CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Benigna 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PRIMEIRAS PARTES DA IMAGEM DE BENIGNA CHEGAM AO COMPLEXO DA BEATA, NO BAIRRO INHUMAS.

Nesta última quinta-feira (23), o Prefeito Samuel Cidade Werton foi pessoalmente ao Complexo Turístico e Religioso em Santana do Cariri receber as primeiras carretas que estavam trazendo as partes da estátua da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva. Na sequência a mesma já começou a ser guinchada até a base localizada no topo do complexo para ser instalada. O restante da estátua deve chegar de Fortaleza a Santana do Cariri na próxima quinzena e a previsão de inauguração do "Complexo de Benigna" é para janeiro de 2024.

Momento muito importante e esperado por todos, principalmente para os santanenses! Pois marca um momento significativo, celebrando a fé, cultura e história do município como também de toda a região do Cariri e do Estado do Ceará.

A estátua da Menina Benigna ficara localizada no topo do Complexo Turístico e Religioso no seu em torno se encontra formado por um templo para celebração de missas campais, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados.

Essa iniciativa é fruto de uma parceria sólida entre o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri e a paróquia Sra. Sant'Ana - Diocese de Crato, que estão unidos para fazer um grande Complexo Turístico e Religioso na região. E principalmente no intuito de melhor e receber as milhares de pessoas que circulam em Santana do Cariri, a construção do complexo com mais de 48 mil metros quadrados (m²) vem proporcionar mais conforto e segurança para os romeiros e visitantes.

Esse é mais um passo rumo ao progresso e à melhoria do nosso município. Continuaremos trabalhando para fazer de Santana do Cariri um lugar ainda mais acolhedor e convidativo para todos.

#Benigna 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO ENCERRAMENTO DA 1ª FESTA E 20ª ROMARIA DE BENIGNA CARDOSO QUE REUNIU CERCA DE 50 MIL FIÉIS EM SANTANA DO CARIRI

Na última terça-feira, dia 24 de outubro, aconteceu o encerramento da 1ª Festa e 20ª Romaria da Bem-aventurada Benigna Cardoso na cidade de Santana do Cariri, data que marca os 82 anos de seu martírio. Foi um momento cheio de fé, devoção e tradição que celebramos a vida e os ensinamentos da Heroína da Castidade, Primeira Beata do Estado do Ceará.

A cada ano que passa, observamos um maior número de devotos da Menina Benigna e este ano estima-se que cerca de 50 mil fiéis se fizeram presentes na celebração que foi ainda mais especial, marcando1ª Festa e 20ª Romaria Oficial da Primeira Beata Cearense.

No final da tarde, os fiéis se concentraram em frente ao Santuário, no bairro Inhumas, para dar início ao tradicional momento de oração e solene procissão com a imagem da Beata Benigna até o patamar da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, onde foi realizada a missa solene de encerramento da romaria.

A romaria acontece anualmente no período de 15 a 24 de outubro, e esta instituída, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará desde a criação da LEI N.º 16.906 de 18.06.19. A história da jovem Benigna Cardoso da Silva, santanense, cearense e brasileira também virou símbolo contra o Feminicídio no Estado do Ceará, através da Lei 162/19. Assim, o dia do seu martírio, 24 de outubro, passou a ser o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

A Gestão Municipal e a Paróquia de Senhora Sant'Ana trabalharam juntos para garantir que a 20ª Romaria e a Primeira Festa Oficial da Beata Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva de 2023, fosse um evento de grande sucesso! Agradecemos o apoio de todos que fizeram desta romaria um evento tão especial e inesquecível, cheio de fé, devoção e tradição!

#Benigna 25/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA SUPERINTENDÊNCIA DE OBRAS PÚBLICA E MULTIPLAY RESPONSÁVEIS PELA ESTATUA DE BENIGNA CARDOSO

Na última sexta-feira (22), o Prefeito Samuel Cidade Werton, acompanhado pelo secretariado municipal e pelo pároco da Paróquia Sant'Ana, Pe. Idemário Muniz, participou de uma importante reunião com representantes da Superintendência de Obras Públicas - SOP-CE e da empresa MultiPlay Parks, encarregada da confecção da estátua da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva, que em breve será instalada no complexo religioso em Santana do Cariri.

O propósito da reunião foi atualizar todos os envolvidos sobre o progresso da obra e coordenar os detalhes da montagem da estátua, que será um destaque na 20ª Romaria e na Primeira Festa Oficial da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva, marcadas para acontecer entre os dias 15 e 25 de outubro deste ano.

Reforçamos o compromisso da Gestão Municipal, da Paróquia Senhora Sant'Ana e da SOP-CE em trabalhar para assegurar que o complexo religioso de Santana do Cariri esteja o mais avançado possível em suas obras, garantindo o sucesso da 20ª Romaria e da Primeira Festa Oficial da Bem-Aventurada Benigna Cardoso da Silva em 2023. Juntos, estamos construindo um marco histórico para nosso município.

#Benigna 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO SECRETÁRIO YPSILON FÉLIX JUNTAMENTE DO PÁROCO PE. IDEMÁRIO MUNIZ VISITAM O ANDAMENTO DA CONSTRUÇÃO DA ESTÁTUA DE BENIGNA

Na última segunda-feira (14), o secretário de Cultura e Turismo - Ypsilon Félix juntamente com o pároco da paróquia Sra. Sant'Ana - Pe. Idemário Muniz e comitiva, foram fazer uma visita a empresa MultiPlay Parks no Eusébio em Fortaleza/CE, inspecionando o andamento da construção da estátua da bem-aventurada Benigna.

No intuito de melhor receber as milhares de pessoas que circulam em Santana do Cariri, o Governo do Ceará está investindo cerca de R$ 12,5 milhões na construção de um complexo com 48 mil metros quadrados (m²) que vai trazer mais conforto e segurança sanitária para os romeiros e visitantes.

A estrutura em torno da estátua da Menina Benigna é formada por um templo para celebração de missas campais, estátua, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados

Essa iniciativa é fruto de uma parceria sólida entre o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura de Santana do Cariri e a paróquia Sra. Sant'Ana - Diocese de Crato, que estão unidos para fazer um grande complexo religioso na região.

#Benigna 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO PREPARATIVOS PARA A VIGÉSIMA ROMARIA E A PRIMEIRA FESTA OFICIAL DA BEM-AVENTURADA BENIGNA CARDOSO.

Na última segunda-feira (14), o Prefeito Samuel Cidade, o Padre Idemário Muniz, Pároco de Santana do Cariri, Ypsilon Félix, Secretário de Cultura e Turismo, e comitiva, se reuniram com o senhor Artur Bruno da Assessoria Especial de Assuntos Municipais do Governo do Estado para tratar da aguardada Vigésima Romaria e a Primeira Festa Oficial da bem-aventurada Benigna.

Nesse contexto, o Governo do Estado do Ceará se mantém como um parceiro robusto na infraestrutura desse evento grandioso, agendado para ocorrer entre os dias 15 e 24 de Outubro de 2023. Evento que a cada ano, o número de devotos da Menina Benigna cresce de maneira notável, e este ano estima-se que cerca de 30 mil fiéis se façam presentes na celebração que será ainda mais especial, marcando os 83 anos de seu martírio e os 95 anos do nascimento da primeira Beata Cearense.

Valorizamos profundamente essa colaboração, especialmente considerando a LEI N.º 16.906, DE 18.06.19, que oficializa a Romaria da Menina Benigna no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará.

#Benigna 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO GOVERNO DO ESTADO AUTORIZA INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO DE BENIGNA

Em solenidade neste domingo (27), o Governo do Ceará anunciou o início das obras do Santuário da Menina Benigna, em Santana do Cariri. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela, do Prefeito da cidade, Samuel Werton e do vice-prefeito João Paulo Cabral.

Anunciada para a cidade de Santana do Cariri, a estrutura em torno da estátua da Menina Benigna é formada por um templo para celebração de missas campais, estátua, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados.

No intuito de melhor receber esse volume de pessoas que circulam pela localidade, o Governo do Ceará investirá R$ 12,5 milhões na construção de um complexo com 48 mil metros quadrados (m²) que vai trazer mais conforto e segurança sanitária para os romeiros e visitantes.

O prefeito Samuel Werton comemorou a ordem de serviço e ressaltou que a obra não será apenas de ferro, tijolo e cimento. "Mas será obra de fé. Santana do Cariri será reconhecida como a capital da fé e aqui teremos a primeira santa cearense", apontou o prefeito, afirmando, ainda, que o santuário vai desenvolver a economia da cidade.

O governador Camilo Santana pediu celeridade na obra de modo que seja concluída até os festejos em homenagem à Menina Benigna, no mês de outubro. "É importante terminar o quanto antes porque essa é uma obra muito benéfica para o município. É uma obra diferenciada que vai garantir melhor devoção à nossa primeira beata cearense. Aqui já tem romarias, todos os anos e, se Deus quiser, até outubro teremos um espaço estruturado, bonito para receber bem os romeiros e peregrinos".

www.santanadocariri.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 04:10:39