

#Educação 28/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA DE ESCLARECIMENTO -TRANSPORTE ESCOLAR O Governo Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem de público repudiar a forma maldosa como o blog do Ferreira Júnior, da cidade de Salitre-CE, abordou a temática do Transporte Escolar Municipal de Santana do Cariri, em matéria veiculada nesta terça-feira,28.

O blog e seu editor de mesmo nome, não teve a responsabilidade de ouvir a outra parte, no caso, a secretaria municipal de educação para dirimir quaisquer dúvidas sobre o assunto, o que mostra uma tentativa mesquinha de macular a imagem do governo municipal e da pessoa do prefeito Pedro Henrique Correia Lopes, ao usar do expediente da politicagem protagonizada pelo vereador João Cabral, que gravou um vídeo em um ônibus e repassou para o referido blog.

A Secretaria de Educação esclarece que diversos veículos da frota passam por manutenção e devem retornar à cidade na próxima semana para o início do ano letivo, em 3 de fevereiro. Lamenta que o blog tenha usado para a capa da matéria uma imagem de um veículo que não circula há anos, induzindo a opinião pública a pensar que o transporte dos estudantes seria feito através daquele automóvel.

O vídeo mostra como a atual gestão pegou da gestão passada uma frota sucateada, reflexo de um ex-governo sem compromisso com os santanenses. O governo “A União faz a força” tem cotidianamente buscado melhorar a qualidade do transporte municipal.No tocante ao assunto, o prefeito Pedro Henrique Correia cumpriu agenda de trabalho nesta segunda-feira,27, junto à Secretaria de Educação do Estado, onde foi recebido pela Secretária Eliane Estrela. A pauta girou em torno de investimentos para ampliação e reforma de escolas e creches, além da melhoria da qualidade das rotas do transporte escolar municipal.

Por fim, o Governo Municipal continuará trabalhando para ofertar sempre o melhor para o povo de Santana do Cariri e não se incomodará com a perseguição de quem já esteve no poder por anos e não trabalhou por nossa gente. Continuaremos firmes e unidos, pois é de União de Santana precisa.

Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, A União faz a força.
#Educação 19/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO GESTÃO DE SANTANA DO CARIRI SE REÚNE COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E AVANÇA NAS DISCUSSÕES DO PCCR O governo municipal de Santana do Cariri, através das secretárias de Administração, Educação, Finanças, Governo e a Procuradoria, realizou na tarde desta quinta-feira,19, reunião com profissionais magistério.O objetivo do encontro foi discutir sobre o Novo Fundeb, Precatórios do Fundef, Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração dos profissionais da Educação, além de assuntos relacionados ao Regime próprio de Previdência dos Servidores.

A reunião ocorreu na Prefeitura de Santana do Cariri, com as presenças da vice - prefeita Bibiane Sampaio, da Secretária Municipal de Educação, Gerllanny Freire,do Procurador Geral do Município, Sangiorgy Ribeiro, do Presidente da PREVISAN, Ádamo Lopes, do Secretário de Finanças, Olímpio Arraes, da Secretária de Administração Adriana Fernandes e a Comissão Municipal da APEOC, representada pelo Presidente Vital Nunes, a Vice - Presidente, Eliane Brilhante, a Secretária Jéssica Nuvens, o tesoureiro Tarcísio Moreira, além do presidente da APEOC Estadual, Anízio Melo e o assessor sindical Roque Melo.

O momento foi de diálogo e discussão e ao final, foi elaborado calendário de reuniões propositivas, iniciando os encontros no próximo dia 24/09/2019, com uma assembleia da categoria (Edital a ser publicado pela entidade), com propósito de avançarem nos estudos de estruturação do novo PCCR e a tomada de providências acerca da pauta de luta da categoria de Professores, bem como de outros servidores municipais.
#Educação 13/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTUDANTES DE SANTANA DO CARIRI PARTICIPAM DE AULÃO MOTIVACIONAL PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta quinta-feira (12) um encontro motivacional com os alunos dos 9º anos das escolas municipais.Cerca de 150 estudantes de diversas escolas municipais participaram de uma programação interativa que ocorreu no Polo de Convivência Pedro Linard Rocha. O objetivo do encontro foi proporcionar uma maior interação entre estes alunos, junto à equipe motivadora e assim incentivar uns aos outros nesta etapa rumo ao ensino médio.


A secretária de Educação, Gerllanny Freire, recepcionou os estudantes e falou palavras de incentivo “Vocês são o futuro do nosso município, os que estarão, daqui a algum tempo, ocupando os mais diversos postos e tarefas. Tenham determinação e força de vontade nos estudos e aproveitem este mundo repleto de oportunidades. A vida é uma competição e, hoje, vocês têm vantagens que até pouco tempo atrás nós não tínhamos, por isso estudem, estudem e estudem, o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de vocês”, argumentou.


A programação continuou com psicóloga em educação, Sabrina Pelegrino, que conversou com os estudantes durante uma palestra muito bem-humorada e interativa, motivando-os e dialogando junto com eles. A programação teve continuidade com aula de ritmos com Eduardo Freire, onde os adolescentes puderam, através da dança e da música, relaxar e desinibir-se diante dos seus colegas, tornando assim, o convívio mais espontâneo.


Para a secretária de Educação, Gerllanny Freire, afirmou que o evento foi um sucesso e superou as expectativas. Além de muito importante para a socialização dos alunos, foi também um espelho do ótimo trabalho realizado pela equipe da secretaria junto à equipe escolar e aos alunos.
#Educação 08/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO É REALIZADO EM GRANDE ESTILO COM A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE SANTANA DO CARIRI A prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã do último sábado,7 o tradicional desfile Cívico. Segundo a organização, mais de 1.700 crianças e jovens de Santana do Cariri, participaram do evento. Os estudantes da rede municipal de ensino viveram experiências de nacionalismo, patriotismo, civismo e cidadania, no Dia da Pátria.
O desfile trouxe como tema: A importância da Educação para o Desenvolvimento da Nação e contou com a participação de alunos de Centros de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental espalhadas pelo município.
Os estudantes desfilaram pelas ruas da cidade, encerrando no Paço Municipal, onde já os aguardavam o prefeito Pedro Henrique, a vice-prefeita, Bibiane Sampaio, Secretários Municipais, vereadores e a população santanense que atentamente acompanhou as apresentações em homenagem a Independência do Brasil.
Para o prefeito Pedro Henrique Correia, a independência acontece todos os dias quando se defende a pátria e luta pela sua cidade. Reforçou seu compromisso em colaborar para uma Santana do Cariri melhor para todos. Parabenizou os estudantes e as escolas pelas apresentações e conclamou população a continuar unida em busca de dias melhores para a cidade, estado e o país.
A Secretária de Educação, Gerllany Freire, por sua vez, agradeceu a participação das escolas e disse que o desfile foi um sucesso graças ao esforço e determinação de todos: “Sou muito fã das escolas, pois tudo que é proposta elas dão um show. Sabemos também o quanto é importante para os alunos, que gostam, se preparam, não dormem, mas ficará pra sempre na memória de cada um”.
A gestora disse ainda que existem muitos projetos e sonhos para a educação de Santana, “agradeço demais em primeiro lugar a Deus por me proporcionar viver tudo isso, e ao Pedro Henrique pela confiança, temos muitos sonhos ainda pra ser realizados na educação de Santana do Cariri, mas tenho fé que vamos conseguir”, afirmou otimista.


#Educação 06/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNCIPAL DE SANTANA DO CARIRI CONVIDA POPULAÇÃO PARA O DESFILE CÍVICO A prefeitura de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Educação, convida todos os moradores para o Desfile Cívico em comemoração ao dia 7 de setembro - Dia da Pátria.
Dia 07 de Setembro.
Horário: 7 horas.
Local: Largo da Prefeitura.
#Educação 06/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI REALIZOU O I FESTIVAL DE QUADRILHAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS O Governo Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação realizou, nesta sexta-feira (5), o I Festival de Quadrilhas das Escolas Municipais, marcando o encerramento das atividades escolares do primeiro semestre de 2019.

Um evento grandioso que envolveu os alunos de diversas escolas espalhadas pelo município.

As quadrilhas, compostas por alunos do 6° ao 9° ano, se concentraram na praça em frente à escola Adrião do Vale Nuvens e seguiram as principais ruas da cidade até o Ginásio Poliesportivo Pedro Onofre Cidade, onde aconteceram as apresentações.

A abertura do festival ficou por conta da quadrilha da escola Adrião do Vale Nuvens e foi seguida pelas quadrilhas das escolas Hermano Chaves Frank, Generosa Amélia da Cruz, José Homem de Sousa Filho, Joaquim Pinheiro de Menezes, Osvaldo Daxo de Alencar, Paulo Rodrigues Duarte, José Juca de Souza Castro e Escritora Rachel de Queiroz.

Fizeram parte da mesa de jurados, a secretária de Cultura e Turismo Liliane Feitosa, Sandro Cidrão, Maspole Cidade, Leirton Alves e Tiago Rufino.

Cada escola dispôs de, no máximo, 30 minutos para todas as apresentações, caso ultrapassassem este tempo seria descontado 5 pontos do seu total. As notas variavam entre 5 e 10, avaliando quatro quesitos: animação, coreografia, repertório e harmonia.

A escola vencedora foi a José Juca de Souza Castro, do distrito Dom Leme, com uma apresentação belíssima, que teve como peça central Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Diversas autoridades municipais prestigiaram o evento, dentre elas o prefeito Pedro Henrique, a vice-prefeita Bibiane Sampaio, secretários municipais, vereadores, coordenadores e diretores escolares, além da comunidade santanense que compareceu em massa.

O prefeito Pedro Henrique parabenizou os alunos que se empenharam tanto nas apresentações, os diretores e coordenadores das escolas, e os funcionários da Secretaria de Educação que tornaram o evento possível, em toda sua beleza e organização, e agradeceu a presença da população.
Esta foi mais uma realização do governo "A união faz a força".
#Educação 02/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE ATIVIDADES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE No último sábado (29), alunos da rede municipal de ensino participaram de uma atividade promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente referente à Semana do Meio Ambiente no município.
Com o intuito de promover o vínculo entre educação e consciência ecológica, foram plantadas mudas de árvores no Vale do Buriti, e recolhidos lixos das trilhas.
O Governo Municipal enfatiza a importância de ações como esta no estímulo aos estudantes na conservação e preservação do nosso ecossistema.
#Educação 27/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ABERTURA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM SANTANA DO CARIRI Na manhã desta quarta-feira (26) aconteceu a abertura da Semana do Meio Ambiente do município, fruto da parceria entre governo municipal e governo estadual, e se estenderá até o dia 30 deste mês.

A programação desta quarta-feira se deu no calçadão municipal, onde aconteceu a troca de garrafas pet por mudas de plantas com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, ao tempo que incentiva o plantio de árvores.

Nesta quinta-feira (27) a programação continuou com o plantio de mudas pelas crianças do 2° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Escritora Rachel de Queiroz.
#Educação 19/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL REALIZA MOBILIZAÇÃO EM COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI NO DISTRIYO DE ARAPORANGA O Governo Municipal de Santana do Cariri através das secretarias de Saúde e de Educação do município realizou na manhã desta terça-feira (18), uma mobilização contra o mosquito Aedes aegypti no distrito de Araporanga, por meio do programa Saúde na Escola.

Foi uma ação belíssima com a participação dos profissionais de toda a rede de vigilância em saúde, e NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que juntos com os estudantes da E.M.E.I.E.F Paulo Rodrigues Duarte, do distrito de Araporanga saíram em caminhada pelas ruas da comunidade entregando panfletos e dando orientações aos moradores de como combater o foco do mosquito.

O Governo Municipal reforça a importância de ações como esta para conscientizar a população do seu papel fundamental no combate ao Aedes aegypti, e unidos, gestão e comunidade, seremos a força contra o mosquito.
A união faz a força!
#Educação 25/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTANA DO CARIRI PROMOVE FORMAÇÕES PARA OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO Neste sábado (25) na Escola M.E.F. Generosa Amélia da Cruz, aconteceu formação para os professores da rede municipal de ensino da Educação Infantil ao 9° Ano e para os Gestores Escolares. Com assuntos diversificados e focados em resultados para a melhoria dos índices. Contamos com a presença dos formadores regionais da CREDE 18, que dentro das suas modalidades de atuação, contribuíram de maneira valiosa.

A Secretária Municipal de Educação, Gerllanny Freire, agradeceu a presença de todos, ao tempo em que reforçou o quanto momentos como aqueles são importantes na conquista de melhores resultados.
#Educação 03/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE SAÚDE SE MOBILIZA EM NOVAS AÇÕES DE COMBATE À DENGUE EM SANTANA DO CARIRI. A Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido, ao longo dos meses de março e abril, uma série de atividades voltadas para a conscientização dos alunos da rede municipal e da comunidade em geral visando controlar os focos do mosquito Aedes Aegypti. A intenção é a mobilizar a comunidade e fazer com que sejam atuantes na eliminação de todos os focos, reduzindo assim, o índice de infestação predial.

Inicialmente foram realizadas uma série de palestras e rodas de conversa nas escolas municipais, com essa ação já foram atendidos cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino; em seguida deu-se início às atividades com a comunidade em geral.

Hoje, 3 de abril, foi realizada uma grande mobilização na sede do município, onde, por meio dos serviços da vigilância sanitária, vigilância em saúde, serviço de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e da equipe de atenção primária à saúde; os alunos, acompanhados pelos seus professores, seguiram em passeata pelas ruas Dr. Plácido Cidade Nuvens, 11 de Janeiro, São Pedro e São Francisco, e juntos da equipe de saúde fizeram visitas casa a casa distribuindo panfletos com ações para o combate aos focos. Na oportunidade, os alunos examinaram os quintais buscando identificar a presença de recipientes ou lugares propícios à procriação do mosquito, se identificados quaisquer indícios, foram feitas as devidas medidas de precaução e feito o encaminhamento para os serviços de coleta pública. O evento contou com as escolas da sede do município, Rachel de Queiroz e Generosa Amélia da Cruz.
#Educação 04/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE SANTANA DO CARIRI REALIZA COM SUCESSO JORNADA PEDAGÓGICA O governo municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu na última sexta-feira,1 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2019, com a participação de 300, profisionais da educação do município, gestores e professores.

A atividade ocorreu no Salão Paroquial e contou com duas palestras. Dr. Jair, trouxe a discussão sobre “Desenvolvimento da autoconfiança, o entendimento de ninguém faz nada sozinho, trabalhando o foco, aprendendo a virar o jogo” e Cleonide de Oliveira Castro, discutiu a temática da “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva”.

De acordo com a Secretária Gerllany Freire da Cruz, a Jornada Pedagógica teve como objetivo estabelecer metas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, em todas as modalidades de instrução nas escolas municipais. Além disso, foi um momento de fortalecimento da educação municipal, através do planejamento e execução das ações, cujo objetivo é oferecer educação de qualidade a todos os Santanenses.

Nos dias que antecederam o evento, gestores e professores se reuniram nas escolas para um planejamento em conjunto, onde foram discutidos o Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Escolar, Calendário anual, além dentre outras ações.

A Rede Municipal de Ensino oferece Educação Infantil até o 9º ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente 8 escolas atendem a educação infantil, 12 escolas ofertam o ensino fundamental e uma atende a Educação de Jovens e Adultos.
#Educação 30/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTANA DO CARIRI INICIA ATIVIDADES DO ANO LETIVO 2019 COM JORNADA PEDAGÓGICA O governo municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria Municipal de Educação promove nesta semana a Jornada Pedagógica 2019. A atividade é direcionada aos profissionais da Educação do município, gestores e professores. O objetivo é estabelecer metas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, em todas as modalidades de instrução nas escolas municipais.

Desde ontem,30, e hoje 31 de janeiro, gestores e professores estarão reunidos nas escolas planejando o ano letivo que se inicia. O planejamento em conjunto, discute o Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Escolar, Calendário anual, além dentre outras ações.

ENCONTRO PEDAGÓGICO

Na sexta-feira, 1º de fevereiro, ocorrerá encontro com todos os profissionais da Educação. A atividade ocorre no Salão Paroquial, a partir das 08:00 horas, com a participação de dois palestrantes. Dr. Jair, palestra sobre “Desenvolvimento da autoconfiança, o entendimento de ninguém faz nada sozinho, trabalhando o foco, aprendendo a virar o jogo”. Já a Sra. Cleonide de Oliveira Castro, trabalhará a temática da “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva”.

De acordo com a Secretária Gerllany Freire da Cruz, o Encontro Pedagógico é um momento de fortalecimento da educação municipal, através do planejamento e execução das ações, cujo objetivo é oferecer educação de qualidade a todos os Santanenses.

A Rede Municipal de Ensino oferece Educação Infantil até o 9º ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente 8 escolas atendem a educação infantil, 12 escolas ofertam o ensino fundamental e uma atende a Educação de Jovens e Adultos.

IDEB

No último IDEB de 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) o município atingiu a média de 5,4 nas séries iniciais e 4,4 nas séries finais. A Secretaria Municipal de Educação, promoverá durante o ano letivo projetos educacionais com foco no Meio ambiente, o soletrando, Dia ‘D” do SPAECE, Desfile cívico, Semana da Criança, dentre outros. O acompanhamento pedagógico junto às escolas será realizado pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, visando otimizar a aprendizagem dos alunos em busca da melhoria da educação e crescimento nos índices educacionais.
#Educação 30/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE SANTANA DO CARIRI PROMOVE 1º ENCONTRO PEDAGÓGICO DE 2019 A prefeitura Municipal de Santana do Cariri, através da Secretaria de Educação inicia o ano letivo 2019 da Rede Municipal de Ensino e promove na próxima sexta-feira,1 de fevereiro o 1º Encontro Pedagógico de 2019. O encontro acontecerá a partir das 08:00 no Salão Paroquial. A secretaria Municipal de Educação convida todos os professores e professoras para o 1º Encontro Pedagógico de 2019.

“ Sonhamos com um futuro melhor e o primeiro passo é a educação. Transformamos ideias em projetos, desejos em conquistas e unidos superaremos os desafios”.

GERLLANNY FREIRE DA CRUZ
Secretária Municipal de Educação

1º Encontro Pedagógico de 2019
Data: 1º de fevereiro de 2019

Horário: 08:00
Local: Salão Paroquial
#Educação 23/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE SANTANA DO CARIRI ENCERRA ANO LETIVO COM FORMATURAS DE CRIANÇAS E JOVENS A Prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerrou as atividades do ano letivo de 2018 nas escolas municipais com a realização de formaturas do ABC, 5º e 9º anos.

As formaturas ocorreram de 12 a 21 de dezembro, nas instituições: EMEIEF José Homem de Souza Filho, (Guritiba), e Escola São Francisco, (Cajueiro). EMEIEF Dep. Furtado Leite, (Anjinhos). CREI Maria Luiza de Souza, (sede); EMEIEF José Gomes Brasil, (Pontal); EMEF Generosa Amélia da Cruz, (sede); EMEIEF Joaquim Pinheiro de Menezes, (Latão de Baixo); EMEIEF Valdemar de Alencar Lima, (Boa Vista); EMEIEF José Jucá de Sousa Castro, (Dom Leme); EMEIEF Hermano Chaves Frank, (Pedra Branca); CEI Antônio Valdir de Oliveira, (Araporanga) e EMEIEF Escritora Raquel de Queiroz.

A secretária municipal de Educação, Gerlanny Freire, disse que as formaturas são mais que simples comemorações por marcarem o encerramento de ciclos educacionais, mas importantes para o desenvolvimento de crianças e jovens. Ela destaca ainda que é importante para o aluno por caracterizar o sucesso obtido ao vencer uma etapa na formação e para a família é o reconhecimento pelo esforço e apoio ao estudante.

A gestora agradeceu a todos os servidores pela doação neste ano que se encerra - “A palavra que expressa, admiração, respeito e carinho pelos professores e AGRADECIMENTO pela paciência e pelos ensinamentos aos alunos, aos núcleos gestores e servidores, que tanto se dedicam diariamente nas escolas” finalizou.
#Educação 20/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 200 ESTUDANTES DE SANTANA DO CARIRI PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DO PROERD Alunos de duas escolas em Santana do Cariri, receberam, nesta quarta-feira,19, os certificados de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Pelo menos 100 estudantes da Escola de Ensino Médio e Ensino Fundamental, José Jucá de Sousa Castro, do distrito de Dom Leme e 100 estudantes da Escola José Homem de Souza Filho, do Sítio Curitiba, foram formados.

Durante o curso, que foi ministrado pelos militares, Aurélio e Evandro, os jovens deram asas à imaginação e a criatividade e confeccionaram redações e também poesias. “O Proerd vai ajudar muito minha vida quando eu crescer, porque com todos os ensinamentos que o policial ensinou, além de mudar a minha vida e dos meus colegas vai mudar as das outras pessoas”, escreveu, a aluna Maria Bianca da Escola José Jucá.

A secretária Municipal de Educação, Gerlanny Freire, destaca a importância do programa para a formação de crianças e adolescentes do município, onde une Polícia Militar, Escola e a Família. A gestora agradeceu aos policiais e também as famílias pelo apoio aos jovens, sempre orientando que o caminho correto a seguir é o da educação.
#Educação 30/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTANA DO CARIRI PROMOVE AÇÕES VOLTADAS AO SPAECE O governo Municipal de Santana do Cariri tem desenvolvido ações que buscam otimizar os serviços de educação oferecido a centenas de crianças e jovens da rede municipal de ensino.

Durante o mês de novembro, por ocasião da aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), a secretaria municipal de Educação preparou com os professores, simulados, aulas diferenciadas e uma recepção especial para os alunos nos dias das provas.

Segundo a secretária de Educação, Gerllanny Freire, as ações desenvolvidas nas escolas tiveram como objetivo estimular e motivar os estudantes para um bom desempenho na avaliação. As provas foram aplicadas nos dias 27, 28 e 29, em 10 escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação, 830 estudantes das séries 2º,5º e 9º anos participaram da avaliação externa.

DIA "D" DO SPAECE
A Secretaria Municipal de Educação também esteve visitando as escolas, premiando os alunos que se destacaram no SPAECE 2017. “Foi gratificante ver a alegria e a emoção no rosto dos alunos. No rosto de pais e professores, o orgulho. Fiquei maravilhada, ao perceber o empenho de todos que fazem parte das escolas municipais, que prepararam esses momentos com carinho e dedicação”, fala a secretária Gerllanny Freire.

A secretária parabenizou a equipe envolvida e destacou que as expectativas foram atingidas -“Agradeço a todos, afinal, quando se reúne uma equipe competente, é certo que o trabalho renderá frutos que valerão a colheita. As expectativas foram superadas, e vocês, foram mais longe do que o previsto”, disse.
#Educação 30/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA DE ESCLARECIMENTO Prefeitura de Santana do Cariri por meio da Secretaria Municipal de Educação esclarece que otimizar os serviços de educação do município em todas as vertentes é o compromisso da gestão “ A união faz a força”. Com esse posicionamento, vem a público esclarecer em face às notícias veiculadas nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação da região, sobre o ocorrido com os estudantes da Escola municipal Generosa Amélia da Cruz, que participaram de uma aula de campo, em Exu-PE, nesta sexta-feira,30

1. A secretaria esclarece que buscou todas as alternativas para garantir o translado dos alunos para a aula de campo que ocorreria no Museu do Gonzagão, em Exu- Pernambuco, nesta sexta-feira,30.

2. Todos os veículos da frota municipal possuem rotas estabelecidas que fazem o transporte dos estudantes, não podendo sair do município durante a semana. A secretaria buscou mecanismo para realizar a viagem, mas, a sugestão é que essas aulas ocorrem nos finais de semanas.

3. Quanto a escolha da data houve um desencontro e o responsável pelo setor de transporte tratou sobre a mudança de data da viagem diretamente com o professor. A informação chegou ao conhecimento da secretária de educação, apenas hoje, 30 de novembro, quando os estudantes aguardavam o transporte para a viagem.

4. Imbuída de resolver o atraso, a secretaria solicitou que um motorista fizesse o translado. Por algum motivo que não foi informado a secretaria, o motorista não chegou no horário. A secretaria designou outro motorista para a viagem, no entanto o veículo apresentou FALHA MECÂNICA. O motorista se prontificou de solucionar o problema, mas com o avançar do horário, o professor decidiu pela não realização da viagem.

5. A secretaria de Educação lamenta o ocorrido e se põe mais uma vez à disposição da direção da escola e do professor envolvido no fato, para RE - AGENDAR a viagem. Informa ainda, que está tomando todas as providências para com o motorista que não cumpriu a tarefa.

6. Por fim, acreditamos que só teremos uma educação de qualidade em Santana do Cariri, quando professores, estudantes e população em geral, BUSCAR A UNIÃO, sempre ouvindo o outro, enxergando as dificuldades e propondo soluções. Que o ideal de Amor a Santana, faça nosso povo mais feliz - “Tens ideal comum sublime novo. De paz e amor cultura honra e arte. Por toda parte faz unir teu povo”.

Secretaria Municipal de Educação de Santana do Cariri

Prefeitura de Santana do Cariri
A União faz a Força
#Educação 28/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMEMORAÇÃO DOS DIAS DOS PAIS DA ESCOLA MUNICIPAL GENEROSA AMÉLIA DA CRUZ Participamos com muito orgulho das comemorações dos dias dos Pais da Escola Municipal Generosa Amélia da Cruz, belíssimo trabalho da Direção dos Professores dos Auxiliares dessa escola, a onde tivemos sorteios de brindes e apresentação do Grupo de Flautas ministradas pelo Maestro Maspole, Presentes todos os Secretários, e Funcionários… Juntos Somos Mais Fortes!
www.santanadocariri.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 16:13:54