CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#conferênciasaúde 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JUNTO DA DELEGAÇÃO ESCOLHIDA PARTICIPA DA I CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE - CARIRI

Nesta terça-feira (23), a Secretaria de Saúde Municipal Ana Cristina, juntamente com a Delegação escolhida na 10ª Conferência Municipal de Saúde de Santana do Cariri, participaram da I CONFERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE - CARIRI que aconteceu no Centro de Convenções do Cariri, na cidade do Crato.

A conferencia contou com representantes de 45 municípios da macrorregião do Cariri. Entre eles profissionais e gestores da Saúde do Cariri, autoridades da região e os demais delegados eleitos nas conferências municipais.

O evento contou com a palestra do Dr. Moacir Tavares Martins Filho, sobre o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia", onde foram apresentados dados históricos sobre o Brasil, enquanto projeto de nação, e a importância de um SUS que promova, além de saúde, equidade.

E finalizando a conferencia, o público foi dividido em grupos, para discussão das propostas. Entre as quais, foram eleitas 160 pessoas delegadas e cinco propostas de cada eixo, que serão enviadas para as discussões na 10ª Conferência Estadual de Saúde.

#conferênciasaúde 17/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE SANTANA DO CARIRI PROMOVE A 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

Nesta quarta-feira (15) foi realizado a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Santana do Cariri, com o tema: "Garantir Direitos, Defender o SUS, a Vida e a Democracia-Amanhã vai ser outro dia". O evento foi realizado no Ginásio Municipal Pedro Onofre Cidade.

Santana do Cariri assim como os demais municípios de todo país têm realizado suas conferências municipais preparatórias, elegendo, delegados e elencando propostas que serão destinadas para as etapas estaduais e nacional.

O município santanense realizou sua conferência para toda população e com a presença de 26 delegados presentes, escolhidos na Pré-Conferência, realizada de 6 a 8 deste mês, nas localidades de Araporanga, Anjinhos, Brejo Grande, Dom Leme, Guritiba, Latão, Sede-Centro de Saúde e Sede-Luiz Gomes Linard do município.

As propostas aprovadas serão encaminhadas para a conferência regional

Eixo 1 9 propostas.

Eixo 2 4 propostas apresentadas.

Eixo 3 6 propostas.

Eixo 4 5 propostas.

Foram escolhidos entre os 26 delegados presentes.

8 delegados e 8 suplentes

Sendo 2 de gestão, 2 prestadores e 4 de usuários. Que foram:

Representantes do Governo

Delegados: Adriano Casado e Henrique Duarte

Suplentes: George Nuvem e Marcos Antônio

Representantes dos profissionais de saúde

Delegados: Tatiana Nayara Lavor, Diogo José Nogueira Rodrigues

Suplentes: Kleber Marcos da Silva e Amora Dias de Meneses

Representantes dos usuários

Delegados: Jose Macário de Lima, Victor Kayacc Ferreira dos Santos, Davidson Linard Moreira, Édina da Silva bezerra

Suplentes: Luana Martins, Antônia Maria de Sousa, Maria Celma, Cicera de Lima Sousa.

Estão eleitos os delegados e suplentes que compareceram à Conferência Regional de Saúde.

A Conferência é mais um ensejo de debater e planejar políticas públicas de saúde de forma igualitária e dinâmica.

Confiamos que as propostas aprovadas nessa etapa municipal se solidifique como uma fonte importante para as discussões nas etapas estadual e nacional.

#conferênciasaúde 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FOI REALIZADO NESTA SEMANA A 10ª PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

Nessa ultima segunda-feira (06) aconteceu no polo de convivência, a 10º Conferencia Municipal de Saúde de Santana do Cariri.

O objetivo da conferência é debater e propor diretrizes para a melhoria da saúde em nosso município, por meio da participação de representantes da sociedade civil, profissionais da área da saúde e gestores públicos.

A pré-conferencia aconteceu na sede com os dois postos, distritos de Araporanga, Anjinhos, Brejo Grande, Dom Leme, Guritiba e Latão.

Foi apresentado para os presentes um panorama da saúde com os eixos "Brasil que temos" e "Brasil que queremos", onde foi analisado o aumento contingente de pessoas em situação de pobreza extrema, em situação de rua, fome, insegurança alimentar, da inflação dos preços dos alimentos, do desemprego e a falta de moradia e agravamento da desigualdade, do desfinanciamento da saúde política e do desmonte da atenção básica.

Ausência de estratégias para implementação da política nacional da vigilância.

E foi discutido soluções de como pode ser melhorados dentro do "Brasil que queremos", onde o Brasil necessita de um amplo processo de reconstrução nacional da perspectiva de construir um "amanhã" com a garantia de direitos, com o SUS fortalecido o respeito à vida e à democracia e a institucionalidade definida constitucionalmente.

www.santanadocariri.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 23:27:11